Como vender: aumente os resultados da empresa com 12 dicas exclusivas

Seu negócio precisa melhorar as vendas? A solução pode estar em aprender como vender. Isso mesmo, é possível aprender a vender, e melhor que isso, utilizar-se de técnicas e ferramentas para potencializar os resultados.

Como vender: aumente os resultados da empresa com 12 dicas exclusivas
Aprenda como vender mais e o faturamento da sua empresa através destas 12 dicas de vendas

Aprenda como vender e estratégias empresariais para aumentar as compras.

12 dicas de como vender mais e melhorar os resultados

Vender é uma tarefa mais complexa do que aparenta, não basta oferecer o produto/serviço, é preciso entender como oferecer.

Despertar o interesse de uma pessoa no seu produto/serviço é a fórmula do sucesso das vendas. Lembre-se disto:

“As pessoas não compram porque você oferece, elas compram porque desejam e querem”.

Quando você conseguir despertar o interesse da pessoa pelo seu produto não precisará oferecê-lo, ela mesmo desejará comprar.

Veja como fazer isso:

  1. Encontre a necessidade

As pessoas não compram um produto pelas características e sim por suprir uma necessidade. É comum as empresas e vendedores apelarem para as características ao invés das soluções.

Descubra o motivo do seu potencial cliente buscar pelo produto/serviço e foque seus esforços em demonstrar que, X produto, irá resolver este problema específico.

Pensando de uma forma prática, você não compra um ar condicionado de 12 mil btus com X funções e Y. Seu objetivo é ter um ambiente aconchegante para desfrutar de momentos e ter conforto.

Foque nestas necessidades e não nas características específicas do produto.

  1. Aprenda a falar com o cliente

Cada grupo ou até mesmo pessoa tem suas peculiaridades, aprender como falar é fundamental. Para isso, conhecer o linguajar, dores e formas de comunicação irá ajudar a vender.

Um ponto interessante é estudar Rapport, o qual tem como objetivo fazer com que a pessoa lhe veja como um “semelhante” e, consequentemente, confie mais e esteja mais suscetível às suas ofertas.

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  1. Venda no ambiente certo

Para que o cliente compre seu produto/serviço terá de encontra-lo. Então, antes de pensar em vender, descubra ONDE?

Faça um estudo do perfil do seu cliente e descubra os locais em que pode ser encontrado. Veicule suas propagandas nestes ambientes.

  1. Como vender mais? Venda para a mesma pessoa!

Poucas empresas focam seus esforços em vender mais para quem está comprando. É aquele famoso caso: ao comprar um sapato, ofereça as meias.

É provável que o cliente precise de outros produtos, seja ligados ao que está procurando ou não, mas apenas irá comprar se tiver um “empurrãozinho”. Faça um treinamento com os funcionários para conseguir que trabalhem esta metodologia.

  1. Clientes antigos são mais fáceis que os novos

Vender para pessoas que já são clientes da empresa é 3x mais barato e menos difícil, conforme estudos.

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Saiba quais são as 3 perguntas que você deve responder antes de iniciar o negócio para proteger seu investimento e aumentar suas chances de sucesso. Saiba mais.


Então, ao invés de focar todos  os esforços do seu negócio em obter novos clientes, dê uma atenção especial para quem comprou na sua empresa. Uma boa dica para potencializar as vendas aos clientes já existentes é a utilização de programas de fidelidade.

  1. Abra mão de clientes ruins

Existem clientes que, muitas vezes, é melhor não ter. Como assim? Você já deve ter se deparado com clientes que até compram seu produto, mas muito pouco, ou pior, sempre pedem trocas ou falam mal da sua empresa.

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Demita os clientes ruins para vender mais aos clientes interessados

O tempo gasto com clientes ruins deixa de estar disponível para investir nos bons clientes, aqueles que comprarão e irão falar bem da sua empresa, e até melhor, voltarão a sua loja toda vez que tiverem a oportunidade.

Faça uma relação de clientes ruins e comece a se desvincular. Este preceito tem resultados incríveis principalmente com negócios que trabalham com vendas para empresas.

  1. Diferencie-se da concorrência e ganhe o mercado

Sabe aquelas atitudes que irão levar o seu negócio a outro patamar em longo prazo? Diferenciar-se da concorrência é uma delas.

Isso porque, os potenciais clientes podem demorar para perceber esta diferença, mas, quando se tornar evidente, terá filas de novos clientes.

É bastante comum empresas concorrentes irem a falência ou terem quedas bruscas de movimento quando um novo concorrente abre e traz inovação, concorda? Agora, porque não inovar  uma empresa já disponível no mercado?

Inovar é ainda mais importante quando você já tem sinais de quedas de vendas/movimentos no seu negócio.

  1. Implemente um CRM

O CRM (Customer Relationship Manager) é um software/ferramenta de gestão empresarial, o qual irá fazer toda a integração entre estoque, entrada e saída de produtos, fornecedores, faturamento, contábil, recursos humanos, comissões de vendas e etc.

Mas, por que o CRM é tão importante nas vendas? Primeiro pelo fato de tornar a empresa organizada e dinâmica, mas, o mais importante, é o segundo ponto.

A utilização de um software irá diminuir significativamente o trabalho dos funcionários com aspectos burocráticos, consequentemente, aumenta o foco nas vendas e se tem resultados rapidamente.

  1. Estude os concorrentes

Estudar os concorrentes permitirá melhorar os pontos fracos da sua empresa e ao mesmo tempo, aprofundar os positivos. Isso irá, no mínimo, equilibrar as suas chances de concorrer e aumentar as suas vendas.

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Além disso, ao explorar os pontos fracos dos seus concorrentes e até mesmo obter novas ideias para o seu negócio, aumentará as probabilidades de cativar o seu público alvo e oferecer algo que os outros não possuem.

  1. Ofereça novidades

Novidade é um fator primordial em como vender mais. Esteja sempre em busca de atribuir novas características para a sua empresa, isso fará com que as pessoas enxerguem o seu negócio como “diferente” e especial.

Também, é de praxe os consumidores preferirem comprar de uma empresa com uma inovação, até pelo fato de destaca-la das demais. Perceba como isso aumenta a demanda e também a própria taxa de conversão de consumidores em clientes.

  1. Pós-venda efetivo

O pós-vendas tem um imenso poder de fidelização de clientes. Isso porque, através dele, consegue-se retirar dúvidas, resolver problemas e até mesmo evitar depreciação da marca.

Com um pós-vendas de qualidade, é provável que se tenha um aumento de credibilidade (o que torna as vendas maiores e mais fáceis), além de uma fidelização que, consequentemente, faz com que clientes comprem novamente.

Tire você mesmo à prova. Pergunte para algum conhecido certa vez que teve problemas com um produto/empresa e que foi prontamente atendido, tendo uma resolução rápida e efetiva.

Perceberá que o mesmo compra, sempre que possível, desta mesma empresa, inclusive, a recomenda.

  1. Venda online traz resultados

Hoje, tem-se uma maior conscientização pelos empresários do potencial de vendas através da internet, mas, ainda existem aqueles que relutam.

Monte um site da sua loja, passe a vender e enviar os produtos, mesmo que seja com foco na sua micro região. O custo das vendas online são extremamente baixos e você poderá até dobrar as suas vendas. O que acha?

Aproveite estas 12 dicas de como vender mais e comente!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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