11 dicas para a prospecção de clientes

Sem clientes um negócio não cresce, e, para isso, é preciso aprender sobre a prospecção de clientes. Com uma boa prospecção você conseguirá aumentar a demanda, vendas e faturamento, em outras palavras, sua empresa estará rumo ao sucesso.

prospecção de clientes
Aprenda com estas 11 dicas como fazer a prospecção de clientes corretamente e aumentar a sua lucratividade

E como fazer isso? Como obter uma boa prospecção de clientes? Criamos 11 dicas exclusivas para você prospectar clientes e fazer mais vendas, pronto?

Prospecção de Clientes: Dicas de Como Fazer e Melhorar

  1. Peça indicação aos clientes

Os clientes atuais conduzem aos próximos, tanto é verdade que, quantas vezes já ouviu pessoas dizendo: no início foi difícil, depois de ter os primeiros clientes facilitou o negócio?

Isso acontece porque clientes indicam o estabelecimento. Mas, você pode fazer melhor, ao invés de deixar para o seu cliente, peça que lhe indique conhecidos que podem estar interessados no seu produto/serviço.

Para aumentar as chances de boas recomendações, faça uma “troca”, ofereça descontos, brindes, bônus ou alguma vantagem, caso o cliente efetue alguma compra, costuma funcionar muito bem.

  1. Prospectar não é vender

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Esta é uma lição importante de prospecção de clientes e que demora a ser apreendida. Prospectar é diferente de vender, na prospecção o objetivo é estabelecer um primeiro contato com o potencial cliente e cativá-lo, deixar ciente do seu produto e serviço, qualidade e demais fatores que podem interessa-lo, mas não oferecer/vender.

Isso porque, ao visitar um cliente, dificilmente ele estará preparado para negociar ou efetuar uma compra, assim, provavelmente você irá jogar suas oportunidades fora. O que se pode fazer é, marcar outro dia, para tentar negociar os produtos.

  1. Esteja Online
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Utilize a internet para ajudá-lo na prospecção de clientes

Sim, estar online é fundamental para aumentar a sua prospecção de clientes, seja através de novos que buscam pelo seu produto quanto para prestar um pós-venda/suporte rápido e efetivo, conseguindo fidelizar o cliente.

Você deseja manter suas vendas regionais e por isso evita a internet? Isso é bem comum, contudo, é possível trabalhar online com foco regional.

Boas dicas para gastar pouco é trabalhar com redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Além disso, os anúncios nos motores de busca (Google por exemplo) podem ser exibidos por localidade, conseguindo manter a regionalidade das vendas do seu produto.

  1. Foco na Persona

A buyer persona (pessoa de compra) é aquela com maior probabilidade de adquirir seu produto/serviço. Como descobri-la?

Você já deve ter ouvido falar sobre criação de personas, mas, vamos auxiliá-lo como criar a sua.

Se você já tem clientes, utilize-os para obter as informações abaixo, caso contrário, será preciso fazer uma pesquisa em redes sociais, internet ou até mesmo das pessoas no dia a dia.

  1. Cuide dos seus clientes

A sua carteira de clientes é preciosa, manter um cuidado constante pode aumentar as suas vendas e prospecção de clientes. Como?

Faça uma análise dos seus clientes que estão há certo tempo sem comprar, entre em contato, faça promoções e traga-os novamente para a sua empresa. Isso porque, além de gastar, poderá pedir indicações e certamente, se forem bem atendidos, irão falar bem do seu empreendimento.

  1. Feiras e convenções são bons locais de prospecção

O networking é fundamental para conseguir parceiros e colaboradores. Estes parceiros poderão indicar para os clientes o seu empreendimento. Para isso, o ideal é conseguir estar em meio de negócios/nichos relacionados com o seu.

Por exemplo, uma empresa de venda de pneus pode ter uma parceria com oficinas, as quais indicam ou compram da empresa, isso irá aumentar a sua prospecção de clientes.

Muitos empresários “enriqueceram” em clientes apenas com colaboradores que os indicavam. Na própria internet, programas de afiliados são verdadeiros sucessos, sendo, nada mais, do que um programa de indicações mediante comissionamento.

  1. Mantenha o foco na prospecção de clientes

Foco é sinônimo de tempo, ou seja, quando você está focado em uma determinada tarefa conseguirá otimizar o seu tempo/resultado.

Faça uma relação de telefones de clientes, e-mails, conteúdos relevantes e demais pontos importantes para organizar seu dia. Desenvolva um roteiro de trabalho, evite tempo ocioso e terá um aumento de produtividade e, consequentemente, ganho com a prospecção de clientes.

  1. Faça um script

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Tem o hábito de prospectar clientes de forma espontânea? Infelizmente, estudos comprovam que manter um script para direcionar a conversa de captação de clientes é mais efetivo.

Cuidado, isso não significa uma conversa “pré-formada”, pronta, mecânica e sem interação. O que estamos falando é elencar os tópicos que DEVEM ser tratados com o cliente, desenvolvê-los ficará ao seu critério de espontaneidade.

Um ponto importante, lembre-se de ouvir o que o seu cliente está falando para conduzir a conversa, muitas vezes lhe dará pistas de objeções que precisam ser dissolvidas.

  1. Trace metas de prospecção

Quer manter uma prospecção de sucesso? Tenha metas! Isso mesmo, as metas tem um forte poder de motivação e consegue aumentar a quantidade de clientes captados em poucos meses e, melhor que isso, manter o potencial estável.

Caso você trabalhe com uma equipe, estabelecer metas e objetivos é ainda mais importante, mas não se esqueça de dar incentivos. As pessoas precisam de “uma contraprestação” para ter uma dedicação condizente.

  1. Estude PNL

A PNL aplicada às vendas traz uma série de técnicas e estratégias capazes de aumentar a efetividade das abordagens, como é o caso do Rapport, responsável por criar uma identificação, sintonia, entre o vendedor e consumidor.

Uma boa dica é contratar uma empresa especializada para ministrar um treinamento de pnl aplicado às vendas para a sua equipe de vendas, rapidamente verá os resultados.

  1. Tenha uma rotina de ligações e visitas

Pode parecer algo “simples”, mas acredite, não é!

Manter uma periodicidade nas ligações e visitas será o responsável pela constância da prospecção de clientes. Muitos empresários iniciam corretamente, conseguem bons resultados e, simplesmente, deixam de lado a rotina.

Organize sua agenda, ligue e descreva o que foi dito, agende nova ligação, marque horários de visitas e crie uma rotina.

Quando se tem de administrar todo o negócio é uma tarefa realmente difícil, então esteja preparado para dispor do seu tempo. A vantagem é que, quando conseguir elaborar uma rotina, aumentará o seu foco, facilitará o seu trabalho diário e colherá resultados em pouco tempo.

O que acha de começar a sua prospecção de clientes agora mesmo? Comente!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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