7 Passos Importantes Para Fazer Um Modelo de Proposta

Modelo de Proposta
Para apresentar uma ideia de negócio é necessário fazer um modelo de proposta, para te ajudar a desenvolver sua ideia veja aqui de forma simples como fazer um modelo de proposta efetivo.

Precisa fazer um modelo de proposta? Confira aqui todos os detalhes para fazer um excelente modelo de proposta!

Você precisa apresentar a sua ideia de negócio para buscar recursos, mas não sabe como fazer isso? Calma! Antes de qualquer coisa é necessário ter organização para que as informações sejam agrupadas da forma correta, pois desta forma há mais chances de o receptor compreender o que você está tentando explicar. Uma das melhores formas de atingir este objetivo é compilar os dados em formato de proposta.

A proposta é uma ferramenta muito utilizada, principalmente no mundo dos negócios, na qual as empresas ou empreendedores fazem uma espécie de pedido, contextualizando os seus objetivos através de argumentos, informações e dados que sejam capazes de fazer com que o receptor do documento o compreenda e seja persuadido a participar ou comprar a ideia que está sendo difundida. A utilização da proposta traz muitos benefícios para o ambiente corporativo e também para novos empresários.

O modelo de proposta é um documento que se caracteriza por ser estruturado por etapas, detalhando todas as questões que envolvem o assunto que está sendo tratado, tendo um apelo visual, mas focando principalmente no conteúdo descrito. Você quer aprender a organizar as ideias do seu negócio? Para te ajudar neste processo trouxemos um modelo de proposta para ser feito. Aproveite!

O Que é Um Modelo de Proposta?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O modelo de proposta pode ser definido como um documento ou um relatório estruturado com um conteúdo detalhado e separado por etapas, tendo como objetivo uma melhor compreensão de quem o está lendo. Este item é encontrado em diferentes modelos como, por exemplo, proposta comercial, de investimento, projeto, pedagógica, entre outras.

A construção do modelo de proposta é feita para apresentar uma determinada ideia para o público-alvo, visando explicar todos os seus pontos, que vão desde o modo de funcionamento, custos de investimento até as estimativas de lucros mensais. Este relatório pode ser feito em uma única versão para vários receptores ou ser elaborado especificamente para cada público.

No ramo de negócios, o modelo de proposta é confundido, e não para menos, pois são “parecidos”, com o plano de negócio SEBRAE, um documento importante voltado para a empresa em si, detalhando os passos a serem seguidos, custos e demais informações imprescindíveis.

Benefícios do Uso do Modelo de Proposta

O uso do modelo de proposta traz uma série de benefícios, tanto para quem está o apresentando quanto para quem o lê. O modelo de proposta tem uma capacidade de sintetização, uma vez que todo o conteúdo a ser apresentado é estruturado por etapas e em forma de tópicos, valorizando a objetividade e evitando que o texto fuja do objetivo principal da proposta.

Além de trazer organização, o modelo de proposta também é uma excelente ferramenta para poupar tempo, algo que é tão escasso no mundo dos negócios, pois depois de construído ele pode ser enviado por e-mail para o público-alvo, descartando a necessidades de fazer pré-reuniões para explicar a proposta.

4 Tipos de Modelos de Proposta

4 Tipos de Modelos de Proposta
Veja aqui 4 modelos de proposta ideais para a sua proposta de negócio.

Os modelos de proposta podem ser encontrados em versões diferentes, sendo necessário conhecer qual o mais adequado para o tipo de conteúdo e objetivos que você pretende apresentar. Veja a seguir alguns tipos de modelos de proposta:

1- Modelo de Proposta Comercial

O modelo de proposta comercial é o mais comum no mundo dos negócios, sendo um relatório utilizado para apresentar um serviço para os clientes que se encaixam como público-alvo, onde o maior objetivo é descrever o que a empresa tem para oferecer, como isso é feito, os benefícios do comprador, como o indivíduo pode comprar, além de valores e forma de pagamento.

2- Modelo de Proposta de Negócio

O modelo de proposta de negócio é feito a partir da ideia de criação de um empreendimento, no qual o seu idealizador coloca todas as informações referentes à abertura da empresa como, por exemplo, o tipo de serviço que será prestado, produtos oferecidos, número de funcionários, potencial de rendimento e demais informações relevantes. Esta versão é feita para apresentar a proposta de negócio para eventuais sócios.

3- Modelo de Proposta de Investimento

O modelo de proposta de investimento é construído por empreendedores que estão começando um negócio, buscando um sócio capitalista ou investidor, que são pessoas ou empresas que injetam dinheiro no projeto para viabilizar a sua concretização. Neste caso, o relatório foca principalmente no retorno financeiro que o negócio pode proporcionar.

4- Modelo de Proposta Projeto

O modelo de proposta de projeto é usado no ambiente corporativo e também no meio acadêmico. Este documento é uma das versões mais simples, sendo composto basicamente pelo assunto principal que se pretende tratar, as etapas que o compreendem e os objetivos pretendidos com a abordagem do tema.

7 Passos Importantes Para Fazer Um Modelo de Proposta

Passos Importantes Para Fazer Um Modelo de Proposta
Aqui você verá 7 passos primordiais para fazer um ótimo modelo de proposta e se dar bem na proposta de negócio que precisa!

Apesar de existirem modelos diferentes de propostas, eles possuem a mesma estrutura, que é organizada e funcional para tratar qualquer assunto. Para montar a proposta do seu negócio, basta seguir as mesmas etapas. Conheça abaixo o modelo de proposta com a sua devida estrutura:

1- Capa da Proposta

O modelo de proposta é um relatório completo, logo, deve ser construído em formato de documento formal. Portanto, a primeira coisa a ser feita é uma capa para a sua proposta, que se possível deve ser estilizada, ter uma boa apresentação virtual e ter um tamanho normal de A4.

A capa do modelo de proposta deve ser pensada tanto para a versão impressa quanto para a virtual, por isso o ideal é que não possua muitos elementos em sua superfície, principalmente de imagens. As informações contidas na capa devem ser o nome do seu projeto em letra maiúscula, na área central o seu nome e a data que compreende o documento. Se preferir, também pode colocar o nome do destinatário da proposta.

2- Índice da Proposta

O modelo de proposta é extenso e detalhado, nem todo mundo que o receber terá tempo disponível para ler os detalhes, preferindo ir até às páginas com os assuntos que mais lhe interessam. Sendo assim, é preciso construir um índice responsável por enumerar todas as páginas e os seus respectivos conteúdos.

É recomendado enumerar todas as páginas do modelo de proposta, pulando a capa e começando pelo índice. A página do índice deve estar identificada como tal, apresentando o número das demais páginas e o tema de cada uma delas. Para tonar esta página mais organizada é indicado que cada assunto seja tratado em páginas diferentes.

3- Introdução do Modelo de Proposta

A introdução do modelo de proposta é onde começa o texto propriamente dito. Esta etapa é de suma importância, pois se trata do primeiro passo que pode cativar o leitor para ler o restante do relatório. Nesta página você deve escrever sobre o que o documento trata, bem como a sua proposta ao construí-lo.

O texto da introdução do modelo de proposta é um apanhado geral de todos os tópicos do projeto e do seu potencial. Apesar de conter muitas informações, é preciso que elas sejam abordadas de forma breve, afinal, os demais detalhes estarão dentro das páginas do relatório.

4- Argumentação do Modelo de Proposta

Após a introdução é construída uma página para a argumentação, ou seja, pode ser definida como a explicação que o autor do documento dá para agregar valor à sua proposta, simplificando: qual é a necessidade da sua existência como? Por exemplo, porque um possível investidor deveria injetar dinheiro no seu negócio.

A argumentação é o local que você mais deve usar o seu poder de persuasão, devendo elaborar uma explicação de maneira clara sobre o assunto, estruturando-a em pontos. Neste caso, o texto tem que ser completo, apresentando dados reais sobre o assunto, mas sem divagações desnecessárias.

Para facilitar o convencimento é interessante utilizar técnicas de vendas, as quais podem ajudar a persuadir o receptor a “comprar a sua ideia”.

5- Escopo do Modelo de Proposta

O escopo do modelo de proposta funciona como o “recheio” do relatório, reunindo absolutamente todas as informações referentes ao assunto tratado. Por exemplo, se o documento é uma proposta de negócio, é preciso descrever todas as suas características como a área de atuação, modo de operação das atividades, serviços/produtos disponibilizados e os seus valores, público-alvo, entre outros dados relevantes.

É importante ressaltar que nesta etapa você pode se estender mais, pois todas as informações precisam ser descritas com riqueza de detalhes, trazendo dados reais que sejam interpretados com clareza pelo leitor, além da forma e do tempo que cada etapa levará para ser colocada em prática.

6- Valores do Modelo de Proposta

O modelo de proposta também tem uma página específica para tratar dos valores que serão necessários para executar o negócio que está sendo proposto no relatório. Você deve apresentar todos os valores, mesmo aqueles menores, pois isto é fundamental, principalmente se a proposta está sendo endereçada para um possível sócio investidor.

Pode ser que os valores sofram mudanças antes da concretização do projeto, por isso, o ideal é por no texto que eles estão sujeitos a alterações, tanto para mais quanto para menos. Dessa maneira, você estará deixando o seu leitor ciente do que pode acontecer.

7- Conclusão do Modelo de Proposta

O modelo de proposta não termina de forma abrupta, pois ele é composto por uma página de conclusão, em que mais uma vez é feito um pequeno resumo dos objetivos do relatório e a importância que a proposta tem, além do que pode trazer de benefícios se realmente for colocada em prática.

Comece agora mesmo a fazer o seu modelo de proposta! Deixe suas dúvidas e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA