7 Passos de Sucesso de Como Fazer Sabonete

Como fazer sabonete
Aprender como fazer sabonete artesanal é uma ótima maneira de iniciar um negócio vendendo sabonetes.

Quer aprender como fazer sabonete? Veja aqui todas os passos necessários para fabricar sabonete e começar um negócio de sucesso!

Os sabonetes são produtos que fazem parte do cotidiano das pessoas. Inicialmente eram apenas funcionais, servindo para realizar a limpeza da pele. Com o passar do tempo, este item deixou para trás somente esta conotação utilitária, passando a agregar um valor estético. A partir de então, estes produtos ganharam novas fórmulas e aromas que são capazes de beneficiar a pele, oferecendo cuidados profundos e uma fragrância agradável.

Além disso, a fabricação de sabonetes deixou de ser exclusiva das grandes marcas e fábricas, pois há diversas receitas que ensinam o consumidor a fazer a sua própria mercadoria de forma simples e prática, dando a ela o aroma que bem entender, acrescentando componentes específicos para a sua pele.

Ao aprender a fazer sabonete, a pessoa pode utilizar esta técnica para uso próprio ou então para produzir estes artigos e comercializá-los, de modo a gerar uma renda extra, ou ainda fazer desta tarefa o seu trabalho. Neste caso, é necessário se aprofundar um pouco mais no assunto.

Iremos listar aqui algumas dicas de como fazer sabonete e vendê-los. Confira as sugestões abaixo:

7 Passos de Sucesso de Como Fazer Sabonete

1 – Cuidados Com a Manipulação dos Componentes

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

É necessário saber que, embora os componentes utilizados na fabricação de sabonetes caseiros sejam de baixa periculosidade, é de fundamental importância saber como manipular tais substâncias, pois isto irá garantir a sua segurança e também a da pessoa que irá utilizar o produto, o que evita possíveis transtornos.

Portanto, é necessário adquirir os componentes adequados para uso na pele, pois do contrário isto pode gerar alergias ou problemas ainda mais graves. Deve-se respeitar rigorosamente as doses das substâncias indicadas em cada receita, já que o aroma e benefício do sabonete podem ser alterados facilmente caso, a dosagem esteja incorreta.

Além disso, é preciso utilizar todos os equipamentos recomendados, sendo fundamental para garantir um bom resultado, fazendo com que os artigos fiquem bem feitos e com a essência desejada. Sem falar, que isso também ajuda a proteger o próprio fabricante dos sabonetes, diminuindo o risco de acidentes. Sendo assim, não se esqueça de adquirir os equipamentos necessários e seguir as instruções corretamente.

  • Siga a manipulação especificada em cada receita;
  • Não coloque os componentes em excesso;
  • Utilize os equipamentos necessários para produzir os sabonetes.

2 – Local Para Confeccionar os Sabonetes

Para começar a confecção dos sabonetes é necessário dispor de um pequeno local adequado para a preparação dos componentes. Não é necessário construir um cômodo, basta adaptar um ambiente, de modo que ele fique prático e apropriado para que os itens possam ser manipulados e armazenados com segurança.

Sendo assim, pode-se usar qualquer local da casa. O mais importante é manter o espaço constantemente limpo e com a temperatura ideal para dar a consistência que os sabonetes necessitam para ficar sólidos. Além de usar os equipamentos que permitem alcançar o resultado esperado.

Dica: A limpeza do local deve ser feita com um paninho com álcool líquido 91%, assim consegue-se retirar todas as bactérias e eventuais microrganismos.

  • Não é necessário construir um espaço para produzir os sabonetes;
  • Adeque o ambiente;
  • Mantenha o local organizado e limpo para facilitar a execução da atividade.

3 – Equipamentos Para Fazer Sabonete

Equipamentos para fazer sabonete
Para aprender como fazer sabonete é importante saber quais equipamentos para fazer sabonete serão necessários.

Para trabalhar com a confecção de sabonetes existem alguns equipamentos que são fundamentais, pois eles trazem diversos benefícios, tanto para a qualidade dos produtos quanto para a própria saúde da pessoa.

Em primeiro lugar, é aconselhado utilizar luvas plásticas, pois isto serve para proteger as mãos, evitando que o contato com os componentes químicos provoque alergias. Além disso, também não deixa que resíduos externos entrem e modifiquem a fórmula.

Também deve-se utilizar uma touca, de modo a prender todo o cabelo, dessa maneira diminui-se o risco de que fios caiam no sabonete. É preciso contar com os vidros de tamanho pequeno, médio e grande, em formatos diferentes, isto serve para manipular as fórmulas.

Colheres especiais e espátulas também são essenciais para produzir sabonetes, pois é a partir delas que se pode moldar os produtos. Para dar formatos diferenciados às mercadorias pode-se recorrer às forminhas exclusivas para sabonetes. Estes itens podem ser encontrados facilmente em lojas de artigos para artesanato. Por fim, é necessário dispor de uma mesa para colocar os objetos durante a fabricação.

  • Adquira os artigos necessários para fazer os produtos;
  • Use equipamentos de proteção;
  • Compre moldes para confeccionar sabonetes em formatos diferentes.

4 – Receitas de Sabonetes

Equipamentos para fazer sabonete
Comece aprendendo como fazer sabonete pelas receitas de sabonete mais simples.
  • Sabonete Caseiro Para Clarear Manchas

Para quem está ingressando neste ramo, a dica é começar com manipulações simples, pois os materiais são fáceis de encontrar, além de oferecer praticidade para a confecção. Para fazer esta receita é necessário ter os seguintes componentes:

  • 4 ml de extrato glicólico de hera
  • 4 ml de essência de algas
  • 4 ml de extrato glicólico de centella asiática
  • ½ colher de sopa de argila verde
  • 150 g de glicerina transparente ou leitosa
  • 4 ml de álcool de cereais
  • 10 ml de corante verde à base água
  • fôrma para sabonete

Como fazer

Pegue os 150 g de glicerina transparente, com a ajuda de uma faca, corte-a em pedaços bem pequenos. Em seguida coloque o conteúdo em um recipiente de plástico, leve ao micro-ondas e deixe derreter por aproximadamente 8 minutos ou até obter uma pasta. Quando isto acontecer retire do forno e espere alguns minutos até ficar morna.

Na sequência, adicione todos os componentes, exceto o álcool de cereais e com a ajuda de uma colher mexa bastante até que a mistura fique homogênea. Feito isso, despeje o líquido na fôrma. Coloque o álcool em um borrifador e aperte próximo aos sabonetes. Repita o processo duas vezes.

Agora, deixe a forma descansar por aproximadamente um dia ou até que os sabonetes fiquem sólidos. Após este período, desenforme os produtos, embrulhe-os e eles estarão prontos para serem comercializados.

  • Sabonete de ervas em formato de coração
Sabonete de ervas em formato de coração
Os sabonetes de coração tem uma essência mais trabalhada, aprenda como fazer sabonete de coração e venda-os em datas comemorativas, como dia dos namorados.

Estes sabonetes são responsáveis por oferecer uma fragrância mais trabalhada, trazendo um aroma agradável. Para fazer esta receita é necessário ter os seguintes componentes:

  • 30 ml de essência à gosto
  • 1 kg de base glicerinada
  • corante alimentício
  • álcool de cereais
  • ervas e flores desidratadas
  • fôrmas de silicone em formato de coração
  • recipiente de vidro temperado
  • conta-gotas

Como fazer

Para começar, com a ajuda de uma tesoura corte a base glicerinada e coloque no recipiente de vidro temperado. Leve o produto ao micro-ondas e deixe por aproximadamente 8 minutos, ou até que o componente derreta completamente. Após este procedimento, utilize uma colher para mexer o conteúdo, isto ajuda a “quebrar” a nata que se forma na área de cima.

Acrescente a essência escolhida, volte a mexer para deixar a mistura homogênea. Na sequência, coloque as ervas e flores desidratadas nas forminhas em formato de coração. Despeje o álcool de cereais no conta-gotas e borrife nos sabonetes. Por fim, deixe os artigos descansar por um dia, depois deste tempo é só desenformar e embalar para vender.

Para fazer sabonetes com outras formas, basta utilizar a fôrma desejada ao invés da fôrma de coração, seguindo exatamente o mesmo processo. Ainda, pode-se alterar as ervas desejadas, contudo, estude quais as ervas que podem fazer bem à pele, tomando muito cuidado com a possibilidade de alergia em algumas pessoas.

5 – Embalagens Para os Sabonetes

Depois de prontos, os sabonetes precisam ser comercializados, mas para isso eles devem ser embalados adequadamente, de modo que a sua estrutura e aroma sejam preservados. Há várias possibilidades de fazer embalagens baratas, basta encontrar o material apropriado.

Entre as alternativas, pode-se mencionar os tecidos de TNT, neste caso, indica-se comprar o tecido em uma cor delicada. Na sequência, é só cortar um quadrado de acordo com o tamanho do sabonete e costurar. Para dar o arremate final, usa-se fita de cetim colorida, acrescentando charme e elegância.

Para quem está disposto a fazer um investimento maior, a dica é optar pelas caixinhas de plástico desmontáveis. Nessa situação, é preciso adquirir os produtos com tamanho compatível aos sabonetes. Depois é só montar o quadrado, colocar o sabonete dentro e dar um nó com uma fita colorida.

  • Faça embalagens para os sabonetes;
  • Use TNT para embalagens simples;
  • Enfeite o embrulho do produto.

6 – Como Comercializar os Sabonetes

Como comercializar os sabonetes
Depois de aprender como fazer sabonete é hora de vender os sabonetes. Comece divulgando os sabonetes para amigos, família e vizinhos.

Após todo esse trabalho, é hora de vender os sabonetes. Portanto, primeiramente deve-se começar oferendo para as pessoas conhecidas. Procure comercializar as mercadorias para os seus colegas de trabalho, vizinhos.

Além disso, também ofereça para aqueles que você não conhece, de modo a expandir o público. Caso tenha um espaço disponível em casa, uma boa dica é montar um pequeno quiosque de sabonetes. Neste caso, basta fazer algumas adaptações para poder receber os clientes.

Com relação ao preço do produto, saiba que ele pode variar, uma vez que cada sabonete tem uma composição diferente. Portanto, ao utilizar componentes mais caros, consequentemente o valor cobrado pelo artigo também irá aumentar. Em média, pode-se cobrar de R$ 5,00 reais a R$ 20,00 reais, variando de acordo com o benefício que a mercadoria irá trazer. O lucro obtido nessa mercadoria varia, mas normalmente é superior a 300%.

  • Ofereça os sabonetes para pessoas conhecidas;
  • Faça venda a domicílio;
  • Cobre um preço justo;

7 – Como Divulgar o Trabalho

A regra básica para ter bons lucros com a venda de sabonetes é conseguir uma boa divulgação do produto. Sendo assim, utilize a comunicação verbal para informar aos seus possíveis clientes sobre os aromas e preços oferecidos.

Fazer uso de um carro de som que anuncia os seus produtos também é uma ótima forma de propaganda. Ainda, podemos mencionar a possibilidade de contratar ou fazer você mesmo, uma venda direta, ou seja, ir às casas e estabelecimentos e oferecer seus sabonetes.

A venda direta é uma das formas que tem trazido mais resultados, devido ao fato de que o sabonete é barato, costuma ser necessário e as pessoas têm dinheiro na “carteira” para comprar no momento que é oferecido.

Por fim, outra opção funcional para divulgar é abrir uma página em alguma rede social, postando fotos dos sabonetes, informando os aromas disponíveis, os benefícios que cada item traz e os valores cobrados pelos produtos.

  • Divulgue o trabalho pessoalmente;
  • Use a internet para divulgar os sabonetes.

Aprendeu como fazer sabonete? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA