Aprenda o Que é Escalabilidade

EscalabilidadePrecisa expandir sua empresa e não tem recursos? Veja como aplicar o método de escalabilidade.

Você está pretendendo entrar no mercado empresarial com uma ideia inovadora de negócio? Pois bem, esta é uma iniciativa que pode dar certo, mas é necessário seguir um caminho árduo, tomando cuidado com diferentes pontos para que seja possível atingir o sucesso. Afinal de contas, é preciso enfrentar a concorrência e se sobressair, concorda?

Atualmente, uma das modalidades de negócio mais aderida por empresários que têm ideias inovadoras na cabeça e pouco dinheiro no bolso é a startup, que se caracteriza por ser um negócio com enorme potencial de crescimento, mas que começa as suas atividades com poucos recursos e é administrada por sócios com os mesmos objetivos profissionais.

Devido ao fato de possuir poucos recursos à sua disposição, as startups se veem obrigadas a desenvolver métodos criativos para se expandir no mercado, tal como a escalabilidade, que é classificada como o potencial de crescimento que uma empresa tem sem ter que injetar mais dinheiro no seu orçamento. Essa estratégia vem sendo cada vez mais adotada no setor empresarial.

Crescer sem injetar recursos é algo difícil de se fazer, por isso estudar todas as técnicas possíveis e que trazem resultado é fundamental, pois pode ser a chance de fazer o seu negócio expandir e você, finalmente, tornar-se o empresário que sempre sonhou em ser!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar nós iremos trazer aqui mais informações e dicas sobre o que é escalabilidade, bem como, as melhores formas de aplica-la no seu negócio! Confira.

O Que é Escalabilidade?

Você quer dar um “up” no seu empreendimento, mas está sem dinheiro para investir? Nesse caso você precisa conhecer a escalabilidade significado, ou seja, o que é escalabilidade, já que poderá ser a chance de resolver o “problema”.

Trata-se de um método de negócio, que é aplicado com o intuito de aumentar o potencial lucrativo de uma empresa sem elevar os seus custos na mesma proporção com mão-de-obra, produção ou escritório.

Ao utilizar a escalabilidade, a empresa se compromete a trabalhar para aumentar a demanda pelos seus serviços e, consequentemente, sem ter de instalar custos adicionais. Para que o processo de escalabilidade dê certo, é feito todo um planejamento, que visa ampliar os acertos e reduzir os erros ao máximo possível.

Conseguir atingir o maior nível de acerto é obrigatório no caso da escalabilidade, já que os erros podem significar a possível quebra da sua empresa. Pense, você está sem recursos e expandindo a sua empresa através do seu serviço prestado sem gerar novos custos, é um momento sensível e frágil do seu negócio, erros não podem ser cometidos!

Qual é a Importância da Escalabilidade?

O uso da escalabilidade é fundamental para a sobrevivência das empresas que estão com pouco capital para investir e desejam se sobressair no mercado. Em primeiro lugar, este método serve para aumentar a demanda do empreendimento, o que faz com que ele tenha mais pessoas interessadas em consumir os seus serviços, consequentemente, gerando lucros financeiros.

A partir do momento em que uma empresa ganha mais gastando menos, ela irá elevar o seu capital financeiro rapidamente, podendo se planejar para expandir as suas atividades ou marca no futuro. Além disso, no caso das startups que conseguem demonstrar o seu potencial positivo de escalabilidade, a tendência é que elas atraiam a atenção de investidores anjos, que estejam dispostos a injetar dinheiro no seu orçamento.

Dicas Para Ser Uma Empresa Escalável

Ser uma empresa escalável é crucial para o desenvolvimento e sobrevivência daquelas que possuem um grande potencial de crescimento, mas que dispõe de poucos recursos e quantia em dinheiro para fazer o negócio funcionar. No entanto, para se tornar uma empresa com esta característica é necessário adotar uma série de comportamentos, que devem ser difundidos internamente. Por isso, que tal algumas dicas para ser uma empresa escalável?

1- Identifique o Product Para Ser Escalável

Quer que a sua empresa que se destaca em uma área específica do mercado? Então, a sua primeira missão é identificar o product da empresa, também conhecido como markert fit, trata-se da capacidade de identificação da demanda do mercado, ou seja, que tipo de negócio ou produto pode ser lançado para sanar as necessidades de um determinado grupo de pessoas.

Para encontrar o product, a empresa deve olhar para ela mesmo, analisando o que é feito na atualidade e o que poderia ser feito. Também, pode-se fazer uma pesquisa de campo ou de observação, onde a intenção é conhecer mais sobre o comportamento do seu público-alvo e o que ele esperar do seu negócio, tanto no que diz respeito ao atendimento quanto aos produtos.

2- Crie Serviços que Não Usem Recursos Financeiros

Se você deseja tornar a sua empresa escalável, logo, o primeiro passo é criar serviços ou produtos que não usem recursos financeiros. Portanto, tendo como base as informações colhidas na etapa anterior, o ideal é reunir a equipe de gestão ou criação do empreendimento e solicitar o desenvolvimento de um novo segmento, que deve ser sem custos de produção ou mão-de-obra.

Caso a equipe não tenha a mínima ideia de como criar algo novo e sem gastar, uma boa ideia é começar pensando a partir da análise dos produtos e serviços que já existem na atualidade e posteriormente pensar em novas formas que podem ser utilizadas para aprimorá-los ou apresenta-los no mercado.

3- Corte os Gastos Desnecessários Para ser Escalável

Trabalhar com o método de escalabilidade é um desafio, não apenas criar um produto que aumente a demanda do seu negócio sem injetar mais capital, pois também é preciso primar pela manutenção dos seus lucros, fazendo um corte dos gastos desnecessários e que podem estar causando prejuízos para a empresa.

Por isso, analise a parte executiva do empreendimento e faça uma lista com aqueles gastos que são essenciais, ou seja, que as atividades tornam-se inviáveis sem eles. Já, os custos que são considerados supérfluos devem ser repensados e se confirmando as suas ineficiências, posteriormente têm que ser cortados do seu orçamento.

4- Treine a Equipe Para Trabalhar em Escalabilidade

Definitivamente, trabalhar com pouco capital para investir não é uma tarefa fácil. Agora, ter que abrir mão do uso de qualquer investimento é uma atividade ainda mais difícil. Pensando nisso, é indicado treinar a equipe para começar a trabalhar com a escalabilidade, somente assim, é possível obter bons resultados.

Reúna os membros da sua equipe que são responsáveis pela criação de soluções da empresa, comece explicando o que é a escalabilidade e porque ela deve ser usada nas próximas atividades. Nesta etapa, também importante dar palestras e realizar dinâmicas, que sejam capazes de estimular os profissionais a descobrir e colocar em prática novos métodos de inovação, que se caracterizem por apresentar custo zero e possam trazer bons retornos financeiros para a corporação e para eles.

5- Expanda o Negócio Usando a Própria Estrutura

O lema da escalabilidade é ampliar os serviços da empresa, atendendo uma nova demanda, mas sem gastar, absolutamente, nada. Sendo assim, neste processo é importante ressaltar que a própria empresa deve ser utilizada como máquina para alavancar os seus negócios de forma eficiente e correndo e mínimo de riscos.

Neste caso, tem-se que expandir o negócio fazendo uso da sua própria estrutura. Antes de qualquer medida, faça uma análise para verificar se os instrumentos e mão-de-obra da empresa são úteis se continuarem sendo usadas da mesma maneira ou carecem de uma redefinição para enfrentar esta nova fase do empreendimento. Os recursos internos podem perfeitamente serem redistribuídos se houver necessidade.

6- Meça os Resultados da Escalabilidade

A escalabilidade só irá funcionar se a empresa se comprometer a acompanhar, detalhadamente, a sua aplicação e os resultados que são atingidos a partir dela. Portanto, após, no mínimo, um mês de inserção da escalabilidade é recomendado fazer o estudo profundo sobre os seus impactos no empreendimento.

Os resultados da escalabilidade na empresa devem ser medidos de dentro para fora, ou seja, primeiramente faz-se uma verificação de como o novo método repercutiu no ambiente de trabalho, o que trouxe de positivo para a execução das tarefas e posteriormente é checado o impacto que a nova medida terá junto ao público e os rendimentos financeiros que resultou.

Pronto Para Trabalhar a Escalabilidade na Sua Empresa?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA