Como ser um Vendedor de Sucesso

Vendedor de Sucesso
Aprenda como ser um vendedor de sucesso com 7 dicas exclusivas. Ser um bom vendedor depende somente de você!

Trabalhar com vendas pode ser muito lucrativo, desde que você saiba exatamente como ser um vendedor de sucesso.

Um vendedor de sucesso consegue vender até 5 vezes mais do que a média, o que pode, além de fornecer um excelente salário através das comissões, melhorar a sua condição atual na empresa.

Agora, o que faz de uma pessoa um bom vendedor? Existe fórmula mágica para simplesmente aprender como ser um vendedor de sucesso? Não! Infelizmente não.

Mas com algumas dicas altamente eficazes você pode se tornar um bom vendedor, aumentando, pelo menos, em 200% as suas vendas. Está pronto para conhece-las?

Como ser um vendedor de sucesso com apenas 7 dicas

  1. Aparência

Quem nunca ouviu falar que um bom vendedor precisa cuidar da sua aparência? Eu mesmo já ouvi isso.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Acontece que uma boa aparência é algo relativo, e digo mais, aparência não abrange apenas aspectos fisiológicos como cabelo, roupas e barba. Todo o seu sistema de linguagem corporal e gesticulação compõem a sua aparência.

Agora, o que acha de aprender como cuidar da sua aparência como um todo?

Estética

A estética compreende basicamente os fatores de higiene, dentre eles estão: cabelo, roupa, dentes e barba.

Cabelo curto e bem cortado costuma trazer uma aparência mais “responsável”, por isso é o preferido da maioria dos vendedores profissionais.

A roupa é um fator que depende muito do nicho, produto e cliente. Por exemplo, caso você venda produtos para tatuadores, utilizar uma roupa menos social pode ser a melhor opção, como é o caso de uma calça jeans e uma camiseta polo.

Agora, supondo que você irá vender peças para manutenção de colheitadeiras em multinacionais e grandes empresas, por uma roupa social ou mínimo calça jeans, sapato e camisa, é a opção certa.

Você já deve ter lido que a barba deve ser bem fita, no sentido de “cortada”. Agora vou desmistificar este aspecto, você pode sim ter barba “cumprida” (não Papai Noel, não exagere), contudo, ela deve estar bem cuidada, com os desenhos e contornos, além de numa altura “normal”.

Corporal

A parte corporal é basicamente a questão de linguagem e postura.

Manter a postura ereta é fundamental para um vendedor, trazendo um aspecto de confiança, credibilidade e elegância. Experimente manter a coluna ereta ao falar com os clientes e perceberá um significativo aumento nas vendas, pois aparentará mais credibilidade no que fala e acreditarão no seu produto com mais facilidade.

Outro fator é a gesticulação.

Lembre, quantas vezes você já viu pessoas que gesticulam rápido demais, movimentos largos, chega a dar um “repúdio”, vontade de se afastar o quanto antes, correto?

A gesticulação correta decorre de movimentos harmônicos, dentro do seu espaço (não fique tocando no cliente ou invadindo o espaço dele), fale pausadamente e gesticule devagar, de preferência, com a palma da mão para cima (o que indica honestidade inconscientemente).

  1. Personalidade de Vendedor

Personalidade do Vendedor de SucessoUm vendedor de sucesso precisa ter uma personalidade de vendedor, mas acalme-se, não estou dizendo que você precisará mudar seu jeito de ser, tão somente “adequar” algumas qualidades.

Dar-se bem com “todo mundo” é uma habilidade para poucos, e o vendedor precisa tê-la. Por isso, aprenda a ser carismático, falar nas horas certas e acima de tudo, ouvir.

Os clientes darão centenas de “dicas/pistas” de o que você deve falar para convencê-los, mas somente perceberá se você estiver prestando atenção e ouvindo.

Demonstre sempre estar interessado.

Uma boa forma de treinar esta personalidade é:

  • Fale na frente do espelho e veja como está “soando” a sua linguagem corporal, tom de voz e etc. Assim perceberá se está sendo carismático ou não;
  • Invente diálogos e grave-os;
  • Comece a conversar com as pessoas e ouvi-las, entre em um estado “investigativo” e ao mesmo tempo sem ser invasivo. Pode ser com familiares e amigos no início;
  1. As palavras certas na hora certa

Você deseja ser um vendedor de sucesso e ter a capacidade de convencer praticamente todos de algo? Vou ensinar, o que para mim, é a lição número um de sobrevivência na área:

  • Convencer nada mais é que: falar a coisa certa na hora certa!

Após ouvir o que o potencial cliente fala, você saberá exatamente o momento certo de falar, tome cuidado para não interrompê-lo ou falar no momento inoportuno.

Pense no cliente como alguém que, muitas vezes, você precisa ir “esquentando”, ou seja, conduzi-lo até o momento de estar pronto para receber sua proposta.

As palavras certas são aquelas de impacto e dentro do padrão de vocabulário que aquela pessoa está acostumada a utilizar. Cuidado com isso!

O ideal é você estudar com cuidado as palavras que utilizará no momento de tentar “oferecer o seu produto/serviço”, lembrando sempre de focar em linguagem/palavras que ataquem fatores emocionais e gatilhos mentais, pois a compra se dá no inconsciente.

  1. Técnicas ocultas de Vendas

Existem algumas técnicas de vendas que podem maximizar em muito os seus resultados, dentre elas estão os gatilhos mentais, redução de objeções, suposta opção e gratidão.

Os gatilhos mentais mais utilizados em vendas são:

  • Autoridade;
  • Curiosidade;
  • Evidência;
  • Especificidade;
  • Escassez;
  • Urgência;
  • Prova Social;
  • Dor x Prazer;
  • Antecipação;

Estes são alguns dos principais gatilhos mentais utilizados em vendas para se tornar um vendedor de sucesso, mas existem outros. Aconselho, honestamente, estudar e aprender a aplicar cada um dos gatilhos mentais, principalmente no momento da tentativa de oferecer o produto/serviço.

Reduzir objeções deve ocorrer na conversa antes de tentar vender o serviço. Descubra quais são as “dores e medos” durante a conversa e já vá dirimindo para não existir no momento da venda.

técnicas para ser um vendedor de sucesso
As técnicas de vendas facilitam para se tornar um bom vendedor e obter sucesso

No momento da venda do produto, você pode/deve utilizar a “artimanha” da falsa opção, por exemplo, você deseja comprar no boleto ou no cartão? Perceba que ambas as opções significam VENDA.

A gratidão é muito utilizada em bons vendedores, justamente por facilitar à venda. Um exemplo clássico é dar um brinde para o cliente antes de oferecer o produto, isso cria a necessidade de retribuir, uma espécie de gratidão.

  1. Melhore a conversão de visitas em compradores

Muitos vendedores não sabem ser persistentes e tratar o cliente da forma adequada, acabando por perder a venda.

Procure, ao máximo, converter cada cliente que visitar. Afinal, você já “perdeu tempo” naquele cliente, indo visita-lo, deixa-lo sem comprar nada é extremamente prejudicial.

  1. Saber vender para quem já compra

Estudo comprova que é 3x mais barato vender para alguém que já é cliente. Ou seja, é mais fácil conseguir que alguém que já comprou o seu produto compre novamente.

Faça uma listagem dos seus clientes e busque aumentar a quantidade de vendas, você ficará impressionado com a quantidade de clientes que irão comprar.

  1. Vendedor Persistente x Chato

bom vendedor x vendedor ruimUm erro bastante comum e que diferencia um vendedor de sucesso para mais um vendedor qualquer é saber ser persistente e ao mesmo tempo não ser chato.

A persistência é manter a conversa dentro dos pontos chaves, o cliente estar interessado, responder as perguntas e conduzir corretamente. Acontece que, quando conduzida de forma errada a conversa, o vendedor ruim não sabe o que fazer e passa a ser chato.

Ele já perdeu o cliente, permanecer indagando-o será apenas para perder futuras oportunidades de vendas. Nestes casos, é interessante agendar outra nova visita e tentar fazer algo que agrade o potencial cliente, para que o mesmo tenha uma boa lembrança do vendedor e permita uma nova visita.

O que achou das 7 dicas para ser um vendedor de sucesso? Aplique-as e deixe seu e-mail para receber mais sugestões!           

5.00 avg. rating (93% score) - 2 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA