Como juntar dinheiro

Como juntar dinheiro
Aprenda como juntar dinheiro com as nossas dicas e faça sua poupança

Como juntar dinheiro: 9 dicas que funcionam

Aprender como juntar dinheiro é fundamental para ter uma vida tranquila, organizada e conseguir atingir as metas. Mas como fazer isso? O que é preciso para juntar dinheiro?

Esta é uma dúvida comum e algumas dicas podem ajuda-lo a mudar sua vida financeira e finalmente ter aquela poupança. Quer saber mais sobre como juntar dinheiro? Confira nossas dicas:

9 Dicas para juntar dinheiro

Reunimos 10 dicas práticas de como juntar dinheiro que irão ajuda-lo, mas lembre-se, depende da sua dedicação e realmente seguir as dicas, pois, embora sejam “simples”, demandam força de vontade e mudança de hábitos/rotina.

  1. Calcule suas finanças

Você já deve ter lido em dezenas de lugares a importância de calcular as finanças e mantê-las anotadas, o famoso “na ponta do lápis”, e também não podemos deixa-la de fora, justamente porque é importante.

O que pode parecer algo tão simples é, na verdade, extremamente difícil de fazer por 3 fatores:

  • Tempo: você não tem tempo sobrando para criar uma planilha e por todas as suas contas em um papel;
  • Falta de disciplina: parece algo surreal conseguir, a cada gasto ou entrada de dinheiro, lançar na sua planilha de organização;
  • Quebrar a ilusão: acredite, esta é a mais comum. Quando você coloca todas suas contas e ganhos em uma planilha, perceberá que sua situação está pior do que imaginava e, para ter chances de revertê-la, terá de mudar hábitos de vida (para modestos) e isso não é prazeroso, consequentemente, seu inconsciente busca impedir o que é “ruim” e passa a mascarar através de desculpas para você não calcular as finanças;

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Comece agora mesmo, este é o passo principal para juntar dinheiro, afinal, como irá juntar dinheiro se não tem ideia de quanto gasta e tão pouco o que realmente ganha?

  1. Estabeleça as metas e objetivos

Estabelecer metas curtas a serem atingidas e objetivos (longo prazo) é fundamental para que consiga juntar dinheiro. Até seu próprio inconsciente “leva mais a sério” guardar dinheiro se você estabelecer o quanto, metas e objetivos.

Veja um exemplo clássico, quantas vezes já ouviu ou até mesmo disse “vou juntar dinheiro”? Agora, quantas vezes conseguiu? A verdade é que, simplesmente dizer que irá juntar dinheiro é assimilado pelo inconsciente como um simples comentário, para que realmente passe a trabalhar para isso é preciso traçar as metas e objetivos, tornando-o mais concreto.

  1. Tenha bonificações

Crie pequenas bonificações a medida que for atingindo a meta de juntar dinheiro, isso manterá você motivado e ao mesmo tempo com vontade de cada vez atingir mais metas.

Um exemplo de bonificação pode ser ir jantar ou tomar um sorvete com sua família para comemorar ter atingido X valor que desejava guardar.

  1. Reserve parte do seu salário

Seu salário será a principal renda para juntar dinheiro, então é preciso separar, desde já, parte dele para se tornar sua “poupança”.

Muitas pessoas “enlouquecem” e decidem guardar, por exemplo, 60% do salário, rapidamente começam a utilizar do valor guardado e deixam de seguir o seu planejamento.

Por isso, reserve um percentual que realmente pode ser guardado, sugiro, particularmente, 20% a 30%, não mais que isso.

  1. Mantenha a reserva longe de você

Lembre-se, você não deve gastar. Quanto mais fácil de mexer nos recursos guardados maior serão as probabilidades de fazer isso. Por isso, o ideal é deixar o dinheiro em um local que se tornará difícil sacá-lo.

A conta poupança apenas se torna uma boa opção se você não tiver o cartão para sacar. Uma boa dica é sacar os valores e deixar com outra pessoa, isso impedirá de você ir ao banco e sacar todas as vezes que quiser comprar algo e não tenha dinheiro disponível.

  1. Tenha apoio
juntar-dinheiro-apoio-familiar
Para juntar dinheiro é importante o apoio familiar

Você irá juntar dinheiro? Procure apoio! É preciso que todos ao seu redor estejam dispostos a ajuda-lo, fale com sua esposa e filhos, faça-os entender.

Muitas pessoas afirmam que a maior dificuldade de juntar dinheiro é a falta de apoio da família, então, antes de começar, faça uma reunião e explique o motivo de estar juntando dinheiro e como podem ajuda-lo.

  1. Guardar pouco é melhor que nada

É comum desejarmos juntar uma quantia significativa de dinheiro, o que, muitas vezes, é extremamente difícil. Pensa da seguinte forma, se até hoje você não conseguiu guardar dinheiro, agora acha que conseguirá juntar uma soma significativa por quê?

A verdade é que é preciso iniciar aos poucos, pequenos recursos e, posteriormente, ir aumentando o quanto será reservado para as economias.

  1. Corte gastos para juntar dinheiro
cortar-gastos-para-economizar
Uma das formas de juntar dinheiro é cortar gastos para economizar nas despesas

Pode parecer clichê a dica de cortar gastos, mas não é. Esta talvez seja uma das coisas mais difíceis a se fazer pelo simples motivo de ter de diminuir despesas em uma área que, potencialmente, irá lhe reduzir prazeres.

Mas o que diminuir? Como fazer para ter boa redução nos gastos familiares e, ao mesmo tempo, não sentir tanto?

Divida os seus custos em 3 categorias: lazer, redutíveis e fixos.

No tocante ao lazer, corte 30% dos gastos. Perceberá que não será uma diferença abrupta e conseguirá manter sua rotina prazerosa igualmente. Também, pode substituir por programas mais acessíveis ou até mesmo gratuitos, como é o caso de ir ao parque.

Já os redutíveis são aqueles que você pode exercer controle, por exemplo, luz, água, gasolina, entre outros. Basta você se organizar e será possível diminuir pelo menos 20%.

Já os valores fixos não terá como reduzir, neste caso, faça apenas uma relação para saber exatamente quanto gasta, e claro, se tiver algo que possa ser diminuído, faça! Até porque, neste caso, não era exatamente fixo.

  1. Pense em como melhorar a renda

Sim, melhorar a sua renda pode ser a opção mais “fácil” para juntar dinheiro. Talvez no seu emprego não seja possível pedir um aumento, mas, o que acha de uma atividade extra?

É cada vez mais comum as pessoas conciliarem atividades extras para ter uma renda a mais no final do mês. Este pode ser o seu caso! Veja mais sobre renda extra.

O que achou das dicas de como juntar dinheiro? Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA