6 Passos Para o Controle Financeiro Pessoal

Controle Financeiro PessoalDificuldades financeiras? Pratique o controle financeiro pessoal ensinado e escolha como deseja viver sua vida!

Você tem um sonho que gostaria muito de conquistar como, por exemplo, viajar pelo mundo, mas para que o seu desejo se torne realidade precisa de dinheiro? Pois bem, a primeira coisa a se fazer é ter em mente que nada é impossível, basta se planejar, independente da sua condição financeira atual.

Para conseguir dinheiro suficiente para viajar, trocar de carro ou comprar a sua casa própria ou simplesmente fazer uma poupança, é necessário promover mudanças de hábitos em sua vida.

Você é do tipo que adora gastar, mesmo com o que não tem real necessidade? Então é melhor começar a dar adeus a este comportamento, pois é fundamental se tornar uma pessoa mais regrada no que diz respeito aos seus gastos.

As finanças pessoais são tratadas com muita simplicidade, mas somente quem já teve dificuldades no assunto sabe que, de fácil, não tem nada! Administrar seus rendimentos de forma a pagar todas as contas, ter uma vida confortável e ainda guardar parte dos recursos é algo que, para muitos parece impossível, e realmente, é difícil! A situação fica ainda pior quando se tem outros membros no grupo familiar, neste caso, por mais que você seja uma pessoa que exerça o controle financeiro pessoal, terá dificuldades de fazer com que os outros também o tenham.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para economizar e conseguir realizar os seus objetivos é preciso fazer um controle financeiro pessoal. Essa prática consiste em conseguir fazer com que o dinheiro seja empregado no que realmente é essencial e, ao mesmo tempo, sobre parte dos recursos para guardar, utilizando-se de fiscalização e otimização dos seus gastos.

Eu sei, não é uma tarefa fácil e é preciso muita disciplina, autocontrole e planejamento. Também sei que é totalmente possível e que você consegue! Por isso criamos esse texto voltado para auxiliá-lo nessa tarefa tão difícil que é estabelecer o controle financeiro pessoal na sua casa. Pronto? Vamos lá.

O Que Controle Financeiro Pessoal?

Antes de qualquer coisa, para que você possa economizar e finalmente conquistar os seus objetivos, é necessário compreender o que de fato é o controle financeiro pessoal.  Como o próprio nome sugere, trata-se do ato de controlar e fiscalizar os gastos e receitas financeiras de um indivíduo, tendo como objetivo otimizar a aplicação do dinheiro, de modo que ele seja mais bem aproveitado.

Uma única pessoa pode possuir débitos com diferentes empresas, não é mesmo? Por exemplo, tem-se que arcar com a conta de luz, água, alimentação fora de casa, entre outras coisas. Pensando nisso, para que se torne mais funcional o controle financeiro pessoal é constituído por etapas, que juntas são capazes de produzir melhores resultados de economia.

Por Que Fazer Um Controle Financeiro Pessoal?

O controle financeiro pessoal pode ser feito por diferentes motivos. Você quer viajar para fora do país, trocar de carro, ir morar na sua casa própria, poupar dinheiro ou simplesmente se livrar de uma avalanche de contas? Esses são apenas alguns dos motivos que podem servir de estímulo para que você passe a controlar mais os seus rendimentos financeiros.

Ao fazer o controle financeiro pessoal, você terá total conhecimento sobre as suas receitas, ou seja, as quantias em dinheiro que recebe mensalmente e também dos gastos. A partir destas informações é possível estabelecer metas para alcançar os seus objetivos, deixando de gastar com as coisas supérfluas e passando a investir no que realmente vai lhe trazer benefícios.

Como Fazer o Controle Financeiro Pessoal

Você está decidido a mudar a sua vida financeira, deixar as dívidas para trás e respirar tranquilo com uma reserva de dinheiro na sua conta? Então, uma excelente alternativa é colocar o controle financeiro em prática.

O controle financeiro pessoal segue um passo a passo, uma espécie de etapas que precisam ser estabelecidas, somente assim você conseguirá atingir os resultados esperados. Cuidado para não pular as etapas objetivando o resultado final, pois irá fracassar. É preciso seguir passo a passo, etapa por etapa. Pronto para as etapas do controle financeiro pessoal:

1- Receitas e Despesas no Controle Financeiro Pessoal

Iniciar já é um grande passo.

A primeira e talvez mais importante atitude em direção ao controle financeiro pessoal é ter total conhecimento sobre as suas receitas e despesas. Comece pelas receitas, ou seja, todos os rendimentos que você obtém durante o mês. Saiba qual é o total do seu salário. Se existirem outras fontes de rendimento é recomendado somar com o seu ordenado.

Para facilitar, você pode utilizar uma planilha do Excel, já que é simples de mexer, pode-se utilizar fórmulas básicas e ao mesmo tempo você terá salvado todos os seus dados de forma rápida e segura.

Na sequência, você deve conhecer todas as suas despesas. Faça uma lista de todos os seus gastos mensais como, por exemplo, luz, água, internet, compras do supermercado, transporte, alimentação fora de casa, entre outras coisas. Para que o controle seja mais eficaz é indicado criar uma planilha, em que os gastos e os valores sejam especificados. Dessa maneira você pode se programar para pagar as dívidas, evitando que elas se acumulem e acabem gerando juros, os quais irão torná-las ainda mais caras.

2- Compare Preços Para Manter o Controle Financeiro

Você é do tipo de pessoa que quando vê um produto que deseja muito vai logo comprando sem pensar em nada? Saiba que esta atitude pode estar contribuindo para que você gaste mais dinheiro do que o necessário. Portanto, o mais recomendado para controlar a sua vida financeira é comparar o preços antes de comprar a mercadoria do seu interesse.

Ao sair para comprar um produto é necessário ir verificar o seu preço em pelo menos três lojas. Após adotar esta atitude, ao longo de um ano, a tendência é que você economize entre 10 e 20% das suas receitas, o que, a princípio, pode parecer pouco, mas que representa uma boa economia anual.  Uma maneira fácil de pesquisar os preços é usar a internet, que ajuda a poupar tempo.

Também, uma fórmula desenvolvida e realmente brilhante é jamais comprar algo no dia que você o viu, espere, pelo menos, 2 dias. Com isso, seu inconsciente já não está mais suscetível às propagandas e linguagens subliminares, fazendo com que você realmente análise, de forma consciente, a necessidade e pertinência de determinado produto.

3- Excluir os Gastos Supérfluos É Fundamental no Controle Financeiro Pessoal

Você já teve aquela sensação de que gastou um monte durante o mês, mas não viu onde o dinheiro foi parar, ou seja, os benefícios dos produtos que adquiriu? Muito provavelmente você empregou o seu dinheiro em coisas supérfluas, que são os principais vilões de quem deseja economizar dinheiro ou se livrar das dívidas.

Sendo assim, para controlar as finanças pessoais é necessário que você exclua os gastos supérfluos. Antes de comprar um produto, crie o hábito de se perguntar se você realmente precisa dele e quais os benefícios que irão trazer para a sua vida. Somente se o item for indispensável e te trazer vantagens reais se deve seguir com a compra. Para evitar cair em “armadilhas” é indicado fazer uma lista de mercadorias que você precisa antes mesmo de sair de casa para não se distrair na loja.

4- Pagar à Vista é a Chave do Controle Financeiro Pessoal

Os cartões de créditos se tornaram uma das formas mais fáceis de comprar produtos, veja, você pode parcelar em até 18x sem juros, com isso, algo que desnecessário que custe R$ 1.000,00 reais, sairá apenas por R$ 55,00 reais. Nossa, parece uma verdadeira maravilha, mas não é! Você não precisa dele, é supérfluo, além disso, irá cumular e cumular cada vez mais compras e, ao final, perceberá que tem um custo mensal incrivelmente alto e difícil de pagar.

Uma das principais recomendações dos especialistas em economia é tentar realizar todas as suas compras à vista, isso é essencial para evitar o acúmulo de compras e de possíveis juros que podem gerar uma dívida que tem que ser paga ao longo de vários meses, impedindo que você empregue o dinheiro da parcelo em algo que seria mais vantajoso.

Não vê mais soluções para pagar suas contas? Confira nosso texto sobre como conseguir um financiamento.

Levando isso em consideração, é recomendado que você faça uma pesquisa de preços do produto que pretende adquirir e, posteriormente, guarde o dinheiro e tente pagar à vista. Para atingir este objetivo é recomendado economizar mensalmente até adquirir o valor total para conseguir realizar a compra.

5- Estabeleça Metas Para o Controle Financeiro Pessoal

Economizar dinheiro não é uma tarefa fácil, tanto é que muitas pessoas possuem esse mesmo objetivo e acabam declinando no meio do caminho e voltam a gastar de forma descontrolada novamente. Uma das melhores maneiras de evitar que isso aconteça é estabelecendo metas a serem alcançadas para o controle financeiro pessoal.

Por isso, determine qual é o motivo pelo qual você deve poupar dinheiro como, por exemplo, viajar para fora do país com a família, começar um curso na faculdade, entre outras coisas. Dessa maneira você terá um incentivo maior para economizar, pensando duas vezes antes de fazer gastos supérfluos.

Outro ponto importante é sempre estabelecer novas metas após concluir a inicial, esse é um dos principais erros cometidos por quem consegue, finalmente, atingir o objetivo de controle financeiro pessoal.

Quando você não estabelece nova meta e permanece fazendo o controle financeiro pessoal, acaba por se “desligar” da forma correta de ter sua vida e volta a ter a mesma rotina de desorganização, contraindo novas dívidas.

6- Analise o Seu Controle Financeiro Pessoal

Para que o seu controle financeiro pessoal realmente dê certo é preciso que haja controle de fato. Tendo isso como base, é recomendado que você crie o hábito de analisar o seu plano de economia mensalmente. Veja o quanto você conseguiu poupar durante o mês e quanto ainda falta para atingir os seus objetivos.

Pronto Para Estabelecer o Controle Financeiro Pessoal e Mudar sua Vida Financeira Para Sempre?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA