6 Tipos de Representações Comerciais Disponíveis

Representações Comerciais
Trabalhar com representações comerciais é um bom investimento, existem várias opções no setor de representação comercial.

Quer trabalhar com representações comerciais? Veja algumas sugestões de representações comerciais e saiba como trabalhar no setor!

Você está cogitando a ideia de largar o seu emprego para seguir novos rumos em busca de oportunidades mais lucrativas? Há várias maneiras de fazer esta transição que vão desde a abertura de um negócio próprio até o trabalho como representante comercial. Esta última atividade é uma das profissões que mais tem ganhado adeptos nos últimos anos, o que se deve ao fato de proporcionar mais liberdade e bons rendimentos financeiros.

Os representantes comerciais dificilmente precisam cumprir horário, sendo chefes do seu próprio negócio. Além disso, a margem de lucros depende basicamente do seu esforço, conseguindo vender os produtos se tem uma lucratividade excelente, já que deriva de um percentual acordado entre as partes no momento do fornecimento da “pasta de produtos”.

A representação comercial, como o próprio nome sugere, é o ato de trabalhar com a representação de uma marca, realizando e intermediando as transações comerciais entre a empresa e o consumidor. Nesta situação, o representante comercial tem um contrato com a organização que representa, tendo deveres a cumprir e direitos como, por exemplo, receber as comissões em relação às vendas que são efetivadas com sucesso.

Uma das principais vantagens de atuar nesta profissão é o fato de vender os produtos ou serviços de uma marca que já é conhecida no mercado, o que facilita o processo de vendas. Ficou interessado em trabalhar como representante comercial? Para entrar nesta área é necessário fazer uma vasta pesquisa para descobrir quais são as marcas disponíveis no mercado interessadas em fornecer representações comerciais, bem como se estão de acordo com o seu repertório de conhecimento.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Confira como iniciar na área, conheça mais sobre o assunto e aproveite para descobrir algumas das representações comerciais disponíveis que citaremos. Pronto? Aproveite!

O Que São Representações Comerciais?

Antes de começar a trabalhar como representante comercial é necessário compreender o que é esta atividade. A representação comercial se caracteriza por ser uma relação comercial que ocorre entre duas partes, tendo a participação de uma pessoa jurídica e outra física, sendo que esta última presta os seus serviços de venda mediante uma remuneração negociada previamente em um contrato, no qual estão estabelecidas as cláusulas que irão reger a atividade.

Claro que um representante comercial precisa ser um excelente vendedor, pois esta será basicamente a sua função. Empresas que estão oferecendo boas pastas de representações comerciais são cada vez mais exigentes, inclusive, em alguns casos, observando experiência no setor, cursos e realizando entrevistas para averiguar quais são os melhores candidatos à função.

As empresas que trabalham no regime de representações comerciais podem ser encontradas em diferentes segmentos como na venda de produtos alimentícios, de roupas ou até mesmo de seguros. Cada área de atuação oferece uma remuneração diferente para o representante comercial, geralmente quanto maior for o valor da venda efetivada maior será o lucro.

Não é difícil descobrir o porquê a representa comercial é tão objetivada pelas empresas, ora, a empresa produz, o que impede dela expandir seu negócio e ganhar ainda mais? Clientes e demanda, simples! Quando você mantém representantes comerciais fazendo o trabalho de vendas e captação de clientes, rapidamente se consegue maximizar os lucros, sem contar que o custo é muito baixo, porque na grande maioria das vezes o “salário” é uma ajuda de custo e as comissões.

Veja, não é um negócio ruim para quem pegar as representações comerciais, pelo contrário, é um ótimo negócio para ambos, para o vendedor que ganha ótimas comissões e para a empresa que consegue clientes a baixo custo.

É importante ressaltar que as pessoas jurídicas também podem trabalhar com a representação de marcas. Não há um nível de escolaridade mínimo para ingressar neste ramo, no entanto, em razão das exigências que as empresas de grande porte costumam fazer, é recomendado possuir conhecimentos sobre os processos de venda e do setor que irá atuar, visto que basicamente, a principal atividade do profissional será negociar e vender, tendo que ter capacidade de persuasão.

Por Que Trabalhar Com Representações Comerciais?

Você deseja ir atrás de novos desafios profissionais e exercer uma atividade com mais oportunidades de rendimentos financeiros? Então, trabalhar com representações comerciais pode ser uma boa alternativa para a sua carreira. Esta atividade é bastante democrática, permitindo que o profissional trabalhe com marcas de diferentes segmentos.

Ao se tornar um representante comercial você poderá aumentar os seus lucros mensais, visto que as remunerações se tornam mais altas de acordo com o valor do produto ou serviço que é comercializado, bem como a quantidade de vendas efetivadas. Além disso, também se pode trabalhar como representante de marcas com produtos diferentes, ampliando os seus rendimentos.

Claro, você não pode ter representações comerciais de concorrentes, até mesmo por questão de ética. Algumas empresas oferecem sistemas de crescimento e promoções, normalmente quando você atinge um patamar X de vendas os percentuais de comissão aumentam.

6 Tipos de Representações Comerciais Disponíveis

Há inúmeras empresas que atuam na modalidade de representações comerciais, oferecendo os mais diversos benefícios aos seus representantes. Para entrar para este mercado é recomendado fazer uma pesquisa para escolher a marca e serviço que mais se adequa ao seu perfil profissional.

Para facilitar a sua pesquisa e até mesmo obter conhecimento do sistema de “contratação” de representações comerciais e poder entrar em contato com empresas do setor, elencamos algumas das empresas disponíveis no momento e que costumam fornecer com frequência representações comerciais. Veja abaixo!

1 – Representações Comerciais Prime Tech

Você gostaria de trabalhar no setor de produtos eletrônicos? Uma das melhores alternativas é o Grupo Prime Tech, que atua na comercialização de mercadorias eletrônicas, elétricas e metalúrgicas. A empresa está localizada na cidade de São Paulo, mas contrata representantes em todo o Brasil, visando ampliar a divulgação dos seus produtos.

A empresa Prime Tech se destaca por ser uma das pioneiras no ramo de instalação de antenas digitais e suportes para TV. A organização oferece remunerações de acordo com os tipos de produtos do seu catálogo que o representante escolhe vender. Para se tornar um parceiro da marca é preciso se cadastrar no seu site.

2- Distribuidor Autorizado Serasa

Distribuidor Autorizado Serasa
Uma opção vantajosa para trabalhar com representações comerciais é ser um distribuidor autorizado Serasa.

A empresa de distribuição autorizada do Serasa é de Recife, mas oferece cobertura para todo o território nacional. O objetivo da organização é credenciar os comerciantes de todos os tipos de segmento para consultar o CNPJ, CPF ou cheques, visando negativar os cadastros de dívidas por meio de negociações com o órgão responsável.

Para trabalhar como representante distribuidor autorizado Serasa é necessário se cadastrar na empresa, adquirindo uma franquia ou contribuindo com um valor mensal de R$ 30,90 reais. A remuneração que é concedida ao representante depende do número de cadastros do Serasa que forem negativados, quanto mais negociações bem sucedidas, maior será o lucro obtido.

3- Representações Comerciais Silvaski Indústria Têxtil

A Silvaski Indústria Têxtil é uma empresa da cidade de Massaranduba, em Santa Catarina, que está no mercado há mais de 10 anos. Caracteriza-se por atuar no setor de comercialização de produtos voltados para confecções de médio e grande porte como, por exemplo, tecidos de todos os tipos, linhas de costura, entre outros itens.

Para trabalhar com as representações comerciais da Silvaski Indústria Têxtil é preciso se filiar ao negócio, sem a necessidade de pagar uma mensalidade para iniciar as suas atividades, os repasses financeiros são feitos de acordo com o volume de vendas de produtos que são realizadas junto às confecções. O contrato desta empresa exige exclusividade, permitindo trabalhar apenas com a marca neste segmento.

Chamo a atenção para o fato de que esta com outras empresas (minoria) existentes no mercado exigem exclusividade, o que pode ser considerado um problema para o representante comercial, pois ficará limitado.

4- Representações Comerciais TBA Cosméticos e Bijuterias

O ramo de cosméticos e acessórios é um dos que mais tem crescido no Brasil, sendo movimentado especialmente pelo interesse e consumo oriundo do público feminino. Sendo assim, trabalhar com a venda destes itens é uma boa oportunidade de obter rendimentos financeiros satisfatórios. Neste setor, uma das opções disponíveis é a empresa que oferece representações comerciais TBA Cosméticos e Bijuterias, voltada para o público de classe econômica média.

A organização TBA Cosméticos e Bijuterias tem a sua matriz situada na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, mas tem capacidade para atender os clientes no Brasil inteiro por meio de representantes comerciais. Para trabalhar com esta marca é necessário se cadastrar em seu site, fornecendo todos os seus dados pessoais.

5- Spreadit Representações Comerciais

Atualmente, é difícil encontrar uma empresa que não utilize, pelo menos, um programa de computador para desenvolver as suas atividades. A tecnologia está cada vez mais presente entre organizações de pequeno ou grande porte.

A organização Spreadit é conhecida por ser focada na criação e implementação de lojas virtuais, sites, sistemas direcionados para todos os tipos de atividades comerciais, de serviço ou industrial. A empresa é de São Paulo, mas contrata representantes comerciais em todo o território nacional. Para ser um parceiro da marca é preciso se registrar no site e aguardar a aprovação do cadastro.

6- Representante Comercial da FINA Bebida e Distribuidora

A FINA Bebida e Distribuidora é uma empresa que trabalha com a comercialização de refrigerantes e sucos para restaurantes, lanchonetes e quiosques. A organização está situada na cidade de São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais, mas atua em todo o país.

Esta empresa trabalha com produtos de ótima qualidade, os quais possuem valor agregado e têm uma boa margem de lucro. Para ser uma representante da FINA Bebida e Distribuidora é preciso se cadastrar na plataforma virtual da marca. 

Quais Representações Comerciais Gostou? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

3.00 avg. rating (66% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA