Colocar em prática as melhores técnicas de vendas de serviços é a melhor forma de expandir o seu negócio e aumentar a lucratividade mensal.
Por melhor qualidade que tenha o serviço que você está oferecendo, somente isso não garantirá um alto sucesso de vendas ao público-alvo, pois é necessário ser um vendedor preparado e que domine as técnicas de venda para apresentar o produto e persuadi-lo a efetuar a compra.
Um vendedor eficiente e que aplica as técnicas de vendas de serviços não garante apenas a compra que está sendo realizada no momento, mas as compras futuras, pois se o cliente for bem atendido e tiver todas as suas dúvidas esclarecidas é bem provável que volte a realizar novos negócios.
Quer saber mais como aplicar as técnicas de vendas de serviços para aumentar as vendas? Preste atenção neste conteúdo então:
Qual é a Importância das Técnicas de Vendas de Serviços
Conhecer e aplicar as técnicas de vendas de serviços é essencial para ser um vendedor de destaque, do contrário, você será apenas mais um vendedor tendo que concorrer com os demais.
Afinal, o que são estas técnicas de vendas?
As técnicas de vendas são estratégias que ajudam a converter o maior número possível de consumidores em compradores.
No entanto, é importante ressaltar que não existem técnicas infalíveis, pois este processo também depende da boa comunicação e poder de persuasão do vendedor, mas, com certeza, aumentam e muito a taxa de sucesso.
Para usar da melhor forma possível as técnicas de vendas de serviços é necessário que os vendedores compreendam a lógica de uma negociação, que consiste na solicitação de informações feita pelo cliente, entender o que ele está buscando, qual o motivo da necessidade, sondar as preferências dele, oferecer o serviço que compreende a sua necessidade, especificar o serviço e persuadi-lo a realizar a compra.
Todo este processo pode ser melhor percorrido se você fizer uso das técnicas de vendas mais apropriadas para a situação.
Leia o conteúdo sobre Negociação.
Aprenda as Melhores Técnicas de Vendas de Serviços
Quer melhorar as vendas da sua empresa ou a sua performance enquanto vendedor, aumentando a sua comissão? Aprenda a seguir quais são as melhores técnicas de vendas de serviços:
1- Cative Novos Tipos de Clientes
As vendas de serviços da sua empresa estão estagnadas? A solução para os seus problemas pode ser a falta de um estudo sobre o seu público-alvo geral para conhecer e cativar os novos tipos de clientes.
Esta ação consiste em atacar o nicho estreito com um público bem definido. A partir daí, você pode selecionar uma nova fatia de clientes que já faz parte do seu público e trabalhar para oferecer serviços e atendimento personalizados.
Por exemplo, se você percebe que uma parte dos seus clientes tem uma renda financeira maior e hábitos de consumo de produtos caros, uma alternativa é direcionar a eles produtos personalizados, que transmitam a imagem de exclusividade e com valores de aquisição mais elevados.
2- Identifique Qual é a Maior Necessidades dos Clientes
Para compreender as necessidades e garantir a satisfação dos clientes é necessário identificar quais são essas necessidades, o que aumenta as chances de efetuar as vendas com sucesso.
A forma de identificar as necessidades do consumidor depende do seu tipo de negócio, as empresas situadas na internet podem usar grupos, fóruns e pesquisas virtuais para saber do que o cliente precisa.
No caso das lojas físicas, também é possível realizar pesquisas de satisfação para avaliar quais são as necessidades dos consumidores, mas esta técnica pode ser aplicada principalmente indo ao encontro do público-alvo, conversando e monitorando-o para descobrir quais os tipos de serviço que os consumidores costumam procurar.
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Lembre-se: Informação é poder!
3- Crie Rapport Com o Cliente
Rapport pode ser definido como uma situação em que um grupo ou duas pessoas que estão conversando estão em completa harmonia e sincronia, e é exatamente isso que o vendedor deve fazer para ganhar a confiança do cliente, deixá-lo à vontade e conseguir realizar a venda com sucesso.
Alguns dos fatores que ajudam a criar rapport são:
- falar no mesmo ritmo que a pessoa;
- Utilizar entonação vocal próxima;
- Utilizar a mesma linguagem;
- Fazer uso de linguagem corporal espelhada/semelhante;
- Encorajá-la a falar;
- Tratá-la pelo nome;
- Ouvir;
- Demonstrar gostos semelhantes;
- Destacar os pontos em comum entre você e ela;
Estas são algumas das práticas de rapporto que podem ajuda-lo a conseguir a empatia e bons resultados, mas sugiro fazer um curso específico para dominar as técnicas avançadas.
Para conseguir aplicar esta técnica de vendas de serviços é preciso tornar a comunicação com o cliente o mais pessoal possível.
Se envolva com a necessidade/problema que a pessoa está te trazendo, mostre interesse em solucioná-lo e a partir daí explore as informações obtidas para oferecer o serviço mais apropriado.
4- Use Gatilhos Mentais
A empresa ou vendedor pode usar gatilhos mentais (link) para aumentar as vendas de serviço.
As técnicas de gatilhos mentais são avançadas, compreendem diversas opções que visam conduzir o cliente a compra, seja escassez, ou não dar opção “deseja comprar no cartão ou a vista?” (e a opção de não comprar?) Estes são exemplos de gatilhos mentais.
Outro gatilho mental muito utilizado é de autopromover um produto.
Para criar gatilhos mentais de autopromoção aos clientes você deve começar com a prova social que é mostrar a sua eficiência, o que pode ser feito através da exposição de depoimentos de consumidores satisfeitos com o seu serviço.
Em seguida vem à reciprocidade, na qual se pode oferecer um material ou brinde relevante para o cliente em potencial, que desencadeia um sentimento de obrigação de retribuir e comprar.
Por fim, ocorre a autoridade. Evidencie autoridades e especialistas que recomendam o seu produto, pois pessoas são condicionadas a escutar e obedecer estas personalidades.
5- Transmita Confiança
Uma das técnicas de vendas de serviços mais imprescindíveis é transmitir confiança, afinal, ninguém vai comprar um produto de alguém que não parece nem um pouco confiável, não é verdade?
A confiança é capaz de construir credibilidade e ao mesmo tempo deixar o cliente confortável para expor as suas necessidades e preferências.
Para ser um vendedor que transmita confiança, os especialistas recomendam ter boa autoestima e ser otimista, além de conhecer profundamente e acreditar naquilo que está vendendo.
É importante que o cliente acredite que você usa ou usaria o serviço que oferece caso precisasse.
Ainda, para aprimorar as suas técnicas de vendas de serviços, o ideal é “usufruir” ou, no mínimo, conhecer seus concorrentes, assim poderá demonstrar o que você oferece de melhor e por que adquirir o seu serviço frente a concorrência de forma prática.
Ponha em prática estas técnicas de vendas de serviços e nos conte os resultados aqui! Comente.
★ Dica Importante!
Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.
Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!