Estratégia de Vendas Online

Estratégia de VendasVeja como criar e aplicar estratégia de vendas online no seu negócio!

Melhorar as vendas é o objetivo de praticamente todas as empresas, perdoe-me se alguma é exceção, mas eu desconheço quem não quer ganhar mais. Algumas estratégias de vendas podem ser responsáveis por um aumento bem significativo no faturamento da empresa, e o melhor de tudo, de forma permanente.

É comum as pessoas deixarem de lado estratégias de vendas que podem trazer resultados duradouros e bem efetivos para gastar dinheiro em anúncios, erro este que pode custar caro. Utilizar-se de boas estratégias custa mais barato, aumenta a efetivação de vendas e melhora a fidelização de clientes, resultados estes que devem ser almejados por uma empresa de sucesso.

Mas afinal, que tipo de estratégia de vendas se pode fazer uso? Como aplica-las? Qual é a melhor para o seu negócio?

São diversos pontos a serem tratados para que se consiga introduzir corretamente a estratégia de vendas no seu negócio/empresa, mas não se preocupe, trataremos o que você precisa saber! Enquanto aprende sobre estratégias de vendas, abra o artigo seguinte e prepare-se para uma leitura posterior, irá ajudar: como planejar uma venda.

Passos Iniciais Antes de Estabelecer as Estratégias de Vendas

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O erro mais comum de quem deseja aplicar estratégia de vendas em seu negócio é não fazer uma prévia análise e conhecer os passos que antecipam a implementação. Não é simplesmente “copiar” do concorrente e tentar inserir na empresa, quase que obrigar os funcionários a seguirem, é necessário todo um processo, atém esmo para uma boa adequação.

Aprenda também a como lidar com o fracasso da venda, muitas pessoas desistem dos seus negócios antes mesmo de conseguir implementar as estratégias corretas.

O primeiro passo é verificar o seu mercado de atuação, conhecer os clientes, as dores, o que buscam, por que buscam, em que seu produto pode ajudar. Quando você tem informações desse tipo é possível escolher estratégias de vendas que se “amoldam” melhor ao seu público, situação de mercado e até mesmo à empresa.

Feito isso, faça um estudo sobre os seus funcionários, quais as principais habilidades deles, são comunicativos? Conseguem se adequar corretamente a novas mudanças? Será necessário oferecer um curso para que eles consigam se sentir mais à vontade?

Lembre-se que as estratégias de vendas que serão utilizadas irão exigir que os funcionários as executem, consequentemente, eles precisam estar interessados a introduzi-las.

Algo que você pode fazer e que sempre tive ótimos resultados é recorrer aos seus próprios funcionários para dar opiniões de novas estratégias de vendas, irá se espantar com a quantidade de ideias criativas e ótimas que surgirão. Claro, será preciso filtrá-las.

Estabelecendo as Estratégias de Vendas

Sempre quando você for estabelecer estratégias de vendas é preciso pensar no cliente, como ele irá se comportar com elas. Nas vendas físicas, boas estratégias de venda costumam advir do Rapport, técnica que tem como intuito criar conexão e confiança entre o vendedor e o comprador.

Caso você trabalhe com e-commerce isto será mais difícil, tanto em razão da impossibilidade de espelhar movimentos (por exemplo) quanto pelo fato de que o cliente poderá não lhe dar tempo para isso. Veja nosso texto sobre 12 ideias para vender mais.

Vamos conhecer algumas estratégias de vendas que costumam trazer bons resultados:

Atendimento Online no Site

A primeira estratégia de venda é entrar em contato com o cliente que permanecer mais de X segundos na sua página. É importante que se estabeleça um tempo que o cliente deve estar navegando, isto lhe dá 2 indícios: a pessoa tem interesse de comprar e tem dúvidas.

Dificilmente um visitante ficará tempo em seu site se não tiver algum interesse!

Ao estabelecer este atendimento online você enfrentará 2 problemas: conseguir instalar no seu site algo que permita fazer este contato online e o fato de que muitas pessoas não responderão, o que irá tomar tempo de ficar falando com todas.

O primeiro problema pode ser resolvido através de um plugin que permita fazer o contato online, ou peça para o seu programador organizar algo, não será difícil, é bem comum sites de vendas.

A segunda dificuldade você pode resolver com uma mensagem gravada de, por exemplo, “olá, podemos auxilia-lo?”. Esta mensagem é automática e, apenas após o cliente responder, então o seu funcionário continua o contato, irá poupar muito tempo.

Para saber mais sobre atendimento online clique.

Estratégia de Vendas – Questionamento ao Cliente

Dentre as estratégias de marketing para venda está o “questionário” para o cliente. Você deve objetivar descobrir o problema do cliente e não exatamente o que ele está buscando. Por exemplo, o cliente lhe pergunta, eu gostaria de uma máquina de lavar X, a questão é: por que ele deseja a máquina? Qual é o problema que embasa a busca? Qual frustração o problema causa no cliente? Quanto ele estaria disposto a pagar por isto?

É bem comum um potencial cliente perguntar por um item X, contudo, não significa que ele não está disposto a comprar outro, pelo contrário, ele apenas deseja algo que resolva o problema.

Indague o cliente e busque pelo problema e informações relevantes, perceberá que é fácil conduzir para a venda, e ainda melhor, conseguirá vender até mesmo outros serviços/produtos.

Testes de Produtos São Estratégias de Vendas Matadoras

Perdoe-me o termo “matador”, mas honestamente, são poucos os casos de pessoas que testam um produto que resolve o seu problema e não compram. Eu mesmo, raros são os casos que eu testo e não compro, desde que cumpre com o esperado/prometido, resolva meu problema, já é meu!

Se for possível, deixe os clientes fazer um teste com seu produto, é claro, tem casos que isto é impossível. Além disso, “dar algo” faz com que a pessoa se sinta na obrigação de retribuir, facilitando a concretização da venda, é uma brilhante técnica de venda.

Faça Recomendações Personalizadas

Esta talvez seja uma das estratégias de vendas que mais funcione, porém, exigirá de você funcionários especializados e talvez um investimento significativo.

Diga-me, quando você vai instalar uma nova torneira elétrica na sua casa e ao chegar no estabelecimento para compra-la um eletricista lhe diz: esta torneira é melhor, você também irá precisar disso e daquilo, o que você faz? Compra, não é?

A opinião de um especialista é quase como se fosse uma ordem, ela tem um peso muito significativo e isto deve ser explorado por você!

Procure oferecer um serviço/produto específico e ao mesmo tempo ter pessoas que realmente entendam do setor, especialistas, com isto conseguirá aumentar as vendas, já que as recomendações tendem a ser ouvidas.

Pós-Vendas Como Forma de Estratégia

O pós-venda pode ser uma excelente estratégia de vendas de serviços e produtos, mas como? Uma crença comum se instalou na mente dos empresários brasileiros, o pós-venda serve para analisar os funcionários, como está sendo o atendimento. De fato, funciona para isso também, mas pode ir muito além disso, e melhor, aumentar as suas vendas.

O ponto chave para utilizar esta estratégia e fazer com que o cliente se sinta “realizado” com a empresa e acabe por se sentir influenciado em permanecer as compras. Por exemplo, quando você compra um produto e ele tem um prazo de 10 dias para chegar, contudo, no 3° dia já está na porta da sua casa, como você se sente? Contente, verdade!?

Agora imagine se neste exato momento uma pessoa da empresa te liga, pergunta como você está, sua satisfação e indaga: este produto que você comprou tem um excelente acessório para venda, traz as informações pertinentes e lhe convida a comprar. Qual é a probabilidade de você se interessar? É realmente uma ótima estratégia de vendas e de conseguir fidelizar o cliente.

Você pode desenvolver diversas estratégias de vendas, basta analisar o seu negócio e público alvo, descobrir quais se adaptam melhor, sem contar que existem sempre a possibilidade de se inspirar nos concorrentes.

O Que Acha de Por em Prática a Estratégia de Vendas Ideal Para Você? Conte-nos Nos Comentários!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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