Dicas de Segurança no Trabalho

Dicas de Segurança no Trabalho
Dicas de Segurança no Trabalho

Hoje em dia, muito se ouve falar sobre segurança no trabalho. O termo consiste em um conjunto de medidas que são adotadas pelos empreendimentos visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais e outros problemas que podem acontecer dentro e fora do ambiente de trabalho. Ainda há a preocupação com a integridade e a capacidade de trabalho dos funcionários. Aqui você verá algumas dicas de segurança no trabalho que vão ajudar o empreendedor na construção de um sistema de segurança para a melhoria de sua empresa e o bem-estar de seus funcionários.

Dicas de Segurança no Trabalho – Cuidados com Incêndios

As causas principais de um incêndio são as descargas elétricas, atmosféricas, falhas humanas por descuidos e sobrecarga nas instalações elétricas de casas e apartamentos. O desconhecimento ou irresponsabilidade da população é um fator bastante importante de ser precavido e o empreendedor deve começar a identificar estes problemas a partir da própria entrevista de contratação. As principais formas de combater os incêndios ajudam a salvar vidas e bens patrimoniais.
Quanto aos cuidados básicos, podemos dizer que o fumo deve ser vetado dentro do ambiente de trabalho. O cigarro é um forte veneno para a saúde das pessoas que fumam e até mesmo as que estão perto de quem fuma, os chamados fumantes passivos. Além disso, o cigarro mal apagado pode cair em locais com materiais inflamáveis ou até mesmo por descuidos esbarrar em tecidos, começando um incêndio.

Somente pessoas habilitadas devem fazer consertos em relação à instalação do gás. Os bujões são uma grande causa de incêndios em território nacional e até mesmo em outros países. Caso o estabelecimento seja destinado à gastronomia, algumas regras do uso de gás devem ser cumpridas para assegurar a segurança de funcionários e clientes.

Extintores de incêndio devem ser apropriados para o local, com bicos e válvulas da tampa, desentupidos, sem vazamentos e acesso aos extintores desobstruído. Pode ser incorporado ao estabelecimento algumas instalações fixas de combate a incêndio, como detector de fumaça, detector de chama, detector de temperatura e chuveiro automático. O alarme de incêndio também é muito usado, podendo ser manual ou automático. As verificações dos alarmes devem ser feitas periodicamente conforme instruções do fabricante e a edificação deve ter um plano de ação para o abandono do local.

Dicas de Segurança no Trabalho – Primeiros Socorros em Lesões

Os primeiros socorros como o próprio nome diz são conjuntos de técnicas que qualquer pessoa pode fazer diante de um acidente específico. Quanto às lesões, temos 4 tipos fundamentalmente: contusão, luxação, entorse e fratura. Primeiramente, deve-se saber que o paciente não deve ser movido caso não haja o conhecimento da lesão. Não se deve também dar álcool ao acidentado, nem estimulantes. A vítima deve ser removida com imobilização, o que geralmente é feito pelo Corpo de Bombeiros. Sentar ou levantar a vítima não é o aconselhável. Caso não haja a possibilidade de imobilização, o recomendado é cobrir e aquecer a vítima. No caso de hemorragias, o ideal é a compressão da parte para diminuir o sangramento, com pano limpo. As fraturas devem ser imobilizadas a partir de talas improvisadas, e o passo a seguir é chamar a ambulância ou remover a pessoa para um ambulatório de emergência de acidentados.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É muito comum que as pessoas se acidentem e comprometam a coluna a partir de uma lesão. O ideal é não virar a vítima e observar a respiração. Caso seja necessário, a respiração boca a boca deve ser feita, e o empreendedor que deseja investir nestas principais formas de prevenção pode treinar funcionários ou até mesmo contratar um profissional técnico em segurança do trabalho. Na falta de socorro, a lesão de coluna  evita abalos no transporte se transportado o paciente com maca ou padiola. As lesões de pescoço em segurança no trabalho merecem imobilização com coleiras.

Dicas Simples de Segurança no Trabalho

Distrair-se é um dos maiores fatores de acidentes. Trabalhar sempre com atenção é um dos fatores de segurança para evitar acidentes no trabalho. A oficina deve ser sempre um local utilizado apenas para trabalho. Brincadeiras devem ser deixadas de lado para as horas de lazer. Os olhos quando perdidos não podem ser mais resgatados, e por isso é sempre recomendado a utilização de óculos em relação a práticas perigosas. Fazer tudo com paciência e calma contribui ainda para que a segurança esteja assegurada no trabalho, sendo a pressa completamente inimiga da perfeição gerando situações de risco.

As dúvidas quanto a algum serviço devem ser sanadas com um profissional experiente antes de começar uma atividade que não se tenha pleno domínio. Por falta de conhecimento, muitas pessoas se submetem a situações de risco no trabalho, e o empreendedor deve zelar pela segurança do pessoal adotando as melhores formas de segurança e prevenção de acidentes.

Máquinas e Equipamentos – Dicas de Segurança no Trabalho

As máquinas e equipamentos de segurança que são utilizados no trabalho devem estar completamente inteiras e sem defeitos. Caso o funcionário veja algo de errado, sua obrigação é avisar a um superior para que as melhorias sejam feitas. As ferramentas também devem estar em bom estado de conservação, evitando acidentes como cortes e perfurações. É de responsabilidade do funcionário também zelar por sua segurança, evitando fumar dentro do local de trabalho, assim como praticar atos perigosos principalmente perto de objetos cortantes e materiais inflamáveis.

Diversos estabelecimentos muito antigos ainda acumulam máquinas inviáveis para trabalho, caracterizando um problema a segurança dos seus funcionários. O ideal é trocar o equipamento por máquinas novas, o que geralmente não acontece.

Dicas de Segurança no Trabalho – Responsabilidades do Funcionário

É bom sempre lembrar que a vida das pessoas são tão preciosas quanto a nossa. As práticas essenciais de segurança servem para cuidar de um coletivo. É aconselhável deixar para o eletricista a parte de serviços de eletricidade. Muitas pessoas acham que podem dar um jeitinho numa fiação ou algum equipamento elétrico ainda ligado na tomada, causando uma série de acidentes que podem ser fatais. É necessário que haja o conhecimento por parte das pessoas que trabalham no mesmo local de números de ambulâncias e do Corpo de Bombeiros, assim como um telefone válido para a ligação para estes órgãos no caso de emergências. É essencial ainda que os funcionários antigos expliquem e orientem os novos funcionários em sua chegada a empresa das principais formas de se combater os principais imprevistos que possam acontecer, durante o treinamento. Os equipamentos de proteção deverão ser dados pelo patrão aos funcionários e é responsabilidade de cada um usá-los.

Dicas de Segurança no Trabalho – Empreendedor

O empreendedor precisa saber as principais regras de segurança no trabalho, pois é ele que está começando um negócio e é responsável pela segurança de seus funcionários. Pode ser necessária a contratação de um profissional de segurança do trabalho para propor soluções e prevenções específicas para cada estabelecimento, mas caso não haja tanto perigo de gravidade como numa loja de roupas, por exemplo, pode-se adotar apenas algumas práticas mais frequentes de acidentes que podem acontecer neste espaço. Em todo o Brasil, diversos cursos e palestras dão dicas e informações específicas para ensinarem os empreendedores a lidarem com estas situações. Muita gente deixa de lado a segurança no trabalho, mas a partir de algum acidente os gastos podem ser maiores do que aparentam.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA