Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Camiseteria

CamiseteriaProcurando por um bom negócio para investir? Talvez a camiseteria seja sua chance! Confira.

O setor do vestuário é um dos pilares da economia brasileira, com certeza. Você quer investir em um negócio rentável? Uma boa alternativa é recorrer à esta área de atuação. No entanto, assim como qualquer tipo de negócio, é necessário selecionar um determinado segmento para trabalhar, que são muitos no caso do setor de roupas e acessórios.

Uma das receitas mais utilizadas para se dar bem no meio empresarial é unir uma atividade já tradicional com um método inovador, o qual pode ser aplicado tanto na produção quanto nas vendas. Seguindo este caminho, na área de vestuário pode-se citar as empresas que operam como camiseterias, que são responsáveis por desenvolver camisetas personalizadas, trabalhando de acordo com o perfil de cada consumidor.

Quer aprender mais sobre maximização e efetivação nas vendas? Leia nosso texto sobre como vender mais e melhor.

O ramo de camiseterias é uma atividade que vem crescendo no Brasil e segue como uma tendência para os próximos anos. Há diversas vantagens em investir neste tipo de negócio, principalmente no que diz respeito aos custos financeiros, visto que os gastos iniciais são relativamente baixos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Focar os esforços em desenvolver camisetas é uma atividade que pode ser bastante lucrativa, dependendo muito da criatividade do empresário. Focar em segmentos é importante, até mesmo para que se consiga atingir um maior nível de “conexão” com seu público, já que, caso você desenvolva camisetas divertidas e com dizeres joviais, raramente conseguirá fazer adultos assimilarem sua marca como algo atrativo para eles, mesmo que seja. Através desse negócio é possível que o cliente faça sua camiseta, podendo ter Camisetas Diferentes.

Com o objetivo de lhe proporcionar mais conhecimento para abrir sua própria camiseteria elaboramos esse texto com mais informações e dicas sobre como montar uma camiseteria. Confira abaixo!

O Que é Uma Camiseteria?

As camiseterias é um tipo de negócio que vem ganhando espaço no Brasil, mas ainda é um termo relativamente novo, sendo usado há aproximadamente uma década. Se você pretende entrar nesta área, é de fundamental importância saber exatamente o que é este negócio. Pois bem, esta atividade pode ser montada em forma de empresa física ou virtual, que trabalha exclusivamente com a personalização de camisetas, tanto para homens quanto para mulheres.

A camisetaria fornece as camisetas e as personaliza de acordo com o seu segmento ou às necessidades dos seus consumidores. As personalizações podem ser realizadas de diferentes formas como, por exemplo, através da inserção de frases, imagens, apliques de bordados, pedrarias, strass, entre outras possibilidades.

Para montar uma camiseteria será preciso ter os equipamentos certos e o fundamental é, sem sombra de dúvidas, a máquina de estampar camisetas. Além disso, será interessante se você tiver um profissional de web design no seu negócio, pois assim conseguirá criar estampas mais interessantes para o seu público alvo, maximizando os rendimentos e atingindo o sucesso do seu negócio.

Por Que Montar Uma Camiseteria?

Há diversos motivos que servem de incentivo para quem deseja montar uma camiseteria. Em primeiro lugar, porque se trata de um negócio que está em expansão, tendo uma boa perspectiva de crescimento e faturamento para os próximos anos. Portanto, é uma área considerada segura para se investir.

Além disso, a camiseteria é uma modalidade de negócio bastante democrática, visto que pode ser montada de formas diferentes. Por exemplo, você pode optar por trabalhar apenas com uma loja física ou disponibilizar os seus serviços na internet, através de um site comercial. Também é possível trabalhar com um público genérico, ou seja, amplo, ou selecionar uma fatia específica.

Caso você não saiba exatamente como trabalhar com as vendas pela internet, veja nosso texto sobre como montar uma loja virtual.

Como Funciona Uma Camiseteria?

Um dos fatores que tem ajudado a atrair investidores na área de camiseterias é o fato de ser uma atividade pouco complexa de se realizar. O formato do empreendimento é muito simples, basta dispor de uma camiseta lisa, de qualquer cor e colocar em uma máquina de estampar para imprimir uma imagem que é previamente preparada.

A estampa para camisetas pode ser feita basicamente de duas formas, sendo a partir de serigrafia que é o método mais antigo ou através de máquinas de estampar, que são mais modernas e práticas, economizando dinheiro, trabalho e aumentando a sua capacidade de produtividade e, consequentemente, lucros.

Como Montar Uma Camiseteria?

Depois de saber como funciona uma camisetaria é preciso conhecer mais sobre a estrutura necessária para que a execução da atividade seja viável, o que permite que o negócio seja planejado com eficiência para render bons frutos. Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas de como montar uma camiseteria.

1- Capital Necessário Para Abrir Uma Camiseteria

Quando se fala na abertura de um negócio, uma das primeiras coisas que se deve pensar é no capital necessário para fazer funcionar de acordo com o planejamento. Se você não tem muito dinheiro, esta modalidade de empresa pode ser uma excelente opção, visto que custa em média R$ 15 mil reais, o que é um valor baixo, mas que permite montar uma estrutura adequada, com aparência atrativa.

Destes R$ 15 mil reais, é preciso reservar uma quantia para comprar o maquinário utilizado para personalizar as camisetas como, por exemplo, a máquina de imprimir estampas e demais ferramentas para realizar cortes e apliques nas roupas bordadas, franjas e strass.

2- Local Apropriado Para Abrir Uma Camiseteria

A escolha do local para instalar a sua empresa é um ponto essencial, pois ele pode contribuir para o seu sucesso ou fracasso. Portanto, nesta fase é necessário tomar inúmeros cuidados para não errar. Primeiramente, você deve optar por um lugar que seja acessível para os seus consumidores e fornecedores, o que facilita a realização de vendas e reabastecimento do estoque.

O ideal é que o local selecionado para abrir a sua camiseteria esteja fixado nos centros urbanos, onde haja uma maior aglomeração de pessoas, o que funciona como uma estratégia para atrair o seu público. Com relação ao espaço interno, o lugar deve contar com uma estrutura para atender os clientes, uma para comportar o estoque e um escritório para realizar as tarefas administrativas do negócio.

Também, é de suma importância aprender como trabalhar a vitrine do seu negócio, já que esta servirá como um “atrativo” às pessoas que passarem na frente. Veja nosso texto focado em ensinar como decorar a vitrine.

Caso você esteja procurando comprar um ponto comercial, tome muito cuidado, é um passo arriscado e que precisa ser bem planejado e estudado, veja nosso texto sobre cuidados ao comprar um ponto comercial.

3- Documentos Para Abrir a Camiseteria

Abrir qualquer tipo de empresa é um processo bastante burocrático e até mesmo trabalhoso, mas que é de suma importância para que as atividades sejam realizadas com segurança. Afinal de contas, você não quer interromper o seu negócio e ainda ser multado por não estar nas conformidades da lei, não é mesmo?

A camiseteria funciona como um comércio comum, o que diminui um tanto da burocracia necessária para abrir as portas. Neste caso, você vai precisar de um CNPJ para funcionamento, que deve ser retirado na Receita Federal, abertura de firma registrada que é solicitada na prefeitura da cidade e de um cadastro na Associação Comercial.

Para finalizar a parte da documentação, também é recomendado abrir uma conta bancária em nome da empresa, o que possibilita aceitar depósitos e solicitar cartões de crédito, o que facilita o andamento das suas atividades, bem como a realização ou recebimento de pagamentos.

Também, procure contratar um bom escritório de contabilidade para fazer a declaração de imposto de renda da sua empresa, pois, do contrário, caso venha a ter de prestar informações para a Receita Federal, provavelmente terá de pagar multas e o valor ficará ainda mais alto.

4- Materiais Necessários Para Abrir Uma Camiseteria

Para colocar o seu negócio para funcionar é necessário adquirir os materiais necessário para abrir a camiseteria. Em primeiro lugar, você vai precisar de equipamentos básicos como, por exemplo, computador com acesso à internet, telefone, mesas para escritório e para a realização das personalizações, cadeiras, caixa operacionais, balcões e vitrines.

Para executar a atividade é preciso comprar os equipamentos para desenvolver as estampas e aplicá-las, começando por um software que permite a criação de desenhos personalizados até uma máquina para estampar camisetas, além de acessórios que auxiliam nas aplicações feitas nas peças.  Quem vai trabalhar com personalizações que vão além de estampas, também deve adquirir máquina de costura, tesouras e linhas.

5- Marketing da Camiseteria

A camiseteria é uma modalidade de negócio considerada de porte pequeno, mas não é por isso que ela não merece divulgação, muito pelo contrário, é recomendado investir fortemente em publicidade para propagar a sua marca e chegar ao conhecimento do maior número de pessoas possível.

O marketing da camiseteria pode começar de maneira simples, com uma placa com boa sinalização do negócio, deixando-o bem evidente. Além disso, também é importante investir na confecção de panfletos, na disponibilização do negócio em um site e nos perfis nas redes sociais, onde é possível entrar em contato com o seu público-alvo, captando as suas necessidades e posteriormente trabalhando para atendê-las.

Já Decidiu Montar a Sua Camiseteria? Conte-nos Como Está Sendo Esse Novo Negócio Para Você.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA