4 Passos de Sucesso de Como Fazer Queijo

Como Fazer Queijo
O queijo é um alimento indispensável na mesa dos brasileiro. Aprenda como fazer queijo e ganhe um bom dinheiro com a venda de queijos!

Quer aprender como fazer queijo e começar a ter uma renda extra? Confira nosso passo a passo de como fazer queijo!

Queijo no sanduíche, macarrão, lasanha, risoto ou simplesmente como aperitivo. Dificilmente você não tenha um prato favorito que leve queijo em sua composição, não é mesmo? Esta, definitivamente, é uma das iguarias mais consumidas do Brasil. Segundo estudos no setor alimentício, nos últimos 7 anos o consumo de queijo dobrou no país, sendo que cada brasileiro consome, em média, cinco quilos por ano.

Juntamente com o crescimento do consumo do queijo também veio o acréscimo de produção deste alimento, surgindo, inclusive, novas diversidades que passaram a ser fabricadas nacionalmente. Sendo assim, mais do que saboroso, o queijo se tornou um ótimo investimento de negócio devido à sua estabilidade e valorização no mercado.

Você tem interesse, conhecimento e gostaria de entrar para o ramo de laticínios? Então, uma das áreas mais indicadas para trabalhar é a produção de queijo, sendo bastante lucrativa, em que você pode começar com uma empresa pequena e aumentá-la conforme o seu sucesso.

Fazer queijo é uma tarefa relativamente simples, sendo preciso observar alguns critérios básicos, bem como, regras da vigilância sanitária, as quais garantem uma maior “qualidade” no produto.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Quer aprender como fazer queijo? O processo é relativamente simples, mas é preciso fazer corretamente para garantir a boa qualidade do seu queijo. Por isso, confira agora mesmo nossas dicas e um passo a passo sobre como fazer queijo!

Conheça a Origem do Queijo

O queijo é um dos principais alimentos do setor de laticínios, sendo considerado sólido e estável no mercado, podendo ser feito a partir do leite de vacas, ovelhas, cabras, búfalas, entre outros mamíferos.  A produção de queijo se dá a partir da coagulação do leite, que é realizada em uma primeira etapa, passando pela acidificação com uma cultura bacteriana, seguindo com o uso de enzima e quimosina, que transforma o líquido em coalhada e soro, que dão origem ao queijo sólido.

A produção de queijo é uma atividade antiga, tendo relatos de que este alimento já era produzido na Europa antes mesmo da civilização romana. Estima-se que esta iguaria era confeccionada desde 3.000 a.C, sendo feita através do leite de ovelhas, que passaram a ser domesticadas nesta época.

O queijo sobreviveu a milhares de séculos, passando por inúmeras transformações, visto que cada localidade do mundo seguia a sua própria receita. Na atualidade, existem centenas de tipos de queijo, desde os mais suaves até os mais fortes e exóticos, que variam a quantidade de bactérias, bolores, tratamentos e tempo de envelhecimento.

Este alimento funciona como um bom complemento para as refeições, sendo composto por proteína, fósforo, gordura e cálcio, o que o classifica como uma das mais compactas formas de nutrição. Os queijos mais populares e consumidos no Brasil são o mussarela, parmesão, prato, cheddar, coalho e o meia cura, que é o tradicional queijo minas.

Perceba que existe uma diversidade de queijo grande, os quais, embora possam ser produzidos por processos semelhantes em alguns aspectos, tem, em muitos “pratos”, especificidades.

Vantagens de Trabalhar Com a Produção de Queijo

Há diversas vantagens em trabalhar com a produção de queijo. Em primeiro lugar, este produto está entre os mais consumidos do Brasil, sendo uma tendência para os próximos anos, o que faz com que este setor seja bastante estável e ao mesmo tempo lucrativo, evitando que o produtor sofra prejuízos.

Além disso, o nosso país conta com uma grande produção de leite, o que garante a disponibilidade de matéria-prima para a confecção de queijo. Também, não é necessário contar com uma grande empresa para praticar esta atividade, sendo possível investir em uma pequena fábrica.

Para iniciar o seu negócio, pode-se separar uma peça na sua casa e transformá-la em um ambiente adequado para preparar o queijo, porém, lembre-se que é preciso observar algumas regras atinentes à questão de higiene do seu negócio.

4 Passos de Sucesso de Como Fazer Queijo

Fazer queijo não é exatamente uma tarefa difícil, mas é trabalhosa e exige tempo para a maturação. Um dos queijos mais tradicionais e consumidos no Brasil é o queijo minas frescal, que é fácil de fazer. Confira abaixo como fazer este tipo de queijo e comece agora mesmo a sua produção!

1 – Adquira os Ingredientes e Utensílios Para Fazer Queijo

Antes de dar início à produção de queijo é necessário adquirir os ingredientes e equipamentos para fabricação de queijos. Você vai precisar dos seguintes ingredientes: 3 ml de cloreto de cálcio; 5 l de leite pasteurizado tipo “C” ou “B”; 2 ml de coagulante Quimase, que deve estar dissolvido em 3 colheres de água filtrada; 1 colher de sopa de sal;

Com relação aos utensílios, você vai precisar de: formas para queijo minas frescal; 1panela com profundidade; 1 pá de cozinha; 1 termômetro para controlar a temperatura em que o leite é submetido durante a produção;

Atenção! Não é recomendado usar leite de caixinha, pois ele tem dificuldade para coagular, não atingindo o ponto sólido de queijo.

2 – Apure o Leite Para Fazer o Queijo

Como fazer queijo temperatura do leite
Para aprender como fazer queijo, é preciso aprender como manipular o leite para fazer queijo, uma das informações importantes é a sua temperatura ideal.

Após selecionar os ingredientes e os utensílios é necessário começar a fabricar o queijo. Primeiramente, pegue uma panela com profundidade e leve ao fogo, que deve estar brando. Depois, deposite o leite pasteurizado e aqueça até que atinja a temperatura de 36°C, use o termômetro para controlar.

Ao chegar na temperatura indicada, reduza um pouco o fogo e adicione os 3 ml de cloreto de cálcio e os 2 ml de coagulante Quimase. Entre cada adição é preciso aguardar 30 segundos e mexer a mistura para que o ingrediente fique bem integrado ao leite pasteurizado. Mexa os elementos por mais 10 minutos e desligue o fogão.

Deixe a mistura descansar entre 30 e 40 minutos, acompanhando se aconteceu a formação de uma coalhada de aspecto liso, compacta e firme. A tendência que a coalhada comece a se desgrudar do fundo da panela, o que significa que está no ponto certo para ser cortada. Com a ajuda de uma faca, corte a coalhada, respeitando uma distância de 3 cm entre cada pedaço.

Feito isso, deixe a coalhada repousar por 5 minutos, observando se há a formação de soro com uma cor esverdeada. Se isso estiver acontecendo é um sinal de que a mistura está obtendo o ponto de queijo.

Com a pá mexa a coalhada novamente, fazendo movimentos circulares e lentos, fazendo com que a massa se firme e vá soltando o soro com maior intensidade, o que contribui para que ela adquira uma textura mais rígida.

3 – Determine o Ponto do Queijo

Uma das questões principais em se tratando de fazer queijo minas frescal é deixá-lo no ponto certo. Se todos os passos forem seguidos corretamente, a tendência é que o ponto do queijo ocorra entre 20 e 30 minutos depois do corte da coalhada. Depois de ser mexida, a massa vai expulsando o soro e ficando rígida, quanto mais endurecida ficar, mais está entrando no ponto ideal.

No entanto, você também pode controlar o ponto do queijo, deixando-o mais mole se desejar. Neste caso, tem-se que reduzir a mexedora, deixando a massa com um teor maior de soro. Porém, cuidado para que a massa não fique muito mole ao ponto de se desmanchar com facilidade.

A dificuldade maior em se fazer queijo costuma ser encontrar o ponto ideal de “rigidez”, até mesmo porque o ponto ideal é um pouco subjetivo, pois algumas pessoas preferem mais moles e outras mais rígido. Verifique qual é o gosto preferido na sua região para deixá-lo exatamente como seu público gosta.

Após atingir o ponto pretendido para o queijo, coloque-o na forma e deixe-o descansar. A massa vai se formar naturalmente, não há a necessidade de ficar apertando-a constantemente como acontece com os outros tipos de queijo. Na etapa da enformagem, deixe o produto descansar por uma hora, depois desvire e coloque o lado que estava para cima no fundo de outra forma, isto serve para padronizar o formato.

4- Faça a Salga do Queijo

Como fazer queijo salga do queijo
Para aprender como fazer queijo é necessário saber como fazer a salga do queijo, que dará o seu sabor final.

Depois de enformar o queijo é preciso fazer a salga, que consiste em acentuar o seu sabor. Neste processo, tem-se que adicionar uma colher de sopa rasa de sal sobre cada superfície do queijo, tanto embaixo quanto para cima. Esta etapa chama-se salga a seco, que possibilita que o produto absorva o sal lentamente.

Após a salga, o queijo deve ser levado à geladeira para descansar por aproximadamente 12 horas. Durante este período, o queijo pode continuar soltando o soro, que estará bem mais fino, com aparência semelhante à água, sendo necessário retirá-lo.

Aprendeu como fazer queijo? Deixe seu comentário e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

2.00 avg. rating (49% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA