Como Fazer Bonsai: Passo a Passo Para Cultivar

Como Fazer Bonsai
Aprenda como fazer bonsai e todos os cuidados a serem tomados para fazer bonsai.

Quer aprender como fazer bonsai e iniciar o seu negócio? Veja aqui como criar bonsai com as melhores dicas sobre bonsai!

Os bonsais são plantas de origem oriental, que estão ganhando um grande espaço no setor de plantas brasileiras, podendo render bons rendimentos para quem as cultiva.

O legal do Bonsai é que você pode cultivá-lo em qualquer local, pois a sua estrutura é pequena. Para se ter uma ideia de quão expressivo está se tornando a busca por bonsai, existem inúmeros colecionadores, os quais cultivam bonsais de dezenas e as vezes centenas de anos.

Na verdade, o bonsai nada mais é do que uma “arvore” em miniatura, mas realmente natural, a qual, devido a um corte especial nas suas raízes, desenvolve-se normalmente, porém, em um tamanho pequeno, cerca de 25 cm, por exemplo.

Você se interessa pelo cultivo de bonsai? Estas plantas são bem delicadas devido ao seu tamanho pequeno, necessitando de cuidados especiais para que possam se desenvolver adequadamente e oferecer qualidade para o público consumidor.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Entender exatamente os cuidados que se deve ter ao fazer bonsai é fundamental, caso contrário a pequena árvore rapidamente irá morrer, o que poderá gerar prejuízos. Quer aprender como fazer bonsai? Sem problemas, aqui você vai aprender tudo que precisa saber para isso!

Origem Do Bonsai

Conhecer tudo sobre o produto que será comercializado é essencial para que o seu negócio seja bem sucedido, até mesmo porque nesse ramo, muitas pessoas desejam saber da origem, não apenas dos bonsais, mas da própria árvore/planta que está sendo comercializada. O caráter histórico é muito levado em consideração nesse produto.

Pois bem, trata-se de uma planta, em formato de árvore com tamanho pequeno, que é cultivado em vasos rasos. Geralmente, este produto está associado à cultura japonesa, no entanto, a sua origem está ligado aos chineses, que foram os primeiros a cultivá-lo.

O cultivo do bonsai é composto por diversas etapas, sendo trabalhoso e exigindo paciência. Este tipo de planta é cultivada há mais de 200 anos, mas vem ganhando mais espaço no Ocidente nos últimos 20 anos, tendo se expandido, inclusive, no Brasil.

Os bonsais são conhecidos por serem pequenos, porém, as suas medidas podem variar para mais ou para menos. Em sua maioria, as plantas se caracterizam por apresentarem entre 5 cm e 8 cm de comprimento. Mas, também é possível cultivar bonsais com o tamanho de 25 cm de comprimento, que são considerados maiores.

Por Que Investir No Cultivo De Bonsai?

investir-em-bonsai
Antes de aprender como fazer bonsai você precisa avaliar o por que vale a pena investir em bonsai.

Você ainda tem dúvidas sobre o ramo de cultivo de bonsai? Primeiramente, esteja ciente de que a área de comércio de plantas ornamentais está crescendo cada vez mais no Brasil, o que se deve ao aumento do interesse das pessoas por estes produtos, que são utilizados como itens decorativos em ambientes externos e internos.

Sendo assim, ao decidir trabalhar com o cultivo de bonsai, você estará entrando em um mercado estável, lucrativo e que segue como forte tendência para as próximas décadas. Além disso, este tipo de negócio requer um investimento relativamente baixo, em que é necessário, basicamente, contar com um espaço adequado e adquirir as plantas a serem cultivadas.

Como Fazer Bonsai: Passo a Passo Para Cultivar

Conforme já foi dito, o bonsai é uma planta que requer inúmeros cuidados, visto que é mais delicada e carece de podas especiais para permanecer em tamanho pequeno e se desenvolver com qualidade. Por isso, acompanhe abaixo nossas dicas de como fazer bonsai.

1- Escolha as Espécies Que Serão Cultivadas Como Bonsai

Assim como a maioria das plantas, o bonsai também pode ser encontrado em diversas versões, lhe oferecendo opções variadas de cultivo. Para quem está ingressando nesta área, uma boa dica é optar apenas por um tipo de bonsai, sendo que o seu leque de cultivos pode ir aumentando conforme o sucesso do seu negócio.

espécies de bonsais
Para aprender como fazer bonsai, antes você deve conhecer as opções de espécies de bonsais.

Em primeiro lugar, os bonsais são divididos por tamanhos diferentes, podendo ser encontrados entre 5 e 25 cm de comprimento. Algumas das principais espécies são o Tachi-Gi, que cresce com um tronco único e ereto, o Bonsai Chokkan que tem formato vertifcal formal e se divide em ramificações, o Bonsai Shakan que é inclinado e tem uma estrutura lisa, além do Bonsai Moyogi Vertical Informal que possui ramificações irregulares.

2- Hidrate a Semente ao Fazer Bonsai

Antes de plantar o bonsai diretamente no vaso em que será cultivado permanentemente é recomendado hidratar a semente. Sendo assim, coloque-a em um vaso provisório com terra preta e regue diariamente em pequena quantidade, isso deve ser feito por aproximadamente 15 dias. Esse processo serve para fortalecer a planta para que ela seja transplantada e adquira maior resistência.

Tome cuidado com esse processo, principalmente para não molhar demais a semente. Deixar esse processo de lado pode significar a não germinação adequada do seu bonsai, então faça!

Também é recomendado que a planta seja exposta ao sol regularmente, visto que deve receber luminosidade plena, pelo menos, três horas por dia. No entanto, tem-se que tomar cuidado para que a planta não receba sol em excesso e nem sofra com as ações do tempo como o vento e a chuva.

Uma boa dica é deixar o bonsai em algum lugar que ele pegue luminosidade e não sol direto.

3- Transplante o Bonsai Para o Vaso Permanente

Em geral, as sementes de bonsai começam a brotar dentro de 15 dias, quando isso acontecer é recomendado transplantá-la para o vaso permanente. Nesta etapa, é necessário escolher um vaso adequado para o cultivo de bonsai, que deve ser razoavelmente largo e com profundidade média para suportar a raiz da planta.

Após escolher o vaso adequado, pegue a terra preta, de preferência enriquecida com materiais orgânicos e deposite no fundo do recipiente. Na sequência, coloque a muda do bonsai no vaso, procurando envolvê-la com terra ao redor, utilize as mãos para apertar a planta e deixá-la bem fixa.

Os materiais orgânicos podem ser encontrados normalmente em viveiros ou fábricas de fertilizantes.

4- Amarre a Estrutura Do Bonsai

O bonsai passa a brotar e “encorpar” mais a partir dos dois meses de cultivo. Neste período, é necessário conduzir o crescimento da planta para que ela fique com uma estrutura ornamental, que é essencial para que o comércio deste produto seja bem sucedido, assim, é preciso aprender alguns métodos de condução.

Entre as possibilidades mais usuais para conduzir o crescimento dos bonsais é através da inserção de um arame liso no vaso. Neste caso, tem-se que perfurar o vaso com ajuda de uma faca, transpassando o arame de fora para dentro. Feito isso, é recomendado entortá-lo, deixando as pontas disponíveis nos dois lados, o que permite que as ramificações se dividam de forma igual, deixando a planta com uma aparência mais bonita.

5- Irrigue o Bonsai

Os bonsais são plantas bem sensíveis, necessitando de cuidados especiais para sobreviver, principalmente no que diz respeito à irrigação. Ao fazer bonsai você deve irrigá-lo todos os dias no período de germinação, que dura, no mínimo, um mês até que a planta comece a brotar e apresentar folhas.

Em se tratando da irrigação é preciso observar o fato de que o bonsai carece de água com frequência, mas tem-se que tomar cuidado para que o solo não fique encharcado, pois isto pode contribuir para o apodrecimento da raiz, comprometendo todo o desenvolvimento da planta. Após os três meses de “vida”, o ideal é que as regas sejam reduzidas para três vezes por semana e em pouca quantidade.

6- Como Podar o Bonsai

como-podar-bonsai
Um dos passos mais importantes de como fazer bonsai é aprender o jeito certo de fazer a poda do bonsai.

Quando se fala em fazer bonsai há um método que é essencial para manter a estrutura dessa planta, trata-se das podas. Este procedimento deve ser feito com a ajuda de uma tesoura de jardineiro, com uma frequência de quinze dias.

Para podar o bonsai, basta cortar aqueles galhos que apresentam tons amarelados ou estão com uma textura seca, pois isso significa que estas partes não estão saudáveis e se não forem eliminadas podem atrapalhar o desenvolvimento do restante da planta.

Para conseguir manter um bonsai bonito é preciso, basicamente, cuidar com a luminosidade, poda e quantidade de água, com isso você conseguirá ter um belo bonsai.

Aprendeu como fazer bonsai? Comente como ficou o seu e cadastre seu e-mail para receber mais dicas de negócios!

2.33 avg. rating (54% score) - 3 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Pratico a arte do bonsai há alguns anos e sinto informar mas 90% das informações passadas no site possuem gravíssimos erros. Recomendo pesquisar o assunto antes e retirar a matéria pois acabou com a credibilidade de qualquer coisa que o site publique.

DEIXE UMA RESPOSTA