Como Ser Representante de Vendas

Representante de VendasQuer se tornar um representante de vendas? Veja o que fazer!

Você quer mudar a sua vida profissional trabalhando com algo que realmente gosta e que te dê a oportunidade de obter bons rendimentos financeiros? Alguma vez já falou para si mesmo: Quero Ser Representante De Vendas? Se você tem habilidade para negociar e vender, uma boa alternativa é trabalhar como representante de vendas, que é uma atividade bastante requisitada no mercado, visto que a maioria das empresas necessita deste profissional para obter sucesso.

O representante de vendas é um profissional que trabalha diretamente com a venda de um determinado produto ou serviço, negociando em nome de uma empresa. As pessoas que atuam neste setor têm uma grande responsabilidade, visto que não são responsáveis apenas pelas negociações, mas também por manter a imagem da marca, divulgando-a entre o público-alvo, visando aumentar as vendas e, consequentemente, os lucros obtidos.

É possível trabalhar como representante de diversas empresas, que vão desde o segmento de alimentos até o de produtos eletrônicos.

Para se tornar um representante de vendas é recomendado conhecer o máximo sobre esta profissão, bem como as suas obrigações, direitos e benefícios, além de como realizar a atividade da melhor forma possível para obter os rendimentos financeiros objetivados.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para facilitar a sua atividade, reunimos algumas informações e dicas sobre representante de vendas. Confira!

O Que é Representante de Vendas?

Para ingressar em uma nova atividade profissional é necessário conhecê-la bem, sabendo tudo que lhe aguarda neste setor. Pois bem, o representante de vendas ou comercial pode ser definido como um profissional responsável por atuar na área de vendas de serviços ou produtos de uma empresa, podendo ter um vínculo empregatício ou contrato de atuação autônoma.

Além de executar as vendas em nome da empresa, o representante de vendas também desempenha o papel de manter a sua imagem frente ao seu público consumidor, tendo que realizar visitas frequentes aos compradores em potencial para atingir as metas que são estipuladas com antecedência, negociando e também fazendo as cobranças.

O representante de vendas deve ter profundo conhecimento sobre a empresa que está representando, bem como do produto ou serviço a ser oferecido para os clientes, uma vez que ele tem de deixar bem claro quais são os benefícios que a compra terá e convencê-los efetivá-la.

Também é da responsabilidade deste profissional manter atualizado o cadastro dos consumidores, produzir e enviar relatórios para a empresa contratante.

Claro, o representante de vendas precisa ser um profissional altamente capacitado em vendas, conseguindo transmitir o que precisa para os potenciais clientes, além de ter um poder de persuasão incrível. Por isso, uma boa dica é ter um planejamento de vendas, no qual descreva as principais informações a serem repassadas para o cliente e a melhor forma de abordá-las.

Por Que Trabalhar Como Representante de Vendas?

Você está interessado em trabalhar como representante de vendas? Há vários motivos para querer entrar para esta área. Essa profissão está entre as mais requisitadas do mercado, pois as empresas de diferentes setores têm interesse em contratar estes profissionais para aumentar as suas negociações e os lucros mensais.

Também é importante ressaltar que as remunerações oferecidas nesta área de trabalho podem ser bastante satisfatórias, pois além de receber o que está estabelecido como salário mensal, o funcionário também pode obter comissões em relação ao volume de vendas que realiza, o que o mantém focado e estimulado no trabalho.

Talvez o ponto mais interessante em se trabalhar como representante de vendas é o fato de que as empresas valorizam muito o setor. Tem dúvidas quanto a essa afirmação? Simples! Faça uma breve pesquisa, pode ser no Google mesmo, quantas Vagas De Representante De Vendas atraentes são disponibilizadas? Logo perceberá que é, sem sombra de dúvida, um dos pontos mais valorizados na empresa.

Não é para menos, a venda é responsável direta pelos lucros, de nada adiantará você ter um produto incrível se o mesmo não for vendido!

Como Ser um Representante de Vendas

Você está decidido a se tornar um representante de vendas? Neste caso, para ingressar na área é recomendado observar uma série de questões que são necessárias para se tornar um profissional competente e respeitado, de modo a conseguir satisfazer a empresa contratante e os clientes.

Lembre-se, o representante de vendas desempenha um papel muito importante, será o responsável direto pela imagem da empresa frente aos clientes, necessitando saber se comportar adequadamente e ainda conseguir convencer os potenciais clientes de que o produto é o que ele precisa.

Ter um cartão de visita é fundamental, porque você terá de deixar um contato para que os consumidores consigam conversar com você, até mesmo porque a empresa não saberá o que foi conversado e etc, o que exige que o cliente faça contato exclusivamente com você, caso contrário poderá parecer uma empresa desorganizada.

Acompanhe abaixo nossas dicas de como ser um representante de vendas.

1- Escolaridade Exigida Para Ser Representante de Vendas

Para começar a trabalhar em qualquer profissão é necessário estar preparado, reunindo as habilidades e conhecimentos que são exigidos para obter sucesso. Nesta situação, para atuar como representante de vendas/comercial é preciso saber qual é o nível de escolaridade exigida. Primeiramente, é recomendado ter, no mínimo, o ensino médio, possuindo conhecimentos gerais sobre determinados assuntos.

Para trabalhar como representante de vendas não é preciso ter uma graduação de ensino superior. Porém, para se tornar um profissional mais bem capacitado e com condições igualitárias para competir com os concorrentes do mercado é recomendado fazer cursos técnicos ou de especializações em vendas, o que permite conhecer tudo sobre este processo, sabendo como executar a atividade do modo correto para que seja possível obter resultados melhores e aumentar os lucros da empresa e os seus.

É indicado fazer, pelo menos, um curso anualmente para se manter atualizado sobre as novidades neste setor.

2- Procure Empresas Para Representar

Para trabalhar como representante de vendas é necessário encontrar uma empresa que deseja ser representada, por óbvio, concorda? A pessoa interessada pode fazer uma ampla pesquisa para descobrir quais são as empresas que estão oferecendo vagas no mercado, posteriormente é só se candidatar ao cargo que está de acordo com o seu perfil e aguardar o processo de seleção.

A outra opção para se tornar um representante de vendas é procurar pelas empresas que oferecem parcerias com pessoas que desejam divulgar e vender os seus produtos ou serviços. Neste caso, também é preciso fazer uma pesquisa para descobrir quais são as marcas que trabalham nesta categoria, sendo necessário ficar atento aos deveres que precisam ser cumpridos e quais são os seus direitos ao realizar as vendas junto ao público-alvo.

Fique atento ao que será pago a título de ajuda de custo, salário e comissão, costumam ser as 3 formas mais comuns de se remunerar o representante de vendas. Normalmente a remuneração principal do profissional são as comissões, por isso é importante tomar cuidado com o percentual que você receberá, seja exigente quanto a isso, pois a longo prazo fará muita diferença.

3- Aprimore a Sua Capacidade de Persuasão de Vendas

Em se tratando do universo de vendas, uma das principais características que um profissional desta área deve ter obrigatoriamente é a capacidade de persuasão, que nada mais é do que o poder de convencimento, o qual consiste em prender a atenção dos consumidores e fazê-los realizar a compra dos produtos que estão sendo oferecidos.

Portanto, se você deseja ser um representante de vendas de sucesso é recomendando investir no aprimoramento da sua capacidade de persuasão de vendas. Há diversos cursos de pequena duração e com preços bastante acessíveis que servem justamente para aflorar esta característica.

Nos cursos você aprenderá coisas como abordar os clientes de uma maneira confortável para as duas partes envolvidas, despertar o interesse e conseguir convencê-los a efetivar a compra.

Claro, para que se consiga isso são transmitidas diversas técnicas que irão proporcionar ao representante de vendas se expressar melhor e conseguir conduzir os clientes até o momento da compra.

Você pode gostar de ler nosso texto sobre técnicas de vendas, com isso terá uma noção de como melhorar na sua profissão e até mesmo do que será abordado nos cursos.

4- O Representante de Vendas Precisa Conhecer o Produto

Ao começar a trabalhar como representante de vendas de uma empresa é necessário conhecer tudo sobre ela e o produto ou serviço que está sendo oferecido. Dessa maneira o profissional terá mais facilidade para falar sobre as mercadorias, passando aos consumidores a impressão de que realmente sabe a procedência do que está vendendo, o que aumenta as possibilidades de concretizar as transações e fornecer mais credibilidade à empresa.

Também, podemos frisar que com isso você irá ter mais possibilidades de convencer os clientes de que as objeções são supérfluas e que o seu produto é realmente bom, resolverá os problemas do consumidor.

Portanto, antes mesmo de procurar o seu primeiro cliente, o ideal é reservar um período apenas para construir um repertório de conhecimento sobre a marca e os seus produtos. Procure se informar sobre problemas enfrentados pela empresa para conseguir contornar eventuais rejeições ou questionamentos por parte do público.

Elaborar um documento com as informações principais sobre o produto/serviço/empresa e como fará para explaná-las costuma trazer bons resultados, sem contar que irá perder pouco tempo fazendo.

5- Divulgue o Seu Trabalho de Representante de Vendas

A profissão de representante de vendas é uma das mais procuradas pelas empresas, as quais oferecem bons benefícios aos contratados, o que faz com que haja certa concorrência neste setor, logo, é necessário procurar meios de se destacar e chamar a atenção das organizações.

Um dos métodos mais indicados para obter reconhecimento na área de representação de vendas é divulgar o seu trabalho, isto pode ser feito através da criação de um portfólio que agregue as suas experiências, podendo ser divulgado diretamente nas empresas do seu interesse ou em uma página na internet.

Pronto Para se Tornar um Representante de Vendas? Corra Atrás Dos Seus Sonhos e Liberdade Financeira!

4.00 avg. rating (79% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA