6 Dicas para ser um Bom Chefe e Como Tratar os Funcionários

Dicas Para Ser um Bom Chefe e EmpresárioVejas nossas dicas para ser um bom chefe e ter sucesso empresarial. Quem não sonha em ser patrão e ter um negócio próprio?

O problema é que quem nunca foi patrão, pode não saber como lidar com essa posição. Quando se é empregado, a maioria das pessoas acha que sabe exatamente como ser o chefe perfeito.

Ledo engano. A verdade é que quando estamos olhando de baixo para cima tudo parece bem alto, mas a visão inversa é bem diferente e altura não é tão grande assim.

Muitas vezes julgamos nosso chefe como um péssimo empresário e administrador, mas não lembramos que sabemos apenas metade da história.

Você não vê a firma como um todo, apenas pedaços e por isso, não sabe tudo o que acontece, achando que poderia fazer melhor.

Ser um bom chefe envolve diversos fatores e não apenas saber gerir dinheiro, mas saber avaliar o cenário dos negócios do seu empreendimento, tomar decisões e monitorar outros aspectos da sua empresa como empregados, vendas, os setores diversos, além de ter conhecimentos amplos e ser um bom gestor.

Se você está entrando no ramo do empresariado agora ou tem com problemas sua empresa, temos aqui algumas dicas importantes para te ajudar a ser um bom chefe.

Você pode não se tornar o melhor chefe do mundo, mas as dicas podem ajudar em pequenos fatores do dia a dia.

1 – Saiba motivar as pessoas

Com certeza você já passou pelo seguinte problema: tem uma ótima equipa de trabalho, mas odeia o seu chefe e preferiria não ir até o ambiente de trabalho por ele estar lá.

Este empresário simplesmente não é um bom gestor e não sabe estimular ninguém a estar do lado dele. Porém, você pode ter tido aquele chefe que te fazia cumprir suas metas ou até mesmo atividades extras apenas para satisfazê-lo, mesmo sem bonificação. Isso é um chefe que sabe motivar.

Você tem ideia do que motiva uma pessoa a não pedir demissão e escolher outro local para trabalhar? Não pense que é apenas uma questão de dinheiro, já que as pessoas podem realmente gostar do seu local de trabalho.

Para motivar os seus funcionários, pergunte a eles se estão gostando do seu trabalho e do ambiente e incentive-os a dar sugestões de melhorias, fazer críticas e estabelecer um diálogo. Seja franco, avalie as respostas e veja mais formas de motivá-los. Seja um bom ouvinte sempre.

Seja um chefe tolerante, mas ofereça bônus aos que trabalhem além da conta, e não haja como se os esforçados não fizessem mais que suas obrigações.

Vai dar lucro?

Não é estimulante tal atitude. Estimule as metas, mas dê um incentivo positivo para serem cumpridas e não simplesmente agraciar o funcionário com uns parabéns. Você não vai estar “comprando” o seu funcionário, mas reconhecendo o trabalho dele.

2 – Delegue funções

Os piores chefes e os piores empresários são os que não sabem delegar funções. Ninguém no mundo consegue gerir uma empresa sozinho, mesmo que possa até funcionar durante algum tempo. Com o tempo alguns setores vão ficar desestruturados e isso pode significar a sua falência. Como evitar? Delegue funções.

Você é o chefe e o dono do negócio, porque você é bom no que faz, mas isso não significa que você deve fazer tudo. Outras pessoas sabem fazer tão bem quanto você, precisam apenas de uma oportunidade.

Seu trabalho como empresário também é ensinar outras pessoas como fazer um bom trabalho. Se você não consegue fazer isso, trabalhe este seu lado ou simplesmente abra mão de ser empresário, pois irá enfrentar dificuldades para conduzir os negócios.

Chefes centralizadores costumam ter pouco tempo no mercado e enfrentam dificuldades para gerir o negócio e manter as pessoas e o sucesso da empresa. O ideal é dar às pessoas tarefas e caso sejam realizadas de forma incorreta, corrija-as e ensine-as.

Evite Cometer o ERRO dos Empreendedores de 1ª Viagem!

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Gradualmente você pode ir dando tarefas com maior responsabilidade para os melhores funcionários, tentando compreender os seus pontos fortes e fracos e aprender a antecipar eventuais problemas. Este sim é o trabalho de um grande chefe.

3 – Mantenha as portas abertas e saiba ouvir

Trabalhar em uma empresa e jamais ver o chefe é um movimento bem antiquado. Mantenha-se sempre aberto para ouvir sugestões e também para as pessoas poderem simplesmente tirar dúvidas básicas, mas seja acessível.

Vai dar lucro?

Não seja um daqueles empresários cujos empregados se sentem incomodados com a sua presença. Jamais minimize ou ignore as preocupações dos seus membros da empresa e sempre se certifique de que você respondeu às perguntas da melhor maneira possível.

4 – Deixe as pessoas cometerem erros

Quer mesmo ser um bom chefe e um bom empresário? Seja tolerante quanto aos erros dos outros e não seja um chefe temido, mas respeitado pelo seu valor.

Em uma tentativa de ser proativo e evitar erros, você pode dar instruções cuidadosas e criar padrões rígidos os quais as pessoas não irão conseguir cumprir o tempo todo. Resultado?

Equipe tensa, rendimento baixo e insatisfação no ambiente de trabalho. Ter padrões altos e regras rígidas no negócio acaba tornando os funcionários mais dependentes de você, o que os torna menos eficazes e autônomos.

Confie em seus funcionários e caso errem, mostre o erro e não os humilhe, apenas mostre o certo, para que não façam de novo. Mas não deixe de observar quantos e por quais os motivos os erros são cometidos.

5 – Aprenda com seus erros

Existem empresários com o seguinte perfil: eles abrem uma empresa, o negócio fracassa, abrem outro, ele fracassa novamente. E sempre vão abrindo um e outro e gastando dinheiro.

Qual o motivo? Estes empresários jamais aprendem com os seus erros e vão afundar cada vez mais. Você jamais será um bom chefe e não passará aos seus funcionários confiança sendo razoável e aprendendo com seus erros.

6 – Trate todos os funcionários igualmente

Todos os empresários ou chefes têm seus empregados favoritos. Muitas vezes, o favoritismo acontece em um nível subconsciente e a tendência é dar reconhecimento mais positivo para as pessoas que nos fazem lembrar de nós mesmos.

Evite tal comportamento, não é estimulante para os outros membros da empresa. Seja claro e trate todos da mesma forma, mesmo que não consiga.

Mas não deixe de reconhecer os esforços de quem se destaca em determinado setor. Isso também é importante para o sucesso do seu negócio.

Quais dessas dicas de como ser um bom chefe e empresário você já adotou? Comente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

39090 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vinicius, seu artigo foi de grande valia para mim. Eu tenho um pequeno ecommerce e vendo pela Internet, só que o trabalho aumentou substancialmente e eu vi a necessidade da contratação de colaboradores.

  2. Gostaria de comentar o sétimo ponto que diz que deve “tratar todos os funcionários igualmente” Acho que não, por várias razões:
    Os funcionários não possuem a mesma maturidade profissional, não estão na empresa pelos mesmos motivos e cada um é diferente do outro.

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