Previsão de Vendas: Dicas, Vantagens e Como Fazer a Projeção

Tão necessária, mas muitas vezes ignorada pelos empresários, a previsão de vendas é de muita importância para o planejamento de qualquer empresa, pois se trata de uma projeção do número de vendas que serão realizadas em um determinado período de tempo. A partir desta previsão, o negócio pode definir melhor as suas estratégias de venda e se preparar para cumprir as suas metas.

previsão de vendas
Já faz a previsão de vendas da sua empresa? Aprenda agora mesmo como fazer a projeção de vendas e por que deve iniciar imediatamente

A previsão de vendas é feita com base nas vendas realizadas em períodos anteriores e de acordo com as tendências do mercado. Este processo deve ser realizado com cautela, visto que os fatores usados na previsão podem se alterar ao longo do tempo e comprometer o planejamento do negócio. Acompanhe abaixo mais informações e como fazer a previsão de vendas:

O Que é a Previsão de Vendas

A previsão de vendas é uma ferramenta utilizada no mundo dos negócios para estabelecer uma projeção alcançável de vendas para a empresa no próximo mês, trimestre, semestre ou ano. Esta ação é considerada essencial para o planejamento de todas as organizações, devendo ser realizada por meio do estudo do histórico comercial, de pesquisas e tendências de mercados, além das estimativas de vendedores.

O processo de previsão de vendas é realizado por etapas, englobando desde o levantamento de dados para a determinação de uma estimativa de vendas até a elaboração do planejamento com as estratégias para que a empresa se prepare para trabalhar com o volume de vendas que terá no futuro, adaptar o seu orçamento à previsão de receita que será gerada, além desenvolver ações que visam superar as expectativas e aumentar os seus lucros.

Elementos Analisados na Previsão de Vendas

A previsão de vendas é feita a partir da análise de fatores que impactam nas vendas da empresa. Conheça abaixo os fatores analisados na formação da previsão de vendas:

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

1- Mercado

O ponto de partida a previsão de vendas é a análise do mercado, que permite entender os rumos da economia. Por exemplo, se você te uma loja de tênis e a previsão é que o setor de calçados cresça 5% no próximo ano, é importante considerar este fator. Da mesma forma, se a sua concorrência está expandindo os seus negócios e planeja abranger mais de 5% do mercado, pode ser que os seus negócios sejam reduzidos.

2- Recursos

Levando em consideração que o número de vendedores e o investimento em publicidade interfere no aumento de vendas, este tipo de recurso deve ser analisando durante a previsão de vendas. Do mesmo jeito, a redução de gastos também pode causar impactos.

3- Estratégias

fatores previsão de vendasSuponha que a sua empresa está mudando para um espaço melhor, com potencial de aumento de 30% na clientela, ou pode aumentar os preços em 10%, o que irá diminuir as suas vendas em 5%, mas aumentará o faturamento em 4,5%. Todas estas variáveis devem ser consideradas durante a previsão de vendas para a construção de estratégias.

4- Produtos

Lançar novos produtos ou serviços pode levar certo tempo para gerar lucros, mas este tipo de investimento pode compensar no futuro. Nesta situação, é preciso incluir na previsão de vendas a análise dos produtos que estão programados para serem lançados. Também é necessário analisar o número de venda dos produtos que já fazem parte da cartela da empresa e se eles estão estáveis ou perdendo força no mercado.

Qual é a Importância da Previsão de Vendas

O mundo dos negócios é complexo e exige cada vez mais um processo de tomada de decisão embasado, que seja capaz de ampliar acertos e minimizar erros. Para que isso seja possível, é necessário contar com estimativas de vendas confiáveis sobre as perspectivas do cenário econômico e do mercado em que a empresa atua.

A previsão de vendas é importante para qualquer negócio porque ajudar a fortalecer o desenvolvimento da empresa, mantendo-a saudável, pagando os seus custos, e claro, gerando lucros, lembrando, para que isso tudo aconteça, é preciso ter uma boa taxa de vendas.

Alguns dos principais motivos para fazer a previsão de vendas do seu negócio são:

* Otimizar os recursos usados na administração e nas vendas do negócio;

* Ter condições de se preparar para corresponder às crescentes necessidades do mercado em que atua;

* Fornecer informações e preparar a equipe de vendas para trabalhar com os objetivos que foram definidos;

* Evitar o acúmulo de um estoque excessivo e redução de custos ao comprar em um volume maior do que a saída de vendas;

* Proporcionar o desenvolvimento de ações de marketing mais eficientes, que estejam apropriadas ao mercado do negócio;

* Propicia um controle e acompanhamento maior das ações de vendas, o que permite que a empresa mantenha ou aumente a sua cartela de clientes, sustentando o interesse deles na sua empresa;

Como Fazer a Previsão de Vendas

Conforme já foi dito, o a previsão de vendas é um processo feito por etapas, que devem ser desenvolvidas corretamente para não prejudicar o planejamento do negócio para os próximos meses ou ano. As três principais fases da previsão de vendas são: a coleta de informações, a análise de informações e a elaboração de estimativa.

Para que os resultados da previsão de vendas sejam melhores e mais assertivos, geralmente é utilizado mais de um método para prever. Durante este processo é recomendado usar a combinação de diversos métodos para a previsão de vendas. É importante ressaltar que os métodos utilizados devem estar adequados aos objetivos da empresa e o tipo de informações coletadas.

A primeira etapa da previsão de vendas é a determinação dos objetivos, ou seja, o que a empresa quer saber através deste processo como, por exemplo, o quanto vai vender nos próximos meses ou ano, em quais produtos deve focar para as vendas futuras, em quais áreas pode investir, entre outras possibilidades.

Na sequência, a previsão de vendas inclui a divisão dos produtos em grupos homogêneos, agrupando aqueles que possuem as mesmas características, valores e volume de vendas. Assim, é mais fácil de analisar quais os produtos que ainda seguem fortes no mercado e os que estão perdendo força nas vendas.

A terceira etapa da previsão de vendas consiste em estipular quais são os fatores que influenciam nas vendas de cada produto ou grupo e determinar a importância relativa de cada um.

Por exemplo, se a variação dos valores da matéria-prima influencia no preço final dos produtos, você deve considerar este fator na previsão de vendas. Afinal, se está em uma fase em que a produção do produto está mais cara, consequentemente, o seu valor será mais caro, o que pode afugentar os clientes e diminuir a quantidade de vendas.

Feito isso, é indicado escolher os métodos de previsão de venda que são mais adequados ao tipo de atividade exercido pela empresa. Após a definição dos métodos para prever as vendas, o negócio deve fazer o levantamento de todas as informações disponíveis para realizar o processo, focando principalmente nos dados das vendas realizadas nos períodos anteriores e nas tendências do mercado.

Reunidas as informações, o empresário deve analisá-las para fazer a projeção de vendas para o futuro. Na próxima etapa, é preciso conferir os resultados da análise e compará-los, determinando premissas para aqueles fatores que não podem ser calculados por meio de fórmulas numéricas.

Em seguida converta as deduções e premissas em previsões mais específicas para o mercado num todo e na região em que o negócio está estabelecido. Por fim, basta aplicar as previsões de vendas nas operações cotidianas da empresa.

Você já faz as previsões de vendas na sua empresa? Comente!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA