Negócios a Venda




Negócios a VendaMontar um novo negócio é algo trabalhoso, que exige muita energia e boas ideias. Uma boa opção no mercado pode ser comprar uma empresa que esteja à venda. Veja a seguir como comprar uma empresa, quais seus risco e benefícios.Tanto empresas que estão a venda, como empreendedores que estão em busca de adquirir novos negócios devem estar atentos, pois diversos fatores devem ser considerados.

Para comprar uma empresa que está a venda é necessário verificar se realmente chegou o momento de vender a empresa e empresa compradora deve considerar se é vantajoso comprar uma empresa já existente.

Vantagens em Comprar Empresas a Venda

Existem diversos negócios a venda. O empresário deverá decidir entre iniciar um negócio próprio ou comprar uma empresa já existente, lembrando sempre que são diversas as Empresas a Venda No Brasil.

As vantagens em se iniciar um negócio próprio é que o empresário pode dar início a um conceito totalmente novo e original e que combina com seu estilo profissional e pessoal.

É claro  que os novos negócios demandam trabalho duro, organização estratégica e planejamento. Apesar das ideias surgirem facilmente, o sucesso para quem deseja comprar uma empresa pode vir em longo prazo, o que requer empenho e investimentos.

Outra vantagem comparada ao se investir em negócios a venda é que a compra de uma empresa já em funcionamento pode ter um alto valor, dependendo da empresa.

Já o negócio próprio pode ser iniciado mesmo com um baixo valor de investimento e com economia de custos, um exemplo são empresas que começam pequenas em garagens. De qualquer forma, as empresas novas requerem investimento em pesquisa e planejamento mercadológico.

700 Ideias de Negócios

E ainda o estudo da viabilidade que deve considerar a demanda existente, a viabilidade comercial para identificar quais riscos comerciais  e financeiro o produto ou serviço enfrentará.

Por isso, as desvantagens em criar um novo negócio são:

  • O trabalho duro para tornar a marca e o produto ou serviço conhecidos;
  • O faturamento não será imediato;
  • Pode haver períodos iniciais de operação em que o lucro poderá estar abaixo da margem.

Para não interromper as operações o empresário poderá utilizar investimentos pessoais como a poupança ou empréstimos bancários.

Outra dificuldade encontrada pode ser também o financiamento para se montar uma empresa, o que pode ocasiona a necessidade de se recorrer a família e amigos.

Empresas a Venda – Qual o Melhor Momento Para Comprar

Claro, quando o empresário trabalhou duro para consolidar a empresa,  a decisão de colocar a empresa a venda, nem sempre é fácil. Mas, se existem outras oportunidades e motivos relevantes pode ser que já esteja no momento de colocar o negócio a venda.




Quem pretende vender uma empresa deve também ter diversos cuidados como saber de forma acertada qual o real valor da empresa no mercado, o valor da empresa é atribuído de acordo com os fatores:

  • Porte da empresa;
  • Segmento empresarial;
  • Valor de mercado;
  • Valor da marca;
  • Carteira de clientes;
  • Os contratos e produtos exclusivos;
  • Ponto comercial e outros.

Motivos Para Colocar a Empresa a Venda

Oportunidade de Mudança – o espírito empreendedor é também um espírito aventureiro e por isso, lidar com novos desafios pode ser fundamental para quem pretende encarar novos desafios e decide empreender em novas áreas. Esta mudança pode estar relacionada com a mudança de cidade ou até mesmo de região.

Fator Sócio – ter sócios implica em diversas opiniões e até mudanças, por isso, que quando os sócios não compartilham dos mesmos objetivos e querem mudanças podem começar também conflitos e, portanto, por os negócios a venda pode ser uma opção.

Motivo Aposentadoria – quando o empresário (a) sente que já chegou o momento de se aposentar, uma das alternativas pode ser colocar a empresa a venda.

Com as economias e mais a venda da empresa, o empresário poderá sair da sociedade com um lucro que garantirá uma aposentadoria de qualidade, essa é também uma ótima opção.


Acreditar que estará vendendo para um empreendedor que pode dar continuidade ao negócio e obter sucesso é também um forte motivo.

Problemas Pessoais – problemas emocionais ou físicos ou problemas familiares podem ocasionar a venda de uma empresa.

Como Saber o Valor do Negócio a Venda

Colocar o negócio a venda é um processo difícil, sendo que apenas 30% dos negócios conseguem ser vendidos.

Para vender com facilidade não adianta esconder dos compradores a realidade financeira da empresa e outros fatores,  a equação  Negócios Compra E Venda nem sempre é fácil de resolver.

O empresário como vendedor do negócio deverá trabalhar com um preço justo e que considere: total das dívidas e ainda um valor que garanta um retorno. Dessa forma, é necessário se trabalhar com métodos eficazes para avaliação do preço de venda.

Para se estabelecer um preço de venda siga os passos:

Aborde o preço com uma perspectiva de mercado, aqui vale a regra de mercado em que se governa a lei da oferta e da procura, ou seja Negócios E Empresas a Venda. Compare o preço de um negócio similar na mesma região.

As empresas podem comparar seu preço de venda pelo porte do empreendimento que é também um método de comparação.

Método da Avaliação de Ativos na Hora de Comprar Uma Empresa

O método da Liquidação para avaliação de ativos consiste no valor dos ativos diante de um cenário que considere uma venda rápida e certa ou então a capitalização de receitas que consiste em projeção de receitas de acordo com um histórico.

Outro método é o de receita total que consiste em identificar em quanto de receita está entrando, o que pode ser demonstrado com um fluxo de caixa descritivo.

Com a demonstração de lucro antes de impostos, no método deve se considerar também a remuneração dos beneficiados da empresa,  empresário e sócio. Acrescente juros e depreciação e ainda custo de manutenção, sem esquecer-se dos investimentos diretos do dono do negócio.

Calcule o Risco Antes de Comprar Uma Empresa

Quero Abrir Uma Empresa! Bom, antes de pensar em comprar uma empresa, é importante estabelecer um método que considere o índice de receita da empresa, quanto menor esse índice maior o risco da empresa.

Para utilizar qualquer método para se descobrir o risco econômico da empresa, considere a estrutura financeira do negócio, o grau de inadimplência, liquidez e a taxa de retorno do investimento.

Para isso, é necessário saber utilizar os indicadores do plano financeiro.

Formulas:

  • Prazo de Retorno do Investimento = Investimento Total/ Lucro Líquido.
  • Rentabilidade = Lucro Líquido *100/Investimento Total.
  • Lucratividade  = Lucro Líquido *100/Receita Total.
  • Entre outras fórmulas.

Cuidados na Hora de Comprar Uma Empresa

Para quem está interessado em comprar uma empresa saber o seu índice de faturamento e inadimplência é essencial, mas não é o suficiente, é também importante seguir alguns passos.

Para adquirir um negócio a venda é preciso avaliar também se o negócio além de interessante se encaixa em seu perfil profissional. Informe-se sobre os motivos pelos quais a empresa está sendo vendida.

Conte com o auxilio de um contador para levantar informações importantes como certidões negativas.Devem ser retiradas certidões  negativas do FGTS, INSS e certidão da Receita Federal que vêm em conjunto com a dívida ativa da união.

Pesquise o negócio por conta própria, quando se pesquisa pode-se descobrir se o ponto comercial é uma vantagem, se a empresa possui funcionários, se os funcionários estão recebendo o salário em dia e outros.

Calcule os índices da empresa como: margem de contribuição, ponto de equilíbrio, lucratividade e outros.

Conheça a carteira de clientes, o perfil e potencial consumidor, avalie diversos fatores que envolvem a gestão de uma empresa e nunca compre uma empresa de forma precipitada.

Gostou do Texto? Agora já Sabe Tocas as Dicas Para Comprar um Negócio a Venda! Boa Sorte!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes




 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.