Como Fabricar Cachaça

Fabricar CachaçaJá pensou em trabalhar com a fabricação de cachaça? Veja aqui como fabricar cachaça corretamente e com baixo investimento.

Aguardente, branquinha, caxixi, mé, dengosa, cambeixa e esquenta-corpo, estes são apenas alguns dos nomes dados à cachaça, que é considerada a bebida número 1 do Brasil, sendo a mais consumida entre a população. Nosso país é o maior produtor de cachaça do mundo, tendo se destacado nas últimas décadas por estar conquistando o paladar dos estrangeiros com esta bebida, que é exportada para inúmeras regiões da Europa, Ásia, América do Sul e Central.

A cachaça é conhecida mundialmente pelo seu sabor marcante. O sucesso dessa bebida se deve ao fato de poder ser encontrada em inúmeras versões, desde as mais fortes até as suaves.

A venda dessa bebida costuma ser realizada nas cachaçarias, porém, algumas fábricas de cachaças produzem e vendem seus produtos diretamente para os consumidores. Ao contrário do que se pensa, a cachaça tem uma demanda muito grande, o que acontece é que se ouve falar pouco.

Você aprecia a cachaça? Então, que tal deixar de apenas saboreá-la para passar a ganhar dinheiro com ela? É isso mesmo, o comércio deste produto já é algo estabelecido no mercado e que está em expansão, especialmente, devido ao interesse dos estrangeiros em consumi-lo.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É fácil fabricar cachaça? Bom, não se trata de uma tarefa complexa, mas é preciso contar com todas as ferramentas e aparelhagens necessárias para produzir um produto de qualidade. Para você que deseja trabalhar nesta área nós iremos trazer aqui dicas de como fabricar cachaça artesanal. Confira abaixo!

Conheça a Origem Da Cachaça

A cachaça está presente entre os brasileiros desde os primórdios da construção do Brasil. Segundo estudos históricos, esta é a primeira bebida destilada produzida no país. Tudo começou em 1.584, quando através da adoção do trabalho escravo para o cultivo de cana-de-açúcar para a produção de açúcar. Mais tarde, a planta passou a ter parte da sua estrutura aproveitada para a fabricação de uma bebida, que era apenas uma garapa, em a adição de álcool.

Ao longo do tempo, percebeu-se que a bebida poderia ser aprimorada, que foi quando o álcool foi acrescentado na bebida, criando a famosa cachaça, que hoje em dia pode ser feita não só à base de cana-de-açúcar, mas também de outros elementos como, por exemplo, arroz, banana, uva, mandioca, entre outros.

A produção de cachaça fez tanto sucesso que perdurou até hoje, consagrando-se como a bebida mais consumida do Brasil. Na atualidade, esta bebida é produzida tanto por grandes fábricas quanto por pequenos alambiques, sendo uma atividade comercial bastante rentável.

Por Que Fabricar Cachaça?

Você gostaria de trabalhar no ramo de produção de bebidas, no entanto acredita que este negócio requer investimentos altos? Calma! Para fabricar cachaça não é necessário contar com um capital financeiro muito grande, pois é possível montar fábricas caseiras, que exigem estruturas pequenas e são capazes de produzir uma bebida de boa qualidade.

Além disso, a produção de cachaça é uma atividade bastante promissora, pois ela é muito consumida internamente e os seus índices de exportação vêm aumentando ao longo dos anos, principalmente entre os países do continente europeu, o que permite que o produtor tenha um leque amplo de clientes, consequentemente, aumentando o seu faturamento.

A cachaça é um produto que pode ser misturado com outros tipos de bebida, o que aumenta ainda mais o seu consumo.

Outro fator positivo em fabricar cachaça é a concorrência. Quantas pessoas que fabricam cachaça que você conhece? Acredito que poucas, correto? A produção de cachaça não é tão difundida no Brasil, sendo um negócio com concorrência moderada, o que facilita o sucesso do empreendedor.

Quer ter ainda mais chance de sucesso? Veja nosso texto sobre porque os empreendedores fracassam.

Dicas De Como Fabricar Cachaça

Definitivamente, a produção de cachaça pode ser uma atividade bastante lucrativa, porém, é necessário estruturar o negócio adequadamente, levando em consideração desde os equipamentos que são necessários para a execução da atividade até os processos de composição da bebida. Por isso, acompanhe abaixo as dicas de como fabricar cachaça em forma de “etapas”.

1- Adquira Os Equipamentos Para Fabricar Cachaça

Antes de qualquer coisa, para começar a fabricar a cachaça é necessário adquirir os equipamentos, que não necessariamente precisam ser industriais. Especialmente, para quem está começando neste ramo e não tem muito dinheiro sobrando para investir, uma boa dica é optar pelas ferramentas que são mais simples, baratas, mas que são muito eficientes.

Os principais equipamentos que você deve adquirir para fabricar cachaça são as máquinas de moagem de cana, sendo o engenho o mais comum e recomendado para este processo, além do alambique de cobre para manter a matéria-prima depois de ser triturada, dornas de aço de carbono para destilar a bebida, destiladores, além de tonéis de madeira para condicioná-la ao processo de maturação.

O processo de produção da cachaça exige diversos equipamentos, conforme deve ter percebido, porém, no final das contas, os valores não chegam a ser “absurdos”, sendo um custo normal, aproximado ao que gastaria em outros negócios que possibilitassem a mesma lucratividade.

2- Compre a Matéria-Prima Para Fabricar Cachaça

Quando se fala em produção de cachaça, uma das primeiras matérias-primas que vem à cabeça é a cana-de-açúcar, que é a versão mais consumida da bebida pela população brasileira. Para quem está ingressando nesta área e deseja focar em apenas um setor do mercado, o ideal é começar produzindo a cachaça de cana-de-açúcar.

Agora, se a intenção é expandir a sua produção e abranger vários clientes, o ideal é optar por matéria-prima diversificada como, por exemplo, arroz, batata, aveia, banana, caju, uva e mandioca, o que permite fabricar versões diferentes de cachaça. Procure comprar os produtos de fornecedores de qualidade para garantir um produto final melhor.

Um dos responsáveis pelo sucesso do negócio de produção de cachaça é justamente a diversidade. As pessoas buscam sabores diferentes, assim fica mais “difícil” enjoar. Lembre-se que os clientes são o sucesso do seu negócio, dê a eles o que desejam do seu produto e conseguirá a fidelidade.

3- Moa a Cana Para Fabricar Cachaça

Para dar início ao processo de fabricar cachaça, a primeira coisa a se fazer é moer a cana ou a outra matéria-prima que tenha sido escolhida. Nesta etapa, coloca-se o ingrediente principal dentro da máquina de moagem, que é o engenho de moenda. A quantidade deve ser determinada de acordo com a quantia de cachaça que se pretende produzir.

Em primeiro lugar, será retirada a casca, dependendo da estrutura do equipamento é necessário segurar o componente, mas com cuidado para não se machucar. Depois de descascar a cana, é preciso moê-la por inteira, de modo a deixá-la com um aspecto líquido, evitando que pequenos pedaços atrapalhem a consistência da bebida.

4- Fermente o Caldo Naturalmente Na Fabricação De Cachaça

A partir do processo de moagem da cana-de-açúcar se obtém o caldo, que é a base da cachaça. No entanto, este líquido ainda está bem “verde”, necessitando passar pelo processo de fermentação. Portanto, coloque o caldo de cana dentro das dornas de aço de carbono, mas não encha até a boca para evitar o derramamento, adicione água, seguindo um volume proporcional à quantidade de caldo.

Durante o processo de fermentação, as dornas com o caldo devem ser mantidas em temperatura ambiente. Normalmente, o conteúdo fica fermentando entre 24 e 36 horas, apresentando um aspecto menos denso, pois há a eliminação do mosto e as bolhas de gás carbônico deixam de ser produzidas.

5- Destile o Caldo Para Fabricar Cachaça

O caldo de cana foi fermentado? Agora é o momento de destilá-lo, ou seja, acrescentar o álcool, que definitivamente irá transformar o líquido em cachaça. Sendo assim, coloque o caldo de cana fermentado dentro do destilador, depois despeje uma quantidade de álcool, que pode ser 2/3 inferior ao volume do conteúdo. A quantidade de álcool pode variar de acordo com o sabor que se pretende dar a bebida, sendo mais marcante ou suave.

Na sequência, o destilador é levado ao fogo para que ocorra a fervura do líquido. Durante este processo, os índices de álcool são reduzidos, deixando-o mais concentrado na bebida, o que permite que ao tomá-la seja possível sentir o sabor de cada ingrediente.

6- Aguarde a Maturação Da Cachaça

Depois da destilação, a cachaça tem que ser transferida para os tonéis de madeira e, posteriormente, fechados, ficando completamente isolados da luz solar. Os recipientes precisam ser condicionados à temperatura ambiente para que ocorra a maturação da cachaça.

A bebida deve ser mantida nos tonéis de madeira por períodos entre 4 e 6 meses, nunca menos do que isso. É importante ressaltar que quanto mais extenso for o processo de maturação da cachaça, mais qualidade e saboroso será o produto final.

A cachaça para ter qualidade precisa ser feita com muita calma, todos os processos tem um tempo certo para ocorrer e, caso não o faça adequadamente, facilmente irá comprometer o sabor e a qualidade da cachaça.

Tome um cuidado especial no período de maturação da cachaça, em que a mesma fica guardada nos recipientes. Acredite, o tempo que demora a ficar pronta é realmente fundamental, caso retire antes para “vender” você irá oferecer um produto não tão bom quanto poderia.

Que Tal Começar a Fabricar Cachaça Agora Mesmo?

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA