7 erros fatais para os empresários

7 erros fatais para os empresáriosAlguns erros podem ser fatais para os empresários, mas podem ser previstos e revertidos a tempo. Como esses erros acontecem? Às vezes, ocorrem de uma forma tão simples que nem percebemos. Outras vezes o empresário simplesmente vai repetindo uma série de erros que quando percebe já é tarde para salvar o negócio.

Os erros são parte da vida, mas há muita coisa que se pode aprender com os erros dos outros e uma delas é não cometer os mesmos enganos em sua carreira empresarial; por isso elaboramos este artigo. Veja a seguir alguns erros fatais para o seu negócio que podem ser evitados.

1 – Montar um negócio sem objetivo

Sim, sabemos que você quer ser o dono do seu próprio negócio e não ter que acordar cedo, ganhar muito dinheiro, ser o patrão, mas e daí? Onde isso vai levar? Um erro muito comum e ao mesmo tempo fatal entre os jovens empresários é a falta de visão. Muitos jovens empresários entram no ramo dos negócios sem ter ideia do que querem alcançar, apenas com metas pessoais ou simplesmente soltos sem objetivo para o empreendimento. O erro mais comum é investir sem saber o que querem atingir; por consequência, jamais irá saber o que fazer para alcançar o seu objetivo.

Como um jovem empreendedor, você deve se certificar que você tem objetivos claros para o seu negócio, ou seja, que você tem metas a serem alcançadas. Se não sabe ainda quais são, coloque em uma folha de papel qual o seu principal objetivo. Exemplo: ser dono de uma multinacional, vender mais de mil produtos por dia, ter uma marca conhecida no mercado. Definido o seu objeto na carreira empresarial, estude formas de como o conseguir e as coloque em prática. A partir daí, você não está mais navegando sem rumo.

Se seu objetivo é construir a maior empresa multinacional e tudo que você faz é sentar e esperar em seu escritório, assim não vai a lugar nenhum e isso é um erro fatal. Cedo ou tarde, seu negócio irá à falência. Além de ter objetivos, você deve fazer deles uma espécie de guia para a sua carreira, pensando em como os alcançar e batalhando por eles. Um vendedor tem metas mensais a serem alcançadas, assim deve ser a sua carreira profissional.

2 – Ausência de foco na empresa

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Com certeza você já viu um pequeno escritório ou uma loja pequena apenas vendendo roupas femininas. Pode pensar: o empreendedor poderia usar o espaço para vender sapatos, bolsas e acessórios, bem como roupas para crianças, bebês, homens e adolescentes. Pois saiba que a primeira opção é a melhor, vender apenas roupas femininas. O motivo: ter um foco ajuda bastante.

É preferível você ser especialista em algo e tentar ser o melhor ou saber de tudo um pouco e no final não ser especializado em nada? Para o mercado de negócios, vender bem apenas um produto é bem mais lucrativo que vender de tudo um pouco. O sucesso do negócio não é você comandar 30 empresas ao mesmo tempo, mas apenas ter em mãos um negócio bem sucedido. Ninguém consegue fazer tudo muito bem, sempre terá algo faltando. Melhor ser especialista, ter foco e sucesso com seu empreendimento.

Estudar os resultados também é bem mais complicado quando a sua empresa não tem foco. Se você vende 10 serviços diferentes a uma quantidade pequena, como vai saber qual está funcionando melhor e em qual poderia investir melhor? Não espere para começar um negócio e obter resultados em um mês, ser devagar também ajuda a estudar melhor e focar em qual segmento irá te dar mais lucros.

3-Aprenda a admitir erros

Um erro fatal para um empresário: não saber admitir que errou. Uma coisa é cometer um erro, outra coisa é admitir e corrigir esse erro. Se você não acha que errou, não irá corrigir a tempo e está assim, fadado a fracassar em seu negócio, possivelmente fechando as portas. Não vale à pena perder um investimento apenas por orgulho, não é mesmo?

Um problema entre novos empresários é que eles não estão dispostos a admitir suas falhas. Eles acreditam que seus negócios, ideias e tudo o que fazem é o melhor do mercado. Não finja que você sabe tudo, porque ninguém sabe e isso pode evitar erros terríveis de investimento ou decisões que jamais deveriam ter sido tomadas. Se gastou dinheiro com algo que não funcionou, reconheça que fez errado e comece tudo de novo, para não ter um erro fatal.

4 – Não ouvir

Pior do que tomar uma decisão errada é não saber ouvir os conselhos de como corrigir o erro, sendo importante saber ouvir. Claro, não dá para ouvir qualquer pessoa que simplesmente acredita ser um conselheiro empresarial, mal de alguns amigos de empresários, mas procurar conselheiros como seu contador e consultores financeiros são importantes para o rumo dos negócios. É importante saber ouvir, principalmente se os números provam que os conselhos estão certos.

5 – Ser Ganancioso

Você com certeza já encontrou com um novo empresário que quer fazer um milhão em lucros em menos de um ano. Isso é um erro simples: ser ganancioso, não faz bem para as empresas. Quando você visa uma meta inalcançável em pouco tempo, pode simplesmente estar fadado ao fracasso caso não entenda que não é possível.

Se tudo que você vê de um negócio é o dinheiro, com certeza não vai ser um bom empresário. Não se concentrar apenas no dinheiro é uma dica importante, pois fará você enxergar o seu empreendimento de uma forma mais ampla e sábia e saber assim identificar os erros recorrentes. Que tal se concentrar em outras coisas importantes, incluindo o futuro do negócio? Fica a dica.

6 – Apenas falar e não fazer nada

Este tipo de empresário é bem conhecido: ele quer investir em ampliação, contratar bastante gente, vender um milhão em um mês e simplesmente não faz nada. É óbvio que isso não faz seu empreendimento chegar à lugar algum. Existem alguns empresários que podem falar sobre o porquê de sua ideia de negócio ser a melhor e como desejam mudar o mundo com ela, mas você vai acabar vendo que não se alcança o sucesso sem fazer nada. Quem nada faz, não vai obter um resultado melhor, correto? Não dá para esperar as vendas aumentarem se simplesmente você não faz nada.

7 – Planejar demais e vender de menos

Este é outro erro fatal bem comum em um novo empresário. Ele quer fazer e acontecer: muda sempre a decoração, fachada, a logomarca e não se importa no básico, que é vender, o que traz o dinheiro para a empresa. Existem pequenos tópicos que devem ser mesmo lembrados e estudos como planejamento, recursos e contratação. Mas que tal concentrar 50% de seu tempo em seu produto e 50% em marketing para ajudar a vender, por exemplo? É importante perceber que não importa quão grande é o seu produto, você terá de comercializá-lo para obter resultados e sua preocupação deve ser ao menos metade do dia em como vender mais.

Ficou interessado nas nossas dicas para evitar os 7 erros fatais para os empresários?

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

8 COMENTÁRIOS

  1. Estou iniciando um negócio, vou montar uma loja de roupas femininas. Acalento este sonho há uns longos anos, mas só agora está sendo possível esta oportunidade, se tiverem alguma forma de ajudar-me a fazê-lo é bem-vindo.
    Obrigada, abraços,
    Carla

  2. Eu já faço carimbo na loja de meu marido, ele tem chaveiro. Eu precisava ampliar o meu negócio, colocar talvez outras coisas pra vender, mas que ficasse na mesma linha, entendeu? Preciso de umas ideias.

  3. Pretendo montar um negocio o mais rápido possivél más estou muito indecisa, em qual ramo seguir, atualmente trabalho com roupa e semi joias,más tenho medo de investir e fracassar perder dinheiro, tem alguma ideia para minha situação: Obrigada! Ivanete

DEIXE UMA RESPOSTA