Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Criação de Tilápias e Trutas

Criação de tilápia
Trabalhar com a criação de tilápia e trutas é uma excelente opção de negócio para quem tem afinidade e interesse com a área de piscicultura.

Já pensou em trabalhar com a criação de tilápia e trutas? Veja aqui como iniciar uma criação de tilápia e trutas de sucesso!

Ter uma criação de tilápia é uma ótima ideia de negócio já que no Brasil existe mercado para todos os peixes de água doce e o maior consumo é para peixes marinhos. Por isso, os peixes de água doce tem uma demanda reprimida que só falta ser bem trabalhada a começar pela criação dos peixes.

O estado que mais consome peixes no Brasil é o Rio Grande do Sul, depois vem São Paulo e Minas Gerais. O desafio então na criação de tilápia é expandir cada vez mais o consumo de peixes para todos os estados brasileiros, formando assim um nicho de mercado bem maior que pode ser constituído a partir da mudança de hábitos e até na cultura produtiva, vencendo barreiras de entrada e impedimentos encontrados para que o segmento tenha uma maior produtividade.

Por ano, o Brasil produz 800 mil toneladas de peixes. O destino dos peixes é a comercialização interna, exportação ou então vira ração. A criação de tilápia constitui tecnologia já conhecida e simples, portanto, ela já  está tão difundida.

A criação de tilápia é um peixe que constitui uma resistência, pois o peixe pode ser encontrado muitas vezes em tamanho pequeno. Mesmo assim, a criação de tilápia é propícia para retorno, pois a carne é boa. Além disso, a criação de tilápia pode ser por meio de tanques naturais. Confira mais!

Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Criação de Tilápia

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A criação de tilápia tem grande aceitação, pois a carne é considerada saborosa. Para criar a espécie é necessário que haja o controle da reprodução. Os criadores devem organizar e controlar fatores como a medição de temperaturas, verificação do clima para que não haja  a baixa produtividade e até mortalidade.

Para vencer baixa na produtividade da criação tilápia é necessário a aplicação de técnicas de criação com metodologias adequadas.

1- Metodologias na Criação de Tilápia

Para aplicação de metodologias de criação de tilápia é necessário que se realize uma análise nos gargalos e na Cadeia Produtiva que busca a observação de todos os processos produtivos:

Espaço Para Criação de Tilápia

A primeira observação deve ser quanto ao espaço de criação de tilápia que considere a extensão rural . Entre os entraves observados por especialistas de criação é que a principal barreira para produtividade nas criações de peixes é quanto ao uso de tecnologias serem quase escassas nos tanques de produção.

A criação de tilápia, atualmente, no mercado brasileiro encontra como desafios as questões abaixo:

  • Elevar a produtividade ,
  • Reduzir o período de cultivo – que vai desde o  alevino à despesca,
  • Manejar racionalmente a criação de tilápia, tendo em vista o monitoramento da água e do arraçoamento, evitando desperdícios e excessos,
  • Profissionalizar a atividade de acordo com as técnicas e métodos aplicados,
  • Controlar afluentes de água doce.

2- Fatores Socioeconômicos na Criação de Tilápia

Os fatores socioeconômicos na criação de tilápia não devem constituir barreiras existentes. São custos da produção: os criadores terão custos com rações balanceadas, tanques especiais e aplicação das técnicas de controle.

O custo da ração é fator que influencia quase que diretamente o custo de se criar a tilápia, mas não é recomendado baratear. Quanto melhor a ração, melhor o resultado final. A capacitação do piscicultor também poderá ser um custo, lembrando que aqui só estamos tratando de custos inevitáveis e que devem ser praticados se o criador quiser obter melhores resultados e retornos.

3- Fatores de Produção na Criação de Tilápia: Organização

Para organizar a gestão de produção é necessário que o empresário se organize de acordo com o clima propício, pois um clima de baixa temperatura pode ocasionar a mortalidade dos peixes nos tanques.

Por isso, deve ser organizado um Cronograma quanto ao controle de produção diante do clima:

controle de produção da criação tilápia
Para a criação de tilápia é necessário ter um controle de produção com clima ideal para a produção de tilápia.

 O cronograma acima foi retirado do Manual da Emater e sugere como os eventos de criação devem ser planejados de acordo com o clima.

4-Tecnologia Utilizada na Criação de Tilápia

Dentre as tecnologias utilizadas na criação de tilápia, uma das mais importantes é a produção semi-intensiva, que consiste em técnicas para renovação da água e controle da limpeza da mesma. A técnica tem como objetivo redução no consumo da água e ainda monitoramento na qualidade da água.

Os melhores sistemas tecnológicos usados na criação de tilápia são aqueles que consideram o Ph da água, que não pode ser muito alto, qualidade da água e separação entre filhotes e peixes adultos. A criação de tilápia como negócio deve considerar a divulgação do criadouro com mecanismos de marketing como Logomarca e Slogan, ações de divulgação e promocionais.

O diferencial para a criação de tilápia deve considerar possibilidades de agregar valor aos serviços oferecidos como também abater o peixe, cortar em filé, embalá-lo pronto para entrega em mercados e outros.

Organizar o Plano de Negócios com a descrição da Viabilidade do Negócio e outros fatores que tornem a criação de tilápia atrativa e considerada um bom negócio é importante. Os criadores investirão em equipamentos como Tanques, Sistemas gerenciais de software, Gestão Empresarial e  Sistema de aeração da água.

5- Legislação da Criação de Tilápia

Para registrar a empresa de criação de tilápia é preciso seguir alguns passos:

1º Consulta ao Regin – que é um sistema para informações sobre a viabilidade. O sistema conta com informações a nível federal, estadual e municipal. É ideal para descobrir se o empreendimento tem viabilidade no município. Essas informações, porém, não descartam uma pesquisa de mercado.

2º Obtenção de Registro, CNPJ e Contrato Social – para obtenção de Contrato Social é necessário:

  • Cópia autenticada da carteira de identidade e CPF dos sócios;
  • Comprovantes de pagamento da Guia DARE e Guia DARF;
  • Capa do processo.

Lembrando que o Contrato Social –deve ter  3 vias e depois terá a obtenção do Alvará Municipal ou Estadual.

Criação de trutas

A venda de trutas tem como público-alvo as classes média e alta, pois é um produto caro e de qualidade superior no sabor, pois agrega características como baixo teor de gordura.

Portanto, o mercado é bem propício para a comercialização de trutas, pois todos os dias crescem a procura por consumidores preocupados com a alimentação saudável e acompanhados pelo poder de compra desses consumidores.

A truta pode ser comercializada em peixarias nos grandes supermercados ou diretamente vendidas em restaurantes e  hotéis. Outro nicho de mercado é o industrial para o setor de congelados ou enlatados.O mercado turístico também é um tipo de venda direta atrativa para o comércio de trutas.

Métodos de Criação de Trutas

Criação Tilápia e Trutas
Para a criação de tilápia e trutas é necessário que haja água em abundância com temperatura e oxigênio adequado para o sobrevivência da tilápia e trutas.

Para criar a truta é necessário trabalho árduo e dedicação, pois ela deve ser produzida em águas cristalinas e livre de aditivos químicos, proporcionando assim maior produtividade e baixa na taxa de mortalidade da espécie, além de conservar as propriedades naturais de qualidade da espécie.

Para uma criação eficiente de trutas é necessário que haja água em abundância,  o que não é problema no Brasil. Na criação de trutas deve haver a medição de água para temperatura, teor de oxigênio dissolvido, PH (acidez), turbidez, vazão, etc.

A alimentação, como na criação de tilápia, também tem o maior custo para rações: um custo que não deve ser barateado. A alimentação das trutas obedece uma metodologia própria para que a criação obtenha sucesso. Deve observar a idade, o período de alimentação úmida e seca, o balanceamento na alimentação, etc.

Outros fatores quanto a criação de trutas é quanto a:

  • Reprodução: a reprodução natural é realizada e acordo com o confinamento.
  • Reprodução Artificial: é feito com a realização de fertilização artificial, incubação e alevinagem.
  • Abate: antes de serem abatidos, os peixes devem ficar cerca de 24 horas sem comer.

Tanto para a criação de tilápia ou de trutas é necessário que haja dedicação e um estudo profundo e avaliativo das técnicas de produção. Pesquise bastante antes de ter a sua criação de tilápia e trutas.

Pronto para começar uma criação de tilápia e trutas? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

3.75 avg. rating (75% score) - 4 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA