Como Montar Uma Fábrica de Coxinha

Fábrida de CoxinhaQuer começar uma fábrica de coxinha? Veja como!

Quem é que não gosta de coxinha? Fica difícil resistir a esta delícia, não é mesmo? Falem bem ou mal, mas apesar das calorias, as coxinhas estão entre os salgados mais consumidos do Brasil, sendo encontradas facilmente em lanchonetes, supermercados, padarias e quiosques. Este alimento se consagrou como um dos lanches mais apetitosos, práticos e baratos para consumir, tanto na rua quanto em casa.

A coxinha tem uma composição muito simples, com uma massa feita a partir de farinha de trigo, caldo de galinha, manteiga e o recheio é feito com carne de frango desfiada. Você sabe fazer coxinha? Que tal fazer desta habilidade uma fonte de renda? Este salgado é tradicionalmente brasileiro, apresentando um consumo alto, fazendo com que os produtores domiciliares passassem a abrir fábricas para atender à demanda do mercado.

Trabalhar no setor de alimentos já vem sendo considerado uma atividade estável e que apresenta excelentes patamares de ganho. O custo para fabricar coxinha é baixo e o percentual de ganho que pode ser alocado é atraente, consequentemente, o retorno financeiro é um dos pontos que mais fazem com que as pessoas invistam em uma fábrica de coxinha.

A fabricação de coxinha é uma atividade relativamente fácil e de baixo investimento, mas para montar uma fábrica específica deste produto é necessário levar em consideração todos os aspectos que envolvem a produção do salgado e a administração do negócio, somente assim será possível se estabilizar no mercado e obter lucro.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar iremos trazer mais informações e dicas sobre a fábrica de coxinha. Confira abaixo!

Conheça Mais Sobre a Fabricação de Coxinha

Os salgados estão entre as opções de lanche mais consumidas no Brasil, entre eles está a coxinha, que é tipicamente brasileira e faz um sucesso enorme de Norte a Sul do Brasil, apresentando variações em cada região. Estudos apontam que este quitute foi inventado na cidade de Limeira, em São Paulo, sendo um alimento servido nas festas imperiais, na época da colonização portuguesa.

A coxinha foi servida pela primeira vez para o filho da Princesa Isabel, tendo surgido a partir de um improviso culinário, quando a cozinheira da casa teve a ideia de fazer as coxas de frango render mais. Ao longo dos anos e com o fim da colonização, o salgado deixou de ser uma exclusividade dos nobres, popularizou-se e conquistou o paladar dos brasileiros.

A coxinha faz tanto sucesso no país devido ao fato de possuir uma composição simples, sendo feita de massa de farinha de trigo com manteiga e caldo de carne, recebendo o recheio de carne de frango desfiada, além de ser muito saborosa, prática de comer e possuir um preço bastante acessível para todos os bolsos.

Mercado Para a Fabricação de Coxinhas

Antes de ingressar em uma atividade empresarial é necessário estudar o mercado para analisar se é promissor. Investir na fabricação de coxinha é uma boa oportunidade de negócio, pois se trata de um salgado que é amplamente consumido no país, em todas as regiões, garantindo que a venda seja estável e lucrativa.

Há um volume relevante de concorrentes no setor de fabricação de coxinha, sendo preciso fabricar um produto de qualidade para se destacar e conquistar a sua clientela. Estes salgados podem ser comercializados para padarias, lanchonetes, restaurantes e até mesmo buffets. Outra vantagem de investir neste negócio é o fato de necessitar de um capital relativamente baixo, gerando economia para o bolso do produtor.

Quando se trata do segmento alimentício, principalmente preparação de lanches rápidos, como é o caso da coxinha, o ponto mais importante para conseguir clientela é a qualidade do produto e o preço acessível. Ao ter um produto de boa qualidade, os clientes comprarão sempre de você (fidelidade) e com um preço bem em conta, os demais estabelecimentos conseguem ter uma lucratividade boa também, consequentemente, torna-se um ótimo negócio para eles.

Essa é a forma mais fácil de conseguir atingir a sua parcela de mercado e se consolidar qualidade e preço.

Dicas Para Montar a Fábrica de Coxinha

A fabricação de coxinha é uma atividade fácil de ser executada, mas quando ela é feita em larga escala é preciso montar uma estrutura adequada para que seja possível produzir uma mercadoria de boa qualidade e atender à demanda do público consumidor. Acompanhe abaixo nossas dicas para montar a fábrica de coxinhas.

1- Selecione o Local Para Abrir a Fábrica de Coxinha

O local é um dos fatores mais importantes na hora de abrir um negócio, pois ele pode contribuir para com o seu sucesso ou fracasso. Portanto, para abrir a fábrica de coxinha é preciso começar selecionando o lugar em que ela será instalada. De preferência, o negócio deve ser fixando em uma região em que esteja vem visível, ficando acessível para os fornecedores, para os clientes e para os empregados.

Normalmente, a fábrica de coxinha negocia com empresas do setor de alimentação como buffets e lanchonetes. Levando isso em consideração, é indicado escolher um local que esteja próximo dos clientes em potencial, mas que, ao mesmo tempo, não esteja exatamente no “centro” da cidade, pois o aluguel será muito caro.

2- Questões Legais Para Montar a Fábrica de Coxinha

Para montar a fábrica de coxinha é preciso resolver as questões legais essenciais para atuar regularmente no mercado, evitando multas e possíveis transtornos. Portanto, procure a Associação Comercial da cidade e solicite a abertura do negócio. Depois é preciso ir até a prefeitura e pedir a Licença dos Bombeiros, Licença Ambiental e Alvará de Funcionamento.

Após obter todas as autorizações solicitadas anteriormente, o empresário deve solicitar o registro do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), o que pode ser feito através do site da Secretaria da Receita Federal, basta preencher todos os seus dados pessoais e os da empresa. Este registro depende da aprovação das informações fornecidas.

Por se tratar uma empresa que atua no ramo de preparação de alimentos, a fiscalização sanitária é mais exigente, sendo comum a necessidade de adequar-se às exigências, além do mais, o tempo fornecido para isso é curto. Por isso, tente descobrir exatamente como precisa estar estruturada a sua fábrica de coxinha antes de solicitar o pedido de alvará.

3- Estrutura Para a Fábrica de Coxinha

Para executar as atividades é necessário montar a estrutura da fábrica de coxinha. Neste caso, você deve contar com um estabelecimento de, no mínimo, 80 m², que será dividido entre o espaço do escritório para resolver as questões administrativas, cozinha para área de produção, estoque para armazenar a matéria-prima e banheiro para os funcionários.

O estabelecimento para montar a fábrica de coxinha deve ser bem arejado e ventilado, com isso se evita que a temperatura fique muito alta, principalmente na cozinha, durante a fritura das coxinhas, além de contar com um piso fácil de higienizar e paredes lisas e claras para facilitar a visibilidade ao executar as atividades.

4- Equipamentos Para Montar a Fábrica de Coxinha

Apenas montar a estrutura não é o suficiente, para fabricar a coxinha é recomendado adquirir os equipamentos que viabilizam esta atividade. Para isso você vai precisar de panelas com profundidade, colheres, máquina de fazer coxinha, garfos, facas, frigideiras, espumadeiras, mesas com tampo de mármore, pia, geladeira, freezer e fogão industrial.

Além dos utensílios para a cozinha, também é preciso comprar os artigos para o setor administrativo que é mesa e cadeira para o escritório, computador com internet, impressora e telefone, que viabilizam a negociação com os fornecedores e com os consumidores.

5- Matéria-Prima Para Fabricação de Coxinha

Para fabricar as coxinhas é preciso adquirir a matéria-prima, que é bem simples e pode ser encontrada no mercado por um valor bastante acessível. Em todo o caso, antes de realizar as compras é recomendado fazer uma pesquisa para encontrar os fornecedores mais adequados ao seu perfil.

Os produtos para trabalhar com a fabricação de coxinha são farinha de trigo, manteiga, caldo de galinha, carne de frango, extrato de tomate, cebolinha, salsinha, queijo catupiry. Também, pode-se adquirir óleo para a fritura, papel toalha, além de bandeja e papel filme para a embalagem.

Caso a produção seja em pequena quantidade, tudo bem comprar no supermercado os itens, contudo, ao começar a produzir em maior escala, comprar diretamente dos fornecedores traz uma diferença no preço do produto muito grande, tornando-se obrigatório!

6- Divulgação da Fábrica de Coxinha

Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio. Em se tratando da fábrica de coxinha também é importante investir na divulgação do negócio. Inicialmente, este processo pode ser feito através de um site e também nas páginas das redes sociais.

Tem dificuldades de como fazer? Confira nosso texto sobre como usar o twitter como ferramenta de divulgação.

No começo, o ideal é fazer uma pesquisa de quem são os clientes em potencial na sua região e posteriormente entrar em contato para ofertar os seus produtos, fazendo negociações especiais para montar a sua cartela de consumidores.

Ter vendedores nas ruas para entrar em contato com seus potenciais clientes costuma ser uma das formas mais efetivas, contudo, também é considerada a de maior dispêndio financeiro.

E Você, Pronto Para Começar Sua Fábrica de Coxinha? Conte-nos!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. ESTIMADOS SEÑORES,
    HE LEIDO SU DESCRIPCION DE COMO PONER UNA FABRICA DE COSINHAS ESTILO BRASIL, NOSOTROS ESTAJOS EN LIMA PERÚ Y DESDE HACE TIEMPO QUISIMOS PONER ESTE NEGOCIO, AHORA CON SUS COMENTARIOS ESTAMOS MAS ANIMADOS A EMPEZAR EL NEGOCIO, GRACIAS POR SUS INDICACIONES Y SI TIENEN A BIEN INFORMARNOS DE OTROS TIPS PARA SACAR ADELANTE LA FABRICA LES AGRADECEREMOS MUY DE VERAS.
    SALUDOS Y GRACIAS POR SUS CONSEJOS, DIRIJANSE A MI CORREO:PROBEL@SPEEDY.COM.PE.
    SALUDOS ATTOS.

DEIXE UMA RESPOSTA