4 motivações para iniciar um negócio que não dão certo

Por:

4 motivações para iniciar um negócio que não dão certoTodo mundo já pensou que teve a melhor ideia da sua vida para ficar rico, mas algumas motivações podem não dar certo para iniciar um negócio. Por algum momento você já pensou na sua vida que teve a melhor ideia do mundo e acha um absurdo que ninguém tenha pensado nisso antes. Você também já deve ter pensado se tal loja fosse sua, você já estaria rico. Infelizmente nada é tão fácil e apenas uma observação superficial não é sinal de sucesso absoluto. E nem toda ideia de negócio é tão boa que pode te tornar um empreendedor de sucesso em menos de um mês, por mais provável que isso pareça em sua mente.

A motivação deste artigo é um fato bem marcante: mais de 50% de novas empresas falham no primeiro ano. Os motivos são: mau planejamento, uma ideia não tão sólida ou simplesmente perda de motivação, abandonando o projeto. Hoje vamos enumerar algumas dicas de razões para o seu negócio não dar certo. São ideias e motivações as quais não devem ser seguidas, pois podem finalizar em falência ou fechamento antes mesmo de ter começado. Às vezes a sua ideia é mesmo ótima, mas caso seja feita de outra forma, pode dar super certo.

Começar um negócio pela sua paixão pelo tema

Trabalhar com o que se gosta é ótimo, mas começar um novo negócio por conta disso pode não ser uma boa opção. Às vezes pensamos que podemos fazer diferente dos demais, simplesmente porque amamos o tema e começamos algo com verba ideal, empenho, motivação e nada de conhecimento.

As motivações ideais para um bom empreendedor não é paixão pelo seu segmento profissional, mas conhecimento da concorrência para perceber ali um nicho não explorado. Você pode amar fotografia, mas havendo mais de dez estúdios em seu bairro, dificilmente o seu empreendimento irá sobreviver mais de um ano. Procure se motivar por estar em um ramo ainda não explorado e gostar do tema, não apenas por ser apaixonado por seu negócio ou querer ser seu próprio chefe.

Abrir uma empresa por entusiasmo

Todo mundo quer ser seu próprio chefe e a ideia faz qualquer um ficar muito feliz. Mas esta é a melhor opção mesmo? Talvez não seja. Por isso, é melhor procurar outras motivações para abrir uma empresa que apenas a sua felicidade em não ter mais chefe. Motivação de querer fazer diferente ou se identificar com um ramo de negócio, são sentimentos passageiros e podem ir por terra na primeira dificuldade de caixa ou nos problemas em gerenciar a equipe. Melhor amadurecer a ideia e não agir com entusiasmo.

Informação Importante:

Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Uma dica para enfrentar tal problema é esperar ao menos três meses, um bom período para estudar e verificar o quão boa é sua ideia de novo negócio. Dê a si mesmo um tempo para ler sobre o assunto na Internet, conversar com pessoas já consolidadas no ramo e também entender um pouco mais sobre o assunto. Alguns empresários passam mais de um ano planejando um novo negócio, e 90 dias pode ser o tempo necessário para estudar a ideia e te privar de um investimento errado, caso os números mostrem um entusiasmo fadado ao fracasso.

Montar um negócio com sucesso comprovado

Vamos a um exemplo prático. No Brasil, a empresa Peixe Urbano foi a pioneira no setor de compras coletivas e por isso, tinha mais de um milhão de acessos ao dia. Ela era única, em um mercado não explorado e seu sucesso comprovado. Porém, com menos de um ano apareceram mais de 100 sites de compras coletivas. Com isso, a concorrência aumentou e com certeza todo mundo está disputando mano a mano os clientes da web. Resultado? Lucro baixo e repartido para todo mundo.

A este tipo de negócio chamamos de modismo, com lucro passageiro. Alto valor entrando no caixa no começo, até todo mundo aprender o segredo, fazer igual e o cliente buscar os mais baratos. O sucesso pode durar em média um ano, com sorte. O mesmo aconteceu com os provedores de Internet, até serem criados os gratuitos e muitas empresas quebraram ou estão vivendo de outros serviços menores para não cair em falência.

Outro exemplo é tentar repetir um modelo de sucesso de empreendimento. Exemplo: o Orkut. Rede social pioneira, depois dela surgiram mais de 50 outras redes sociais em menos de dois anos. A menos que você faça melhor, caso do Facebook, você será considerada uma versão piorada e dificilmente irá se sobressair. Não nos lembramos de outras redes sociais concorrentes do Orkut, não é mesmo?

Começar um negócio sem conhecer nada sobre o tema

Montar uma loja não é simplesmente vender. Ter uma ideia de produto não é simplesmente fazer o produto, embalar e sair vendendo. Ter motivação não garante o sucesso do empreendimento. O ideal para fugir do fracasso logo nos primeiros meses é fazer um curso de empreendedorismo e ler bastante sobre temas relacionados à abertura de uma empresa, como documentação, criação de marca, o que seria um caixa, como pagar aos funcionários, além de noções de finanças.

Conhecer o seu segmento é importante também. Não venda algo que não tenha ideia de como é feito. Um exemplo disso, são as camisetas da copa do mundo, um negócio bem específico e ligado a uma determinada época. Você não conhece o setor, a média de venda e investe em 500 camisetas para venda, conseguindo a saída de apenas 100. O pior é que seu produto não será mais comprado, pois a cada nova Copa do Mundo existe um novo padrão de camisa. Além de não lucrar, o empreendedor ainda teve prejuízo. Por mais simples que seja o tema em questão, todo cuidado é pouco.

O que achou das motivações  para iniciar um negócio que não funcionam? Deixe seu comentário.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



FIQUE ATUALIZADO!
Gostou do Artigo? Receba Nosso Melhor Conteúdo Diretamente No Seu E-mail!

8 comentários sobre “4 motivações para iniciar um negócio que não dão certo
  1. Marcia Barbam disse:

    Faz 5 anos que estou nesse ramo, mas tenho uma pequena loja dentro de um centro de beleza, agora quero ter minha propria loja. Procuro estar atualizada nas tendencias das próximas estações com meses de antecedêcia.

  2. Marcia Barbam disse:

    Sempre escolho as peças pessoalmente, me preocupo em atender moda jovem, jovem Senhora, para fortinhas e moda praia no alto verão.

  3. cicero disse:

    Oi, achei bem legal, apensar de já ter essa ideia, mas vou buscar mais sobre finanças, valeu, muito bom!

  4. Daniela Santana disse:

    Adorei os toques, parabéns!!!

  5. gerson disse:

    deve ter mais motivações além detas 4, mas estas são suficientes para pensar muito antes de gastar tudo no negócio dos sonhos. Aquela frase “se deve trabalhar no que gosta sem pensar no dinheiro que ele acaba vindo naturalmente ” não funciona mais. (minha funilaria, sem lucro)A maior dica para vc iniciante:- se tiver 100000 invista só 50 %, se tiver 5000 invista só 50 %. Só se investe tudo quando dá certo.

  6. anine disse:

    vlw foi d muita ajuda

  7. laurentina Campos disse:

    Gostei muito das dicas. A 7 anos que sou administradora de uma creche mais ela não desenvolve, a creche tem capacidade para umas 150 crianças mais sou consigo atingir 40 ou 45 crianças e vivo sempre no aperto e não sei o que fazer porque estou muito desmotivada, não tenho tido lucros e preciso muito de ajuda. Por favor

    • Vinícius disse:

      Olá Laurentina! Possivelmente você não tem lucro ou ele é pequeno pela baixa utilização da capacidade instalada. Você está utilizando apenas 30% da capacidade da creche. Pode ser que o mercado consumidor da região onde está sua creche seja pequeno mesmo. Para chegar a uma solução é preciso estudar o mercado, perfil do cliente, onde mora, o que é importante para ele, hábitos de consumo, etc. Minha sugestão é que você contrate uma consultoria empresarial. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

DIGITE SEU

E-MAIL PARA RECEBER

740
IDEIAS
DE NEGÓCIOS

GRÁTIS Para Cada Visitante

Fábrica de caixas de papelão

Fábrica de caixas de papelão

Para quem está pensando em abrir um negócio próprio, por que não ...
Como montar uma academia

Como montar uma academia

Em busca da boa forma, do corpo perfeito e da vida saudável, mui...
Loja de bijuterias

Loja de bijuterias

Já pensou em ter uma loja de bijuterias? Dá-se o nome de bijuteri...

Curta O Novo Negócio!

14 fábricas para montar com até 10 mil

14 fábricas para montar com até 10 mil

Iniciar a fabricação de um produto é a possibilidade de montar um...
5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

5 Dicas de Ouro Sobre Empreendedorismo Que Eu Uso

Segundo números do IBGE 44% dos brasileiros sonham em ter seu pró...
50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

50 idéias de negócios para abrir com pouco dinheiro

Portanto, a primeira coisa a ser feita é pesquisar que tipo de ne...
20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

20 Ideias de Negócios Para Mulheres Empreendedoras

Existem alguns negócios que são próprios para mulheres, podendo s...
Como elaborar um plano de negócios‏

Como elaborar um plano de negócios‏

Ao elaborar um plano de negócio você transforma ideias frequentem...

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 410.552 Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)