Como montar uma criação de cordornas

Por:

Como montar uma criação de codornas

Saiba como montar uma criação de codornas e se dar bem em seu empreendimento.

No mundo do agronegócio existem muitas alternativas para o investimento sendo que neste caso a codorna é um dos animais preferidos para quem deseja iniciar uma criação de aves em qualquer porte possível. 

Com relação a este assunto, os interessados em conhecer os detalhes de como criar codornas devem compreender que é preciso uma estrutura muito simples e básica tendo como benefícios adicionais a praticidade para administrar este tipo de negócio além da possibilidade elevada de ganhos por ser um mercado bem promissor para a venda das aves em si e também de seus ovos.

De forma geral, a codorna é um pequeno animal conhecido há pouco tempo no Brasil com a sua inserção acontecendo no território brasileiro na década de 1950 junto com os imigrantes japoneses, pois esta pequena ave é originária deste país asiático que as utiliza

para consumo há mais de mil anos.

A principal vantagem para quem deseja saber como criar codornas se refere ao fato de que estes animais possuem uma boa reprodução, ou seja, oferecem ovos com grande frequência e alcançam a idade ideal para se reproduzir muito rápido, tornando assim o negócio bem mais próspero em comparação com a criação de outras aves ou animais para criação.

Para os interessados existe ainda um benefícios adicional que está no fato de que as codornas possuem uma melhor saúde do que as galinhas devido à pequena quantidade de hormônios que possuem na região da pele bem como pelo seu ovo, que é mais saudável que o da galinha.

Assim, por todas estas possibilidades e benefícios oferecidos vamos mostrar a seguir de maneira mais detalhada as questões mais relevantes para os interessados em saber como criar codornas para alcançar o sucesso e prosperidade neste tipo de negócio.

Estrutura para a criação de codornas

O primeiro aspecto que deve ser considerado para quem deseja informações sobre a criação de codornas se refere à estrutura necessária para este empreendimento que exige investimento pequeno.

Por isso, os locais ideais para a montagem de uma criação de codornas são sítios, fazendas ou casas de campo porque é preciso oferecer para estas aves uma estrutura em madeira como um galpão de alvenaria contendo pelo menos 16 metros quadrados para abrigar cerca de 2.000 aves em seu interior.

Além disso, o local a ser construído por quem deseja saber como criar codornas precisa possuir boa circulação de ar para que a temperatura média ambiente neste local seja de 19 graus, pois desta forma não ocorrem prejuízos à capacidade fértil das codornas utilizadas.

Outro cuidado importante se refere à necessidade de oferecer para as codornas uma cobertura contra eventos como chuva e sol que pode ser de madeira, telha ou mesmo metalizada.

Na maioria dos casos, as telhas de amianto são as preferidas pelos criadores devido ao seu preço mais barato e acessível bem como pelo seu fácil manejo para manutenção como troca ou aumento de altura.

Dentro do galpão para abrigar as codornas é importante construir uma estrutura para que as aves fiquem acomodadas no formato de gaiolas de arame ou algo do gênero. O espaço da gaiola também deve ser considerado e por isso este instrumento deve ser feito na altura do piso de um metro por trinta centímetros de largura, que podem comportar até quinze fêmeas em um mesmo espaço sem preocupação.

Assim, elas não lutam por espaço e não se tornam competitivas quanto à alimento, mas para isso é preciso que o mesmo esteja em quantidade abundante no chão.

Para saber de forma efetiva como criar codornas é necessário considerar na montagem da estrutura para a criação de codornas que esta ave coloca seus ovos no chão, ou seja, eles precisam ser protegidos. Por isso, o ideal é que a gaiola tenha um pequeno declive no piso direcionado para o fundo da gaiola, no qual deve estar disposta uma boa quantidade de serragem para aparar os ovos que será retirado em seguida pelos criadores.

Raças para a criação de codorna em cativeiro para abate

Depois de organizar de maneira correta o lugar para a criação é importante escolher com cuidado o tipo de codorna a ser criado sendo que neste caso a raça recomendada para a criação em cativeiro é a Coturnix coturnix japônica, conhecida como codorninha porque tem mais carne, se adapta melhor ao clima brasileiro e é a que mais coloca ovos. As fêmes colocam, ao menos, um ovo por dia.

Apresentam um peso corporal respectivos de 155 gramas e 180 gramas para machos e fêmeas com coloração do peito na cor castanha com pintas pretas tendo ainda as glândulas cloacais como uma saliência na região íntima das aves.

Estas aves crescem e se reproduzem a cada 45 dias estando prontas para o abate quando completam 5 ou 6 semanas de vida com o primeiro ovo fértil surgindo em até 20 horas após a primeira cópula.

Reprodução da codorna

Ao considerar a maneira adequada de como criar codornas no aspecto reprodutivo, não existe ave melhor para iniciar uma produção como forma de empreendimento do que a codorna.

Para se ter uma ideia do nível de lucratividade para uma criação de codornas, com apenas uma só codorna podem ser criadas 42 novas aves, pois seus ovos são constantes e extremamente férteis quando chocados.

Fêmeas e machos de codornas cruzam durante o ano todo, sem época definida, precisando apenas de um macho para cada cinco fêmeas, que devem ser mantidas neste sistema por no máximo dois anos, quando é preciso encontrar um novo reprodutor para que a raça não sofra mutações genéticas.

Neste aspecto é preciso ainda estar atento para o fato de que colocar sempre os pais para cruzar com filhotes pode fazer com que a genética para determinadas doenças se manifeste com mais facilidade na prole. Por isso, o ideal é evitar o cruzamento constante de filhotes da mesma fêmea com seus pais.

Para reproduzir, as fêmeas precisam ficar em contato com o macho apenas por doze horas seguidas. Depois de um dia de descanso, ele já pode entrar em contato com mais fêmeas para acasalamento. As fêmeas, depois de acasaladas, devem ficar isoladas para que se sintam menos estressadas e assim não aconteça nada que atrapalhe a fertilização dos ovos.

A boa noticia para quem está investindo neste ramo e busca informações sobre como criar codornas é que esta ave está pronta para a reprodução tão rápido quanto está para o abate e posterior venda.

Os ovos necessitam apenas de 16 dias para gerar novas aves e não precisam estar com as fêmeas. Basta ter uma chocadeira que permaneça em torno de 16 graus, a temperatura ideal em que a fêmea deixa o ovo enquanto o choca.

Em seguida é preciso separar os ovos como uma medida de segurança para evitar que a fêmea estressada não o quebre levando com isso a prejuízos na produção.

O período de evolução desta ave até a sua idade adulta é extremamente rápido: menos de seis semanas. Com a alimentação correta ele irá passar pelo período de engorda e já estará na idade adulta em um mês e meio, pronto para o abate e venda. É ideal respeitar este período para obter o maior aumento de peso possível da ave e assim, mais lucro.

Para garantir a manutenção da maior quantidade dos ovos fecundados é importante antes da chegada das pequenas codornas com um dia de vida deixar o galpão limpo e desinfetado. Ao chegar, as codorninhas devem ser colocadas em círculos de proteção com as câmpanulas ligadas e tendo uma temperatura de aproximadamente 40o.

Alimentação das codornas em cativeiro

Esta ave possui como alimentação uma dieta vegetariana. O criador pode manter o consumo de vegetais, mas é bom combinar com a administração de ração balanceada, ideal para quem quer ter um aumento de peso e uma criação extremamente lucrativa.

Opte por misturar ração balanceada com bastantes proteínas, vendida em casas de rações. Pode ser ainda feita em casa com grãos, mas para isso, faça uma consulta com um zootecnólogo para que não prejudique o período de engorda das aves e elas percam peso.

O peso de uma codorna macho máximo é de 100 gramas quando adulto e de uma fêmea é de 80 gramas, por isso a questão de peso é tão importante.

DICA IMPORTANTE!

Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Contrate uma consultoria, estude em livros, use o kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas não arrisque suas economias em um chute!



48 comentários sobre “Como montar uma criação de cordornas
  1. joas disse:

    Gostei dessa dica de criação de codorna. Gostaria de resebe mais dicas.

  2. Clayton da Silva disse:

    Olá,

    Sou Técnico em Agropecuária e queria que possível vocês me informassem mais a respeito das instalações para criação de codornas, pois fiquei muito interessado na criação.

    Clayton da Silva
    Tecnico em Agropecuária
    Alagoa Grande-Pb

  3. reginaldo disse:

    ha muito tempo estou querendo motar um criaçao de codornas,estou me preparando.

  4. marc os disse:

    uma ideia exelente, esse é o negocio dos meus sonhos!

  5. marry clement disse:

    nossa adorei! meu sonho é montar este negocio, sou apaixonada pelos bichinhos se eu montasse uma granja de codorninhas iria tratá-los com muito carinho, gosto muito muito mesmo, o ploblema e que preciso de um auxiliar por perto que seja trabalhador e que também goste muito das bichinhas, ajude me a encontrar uma pessoa assim, por favor.

  6. claudivan de souza silva disse:

    estava precisando dessas dicas, valeu!

  7. rodrigo disse:

    quero ser emprendedor de codornas

  8. roberto augusto gewe disse:

    gostaria de saber qual o custo de alimentaçao mensal para duas mil codornas e por quanto eu posso vender cada codorna viva e abatida. obrigada

  9. JOSE CARLOS MACHADO PACHECO disse:

    Gostei bastante e quero receber informações.

  10. Paulo disse:

    Queria montar uma criação de codorna, qual o custo total?

  11. emerson disse:

    Tenho um terreno inteiro livre, só que em área urbana Será que posso fazer uma criação de codorna nele?

  12. FABRICIO CANDIDO DE MELO disse:

    Gostaria de saber o custo para montar os galpões e todas as suas dependências para a criação de 3 mil codornas, pois sou estudante de agronegócios, estou também fazendo um curso de empreendedorismo e tenho esse projeto de criação de codornas.
    Rio Verde-Goiás

  13. edvaldo manuel de jesus disse:

    Essas dicas eram o que estava faltando para eu começar com a criação. Valeu mesmo pessoal!
    Gostaria de ficar recebendo dicas novas, abraços!

  14. reginaldo disse:

    Gostaria de saber qual o custo de uma codorna, as despesas e o lucro final de cada codorna.

    Obrigado.

  15. jeso disse:

    Quero montar um codornil, mas não sei por onde começar, gostaria mas de informações.
    Gostaria de saber qual o custo de uma codorna, as despesas e o lucro final de cada codorna.

    Obrigado.

  16. cesar disse:

    Boa tarde, a tempos venho analisando a possibilidade deste empreendimento, gostaria de saber o máximo de detalhes possíveis sobre o assunto…
    ex: Investimento para 1.000 aves, valores médios da ave abatida, valor dos ovos, etc…

  17. ed carlos disse:

    Gostaria de saber qual o custo total de investimento e de alimentaçao mensal para duas mil codornas e por quanto eu posso vender cada codorna viva e abatida. obrigado

  18. SEBASTIÃO DE AGUIAR PEREIRA disse:

    gostaria de informaçao sobre como criar cobras?

  19. Fernando Reis disse:

    Gostei muito das dicas sobre codornas. Se possivel informe, se após 12 horas do macho a galar femeas e depois retirado durante quanto tempo é que continuam a pôr ovos galados. Ou é necessário após as 12 horas, e um dia de intervalo por novamente o macho. Agradecido.

  20. Carlos disse:

    Gostei da apresentação. Já iniciei uma experiência, só que de um momento para o outro, em cinco gaiolas, com um macho para cada quatro femeas, todas deixaram de por ovos. Pior é que têm vindo a morrer, porquê?
    Podem ajudar?
    M obrigado

  21. ana maria disse:

    Gostei muito da dica de criação de codornas pois estou iniciando… gostaria de novas dicas…
    Parabéns vcs são excelentes :)

  22. alfredo jose dias filho disse:

    Gostaria de saber, qual e o gasto medio pra iniçiar uma criaçao, e tamanho de area pra pequena criaçao; e o que devo comprar pra iniçiar. Obrigado pela sua atenção.

  23. Cristino Batista de Morais disse:

    Tenho a pretenção de iniciar uma criação de codornas,mas necessito de mais informações.Digam-me onde posso consegui-las.

  24. juvenal disse:

    estou começendo uma criaçao e estou adorando, so é um pouco coplicado devido a produçao e os ovos por q elas param constatimente de boar ovos.

  25. jose francisco disse:

    tenho um cordonario em juazeiro BA.Esta nacendo muita codornas com as pernas aberta o que sera que esta acontecendo.obrigado.

  26. marilia disse:

    quanto tempo demora para um ovo de codorna nascer e quantos araus a incubadora deve estar?por favor responda rapido pois minha codorna botou ovos agora e ela teve um infarte no parto e nao sei oque fazer com os ovos mim ajude

  27. Felipe Brito disse:

    Sou Tec. em Agropecuaria, estow kerendo montar um negocio e me sipatizei muito com a criação de codornas.. o que é mais vantajoso, codornas para abate ou postura? obrigado!

  28. matheus henrique zanelato disse:

    só queria saber quantos reais custa cada codorna femeia e macho ??? a gostei das dicas vo fika sempre por dentro

  29. giovane disse:

    tiro todas as minhas duvidas muito boa essas dicas

  30. Anderson Gomes de Oliveira disse:

    coloquei o macho com as femeas dia 18/01/2013 deixei ate o dia 23/01/2013, pois olhei no ovoscopio e nao tinha nemhum embriao ou coisa parecida ,o que aconteceu nao foram fecundados. se alguem pode me ajudar gostaria muita de uma ajuda.

  31. Ailton disse:

    Faz tempo que estou querendo comecar uma criacao. Nao temnho pratica e nem o conhecimento do assunto, mas pelo que li nao sera tao dificil. Gostaria de saber se existe alguma area na Florida USA que alguem tem este tipo de criacao. Obrigado

  32. André Tavares disse:

    Boa tarde, quanto se faz necessário para começar uma criação de 1000 codorninhas e a luratividade no abate e nos ovos. Muito obrigado.

  33. adelson gaspar lopes disse:

    suzano é uma região de bom clima para criar codornas, dentro em breve pretendo criar mais por laser.

  34. gilnei disse:

    muito bom as dicas, gostaria de receber mais informações sobre criação de codornas.

  35. tiago disse:

    muito bom so falto uma coisa a identificação do sexo mas é bom

  36. victor emanuel 12 anos disse:

    gostei muito da dica mas eu so tenho 12 anos e eu gostaria de começar uma pequena criação de codornas pra eu poder ganhar um dinheirinho mas eu quero saber com quantas codornas eu começo a minha criação assim quantas devo comprar pra ver se meu comercio vai dar certo ou não eu to pensando em comprar vinte vc vende codornas

  37. Eduardo disse:

    Gostaria de saber qual o custo de uma codorna e por qnt posso vender os ovos e a codorna abatida

  38. aureo messias vasilio disse:

    Gostei da dica ref. a criação de codornas e teria o prazer de receber mais informaçoes,em um sala de 20 m2 quantas aves posso criar.

  39. Rodrigo Barreto disse:

    tenho intereçe em começa uma criaçao

  40. luiz jorge soares disse:

    hola,
    gostei muito, seria muito iportante se me mandarian mais detalhes, como por exemplo, aonde comprar, e o valor para compra , tbm o manejo…
    e o custo ….seria muito importante…muito obrigado…

  41. Augusto Mesquita disse:

    tenho um quintal com 10 m de largura e 30 de comprimento, dar pra começar com quantas, tem vídios mostrando como fazer ? Obg.

  42. Ana Paula Leal disse:

    Eu gostei do site,aprendi mais,eu ja crio um pouco,tenho 300 codornas por enquanto,mas é otimo,todo dia eu vendo.

  43. Marlon disse:

    Olá, tenho interesse em montar um criadouro de codornas e frango de corte, poderiam me enviar informações quanto a custo? se tiverem um lay out para ambos seria de grande ajuda.

  44. josé pereira disse:

    Gostei muito! Estou pensando em inverti no negocio
    preciso de mais dicas tipo como montar as gaiolas

  45. maria das grças disse:

    tenho sitio em tatui sp gostaria de iniciar uma granja de codorna de 15,000mil ovo ao dia nao se como começar e como vender esses ovos gostaria uma ajuda para poder começar obrigado

  46. antonio disse:

    Olá gostei muito dessa ideia..

    gostaria de saber como que esse viveiro é montado como é esse estabulo de madeira que tem que fica em uma certa altura do chão..

    sera que da para criar cordona em um galinheiro normal…

    e como esta a venda da carne e dos ovos em relação ao o mercado consumidor tem facilidade de venda..

    Grato
    Técnico em Agroindústria

  47. silvio disse:

    bom dia
    podem até estranhar,mais é um sonho de infancia ter uma criaçao de codorna,tanto pra corte e pra ovo,mais na vida td precisa de um começo e é o q está sendo dificil pra mim mais nao vou desistir nao,se vcs souber de alguma parceria como cooperativa etc.
    as vezes vcs conhece alguma empresa que financia a criaçao e depois paga o lucro coisa assim, tb me interessa
    sem mais obrigado pela atençao.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Vai Abrir Um Negócio?

Curta O Novo Negócio!

Divulgue o Novo Negócio

Novo Negocio

Copie e cole o texto abaixo no seu site!
x

740 Ideias Práticas de Negócios (GRÁTIS)!

Faça como 350 Mil Empreendedores, participe do meu grupo particular de negócios e descubra o que é necessário para ter um negócio de sucesso.

(Ou continue na dúvida...)