O Livro Negro do Empreendedor –  14 Dicas que eu Aprendi

Para ser um empreendedor bem sucedido é necessário conhecer as estratégias certas para atuar no mercado, mas acima de tudo, saber o que não deve fazer para evitar o fracasso. É justamente isso que ensina “O Livro Negro do Empreendedor”, que é um best seller do escritor espanhol, Fernando Trias de Bes, e traz 14 fatores que podem culminar no fracasso de um empreendimento.

Andando na contramão dos manuais voltados para o empreendedorismo que buscam mostrar como empreender com sucesso, O Livro Negro do Empreendedor apresenta elementos que devem ser evitados desde na conduta do empreendedor até no gerenciamento do negócio.

Quer saber mais sobre este livro best seller e campeão de vendas? Confira algumas dicas que eu aprendi ao lê-lo.

Conheça o Livro Negro do Empreendedor

O “O Livro Negro do Empreendedor” se diferencia das demais obras voltadas para quem deseja empreender porque não tem a intenção de ensinar estratégias para se dar bem, mas sim a de abordar os  FCF (Fatores Críticos de Fracasso) e como evitá-los para aumentar as chances do seu negócio atingir o sucesso desejado. O livro é divido em 14 capítulos com fatores de fracassos, apresentando casos reais de fracasso e mencionando uma visão diferente sobre cada um deles.

livro negro do empreendedor
Veja os 14 aprendizados que terá ao ler o livro negro do empreendedor

O livro do escritor espanhol é direcionado para as pessoas que pretendem abrir o seu próprio negócio, tendo como objetivo fazer com que o empreendedor aprenda se baseando em casos da vida real, que podem ser adaptados à sua realidade corporativa, o que permite saber como se levantar depois de um insucesso ou como driblar os obstáculos comuns para empreendedores.

14 Fatores Críticos de Fracasso pelo Livro Negro do Empreendedor

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer ser um empreendedor forte e de sucesso, daqueles que não desistem nos primeiros erros e está sempre tendo novas ideias para se manter inovador no mercado? Veja abaixo quais são os 14 fatores críticos de fracasso apresentados pelo Livro Negro do Empreendedor.

1- Empreender Sem Motivação

Nada que é feito sem motivação tem alguma chance de evoluir, e o mesmo acontece com os empreendimentos. A falta de motivação de um empreendedor para com o seu negócio pode ser o fato de ele não gostar realmente da atividade que executa ou não conhecê-la com profundidade. Por isso, o principal combustível para fazer um negócio dar certo é sempre se manter motivado.

2- Não Ter Caráter Empreendedor

Por mais que se queira, não é todo mundo que tem talento para ser um empreendedor. Afinal de contas, é preciso ter tino para empreender, ou seja, o caráter empreendedor. Antes de se aventurar em um negócio é de fundamental importância analisar se você tem este perfil, apresenta capacidade para se dedicar e gerir um negócio, têm ideias inovadoras, ou se prefere trabalhar para terceiros.

3- Não Ser Um Lutador

Sabe o que faz um atleta de elite ser um campeão bem sucedido? É a garra e a vontade de vencer, o que o faz nunca desistir de alcançar os seus objetivos, mesmo que tenha que mudar de caminho para alcançá-los, além de assumir as suas responsabilidades e estar sempre buscando a sua excelência. Tal como um atleta, o empreendedor deve ser um lutador, mostrando-se mais forte a cada problema que enfrentar.

4- Ter Sócios Quando Não é Preciso

Os especialistas em abertura de novos negócios indicam ter sócios somente quando é realmente necessário como, por exemplo, necessita-se de um investidor financeiro ou há a dependência de outro para a execução da atividade.

Ter sócios quando não é preciso é um fator crítico de fracasso, pois pode causar desavenças na administração do negócio, impedindo que haja a harmonia necessária para executar as atividades. Sem contar o fato de ter de dividir a lucratividade do negócio.

5- Escolher Sócios Sem Critérios Relevantes

Se ter um sócio se faz necessário para abrir o negócio é preciso selecioná-lo com critérios rigorosos para evitar divergências no futuro. Portanto, escolha um sócio que esteja disposto a investir o mesmo que você, não só na questão financeira, mas em disposição e empenho para tocar o negócio.

6- Dividir Resultados Quando Nem Todos Investem o Mesmo

Dividir os lucros em partes iguais só deve ser feito quando os sócios investem a mesma quantia que você, do contrário você está prejudicando o seu empreendimento e diminuindo as chances de ele ser bem sucedido.

7- Falta de Comunicação e Confiança Entre Sócios

O seu sócio deve ser de extrema confiança e estar sempre aberto ao diálogo, tendo perfil para trabalhar em equipe, pois a falta de comunicação e confiança entre sócios é um dos principais fatores de fracasso dos empreendimentos.

Antes de escolher o seu sócio é recomendado analisar a sua relação anterior com esta pessoa e verificar se é alguém com quem você sempre poderá conversar para resolver as questões do negócio e se é alguém que já deu provas de confiança.

8- Achar Que o Êxito Depende da Ideia

Ter uma ideia fantástica é meio caminho andado para ser um empreendedor de sucesso, mas não é o suficiente. É preciso saber como colocar a ideia em prática, conhecer o seu público-alvo, conhecer o ramo de atuação, entre outros fatores fundamentais para fazer o negócio engrenar. Antes de colocar a ideia em prática é preciso fazer um estudo para checar se ela é viável e quais são as melhores formas transformá-la em realidade.

9- Atuar em Setores Que Não Gosta ou Desconhece

Abrir um negócio em uma área apenas porque é a atividade em alta no momento é o caminho certo para o fracasso. Antes de qualquer coisa, para abrir uma empresa é necessário selecionar uma atividade que você gosta e que sabe como exercê-la, pois do contrário rapidamente você se sentirá desmotivado e sem interesse no trabalho.

10- Escolher Setores Pouco Atraentes

É preciso ter um equilíbrio entre a atividade que você gosta e que também é atraente no mercado. Também não adianta empreender em algo que você gosta muito, mas que está em decadência e oferece poucas possibilidades de lucros. Antes de abrir o negócio, você deve analisar se o setor tem capacidade para seguir expandindo.

11- Fazer o Negócio Depender das Necessidades Familiares ou Ambições Materiais

Para o negócio ser bem sucedido ele não deve depender dos recursos familiares ou ambições materiais, especialmente nos primeiros meses de existência, que é quando você deve fazer um investimento maior tanto financeiro quanto de trabalho.

12- Empreender Buscando Equilibrar a Vida Pessoal e Profissional

Estar constantemente na pressão de equilibrar a vida pessoal e profissional é crítico para o fracasso do empreendedor. Fatalmente, para que o seu negócio obtenha sucesso, nos primeiros anos será necessário abdicar de algumas coisas da sua vida pessoal para se dedicar ao lado profissional.

13- Criar Modelos de Negócio Que Não Dão Lucro Rápido e Sustentável

Criar modelos de negócio que não dão lucro rápido e sustentável é um fator que pode contribuir para com o fracasso do empreendedor. Sendo assim, pense em um modelo de negócio que possa render dinheiro rápido e que ao mesmo tempo esteja de acordo com as normas da sustentabilidade.

14- Ser Empreendedor e Não Empresário

O bom empreendedor também deve ser empresário, deixando de ser apenas a pessoa que teve a ideia de negócio para se tornar a figura que vai colocá-la em prática, administrar a empresa, obter um bom relacionamento com os empregados e acompanhar as tendências do seu ramo de atuação.

Estas foram algumas dicas que eu obtive do livro negro do empreendedor, você tem sugestões?

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA