Gestão de Compras: O que é e Como fazer a Administração de Compras

0




Gestão de Compras
Como fazer a gestão de compras? Aprenda agora tudo sobre administração de compras

Aprenda Como Fazer a Administração ou Gestão de Compras da Sua Empresa

Fazer a gestão de compras da sua empresa é necessário para garantir que ela tenha todos os suprimentos para desenvolver as suas atividades e evitar o uso inadequado do dinheiro em caixa. Uma organização que não faz a gestão de compras corre o risco de sofrer a falta de materiais para trabalhar, o que acarreta diversos prejuízos.

A gestão de compras é um processo muito importante para qualquer empresa, logo, é realizada por etapas e com cautela, envolvendo desde o planejamento da compra dos suprimentos, pesquisa dos melhores fornecedores até o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Precisa fazer a gestão de compra do seu negócio e está com dificuldades? Acompanhe tudo sobre o assunto:

O Que é a Gestão de Compras

A gestão de compras ou administração de compras é definida como atividade responsável pela aquisição de matérias-primas e materiais para o uso interno da empresa, levando em consideração as políticas específicas determinadas por cada organização. Este processo inclui os cálculos relacionados às despesas com estocagem e depreciação, verificação dos sistemas de custeio e a análise das instalações.

A aplicação da gestão de compras permite que a empresa tenha um melhor aproveitamento dos recursos que detém, evitando gastos que sejam desnecessários e exacerbados com materiais adquiridos em quantidade excessiva, que não são de boa qualidade ou que não serão utilizados.

O gestor de compras deve elaborar um planejamento para realizar as aquisições no período apropriado, na quantidade correta e verificar se recebeu tudo o que foi solicitado, além de trabalhar com a pesquisa e desenvolvimento de fornecedores.

A gestão de compras também prevê que o gestor mantenha um fluxo contínuo de suprimentos de modo a compreender a demanda da produção, impedindo excedentes, que podem gerar custos inesperados, e acarretando um mínimo de investimentos, tendo como finalidade não atingir o setor de operação da empresa.

Vale destacar também que é responsabilidade do setor de gestão de compras cuidar para que não faltem produtos, ou seja, tanto o excesso quanto a falta podem causar prejuízos e precisa ser observado.

700 Ideias de Negócios

Como Fazer a Gestão de Compras

Como Fazer Gestão de Compras
Como Fazer Gestão de Compras

Para fazer a gestão de compras de uma empresa é necessário encontrar um balanço que promova o equilíbrio entre os fornecedores, clientes, valores de custos e entrega dos produtos. Aprenda a seguir algumas dicas de como fazer a gestão de compras da sua empresa:

1- Estabeleça Objetivos

Para iniciar a gestão de compras da sua empresa você deve planejar quais são os objetivos a serem alcançados por ela no que diz respeito à aquisição dos suprimentos para trabalho.

Para estabelecer os objetivos é recomendado fazer um estudo de todos os setores da empresa e as suas respectivas necessidades, a partir daí é possível criar metas realistas para supri-las.

2- Monitore os Produtos

Uma das principais etapas da gestão de compras é o monitoramento dos produtos, caracterizando-se como uma ferramenta eficiente para identificar quais são os materiais que necessitam ser adquiridos para que a empresa continue executando as suas atividades com sucesso.

Uma das formas de monitorar os produtos é através da construção de uma planilha organizacional, onde é preciso cadastrar todos os produtos da empresa e o estoque disponível, usando nomes e códigos específicos. Toda a vez que um material for utilizado é necessário subtrai-lo da planilha.




Para empresas que possuem condição de investir um pouco, a utilização de softwares de gestão e controle de estoque, ou até mesmo um ERP, podem ser a solução ideal para manter a gestão de compras em dia.

3- Faça Uma Lista de Fornecedores

Para seguir fazendo a gestão de compras é preciso elaborar uma lista de fornecedores confiáveis, que têm condições de entregar materiais de qualidade, na quantidade desejada, com preços acessíveis e dentro do prazo que a empresa exige. Esta lista deve ser um cadastro completo, construída em formato de planilha. O cadastro dos fornecedores precisa ter os nomes, tipos de produtos fornecidos, prazos de entregas, preços e contatos.

4- Estabeleça Um Bom Relacionamento Com os Fornecedores

Estabelecer um bom relacionamento com os fornecedores é de suma importância para conseguir fechar boas compras e negociar preços vantajosos. Recomenda-se que o gestor trabalhe de duas formas, primeiramente, construindo um cadastro com múltiplas fontes de fornecedores e depois estreite a relação com aqueles fornecedores que têm preferência para o seu negócio, ou seja, que entregam produtos de alta qualidade, por preços atrativos e dentro do prazo exigido.

5- Negocie as Compras

gestão de compras 4
Negocie com os fornecedores

A função do gestor não é apenas comprar aquilo que a empresa precisa, mas sim negociar as compras, de modo que possa aplicar o capital da melhor forma possível, evitando possíveis prejuízos. Por isso, é indicado que o gestor de compras sempre faça orçamentos com diferentes fornecedores, dando preferência para aqueles que possuem um preço mais em conta, desde que isso não prejudique a qualidade final do material.

6- Faça a Gestão do Estoque

A gestão do estoque de uma empresa consiste em achar uma solução para a máxima disponibilidade do material com o menor estoque possível. Nesta situação, o gestor deve ter em mente que um estoque parado é o mesmo que dinheiro engessado.


Portanto, é importante encontrar uma maneira de manter o estoque de forma inteligente, comprando o necessário para abastecer a empresa e evitar que falte, mas sem cometer exageros que acarretem sobras e desperdícios.

Claro, será preciso fazer um estudo apurado para verificar quais produtos tem mais saída e precisam ter em maior quantidade.

7- Mantenha o Estoque em Segurança

Faz parte da gestão de compras manter o estoque em segurança, e cada tipo de produto exige cuidados específicos como, por exemplo, itens inflamáveis precisam ser mantidos longe de fontes de fogo e alimentos devem estar um ambientes limpos e bem arejados.

O local destinado para o estoque deve estar protegido contra eventuais problemas que causem prejuízos como incêndios e enchentes, assim, evita-se a perda do material em meio a uma crise.

8- Análise de Vendas

A análise de vendas também faz parte da gestão de compras. O gestor deve estar sempre atualizando os dados sobre as saídas dos materiais, sabendo a quantidade e quando são usados ou vendidos.

Estas informações devem ser elencadas em uma planilha e analisadas mensalmente, fazendo um estudo sobre o valor médio pago por produto e por fornecedor, o total de compras por mês e o melhor fornecedor por produto. Dessa maneira, a empresa pode comprar dos fornecedores que realmente atendem às suas necessidades logísticas e financeiras.

Lembre-se de fazer uma divisão na sua tabela para as compras de produtos para funcionamento da empresa, como papéis, tonner, grampeadores, cadeiras, mesas e etc, e outra para os produtos que serão vendidos.

Pronto para começar a fazer a sua gestão de compras? Lembre-se que para ter um negócio de sucesso é preciso conhecimento, por isso, veja os 11 maiores erros que você deve evitar para não quebrar!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.