Como Vender Roupas de Festa

como vender roupas de festaJá pensou em ganhar dinheiro com vendas? Veja agora mesmo como vender roupas de festa e ganhar dinheiro com isso!

Você já precisou comprar roupas de festa e teve dificuldades para encontrar lojas interessantes? Este é um problema que acontece devido ao fato de muitas empresas focarem na comercialização do vestuário comum, dando menos atenção para esta área voltada para ocasiões especiais, o que faz com que os clientes interessados em consumidor estes produtos tenham menos opções.

Então, que tal aproveitar esta escassez do mercado para começar o seu negócio próprio e vender roupas de festa? Se você sempre quis ser o seu próprio chefe e tem um tino para trabalhar com vendas, saiba que investir nesta área pode ser o caminho para se tornar um empresário bem sucedido, basta investir na sua capacitação, saber como apresentar as roupas de festa e cativar o seu público alvo.

Veja bem, o setor de vestuários é um dos que mais cresce todos os anos, e não é só isso, os lucros da empresa estão sempre “estáveis”, já que os clientes que compram roupas não o fazem uma única vez, mas sim frequentemente.

Pare e veja por você mesmo, quantas vezes ao mês ou ao ano você adquire roupas? E agora, quantas vezes na mesma loja?

Interessou-se por esta modalidade de negócio? Não é para menos, pois esta área pode se mostrar bastante lucrativa. Portanto, confira mais informações sobre o mercado de vendas de roupas de festas e como montar o seu empreendimento neste ramo.

 1 – Estude o mercado de roupas de festa

Assim como a abertura de qualquer negócio, ao decidir vender roupas de festas também é necessário fazer uma pesquisa de mercado. Dessa maneira, torna-se mais fácil saber como se posicionar e o que fazer para conquistar a preferência do público que lhe interessa, identificando as “dores” e oferecendo a solução perfeita.

Encontrar as dores que o consumidor possui e oferecer o que ele realmente precisa, que, via de regra, muitas vezes nem mesmo ele sabe, é uma das dicas de vendas mais importantes.

Portanto, você deve estudar o mercado, fazendo uma análise do número de clientes neste setor do comércio, dos seus concorrentes, desde os mais populares até os menos conhecidos, verificando o que eles oferecem, quais são os seus diferenciais, no que acertam ou erram, estas informações são importantíssimas para que os mesmo erros não sejam cometidos no seu negócio.

2 – Escolha uma fatia do público consumidor

Muito provavelmente você já entrou em uma loja que tinha produtos para tantos públicos que no fim nem encontrou algo que compreendesse as suas necessidades.

Ruim né? É exatamente isso que não deve acontecer com os clientes que visitarem a sua loja de roupas de festa. Por isso, é importante escolher uma fatia do púbico consumidor para comercializar as roupas de festa.

Talvez você esteja dizendo para si mesmo que, lojas de roupas de festa é uma “restrição” ou especificação de roupas, correto, é sim! Mas você pode focar ainda mais.

O mais recomendado é selecionar aquela fatia que tem maior carência no mercado, ou seja, que ainda não tem as suas necessidades atendidas como, por exemplo, roupas de festa plus size ou roupas de festa a fantasia.

Vai dar lucro?

Assim, é possível criar uma nova segmentação, o que pode fazer com que a sua loja se torne uma referência para um determinado público.

Outro segmento que está bem em alta são as roupas de festa casamento, podendo ser uma ótima opção de investimento.

3 – Escolha bons fornecedores para vender roupas de festa

A sua loja tem um atendimento ótimo, convence o cliente a comprar a roupa de festa, mas ela acaba descosturando no meio do evento, causando o maior constrangimento à pessoa.

Imagina o quanto este consumidor irá rejeitar a sua empresa e falar mal dela para o maior número de pessoas possíveis, você não quer isso, quer?

Sendo assim, você precisa escolher bons fornecedores, os quais ofereçam produtos de ótima qualidade. Não vá fechando parceria com os primeiros fornecedores que entrar em contato, não observe apenas os preços, embora isto seja importante, não pode constituir balizador único.

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Estude cada fornecedor, procure saber a reputação de cada um e conheça os produtos pessoalmente antes de solicitar as remessas para começar a vender.

Esse é um dos erros mais comuns dos pequenos empreendedores que entram no ramo de vender roupas de festas, por isso, não seja mais um!

Vai dar lucro?

4 – Ofereça novidades

Ter uma cartela básica de roupas de festas com vestidos longos e ternos pode ser bastante funcional para aqueles consumidores práticos, mas será que os demais clientes vão se interessar sempre pelos mesmos produtos? Provavelmente não.

Então, invista constantemente em novidades, faça com que o seu público se sinta motivado a conhecer os seus looks quando tiver um evento para comparecer.

Você pode criar eventos de desfiles das suas peças, isso é bastante comum, inclusive, é possível fazer uma parceria com uma casa de eventos e conseguir um preço bem acessível.

O dono de uma loja de festa também deve estar “antenado” com o mundo da moda, conhecendo quais são as principais tendências desse universo para poder oferecer o que há de melhor para os seus clientes.

Porém, é necessário ter cautela para saber selecionar aquela moda que tem a ver com as características do seu público alvo, do contrário, a mercadoria ficará “encalhada”, gerando prejuízos financeiros.

Por isso a importância de um plano de negócios é sempre apontada pelos estudiosos, pois, no plano, irá constar os estilos de clientes, roupas que costumam ter maior saída de venda e por ai vai.

5 – Possua uma cartela variada de roupas de festa

Ao trabalhar com a venda de roupas de festa, é necessário compreender que dentro do seu próprio nicho existem clientes com características específicas, sendo mais altas, mais baixas, magras ou mais cheinhas, logo, os seus produtos precisam estar de acordo com a sua área de atuação e ao mesmo tempo compreender as necessidades de todos os seus clientes.

Levando isso em consideração, indica-se montar uma cartela de roupas de festa variadas, com tamanhos pequenos e grandes, curtos e longos e com cores diversificadas.

Muitas vezes, a estampa não é a melhor ‘opção’ nas roupas de festas, porque na grande maioria dos casos o detalhe está nos cortes, mantendo sempre uma cor mais “neutra” e menos chamativa. Claro, existem exceções!

Dessa maneira, as pessoas se sentirão compreendidas pela loja, criando uma relação afetiva, o que as levas a te dar preferência na hora de comprar roupas de festa.

Veja outras formas de conseguir a fidelidade de um cliente.

6 – Comercialize acessórios de festa

Experimentar uma roupa de festa sem acessórios não é a mesma coisa, aliás, estes itens podem ser decisivos na hora da compra.

Portanto, é recomendado que a empresa também comercialize acessórios de festas como, por exemplo, sapatos, gravatas, bolsa cloutch, joias em geral: colares, brincos, pulseiras e anéis.

Além de permitir que o cliente tenha mais opções na hora de provar o look de festa, comercializar acessórios também é mais uma fonte de lucro.

O ideal é que as peças combinem com as roupas, possibilitando aos consumidores montar uma produção completa apenas com os produtos da sua loja.

7 – Tenha um bom atendimento para vender roupas de festa em larga quantidade

Independente do tamanho ou área de atuação da loja, nunca deve faltar o bom atendimento, isto já conta mais de 50% para conquistar o público e torná-lo fiel à sua empresa.

O dono da loja de roupas de festa tem que ter em mente que atender bem é o primeiro passo para se firmar no mercado e obter lucratividade a longo prazo. Lembre-se sempre: clientes são o sucesso do seu negócio.

Primeiramente, seja você o exemplo de bom atendimento aos clientes e transmita este princípio para os seus funcionários. É necessário estar sempre à disposição do cliente, mas não ao ponto de sufocá-lo oferecendo algo que não tem a ver com o seu estilo.

Dê opinião sobre a roupa somente quando lhe for solicitado. Quando ocorrer algum problema, procure solucioná-lo o mais rápido possível, além de oferecer um benefício para recompensar o transtorno.

Caso esteja com dificuldades quanto aos funcionários, sugiro que leia nosso texto sobre como contratar o funcionário ideal.

 8– Promova networking com os seus clientes

Promover networking com os seus clientes é essencial para as lojas de roupas de festa, principalmente para aquelas que estão iniciando no mercado.

O networking consiste em fazer com que os seus clientes atuais falem da sua loja para outras pessoas que podem vir a se tornar clientes, aumentando automaticamente a sua cartela de compradores e de lucros.

Uma boa maneira de fazer networking com clientes é realizar promoções, em que a pessoa recebe um desconto na hora da compra caso tenha indicado um conhecido para comprar na loja, isso irá se tornar uma rede, fazendo com que cada vez mais indivíduos passem a comprar as suas roupas de festa.

9 – Comercialize as roupas de festa por um preço justo

Por fim, mas não menos importante, para que a sua loja de roupas de festa seja um sucesso, é de fundamental importância praticar preços justos.

Isso não significa comercializar por um valor que está abaixo do praticado no mercado, mas sim cobrar um preço compatível com os gastos que você teve com a aquisição do produto, com a qualidade que ele tem, com lucro que precisa ter e com o bolso do seu público consumidor.

Que tal vender roupas de festa agora?

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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