Como Conseguir a Fidelização de Clientes

Fidelização de ClientesDificuldades em fidelizar os clientes? Aprenda agora mesmo como fazer para conseguir a fidelização de clientes!

A sua empresa já parou para mensurar com que frequência os clientes retornam ao estabelecimento para comprar os seus produtos? Fazer esta analise é essencial para descobrir qual é o nível de satisfação que os consumidores estão tendo com o seu negócio. Se ao fazer isso ficar constatado que as pessoas não estão comprando frequentemente na sua empresa é sinal de que algo está errado, sendo necessário identificar o problema e trabalhar para corrigi-lo.

Conseguir com que os clientes comprem e voltem a comprar na sua empresa é o que distingue negócios com ganhos esporádicos de uma estabilidade. A fidelidade de um cliente é um dos “bens” mais difíceis de conquistar, por isso existem tantas técnicas e pessoas especializadas criam campanhas para tentar essa proeza. Você deseja também?

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O sucesso de qualquer empreendimento depende do interesse dos clientes por ele, sendo responsabilidade do administrador se encarregar de motivar os clientes e conseguir atraí-los com certa frequência para que se tornem fiéis à sua marca. Em se tratando da fidelização dos clientes, existem diversos métodos que podem ser estudados e aplicados para prender-lhes a atenção e fazê-los dar preferência exclusivamente para os seus serviços.

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A fidelização é uma tática cada vez mais praticada e buscada, tanto pelos estabelecimentos pequenos quanto de grande porte, pois se trata de um método que visa montar uma cartela de consumidores frequentes, estreitando a relação com eles, além de aumentar o seu número de vendas e lucratividade no final do mês.

Veja, quem melhor para ser seu cliente do que alguém que já conhece seu produto, acredita na sua empresa, gosta do atendimento e faz questão de falar bem do negócio? Você pode atingir uma estabilidade apenas com os clientes que já possui, mas para isso é necessário conquista-los, o que chamamos de fidelização de clientes.

Para te ajudar a atingir a fidelização de clientes criamos esse texto com ótimas dicas, informações e técnicas para que você consiga atingir o objetivo. Está pronto? Vamos lá!

Entenda o Que é Fidelização de Clientes?

Pare por um momento e pense, em qual marca ou estabelecimento você não abre mão de consumir no seu dia a dia? Se isso está acontecendo é porque você foi fidelizado pela empresa, e é exatamente isso que deve acontecer com o seu negócio. Antes de qualquer coisa, é preciso compreender o que é de fato a fidelização. Esse processo nada mais é do que o fato de fazer com que os clientes se tornem fiéis a uma marca, serviço ou produto, falando bem e fazendo questão de comprar sempre no mesmo lugar.

Claro, para conseguir fazer isso você precisará elaborar um plano de negócios, seguindo os passos e estratégias para conseguir atingir a fidelização dos clientes.

Comumente a fidelização é confundida com a satisfação dos clientes, mas na verdade ela é uma consequência da satisfação. Afinal de contas, se uma pessoa passa a comprar pães todos os dias em uma padaria, isso significa que ela está satisfeita com o produto, com o atendimento e com o preço, o que faz com que ela se torne fidelizada ao estabelecimento, deixando de lado as outras opções existentes.

Um dos principais fatores que caracterizam a fidelização de clientes é o ato de eles voltarem a adquirir os serviços ou produtos da empresa com certa frequência, que não necessariamente precisa ser diariamente, mas deve ter uma regularidade. A fidelização é um processo que envolve um profundo conhecimento dos consumidores e dos seus respectivos comportamentos por parte do negócio.

É comum as pessoas medirem a fidelização de clientes em razão da frequência que adquirem no estabelecimento, mas isso é errado e totalmente impreciso. Imagine a seguinte situação. Uma padaria que vende pães e uma loja de hidráulica, qual é a probabilidade de um cliente precisar de produtos de hidráulica todos os dias? Quase nula, já os pães poderão ser consumidos com maior frequência.

Para saber se uma pessoa está no auge da fidelização é necessário ter bom senso e averiguar se, quando ela precisou, ela foi ou não na sua loja?

Por Que Fidelizar os Clientes?

Você ainda não tem uma política de fidelização? Neste caso, a sua empresa pode estar perdendo uma boa oportunidade de aumentar as suas vendas e obter mais lucros financeiros. Sem dúvidas, há vários motivos para querer colocar a fidelização de clientes em prática, primeiramente isto cria uma relação entre a empresa e as pessoas, o que é extremamente favorável para expandir as negociações.

Ao fidelizar os clientes, a empresa estará cativando a preferência deles, o que automaticamente cria uma relação de confiança, de modo que as compras de determinados produtos sejam realizadas sempre no seu estabelecimento. Além disso, também aumenta a tendência de as pessoas que estão satisfeitas com o serviço indicá-los para os seus amigos e familiares, elevando o número de vendas e lucros.

Como Fazer a Fidelização de Clientes

Você quer dar um “up” na sua empresa e melhorar a relação com os consumidores? Uma das melhores alternativas para conseguir atingir este objetivo é por meio da fidelização de clientes, que traz uma série de benefícios. Acompanhe abaixo nossas dicas de como fazer a fidelização de clientes:

1- Monitore Para Fazer a Fidelização de Clientes

Antes de começar o processo de fidelização de clientes é necessário fazer um estudo para verificar em que intensidade isto deve ser feito, além de colher informações relevantes para compreender como o método tem que ser aplicado. Por isso você precisa começar monitorando os clientes, o que permita saber a frequência com que eles estão comprando do seu estabelecimento.

Veja, essas atitudes para atingir a fidelização de clientes podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio, desde os de baixo investimento até os de grande porte, independente do setor. Obter clientes fidelizados é ótimo para todas as empresas, já que significa potencialização dos lucros.

Para fazer o monitoramento dos clientes a empresa pode instalar um sistema de relações com os consumidores como o CRM (Customer Relationship Management), que possibilita o cadastro de diversas informações das pessoas. Os negócios de pequeno porte também podem optar por planilhas de cadastros em que sejam informados as datas e tipos de produtos que os consumidores compraram.

2- Invista em Ações de Marketing Para Fidelização de Clientes

Sabe aquela história de quem não é visto não é lembrado? Esta deve ser uma regra básica de qualquer empresa, independente do seu porte. Pensando nisso, é de fundamental importância investir em ações de marketing, as quais tenham o objetivo de divulgar o estabelecimento, os seus serviços, produtos e também de estreitar a relação com os clientes, focando na fidelização.

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Para trabalhar na fidelização de clientes, o ideal é que as ações de marketing sejam criadas e voltadas para aprimorar o relacionamento de modo a dar certos privilégios para aqueles clientes que se mostram fieis por um determinado tempo. Por exemplo, ao lançar um novo produto, você pode selecionar os consumidores mais recorrentes para conhecer e comprá-lo com antecedência, além de um valor especial, é claro.

3 – Inove na Comunicação Para Atingir a Fidelização de Clientes

Com a grande disponibilidade de tecnologias, cada vez mais os clientes procuram informações sobre a empresa e os produtos antes de realizar uma compra. Tendo isso em vista, uma das bases para conseguir fidelizar os clientes é inovar na comunicação, buscando uma conversa mais objetiva e direta com o seu público-alvo.

Também, quando você utiliza maneiras de comunicação diferente, sua própria empresa passa a ser considerada diferenciada das demais, sem contar que a pré-disposição à rejeição pelo cliente diminui, já que ele não está acostumado a ser “abordado” daquela forma.

Há várias opções para se comunicar com os clientes de forma inovadora como criar informativos, aplicativos, revista promocional ou corporativa, Newsletters e páginas nas redes sociais. O importante é encontrar um canal de comunicação que consiga levar conteúdo e informações relevantes para os consumidores de forma gratuita e eficaz.

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4- Crie um Plano de Fidelização de Clientes

Certamente você tende a dar prioridade para aquelas empresas que lhe oferecem vantagens de alguma maneira, não é mesmo? Sendo assim, é indicado criar um plano de fidelização de clientes, que nada mais é do que um conjunto de benefícios que visam, em um primeiro momento, atrair a atenção dos clientes e posteriormente torná-los fiéis à sua marca.

Existem várias maneiras de beneficiar os consumidores, desde as simples até as mais sofisticadas. Uma das soluções mais executadas é criar um cartão da loja de acumulação de pontos, que podem ser trocados por produtos ou que geram descontos nas próximas compras, além de suporte exclusivo durante a compra para quem adquire com frequência.

Lembre-se, as pessoas gostam de exclusividade e se sentir importante, isso mexe com seu ego, é o mesmo preceito utilizado nos famosos camarotes e lugares vips em festas, fazendo com que os proprietários do empreendimento ganhem verdadeiras fortunas por pequenos espaços.

5- Tenha Uma Ouvidoria Para os Clientes

Conforme já foi dito, a fidelização de clientes envolve a criação de uma relação que não deve ser unilateral, mas sim bilateral, ou seja, em que os consumidores também tenham a possibilidade de entrar em contato, dar sugestões de melhorias, fazer reclamações, buscar a soluções de problemas, tirar dúvidas, entre outras coisas.

Para criar este canal de comunicação entre o negócio e os clientes é indicado criar uma ouvidoria, que pode funcionar através da internet ou por telefone, em que as pessoas fiquem à vontade para falar. Também é importante que os problemas ou sugestões relatadas sejam acatados.

Para fazer isso você pode se utilizar do famoso call center, o qual costuma ser uma ótima forma de ouvidoria e, ao mesmo tempo, pouco custosa.

6- Mensure a Satisfação e Fidelização de Clientes

Para manter os clientes fiéis ao seu negócio é preciso mensurar o nível de satisfação deles. Este procedimento pode ser feito por meio das informações colhidas na ouvidoria ou por questionários aplicados no site da empresa ou enviados por e-mail. Neste caso, é importante descobrir onde está o erro para consertá-lo e usar a seu favor no processo de fidelização.

Agora Que já Sabe Exatamente Como Fazer Para Ter a Fidelização de Clientes, Que Tal Por em Prática? Conte-nos Como Está Indo!

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Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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