Seu site atrai ou espanta os clientes?

Web designerSabe aquele vendedor que fica na porta da loja, perguntando se pode ajudar? Na verdade, ele ainda não se deu conta, mas, na maioria das vezes, só atrapalha. Ele acaba espantando os clientes que querem ter um pouco de liberdade para ver os produtos, comparar os preços… Mas, se você acha que, por não ter alguém atrás do cliente, um e-commerce está livre de afastar o consumidor, você está enganado.

No ambiente virtual muitos clientes desistem de comprar por causa do próprio site, sabia? Então, de nada vai adiantar atrair o público se você não conseguir retê-lo.

No entanto, são muitos pormenores que precisam ser revistos para que o seu site não se torne um “espanta clientes”. Para começar, vamos ver os principais entraves de um site, na visão de Sérgio Martins, diretor de Vendas, Mídia, e-Commerce e Entretenimento da Exceda.

Lentidão de carregamento de um site

Diversas estatísticas de mercado mostram que o tempo de espera do usuário para carregamento no site acarreta em perda nas vendas. Utilizar um bom servidor, que comporte o volume de visitas e dar agilidade à página são fundamentais para que o consumidor permaneça fazendo negócio.

Cadastro

Cuidado com ele! A quantidade excessiva de passos para efetuar uma compra (cadastros, verificação de dados, etc) reduzem o interesse do usuário pelo produto/serviço e, consequentemente, as vendas. Tempo é precioso e perdê-lo preenchendo formulário está longe de ser uma boa estratégia para reter o consumidor.

Desorganização

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Pare e olhe para o seu site. Você acha que ele é bem organizado? Tem as informações necessárias em cada produto? O consumidor precisa ficar procurando o que ele quer ou tem facilidade de encontrar em, no máximo, três cliques?

Reputação

A reputação do site frente a órgãos como E-Bit, Reclame aqui e Procon é considerada por boa parte dos clientes antes de decidir por uma compra.

Dificuldade no contato

A reputação de que falamos acima está intimamente relacionada com o feedback que o cliente tem da empresa, após fazer uma reclamação. Contatos não respondidos contam pontos negativos para a empresa, deixam de fidelizar o cliente e ainda são responsáveis por um boca a boca negativo.

Agora que você já sabe os principais pontos que podem te fazer perder clientes em um e-commerce, analise o seu negócio. O que você está fazendo certo? O que você detectou de errrado? Conte para a gente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA