Como contratar o funcionário ideal para sua empresa

Como contratar o funcionário ideal para a sua empresaEscolher o funcionário ideal para sua empresa pode ser um desafio hoje em dia. Existem milhares de candidatos que se colocam à disposição para as vagas e cargos disponíveis, mas é muito difícil achar o colaborador certo.

As agências de seleção de recursos humanos apenas cadastram os candidatos e repassam as vagas disponibilizadas pelas empresas. Pouquíssimas fazem a pré-seleção de candidatos para filtrar os candidatos nas vagas oferecidas.

Diante desse desafio, como conseguir o funcionário ideal para sua empresa? Algumas dicas podem ser úteis. Uma prática comum entre os gerentes de recursos humanos é a indicação de colaboradores por pessoas conhecidas ou funcionários da própria empresa. Neste segundo caso, a pessoa que indica fica responsável pela pessoa a quem confiou a indicação da vaga.

Essa é uma maneira segura de que a pessoa indique somente alguém de confiança, com boas referências. A indicação de colaboradores por pessoas de confiança também pode ser benéfica, pois ela filtra e encaminha a pessoa certa para uma função específica de um setor.

Contudo, vale uma boa avaliação de cada candidato antes de uma contratação de fato. Todos querem indicar um amigo ou parente para fazer parte da empresa e nada melhor que a oportunidade do chefe para isso, por isso um filtro dos currículos e um teste prático é essencial.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

E para o processo seletivo feito sem a ajuda do Recursos Humanos é preciso cumprir uma avaliação rigorosa para saber se o funcionário é, de fato, capaz ou apenas mais um na fila para ocupar a vaga que não vai conseguir cumprir as metas de produtividade.

Processo seletivo é a maneira mais usada para conseguir o funcionário ideal para sua empresa

Se a empresa não tiver condições de contratar por este sistema de indicação, as empresas de seleção podem ajudar. Porém, elas apenas fazem a seleção por habilidades descritas pelos candidatos. Cabe à empresa convocar tais profissionais e fazer dinâmicas de seleção e testes para encontrar o melhor funcionário.

Mesmo após passar por essas fases de seleção, o candidato deverá permanecer em regime de teste por três meses. Se o profissional se adaptar ao regime da empresa, ele deve então ser contratado como funcionário.

Outra estratégia utilizada por algumas empresas é a progressão funcional. Alguns gerentes de recursos humanos optam por oferecer determinados cargos e vagas aos próprios funcionários, que já têm certa experiência e tempo em alguma função. Deste modo, o funcionário se sente valorizado e tem o reconhecimento pelo bom trabalho prestado na empresa.

A contratação externa passa a ser então para substituir o funcionário que foi promovido. Este sistema de progressão funcional realmente é eficaz porque os colaboradores irão se empenhar cada vez mais para conseguir o benefício sempre que a empresa abrir processo seletivo.

Após os funcionários serem contratados, é importante que a empresa promova programas de qualificação profissional e capacitações para que sejam atualizados os conhecimentos, principalmente nas áreas de interesse e expansão da organização. A capacitação e as palestras de motivação são sempre importantes, tendo em vista que um funcionário ideal para sua empresa é bem instruído e motivado rende muito mais e pode trazer muitos resultados positivos para a empresa.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA