Como Fazer Cerveja Artesanal

Como Fazer Cerveja ArtesanalQuer aprender como fazer cerveja artesanal? Criamos esse texto exclusivo para te ensinar!

Um dos teus hobbys preferidos é chamar os amigos para apreciar uma boa cerveja gelada? Isso não é uma exclusividade sua, pois uma das opções de lazer mais adorados pelos brasileiros, tanto homens quanto mulher, é consumir esta bebida. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 52% dos brasileiros com idade acima de 18 anos tomam cerveja, nem que seja apenas uma vez durante o ano, o que faz com que o Brasil ocupe o 17º lugar no ranking dos países que mais consomem esta bebida.

Já pensou em abrir um disk cerveja? Essa opção de negócio tem crescido bastante, principalmente em razão do baixo custo, já que, pelo fato de ser realizado apenas através de entregas, dispensa um local fixo para estabelecer o negócio, o que, consequentemente, reduz significativamente os custos.

Mais do que uma bebida gostosa, a cerveja também é considerada uma boa alternativa para quem deseja abrir um negócio de pequeno porte. Para montar uma empresa no ramo de bebidas, você não precisa montar uma grande cervejaria, pois é possível montar uma microcervejaria e fabricar cerveja artesanal, que é uma atividade relativamente fácil de se desenvolver. Esta modalidade de empreendimento é barata e pode gerar bons lucros para o produtor.

Está com quase nada de dinheiro? Esta situação não atinge apenas você, contudo, neste caso é preciso buscar por ideias de negócios com pouco dinheiro.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Fazer cerveja artesanal é uma atividade que tem se tornado cada vez mais comum no país. Você quer entrar para este ramo? Para se dar bem na fabricação desta bebida é preciso investir na qualidade para agradar o paladar do consumidor final.

Qualidade é a palavra chave em praticamente todos os negócios, até mesmo porque você enfrentará concorrência em qualquer ramo, e acredite, seus concorrentes que estão estabelecidos no mercado se especializaram e farão uma linha dura para você. Conhecer tudo sobre o assunto, trazer qualidade para o produto e saber como cativar o cliente serão os fatores responsáveis por lhe trazer sucesso no empreendimento e a conquista da sua parcela do mercado.

Quer sabe mais sobre como fazer cerveja artesanal? Criamos esse texto exclusivo com um passo a passo de como fazer cerveja artesanal, além de informações importantes sobre o setor. Confira abaixo!

Conheça Mais Sobre a Cerveja

A cerveja continua sendo atual, especialmente porque sempre surgem novas marcas. No entanto, esta bebida é classificada como um dos líquidos alcoólicos mais antigos do mundo, que vem evoluindo junto com a civilização até chegar nas versões que conhecemos na atualidade. Segundo estudos que foram realizados através da avaliação de hieróglifos, a cerveja era fabricada desde o Egito Antigo, principalmente nas tribos Sumérias, sendo feita através de líquidos fermentados que derivavam do pão.

Com o passar dos séculos, a cerveja foi caindo no gosto de todas as classes da sociedade, tornando-se popular entre nobres e plebeus. Este cenário fez com que a bebida fosse exportada para praticamente todos os continentes, ganhando mais espaço especialmente na Europa. Hoje em dia, os países que mais se destacam na fabricação de cerveja são a Alemanha, Polônia, Áustria, República Tcheca, Romênia, Irlanda e Brasil.

A cerveja é fabricada através da fermentação de cereais, principalmente da cevada maltada, juntamente com o acréscimo de milho, amido, água e demais ingredientes. A bebida também pode ser feita com substâncias diferenciadas como, por exemplo, mandioca e sorgo, que são capazes de resultar em sabores exóticos, sendo mais suaves ou marcantes, dependendo da pretensão do fabricante.

Analisar o público que você deseja agradar com a cerveja artesanal é de suma importância, porque a sua fabricação de cerveja levará em consideração qual é o tipo de gosto que mais agrada na sua região. Ao contrário do que alguns pensam, cervejas não são todas iguais e isso bem se observa através das diversas marcas cervejas que encontramos no mercado atual.

Por Que Investir na Fabricação de Cerveja Artesanal?

Você quer montar um negócio de pequeno porte e que seja lucrativo? Pois bem, investir na fabricação de cerveja artesanal pode ser a solução para os seus problemas. Em primeiro lugar, compreenda que a cerveja é considera uma das bebidas alcoólicas mais apreciadas no mundo e no Brasil, o que contribui para que este mercado seja economicamente estável, diminuindo as chances de o produtor sofrer prejuízos elevados.

Nos últimos anos o consumo de cervejas artesanais vem crescendo entre os brasileiros, além deste produto estar sendo cada vez mais exportado para alguns países da Europa, o que permite que o fabricante amplie a sua cartela de clientes, gerando bons rendimentos. Outra vantagem de investir nesta atividade é o fato de a produção ser fácil e exigir ferramentas baratas.

O que torna a fabricação de cerveja artesanal um pouco mais difícil é a concorrência e a dificuldade de conseguir fazer com que a marca caia “no gosto do povo”. Conseguir criar a sua clientela e fazer com que as pessoas comecem a espalhar que a sua cerveja artesanal é de boa qualidade será o maior desafio a ser enfrentado, então prepare-se, no inicio é difícil!

Por isso, não deixe de elaborar um plano de negócios, o qual irá lhe auxiliar do início ao fim, trazendo considerações importantes para cada etapa, que vai desde o início da fabricação da cerveja, divulgação, marketing, até os canais de distribuição.

Confira também como funciona para montar uma distribuidora de bebidas, pode ser interessante expandir seus negócios nesse sentido.

Como Fazer Cerveja Artesanal

Fabricar a cerveja artesanal é uma atividade de baixa complexidade, mas mesmo assim é preciso seguir todos os passos para que seja possível obter uma bebida de qualidade e que agrade o paladar do consumidor final. Aprenda abaixo como fazer cerveja artesanal, lembrando que você pode alterar ou utilizar outros elementos, fazendo com que sua cerveja seja mais suave ou não, por isso é tão importante estudar o seu público-alvo.

1- Compre as Ferramentas Para Fazer Cerveja Artesanal

Para iniciar a sua fabricação de cerveja artesanal é necessário comprar as ferramentas que viabilizam esta atividade e que são essências para dar-lhe mais qualidade. O primeiro equipamento a ser adquirido é a máquina de moagem, que desempenha a função de moer os ingredientes que são utilizados na fabricação dos líquidos, além de ter de comprar tonéis de alumínio para ferver o líquido.

Para aprimorar o processo de fabricação de cerveja artesanal também se tem de comprar um termômetro para medir a temperatura do processo de fervura da cerveja, pás plásticas, panelas de alumínio grandes e com profundidade, jarra plástica, peneira cônica, chave para balse alimentador, suporte de transferência, fogão, garrafas e tampinhas para armazenar a bebida.

2- Separe os Ingredientes Para Fazer Cerveja Artesanal

Para começar a fabricar a cerveja artesanal é preciso selecionar os ingredientes que serão usados, os quais devem estar em harmonia com as diversidades da bebida que o produtor pretende fabricar. Se você está começando neste setor, uma boa dica é optar pela variedade menos complexa, a famosa cerveja de malte.

Sendo assim, para fazer a cerveja artesanal simples você vai precisar de 24g de Lúpulo Spalt Selec 5,4 Ácido Alfa, 5,0kg de malte Château Pilsen, 18 litros de água para acrescentar ao malte, 20 litros de água para a extração do Extrato Residual, 11,5g de fermento de alta fermentação Cepa. Os ingredientes podem ser comprados em lojas de insumos para a produção de bebidas artesanais.

3- Moa os Ingredientes da Cerveja Artesanal

Depois de adquirir os ingredientes é necessário moê-los. Sendo assim, deposite na máquina de moer os 5,0kg de malte e ligue-a por 3 minutos. Este tempo tem a função de retirar a casca do elemento, quando tudo estiver desligado é só desligar a ferramenta e remover as cascas.

Na próxima etapa moa o malte com mais intensidade por aproximadamente 10 minutos. Para que a produção da cerveja artesanal seja bem sucedida é preciso que o malte seja convertido em uma farinha bem fina para que o líquido não fique com um pó e altere o sabor da bebida.

Executar os processos de fabricação de cerveja artesanal conforme descritos fará com que a qualidade fique dentro do esperado. É comum, principalmente após ter bastante demanda, tentar apressar a fabricação e reduzir o tempo para a fabricação de cerveja artesanal, o que acaba por implicar na redução da qualidade e, muitas vezes, fazer com que o produto que antes era bem visto pelos consumidores passe a ser rechaçado, ocasionando em prejuízos.

4- Faça a Mosturação da Cerveja Artesanal

Pegue uma panela grande de alumínio e adicione os 18 litros de água, leve ao fogo e deixe ferver em uma temperatura de 68ºC, use o termômetro para checar se está no nível ideal. Feito isso, acrescente o malte triturado, siga mexendo a mistura com a pá plástica, o que evita o surgimento de grumos, que prejudicam a textura da cerveja.

Ao notar que a mistura está bem homogênea, tire a panela do fogão, deixando-a por 80 minutos com uma tampa e deixando descansar. Após este tempo, observe se a mistura tem caroços, se tiver é necessário ferver por mais 50 minutos e mexer novamente.

5- Filtre a Cerveja Artesanal

Após fazer a mosturação da cerveja artesanal é necessário filtrá-la. Nesta etapa, coloque o balde alimentador perto da panela. Com a ajuda da peneira cônica e a jarra plástica vá peneirando o líquido de modo a remover a parte mais densa.

Coloque em uma outra panela os 20 litros de água, o líquido filtrado e mais os 20 g de Lúpulo Spalt Selec 5,4 Ácido Alfa, deixando ferver em 80ºC por 40 minutos, sem deixar de mexer. Espere a mistura esfriar por 1 hora.

6- Ferva o Mosto da Cerveja Artesanal

Para aprimorar o sabor da cerveja artesanal leve a mistura ao fogo novamente, deixando a panela tampada, fervendo em uma temperatura acima de 200ºC por 40 minutos. Após este período retire a panela do fogão e deixe o líquido descansar por mais 1 hora.

7- Resfrie e Fermente a Cerveja Artesanal

Em um ambiente com temperatura de 15ºC deixe a bebida descansar por 2 horas. Depois adicione o fermento de alta fermentação Cepa no líquido, mexa bem e aguarde 24 horas. Para finalizar a fabricação de cerveja artesanal coloque o líquido nas garrafas e as tampe. O produto tem que ser mantido em um lugar com temperatura de 20ºC, sem luminosidade, pelo período de 5 dias.

Pronto Para Fazer Cerveja Artesanal Agora Mesmo? Deixe Suas Dúvidas Nos Comentários.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA