Como se Tornar um Empresário de Sucesso

Como se tornar um empresário de sucesso
Como se tornar um empresário de sucesso

Se você já é empresário, com certeza já pensou várias vezes em achar a receita mágica de como se tornar um empresário de sucesso. Na verdade, não existe uma fórmula básica para ser bem sucedido e é importante ter isso em mente o quanto antes.
Você pode não acreditar, mas cada empresário alcança o sucesso a sua maneira, que pode ser completamente diferente da de outro empreendedor. Para uns, arriscar na compra de um concorrente foi importante, para outros basta apenas algumas pequenas medidas. Entretanto, existem algumas dicas para te ajudar a como se tornar um empresário de sucesso se este for o seu objetivo.

Confie em suas ideias

A primeira dica é acreditar em sua ideia e nunca subestimar o que você pode fazer e realizar. Existem diversos empresários que entram neste meio por ter uma grande ideia. É fato que muitos deles estão iludidos com um pensamento nada sólido, apenas uma mera viagem mental em busca de um sucesso baseado apenas em uma ilusão. Entretanto, se os números e seu estudo comprovam que sua ideia é realmente boa, acredite e invista nela. Começar um novo negócio com números e dados negativos é um erro, pois você pode fracassar antes mesmo de começar a caminhada.

Ser um empreendedor é muito mais arriscado do que a rotina de trabalho convencional, mas pode ser o caminho do sucesso com a ideia certa. Um empreendedor de sucesso possui dois passos importantes: pesquisa para validar a sua ideia e instinto. Na maioria das vezes, é preciso seguir a sua intuição pois até mesmo uma boa ideia, quando mal executada pode ser um fiasco. Confie em sua ideia e sobretudo em sua capacidade de executá-la.

Contrate as pessoas certas

Pode ter certeza que com quem você trabalha faz toda a diferença. A maioria dos empresários sabe que uma boa equipe faz toda a diferença e uma má equipe pode te levar ao chão. Diversos empresários de sucesso garantem que a receita do sucesso pode ser bem simples em seu gerenciamento empresarial: trazer as pessoas que são realmente boas no que fazem e também para se concentrar em garantir os membros da equipe se dar bem uns com os outros.

Todo novo empresário já cometeu o erro de fazer a contratação de amigos e pessoas próximas pelo simples fato de ajudar no emprego e não trazer os melhores funcionários para a sua equipe. Quem não quer contratar parentes para trabalhar com você? É um erro comum. Se seu parente for bom no que faz, ótimo, mas se não for, melhor descartar.

Seus funcionários devem estar longe do apenas “sim, senhor”

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Claro, todo bom empresário quer ter alguém que sabe cumprir ordens, bem como todo chefe, é um sonho. Mas ele só saber dizer “sim senhor” a tudo e simplesmente executa ordens, ele é um ótimo empregado, mas pode não ser tão bom quanto um com boas ideias. Construa sua equipe com pessoas que possuem habilidades complementares, com capacidade de acrescentar valor a sua empresa e não retirar dela.

Como um empresário de sucesso, seu propósito deve ser ter em sua equipe colaboradores motivados, parceiros e mentores de confiança. Estes vão lhe dar feedback honesto sobre suas decisões e levar sua empresa ao próximo nível, sempre acima e não abaixo. Se a sua equipe diz ‘sim senhor’ a tudo, mesmo quando você está comprando materiais demais e não ouve sequer um alerta, ela não é uma boa equipe de funcionários.

Uma dica importante é ter uma equipe em sintonia. Se você está fazendo algo rodeado de pessoas com as quais você gosta de trabalhar o tempo passa rápido e é bem mais prazeroso, então você tem a maioria dos ingredientes para o sucesso empresarial aqui. Se não possui afinidade com um empregado, talvez não seja pare eles estar lá. Como conversar com alguém abertamente com o qual você não curte?

Saiba gastar seu dinheiro

Para exemplificar este tópico, comecemos com um grande empresário chamado Sílvio Santos, dono do SBT, Sistema Brasileiro de Televisão, a segunda maior emissora do Brasil de televisão. Com menos de 15 anos, Sílvio Santos observou um homem vendendo capinhas para título eleitoral no centro comercial de sua cidade. Quando as capas acabaram ele o seguiu para saber onde ele as comprou e simplesmente comprou a capinha para vender com o dinheiro de comprar balas que seus pais lhe deram em seu bolso e duplicou o valor em uma hora de trabalho. Quer maior lição de moral de como gastar seu dinheiro bem?

É preciso ser sabido na hora de gastar o dinheiro e esta é a lição básica para ser um empresário de sucesso. Enquanto alguns empresários gastam tudo, correm para financiamentos de bancos ou empréstimos, um bom empresário cria suas poupanças quando o lucro aumenta e tem onde recorrer em momentos de crise. É uma regra simples: poupe o máximo que puder e deixe suas contas no azul, pois não se sabe o futuro da economia amanhã. Se o negocio falhar ou tiver uma queda súbita de vendas, há dinheiro guardado para investir em outra coisa ou ao menos segurar as pontas em alguns meses.

É tentador querer ter um escritório de luxo, uma mesa e cadeiras caras, mas isso é mesmo necessário? Sabemos que você está chegando ao empresariado agora e toda pequena mudança pode ser importante para o seu ego, mas não para o seu bolso. Melhor aguardar.

Não se esqueça de investir em marketing

Quer ser um empresário de sucesso? Invista em marketing e vai estar se dando bem. Invista em propaganda, a alma do negócio e este jargão não é à toa. As pessoas precisam confiar em sua empresa e para isso nada melhor que uma boa propaganda. Sua mensagem tem de ser adaptada para atender às expectativas do cliente e isso pode ser feito com uma boa campanha de marketing.

Saiba ser um líder

Você é o dono do empreendimento, o empresário, o chefe. Então, seja um treinador, ao invés de um jogador estrela. Seja o líder e não o jogador mais brilhante do seu time. Saiba liderar, dizer não quando realmente for necessário e quando não acreditar na capacidade do seu funcionário. Saiba delegar tarefas, avaliar desempenhos e também cuidar da sua equipe. Seja um líder.

Que tal as nossas dicas de como se tornar um empresário de sucesso?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi, gostaria de saber como vcs podem me ajudar para abrir um empreendimento como um supermecado, ñ tenho experiência no negócio, tenho a intenção de abrir no Nordeste, por isso gostaria da sua orientação, ok?

  2. Olá, achei muito bacana as dicas,tenho uma pequena empresa no segmento de manutenção de ar condicionado automotivo, estou sempre em busca de idéias novas que possam vir a agregar e facilitar as coisas dentro da empresa,um abraço!

  3. Ótima iniciativa!
    Muito útil para as pessoas empreendedoras aprimorarem seus projetos, a fim de alcançarem o tão desejado sucesso!

DEIXE UMA RESPOSTA