5 Técnicas de Vendas de Serviços para Aumentar as Vendas

Colocar em prática as melhores técnicas de vendas de serviços é a melhor forma de expandir o seu negócio e aumentar a lucratividade mensal.

Por melhor qualidade que tenha o serviço que você está oferecendo, somente isso não garantirá um alto sucesso de vendas ao público-alvo, pois é necessário ser um vendedor preparado e que domine as técnicas de venda para apresentar o produto e persuadi-lo a efetuar a compra.

Um vendedor eficiente e que aplica as técnicas de vendas de serviços não garante apenas a compra que está sendo realizada no momento, mas as compras futuras, pois se o cliente for bem atendido e tiver todas as suas dúvidas esclarecidas é bem provável que volte a realizar novos negócios.

Técnicas de Vendas de Serviços
Conheça as melhores técnicas de vendas de serviço e aumente seus lucros

Quer saber mais como aplicar as técnicas de vendas de serviços para aumentar as vendas? Preste atenção neste conteúdo então:

Qual é a Importância das Técnicas de Vendas de Serviços

Conhecer e aplicar as técnicas de vendas de serviços é essencial para ser um vendedor de destaque, do contrário, você será apenas mais um vendedor tendo que concorrer com os demais.

Afinal, o que são estas técnicas de vendas?

As técnicas de vendas são estratégias que ajudam a converter o maior número possível de consumidores em compradores.

No entanto, é importante ressaltar que não existem técnicas infalíveis, pois este processo também depende da boa comunicação e poder de persuasão do vendedor, mas, com certeza, aumentam e muito a taxa de sucesso.

Para usar da melhor forma possível as técnicas de vendas de serviços é necessário que os vendedores compreendam a lógica de uma negociação, que consiste na solicitação de informações feita pelo cliente, entender o que ele está buscando, qual o motivo da necessidade, sondar as preferências dele, oferecer o serviço que compreende a sua necessidade, especificar o serviço e persuadi-lo a realizar a compra.

Todo este processo pode ser melhor percorrido se você fizer uso das técnicas de vendas mais apropriadas para a situação.

Leia o conteúdo sobre Negociação.

Aprenda as Melhores Técnicas de Vendas de Serviços

Quer melhorar as vendas da sua empresa ou a sua performance enquanto vendedor, aumentando a sua comissão? Aprenda a seguir quais são as melhores técnicas de vendas de serviços:

1- Cative Novos Tipos de Clientes

As vendas de serviços da sua empresa estão estagnadas? A solução para os seus problemas pode ser a falta de um estudo sobre o seu público-alvo geral para conhecer e cativar os novos tipos de clientes.

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Técnicas de Vendas de Serviços
Um dos primeiros passos é cativar o cliente, veja como

Esta ação consiste em atacar o nicho estreito com um público bem definido. A partir daí, você pode selecionar uma nova fatia de clientes que já faz parte do seu público e trabalhar para oferecer serviços e atendimento personalizados.

Por exemplo, se você percebe que uma parte dos seus clientes tem uma renda financeira maior e hábitos de consumo de produtos caros, uma alternativa é direcionar a eles produtos personalizados, que transmitam a imagem de exclusividade e com valores de aquisição mais elevados.

2- Identifique Qual é a Maior Necessidades dos Clientes

Para compreender as necessidades e garantir a satisfação dos clientes é necessário identificar quais são essas necessidades, o que aumenta as chances de efetuar as vendas com sucesso.

A forma de identificar as necessidades do consumidor depende do seu tipo de negócio, as empresas situadas na internet podem usar grupos, fóruns e pesquisas virtuais para saber do que o cliente precisa.

No caso das lojas físicas, também é possível realizar pesquisas de satisfação para avaliar quais são as necessidades dos consumidores, mas esta técnica pode ser aplicada principalmente indo ao encontro do público-alvo, conversando e monitorando-o para descobrir quais os tipos de serviço que os consumidores costumam procurar.

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Lembre-se: Informação é poder!

3- Crie Rapport Com o Cliente

Rapport pode ser definido como uma situação em que um grupo ou duas pessoas que estão conversando estão em completa harmonia e sincronia, e é exatamente isso que o vendedor deve fazer para ganhar a confiança do cliente, deixá-lo à vontade e conseguir realizar a venda com sucesso.

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Alguns dos fatores que ajudam a criar rapport são:

  • falar no mesmo ritmo que a pessoa;
  • Utilizar entonação vocal próxima;
  • Utilizar a mesma linguagem;
  • Fazer uso de linguagem corporal espelhada/semelhante;
  • Encorajá-la a falar;
  • Tratá-la pelo nome;
  • Ouvir;
  • Demonstrar gostos semelhantes;
  • Destacar os pontos em comum entre você e ela;

Estas são algumas das práticas de rapporto que podem ajuda-lo a conseguir a empatia e bons resultados, mas sugiro fazer um curso específico para dominar as técnicas avançadas.

Para conseguir aplicar esta técnica de vendas de serviços é preciso tornar a comunicação com o cliente o mais pessoal possível.

Se envolva com a necessidade/problema que a pessoa está te trazendo, mostre interesse em solucioná-lo e a partir daí explore as informações obtidas para oferecer o serviço mais apropriado.

4- Use Gatilhos Mentais

A empresa ou vendedor pode usar gatilhos mentais (link) para aumentar as vendas de serviço.

As técnicas de gatilhos mentais são avançadas, compreendem diversas opções que visam conduzir o cliente a compra, seja escassez, ou não dar opção “deseja comprar no cartão ou a vista?” (e a opção de não comprar?) Estes são exemplos de gatilhos mentais.

Outro gatilho mental muito utilizado é de autopromover um produto.

Para criar gatilhos mentais de autopromoção aos clientes você deve começar com a prova social que é mostrar a sua eficiência, o que pode ser feito através da exposição de depoimentos de consumidores satisfeitos com o seu serviço.

Técnicas de Vendas de ServiçosEm seguida vem à reciprocidade, na qual se pode oferecer um material ou brinde relevante para o cliente em potencial, que desencadeia um sentimento de obrigação de retribuir e comprar.

Por fim, ocorre a autoridade. Evidencie autoridades e especialistas que recomendam o seu produto, pois pessoas são condicionadas a escutar e obedecer estas personalidades.

5- Transmita Confiança

Uma das técnicas de vendas de serviços mais imprescindíveis é transmitir confiança, afinal, ninguém vai comprar um produto de alguém que não parece nem um pouco confiável, não é verdade?

A confiança é capaz de construir credibilidade e ao mesmo tempo deixar o cliente confortável para expor as suas necessidades e preferências.

Para ser um vendedor que transmita confiança, os especialistas recomendam ter boa autoestima e ser otimista, além de conhecer profundamente e acreditar naquilo que está vendendo.

É importante que o cliente acredite que você usa ou usaria o serviço que oferece caso precisasse.

Ainda, para aprimorar as suas técnicas de vendas de serviços, o ideal é “usufruir” ou, no mínimo, conhecer seus concorrentes, assim poderá demonstrar o que você oferece de melhor e por que adquirir o seu serviço frente a concorrência de forma prática.

Ponha em prática estas técnicas de vendas de serviços e nos conte os resultados aqui! Comente.

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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