Como Conseguir Investimento Anjo

 Investimento AnjoProcurando por investimento anjo? Veja como conseguir um investimento anjo aqui!

Está cada vez mais comum as pessoas buscarem investimento anjo para abrir seu negócio ou até mesmo expandi-lo, e não é para menos, afinal, através dele você poderá iniciar o seu negócio com o investimento necessário, receber consultoria de alguém experiente e ainda usufruir de contatos necessários.

Embora também existam desvantagens em aceitar/buscar por investimento anjo, ainda é uma ótima forma de tornar viável a concretização de um sonho de montar sua própria empresa, arriscar em um negócio que pode lhe trazer sua independência financeira e, por fim, começar isso com pouco investimento próprio.

É fato que um dos principais fatores que impedem as pessoas de montar seu próprio negócio, seja ele qual for, é justamente a falta de recursos financeiros. Além disso, caso você tenha recursos financeiros para iniciar o seu negócio, o mesmo pode ser insuficiente para dar a magnitude necessária e, caso tenha investimento anjo, poderá atingir o sucesso muito anos e em uma escala maior.

Mas afinal, como funciona o investimento anjo? Como fazer para conseguir um investimento anjo? Investidores anjo não estão “atoa” por ai implorando para investir em seu negócio, é preciso busca-los e realmente fazer jus ao aporte financeiro. Por isso, criamos esse texto ensinando como fazer para conseguir o investimento anjo. Pronto? É a sua chance de obter sucesso e tornar realidade a sua tão planejada ideia de negócio.

Onde Estão Localizados os Investidores Anjos

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quando encontro pessoas que estão em busca de montar seu negócio e precisam de investimento anjo, logo percebo que estão fazendo da forma errada, preocupando-se demais com fatores e pontos que devem ser tratados posteriormente, além de pensar que investidores anjos estão em “mundos diferentes”, ao invés de parar e fazer uma pergunta simples: onde estão concentrados os investidores anjos?

Perceba, é a primeira pergunta a se fazer quando você quer um investimento anjo. Você precisa saber onde encontra-los, até mesmo para que seja possível adequar o seu negócio às exigências.

É exatamente nesse momento que se percebe o quão simples é encontrar os investidores anjos, bem como, que cada vez mais está crescendo essa modalidade de investimento no Brasil.

Atualmente, existem grupos/empresas de investidores anjos, os quais reúnem-se para trabalhar seus investimentos em diversos projetos, dividindo sua receita.

Observe e visualize da seguinte forma: você deseja investir R$ 300 mil reais como investidor anjo, em algo que tem um forte potencial de ganho, caso você escolha a opção errada, seu dinheiro “está perdido”, o que você prefere, juntar-se com mais 3 pessoas e destinar R$ 100 mil reais cada um para negócios distintos e ter uma probabilidade maior de acertar em algum deles ou investir todo seu dinheiro em apenas um negócio e, caso este venha à falência, perder tudo?

Bom, a resposta parece bastante simples e óbvia.

Por isso foram criados os grupos de investimento anjo.

Podemos destacar pelo menos 2 grupos de investimento anjo e que podem auxiliar você no crescimento do seu negócio, são eles: AngelsClub e AnjosdoBrasil. Esses 2 grupos estão entre os principais do Brasil e tem uma carteira de investidores anjos atrativa, o que aumenta as suas chances de conseguir bons resultados.

Em Que o Investimento Anjo é Empregado e Quais os Setores

A questão de destino dos recursos financeiros recebidos no investimento anjo é previamente estabelecida, normalmente está prevista no “contrato” e também é analisada através de conversas mais aprofundadas entre o investidor anjo e o empresário. Nessa conversa deve ser demonstrado tudo que se pretende fazer na empresa, bem como em que serão gastos os recursos arrecadados.

Lembre-se, você estará recebendo um investimento anjo, um incrível aporte financeiro, por óbvio que não será lhe concedido se você tiver tudo desorganizado, sem dados e um planejamento empresarial devidamente organizado.

Veja o que é um plano de negócios.

Os valores recebidos devem ser empregados no que foi previamente acordado e, qualquer necessidade de alteração, deve-se entrar em contato com o investidor anjo.

Embora possa ocorrer de o investimento anjo ser destinado a bel prazer do empresário, isso raramente acontece, até mesmo porque o investidor anjo desejará saber exatamente em que o dinheiro será empregado, tanto por questões de confiança quanto por probabilidade de o negócio dar certo ou não.

Quanto aos setores que o investimento anjo costuma ser concedido inexiste uma regra padrão, pois depende de os investidores anjos acreditarem que o seu projeto/negócio pode ou não ter sucesso.

Porém, duas considerações podem lhe ajudar:

1ª – Normalmente os investidores anjos são ex-empresários bem sucedidos e que angariaram somas financeiras significativas e, como bons empresários e que conhecem o mercado, procurarão investir em algo que seja de sua área/conhecimento. Por isso, não se frustre se a sua empresa não receber investimento anjo no início, pois é possível que a mesma não esteja dentro da área de conhecimento do empresário e, com isso, este prefira não arriscar, até mesmo por talvez ter dificuldades em lhe prestar assessoria no assunto quando necessário.

2ª – Setores que estão em expansão e que as ideias de negócios apresentam inovação (grifo na palavra) possuem mais probabilidade de despertar o interesse dos investidores anjos.

Como Conseguir Um Investimento Anjo

Já ouviu falar que dinheiro é uma das coisas mais difíceis de conseguir? Então, por que acha que conseguir o investimento anjo será diferente?

É uma tarefa difícil, árdua, persistente e que exige muito estudo antes mesmo de encaminhar o pedido para os clubes de investimento anjo.

Para facilitar a você e tornar possível a concretização do seu sonho, o que é o principal objetivo aqui do Novo Negócio, vou ensinar um passo a passo de como conseguir um investimento anjo:

Passo 1 – Planejamento do Negócio Alvo de Investimento Anjo

O planejamento do negócio é o ponto mais importante quando se objetiva um investimento anjo, isso porque será o primeiro documento exigido pelos investidores anjos para analisar o interesse ou não de fornecer o investimento anjo.

Um plano de negócios é algo mais complexo do que pode lhe parecer, por isso, sugiro que leia nosso texto sobre plano de negócios.

Por ser um ponto importante, sugiro que procure por um consultor para que lhe auxilie, já que, embora seja possível fazer sozinho, você irá apresentar para possíveis ex-empresários que conhecem do assunto.

Passo 2 – Traga Números Reais de Lucratividade

Já ouvi falar que “não importa como, o importante é ter lucro”? Bom, não é exatamente assim, mas a lucratividade é fator preponderante para impressionar os investidores anjos.

Apresentar um plano de negócios em que se demonstra a lucratividade e a probabilidade irá maximizar suas chances de conseguir investimento anjo.

Também, tente colocar em prática o seu negócio, pelo menos por alguns meses, com isso poderá trazer números financeiros reais e demonstrar que o potencial é realmente atrativo. Uma boa dica é começar como uma startup, ou seja, empresa embrionária, a qual está recém iniciando. Você pode iniciar seu negócio em pequena escala e não exatamente como você objetiva, tão somente para demonstrar aos investidores anjos que é uma boa opção de negócio para investir.

Passo 3 – Cadastre Seu Projeto nos Clubes de Investimento Anjo

Já citamos quais são os principais clubes de investimento anjo. Você tem seu projeto em mãos, agora é o momento de tentar o investimento anjo, por isso, procure pelos clubes e cadastre seu projeto.

Lembre-se, o projeto é a “cara” do seu negócio, então faça-o bem feito!

Passo 4 – Esteja Pronto Para Prestar Informações aos Investidores Anjos

Quando um investidor anjo se interessar pelo seu projeto ele não irá simplesmente investir os seus recursos, isso apenas significa que você terá a oportunidade de fornecer mais informações, e é nessa hora que você precisa mostrar tudo que tem, porque precisará convencê-lo de que é um bom negócio.

Simplificando, quando ele se interessa pelo seu negócio, significa que você terá, talvez, algumas horas para tentar convencê-lo do porquê ele deve fornecer a você um investimento anjo.

Procure manter-se preparado para convencer o investidor anjo, por isso, atualize seus dados com frequência, planejamento e até mesmo colaboradores, pois tudo será pedido pelo investidor anjo.

Também, lembre-se de demonstrar exatamente em que os valores serão investidos e por que da importância de investir naqueles fatores.

Passo 5 – Cuidado Com as Propostas Desvantajosas

Nem sempre os investidores anjos são “uma maravilha”, algumas vezes eles oferecem propostas um tanto desvantajosas para os empreendedores. Cuidado para não ficar empolgado demais para iniciar o seu negócio e obter o investimento anjo ao ponto de fazer um negócio ruim para você.

Tente chegar em um percentual justo, bem como, verifique o que o investidor anjo poderá fazer pela sua empresa, já que o mesmo pode auxiliá-lo inclusive com contatos que podem facilitar a escalada ao sucesso.

Quando vocês chegarem a um acordo, leve a um escritório de advocacia e peça um parecer.

E Você, o Que Acha de Conseguir o Seu Investimento Anjo? Deixe Suas Dúvidas no Comentário!

4.00 avg. rating (79% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Tenho um projeto já todo desenhado em minha mente, no caso um projeto musical com artista em mãos, demo pronto e gravado por gente entendida. Um cantor de grande talento, com estilo definido falta só o impulso principal, dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA