Lavanderia Por Quilo

Lavanderia por quilo
Lavanderia por quilo

O mercado para uma lavanderia por quilo concentra-se no Brasil ainda na lavagem de roupas especiais e para prestação de serviços para empresas como hospitais, indústrias e outros setores de atividades, como hotéis e pousadas.

Mas a utilização dos serviços de lavanderia para atendimento doméstico também está crescendo, de acordo com a tendência em residências com área de serviços cada vez menores e a correria do dia a dia, além do oferecimento de uma lavagem de qualidade, com serviços de tinturaria e reparos.

Mercado da lavanderia por quilo

A prestação de serviços da lavanderia por quilo é impulsionada por fatores culturais e econômicos como a inserção da mulher no mercado de trabalho e a falta de tempo para a lavagem de roupas, o número crescente de homens solteiros com alta renda, além do crescimento do poder de consumo da classe B.

Todas essas variantes sociais e econômicas proporcionam às lavanderias a possibilidade de atender a demanda de forma constante e crescente.

As lavanderias podem atender diversos segmentos: Lavanderia por quilo ou de autosserviço, Lavanderia para roupas hospitalares, lavanderia especializada em roupas domésticas e especializada em roupas para indústrias e outros setores como frigoríficos, que constituem um nicho de mercado com uma considerável demanda.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

As lavanderias por quilo estão conquistando um espaço considerável no mercado, pois o custo final proporciona um preço bem camarada.

O diferencial das lavanderias por quilo é que o preço cobrado é bem inferior ao preço das lavanderias que cobram por peça.

As lavanderias por quilo podem constituir também os autosserviços que consiste na participação do cliente no processo de lavagem, reduzindo custos com pessoal e o próprio preço final, o resultado dessa equação é um maior volume de clientes.

Para maior vantagem desse tipo de serviço, tem-se que as lavanderias de autosserviço dão todas as orientações de como utilizar os equipamentos, desde a separação das roupas por cor até as peças que podem ser lavadas no equipamento sem danificação e assim, é o cliente que se responsabiliza pelo resultado final, não havendo, dessa forma, devolução de quantia monetária.

O importante neste processo é que as lavanderias que decidirem trabalhar com esse processo devem ter as informações bem visíveis, de forma que não deixe de atender as normas do Direito do Consumidor no que tange á informações sobre serviços oferecidos e condições de devolução.

E necessário entregar também folhetos explicativos sobre as condições de uso dos serviços, bem como suas vantagens para os clientes.

Precificação na lavanderia por quilo

A lavanderia por quilo poderá precificar seus serviços da seguinte forma: R$10,00 por quilo, sendo que deve haver pesquisa de mercado para peças de todos os tipos: roupa de cama, mesa e banho.

Diferencial da lavanderia por quilo

Além de atender no formato peças por quilo, as lavanderias poderão também diversificar seus serviços, prestando alguns de forma mais personalizada com a lavagem especializada em cortinas, edredons, lavagem de tênis e ainda serviços como restauração da tintura e pequenos reparos.

A distribuição de brindes também é uma opção que diferenciará o estabelecimento e funcionará também como divulgação, principalmente se a lavanderia por quilo fixar nos brindes o nome e endereço da lavanderia.

Pesquisa de mercado na lavanderia por quilo

Antes de escolher o nicho de mercado que a lavanderia por quilo atenderá é necessário à realização de pesquisas de mercado para análise do setor, como também a análise dos pontos fortes, fracos, as ameaças e oportunidades do setor.

É necessário um estudo de viabilidade que ajude a decidir pelo tipo de lavanderia a ser implantada, talvez de acordo com as pesquisas realizadas e diante da concorrência local, hábitos dos consumidores, renda per capita local, infraestrutura e potencial consumidor, seja melhor para a lavanderia montar seu negócio com outra natureza de atendimento que não seja lavanderia por quilo, tudo dependerá, porém das pesquisas de mercado realizadas.

Sobre a concorrência é necessário também à realização de pesquisas sobre a quantidade de estabelecimentos concorrentes e como eles atendem aos clientes, seus processos, equipamentos, preços praticados e outras observações com a função de comparação.

Localização da lavanderia por quilo

Para a escolha de uma localização ideal para montagem da lavanderia por quilo, é necessário que haja um estudo de viabilidade do local em que funcionará a lavanderia, este estudo deverá indicar se o local possui infraestrutura, se o imóvel escolhido necessita de adequações, se existe potencial consumidor no local, e ainda se há na região alguma restrição sobre a instalação de lavanderias.

Estrutura da lavanderia por quilo

A área mínima para instalação da lavanderia por quilo é aquela que requer um espaço com, no mínimo, 80 m² e tenha área de atendimento, depósito com produtos de limpeza para roupas e para o próprio estabelecimento, área para o trabalho dos equipamentos e movimentação das pessoas, além de área destinada para tinturaria se houver.

A estrutura deverá contar também com escritório e espaço para os funcionários com banheiro com duchas e vestiário, copa para refeições dos funcionários e outras áreas conforme projeto arquitetônico.

Investimento na lavanderia por quilo

As lavanderias de uma forma geral têm gastos com a adequação da estrutura, com a montagem do escritório, das oficinas para reparos e ainda com equipamentos para lavagem e tinturaria.

A lista de equipamentos para trabalho é a seguinte: Máquinas de lavar a água e a seco, centrífugas e secadoras, bancas e ferros de passar, calandras, mesa para retirada de manchas, capas de roupas, carrinhos, embaladores e outros.

Algumas lavanderias precisarão também de produtos como Lavadoras para desinfecção, prensas para passar roupas, máquinas de costura e outros equipamentos de acordo com o que a empresa oferece em serviços.

As lavanderias por quilo precisarão também de instrumentos para trabalho como balanças de precisão e veículos para a entrega das roupas.

Pessoal da lavanderia por quilo

As lavanderias para realização de suas atividades operacionais e administrativas necessitará de mão de obra de pessoal competente, responsável, experiente ou que tenha facilidade para aprender o serviço.

As lavanderias devem contar no seu quadro de pessoal, com os seguintes colaboradores: Separadores e lavadores de roupas, costureiras e roupeiros, entregadores, balconistas, atendentes, auxiliares para costura e serviços em geral.

E para as atividades de administração e estratégia pode ser necessários gerentes e secretárias.

A lavanderia é um ambiente em que o fluxo de trabalho costuma ser intenso, portanto é necessária uma gestão eficaz da jornada de trabalho que não sobrecarregue os funcionários.

Para isso tenha jornadas de oito horas por dia, folgas de quinze em quinze dias para aqueles que trabalham aos sábados, e metade da jornada para trabalhos no sábado, o importante é que exista flexibilidade de horários evitando cansaço excessivo e perda da qualidade de vida, como também litígios na justiça trabalhista.

Outras iniciativas de gestão de pessoas estão no fato de que as lavanderias devem realizar constantemente programas de treinamento voltados para: vendas, administração e contabilidade, processos operacionais para lavagem de roupas, uso de produtos químicos e outros conhecimentos.

As lavanderias devem manter seu pessoal comprometido e motivado com vontade de ver a empresa crescer e estar alinhado com os objetivos, metas e ambições da empresa.

Fornecedores da lavanderia por quilo

É necessário lembrar que os equipamentos e máquinas devem respeitar as normas de segurança, além de proporcionar uma limpeza de qualidade e outras funções que serão requeridas dessas máquinas e equipamentos.

Para isso é necessário que a lavandeira compre seus produtos de fornecedores respeitados no mercado,que possuem uma diversidade de produtos oferecidos e ainda diferencial no atendimento de pós-venda ,verifique se o fornecedor oferecerá treinamento para manuseio, manutenção e conservação das máquinas e equipamentos.

Divulgação da lavanderia por quilo

Para divulgar seus serviços de forma eficiente a melhor iniciativa é começar de alguma forma, utilizando os mecanismos de marketing que sejam tradicionais como panfletos ou atuais como sites e blogs na internet, o importante é divulgar os serviços de alguma maneira.

Para que a empresa tenha sucesso na divulgação dos serviços é preciso que exista m plano de marketing para que tenha publicidade e observação do desempenho dos mecanismos de marketing utilizados de acordo custo-benefício.

Automação na lavanderia por quilo

Para o bom funcionamento e sucesso da lavanderia por quilo é preciso também que haja automação para simplificação de atividades que não são as atividades-fim da empresa, para isso tenha a disposição um software para controle de contas, controle de departamento de pessoal, controle fiscal e financeiro, de estoques e outros.

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA