• Cadastro
tem a necessidade de abrir uma empresa aonde eu seria o instrutor e nao teria outros funcionarios mas quero com cnpj so que queria utilizar o portal do empreendedor que é mais facil e não precisa de contador! mas não encontrei nenhuma opçao para isso no portal só da pra tirar pelo simples com contador?
perguntou por

Entre ou cadastre-se para responder esta pergunta.

1 Resposta

0 votos
Qualquer pessoa pode abrir uma empresa, independente de se ter ou não um profissional de contabilidade.  É só obter informações. Para abrir uma empresa (limitada, empresário) é importante fazer uma consulta de local, na prefeitura. Pelo menos no Rio de Janeiro, nessa consulta são pedidos os documentos necessários para abrir a empresa. E saber se o Estado, caso a empresa possua inscrição estadual, permite a legalização no endereço.
O problema é que algumas pessoas abrem uma empresa, passam a ter inscrição no CNPJ e depois param o processo (sem ter alvará).  Achando que a empresa "nunca funcionou", deixam tudo para lá.  Não é bem assim: O problema se inicia nesse ponto. Quem possui CNPJ, também adquire um "carma" que carrega para o resto da vida...             ...da empresa.
Se a empresa for legalizada até o fim e iniciar suas atividades, deve ter a contabilidade feita.  Até mesmo por questão de organização.  Aí é que o contador é visto como o mal do século...
respondida por (90 pontos)
...