8 maneiras de expandir seu negócio

Por:

8 maneiras de expandir seu negócioVeja em nosso artigo 8 maneiras para expandir seu negócio. Quando você começou o seu negócio, provavelmente fez muita pesquisa. Você pode ter procurado a ajuda de consultores financeiros, lido muitos livros, revistas e procurado informações também pela Internet, bem como conversado com amigos e outros empresários. Bom, a empresa já está aberta e agora você quer aumentar o seu empreendimento, como fazer?

Primeiro você deve se parabenizar. Se você é um dos poucos empresários que sobreviveram aos primeiros anos de seu novo negócio com sucesso e está consolidado no mercado, parabéns! Você é um empresário de sucesso! Entretanto, pode ter chegado para você o momento de dar o próximo passo e expandir seu negócio para além do status atual de apenas ter uma empresa e as possibilidades são diversas e temos muitas dicas de como fazer para você.

No artigo em questão vamos tentar ajudar dando 8 dicas de como expandir seu negócio de diversas maneiras, bastando você escolher a que mais se enquadra ao seu perfil e que está dentro de suas possibilidades financeiras. Pense bem antes de tomar qualquer medida, é importante saber quanto dinheiro, tempo e suor que você está disposto a investir para partir para uma próxima etapa.

1 – Abrir uma filial

Se você já conquistou clientes fixos e sua marca tem boa fama no mercado, abrir uma filial pode ser uma ótima maneira de expandir seu empreendimento. Esta é a escolha mais comum e também mais lucrativa para a expansão dos negócios. Geralmente, esta é a primeira ideia do empresário, mas merece bastante cuidado e ressalvas.

O primeiro passo para avaliar a abertura de uma filial é verificar se você está mantendo um lucro consistente mensal e mostrando crescimento constante nos números ao longo dos últimos anos. Avaliadas as finanças, pense bem: o mercado tem espaço para outra empresa igual a sua? Afinal, é mais uma loja no mercado e você vai ter que montar tudo de novo em outro espaço, mas será bem aceito em outro endereço?

Avalie as tendências do mercado local e seus clientes em potencial em outro local, tanto econômicas como de consumo, para as indicações em poder de permanência da sua empresa. A expansão física nem sempre é a melhor ideia para o crescimento de uma empresa e é preciso ser pensada com bastante cuidado. Certifique-se de que haverá cliente e público para outra loja e evite problemas como uma filial sustentando a outra. E jamais se esqueça: prepare um plano de negócios completo para um novo local. Afinal, é mais uma loja, como se você estivesse avaliando abrir uma nova loja de novo, como fez no começo.

2 – Fazer do seu negócio uma franquia

Boa marca, possibilidade de expandir mais, então por que não o fazer por meio de franquia? Esta é uma boa dica para ganhar dinheiro e angariar capital, uma vez que o gasto será do franqueado, um novo investidor.

3 – Vender licenças de fabricação de seu produto

Se você é o criador de um produto, que tal vender a licença para fabricação? Você irá lucrar apenas com um percentual por produto e não vai ter o trabalho de controle de produção entre outros detalhes, esses itens agora são preocupação de outro, você apenas receberá os lucros do empreendimento criado. Este funciona bem com fabricantes de produtos de beleza, roupas, entre outros.

4 – Formar uma parceria

Você tem uma loja pequena, seu amigo tem uma loja pequena e ambos vendem produtos que se encaixam muito bem em um mesmo espaço, por que não fazer uma parceria? Alinhar-se com um tipo similar de negócios pode ser uma poderosa forma de expandir rapidamente. Faça um plano de negócios onde ambos entram com partes iguais e com divisão de lucro proporcional; isso pode ser ótimo para as duas partes.

5 – Diversificar em produtos e serviços

Vender produtos ou serviços complementares aos seus já é um costume de algumas lojas, mas é preciso ter bastante cuidado com isso. Se você tem uma loja de produtos de beleza, vender roupas no mesmo espaço pode não ser bem lucrativo. Apenas limite-se a vender itens relacionados com o seu segmento. Com cuidado e precaução, você pode expandir produtos e serviços e abraçar novos mercados e clientes que o viam como limitado. Entretanto, avalie bem o que você está vendendo e se vale à pena. Vale muito a pena investir em uma pesquisa com clientes do tipo “o que você gostaria de ver vendendo por aqui”.

Investir em produtos semelhantes aos seus e itens de preços variados também pode ser uma boa pedida para quem quer diversificar em produtos e serviços. Mas cuidado: avalie se sua localização é propícia para tal investimento.

6 – Procure outros mercados que não sejam locais

A cidade ou seu bairro jamais podem ser seu limite de mercado. Que tal expandir um pouco mais? Procure locais os quais você conhece como bons para venda de seus serviços e produtos em outros estados. Envie uma equipe ou vá você mesmo estudar o mercado e mãos a obra.

7 – Participe de licitações governamentais

Esta dica é voltada a quem tem um empreendimento de serviços. Se sua empresa pode participar de licitações de prefeituras, Governo do Estado ou demais órgãos, faça-o. A melhor maneira para uma pequena empresa crescer é ter o Governo Federal como um cliente. Cai bem principalmente para empresas de construção civil e obras em geral.

8 – Fundir com ou adquirir um outro negócio

Todo mundo já viu isso de alguma grande marca. A Coca-Cola que comprou empresas pequenas, uma forma de ganhar mercado e também eliminar a concorrência. É eficiente, entretanto pode exigir um capital maior do que você pensa, por isso avalie com cuidado a sua decisão sobre este assunto. Invista em pesquisa de mercado para ter certeza se o gasto vale mesmo a pena, se vai haver um retorno financeiro com a compra de outro empreendimento e se a empresa está em condições de caminhar ou seu investimento pode render uma boa marca no mercado.

 Gostou das nossas dicas de como expandir seu negócio? Deixe seu depoimento:

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



12 comments on “8 maneiras de expandir seu negócio
  1. cleyde disse:

    gostei muito de todas as dicas

  2. patricia disse:

    achei muito util suas dicas.obrigada

  3. Silas disse:

    Estou buscando produzir produtos naturais, tenho mais de 200 receitas criadas por mim ao longo de mais de 15 anos.

  4. wilton cesar disse:

    muito boa as dicas!.

  5. wilton cesar disse:

    que conselhos voces dariam para uma escola que possui em média 200 alunos,em relação ao tempo que estar no mercado(18 anos), e agora possui novos sócios (2 anos).

  6. LUCIANO disse:

    COMO MONTAR UMA MICRO DE RECICLAGEM,OBRIGADO.

  7. maria jose disse:

    gostei muito das dicas, pois tenho um salao bem completo,so que tenho muita despesas com funcionarios em fim quero aumentar meu lucro.a parte de devulgaçao, e minha mas tenho uma certa dificuldade nesta parte o que eu posso fazer?

  8. elenice santana disse:

    gostei muito, pois mim encheu de ideias nova para minha pequena empresa;obrigada…atenciosamente Elenice santana.

  9. Angelina disse:

    Eu sou dona de casa ao lavar a minha roupa descobri um jeito de tirar restos de traças de roupa mais facil, como fazer para expandir essa ideia .

  10. patricia soares disse:

    Adorei,ler este artigo pois ele passa bastente segurança para a pessoa q esta tentando ampliar seus negócios,a dica de licitações e franquia e bastante interessante .

  11. gilson disse:

    BOA NOITE…..muito importante p/ mim que estou comprando 2 franquias,no ramo de alimentaçao

  12. nalva disse:

    gostei dicas bacanas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)