Como Vender Uma Empresa com Lucratividade

Vender Uma EmpresaPrecisa vender a sua empresa? Dificuldades quanto a isso? Veja aqui como vender uma empresa com eficiência e lucratividade!

Está pensando em vender a empresa? Cansado de trabalhar no ramo? Deseja montar outro negócio? Ter mais tempo para família? Montou-a como forma de ganhar dinheiro na venda (investimento)? Enfim, são dezenas de hipóteses que podem ser encontradas para que você queira vender a empresa, porém, a dificuldade é: como vender uma empresa?

Para vender uma empresa você terá de focar em diversos fatores, alguns referentes a parte interna do seu negócio, outros da parte externa e também do próprio possível comprador.

É comum as pessoas que estão tentando vender uma empresa preocuparem-se demais em tentar vende-la ao invés de focar seus esforços na empresa em si. Quando você tem um bom negócio os compradores desejam adquirir a sua empresa, agora, de nada adianta você buscar e buscar compradores se o que você está oferecendo está quase irrecuperável.

Para que você consiga vender a empresa e ter o lucro almejado, focando em tudo que precisa para ter o resultado, criamos esse texto com as considerações mais importantes que irão fazer com que consiga vender uma empresa rapidamente e pelo melhor preço possível. Pronto? Vamos lá!

Para Quem Vender uma Empresa

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

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Ao desejar vender uma empresa você precisa se fazer a seguinte pergunta: para quem?

Uma pessoa pode adquirir sua empresa por querer administrá-la e acreditar que pode dar bons lucros, comprar em razão de investimento por acreditar ser algo inovador (para vendê-lo posteriormente) e, por fim, pode adquirir de forma compartilhada, ou seja, mantendo o ex-dono no negócio.

Descobrir qual é o comprador que interessa para o seu negócio é fundamental, até mesmo para que você descubra onde estão concentrados, com isso, você irá divulgar o fato de vender a empresa em pontos adequados e terá uma maior probabilidade de vendas.

Perceba que, indiferente do tipo de comprador, manter seu imóvel atrativo aos olhos deles é o principal e o verdadeiro “divisor de águas” para vender uma empresa.

O Que o Comprador Irá Olhar na Hora de Vender a Empresa

Esse talvez seja o ponto mais importante quando se busca vender uma empresa. Veja, quando você sabe exatamente o que o comprador observará, indiferente do tipo de negócio, pode ser desde um correspondente bancário até uma loja de produtos veterinários, você terá grandes informações para tornar seu negócio atrativo, basta organizar bem a sua empresa para que o comprador se interesse.

Mas afinal, o que cuidar ao vender uma empresa?

Setor Financeiro ao Vender uma Empresa

O comprador irá observar, principalmente, o setor financeiro, ainda mais se a empresa já for consolidada no mercado. Manter um registro atualizado do fluxo de caixa e balanço de lucros é fundamental, pois será o primeiro documento solicitado pelo interessado.

Por isso, vender uma empresa que está “quase falindo” é tão difícil, porque o balanço financeiro está ruim. Nesses casos, o ideal é você esperar para vender a sua empresa e tentar reergue-la pelo menos por uns 6 meses, com isso conseguirá ter um histórico que demonstra ao comprador que a empresa tem futuro e que pode trazer boa lucratividade.

Talvez você esteja se perguntando: e se eu não “resgatar” a empresa antes de tentar vende-la? Caso essa seja a sua postura, você terá um prejuízo significativo no valor de venda da empresa, já que, por ser um negócio “ruim”, raramente um comprador irá pagar um valor atrativo para você.

Em casos de empresas embrionárias ou Startups a análise financeira não é o foco do comprador, já que o mesmo estará adquirindo em razão de acreditar no potencial “inovador” do negócio, bem como, por não existir (normalmente) um lapso temporal suficiente para ter uma análise financeira confiável.

Estrutura Organizacional ao Vender uma Empresa

A estrutura organizacional poderá ser um fator observado também, principalmente se o interesse do comprador seja assumir o negócio sem o objetivo de revendê-lo posteriormente.

Quando se tem uma estrutura organizacional adequada, funcionários motivados, estrutura para atender clientes, contabilidade, solidificação da marca no mercado e toda a estrutura organizacional necessária, o provável comprador precisará investir poucos recursos na empresa, o que torna o negócio mais viável e atrativo.

Fatores Externos do Mercado no Momento de Vender a Empresa

Um dos fatores mais comuns a ser levado em consideração pelo comprador é justamente o momento econômico do setor que você quer vender a empresa. Imagine a situação, você quer vender uma empresa do setor de venda de produtos voltados para o aumento de produção de leite, porém, o custo para produzir o leite aumentou e o valor de compra diminuiu. Esse é um momento totalmente desfavorável para comprar a sua empresa e, provavelmente, ou o interessado irá lhe oferecer um valor bem abaixo do esperado ou não comprará.

Tente minimizar ao máximo o impacto dos fatores externos no seu negócio antes de vender. Uma das formas de se fazer isso é trabalhar com mais de um produto, com isso, você pode informar que, embora X produto esteja em desvantagem no momento atual da economia, a empresa ainda tem bons lucros em razão de X e Y produtos.

Taxa de Vendas e Demanda Pelo Serviço

Por fim, um dos fatores que irão influenciar no convencimento para comprar o seu negócio é a demanda pelo serviço e a taxa de vendas que você possui.

Você tem um grande fluxo de vendas no seu negócio? Isso é um ponto muito positivo e que fará, provavelmente, o possível comprador se interessar. Afinal, ele pode ter novas ideias, preços, agregar algo diferente e, com a demanda atrativa que existe no negócio, lucrar somas significativas.

Todo comprador irá fazer uma prévia análise do negócio, avaliando fator por fator e pesando-os, afinal, ele irá desejar saber se realmente tem chances de ganhar dinheiro com o seu negócio.

Formação de Preços Para Vender a Empresa

É comum surgirem dúvidas quanto à formação do preço para vender a empresa. Afinal, qual é o valor “ideal”? Claro, o ideal é vender a empresa e ganhar bastante dinheiro com isso, mas você sabe que não funciona exatamente assim.

O preço precisa ser atrativo para ambas as partes, caso contrário será apenas você pedindo um determinado valor e nenhum comprador interessado em comprar.

Está se perguntando Quanto Vale Minha Empresa? Para formar um preço acessível ao vender a empresa leve em consideração o seguinte:

  • Imagem da marca: Como é a imagem da sua marca? A empresa é vista com pioneira e tem um grande reconhecimento? O que os consumidores falam da sua empresa? Esses são fatores que contribuem no preço.
  • Estabilidade no mercado: A estabilidade é muito importante, pois isso trará a garantia para o comprador de que o mesmo dificilmente irá à falência, conseguirá manter-se e não precisará fazer aportes mensais de recursos.
  • Faturamento: Com um faturamento atrativo a empresa aumenta o seu valor de mercado, assim, o preço pode ser mais alto, pois o atrativo principal é o faturamento/lucro.
  • Custos: Por maior que seja o faturamento mensal da sua empresa, quando o custo é muito alto se torna difícil vender uma empresa. Custos expressivos significam riscos de falência, já que, ao acontecer algum imprevisto, os custos permanecerão os mesmos.
  • Estrutura: Leve em consideração a estrutura que você montou, desde móveis até funcionários. Lembre-se, o que você investiu se tornou patrimônio e deve ser valorizado no preço.
  • Expansão do Negócio: Seu negócio é inovador? Está se expandindo? Como está o mercado externo no setor? Esses fatores incidem no preço ao vender uma empresa, quanto maior a probabilidade de expansão do negócio e de sucesso, maior será o preço de venda.

Leve em questão os fatores mencionados e conseguirá encontrar um preço justo para ambas as partes e ter uma boa lucratividade ao vender a empresa.

Locais de Divulgação Para Vender uma Empresa

Existem diversos meios de divulgar a venda do seu negócio, podendo-se destacar os anúncios em jornais, propaganda “boca a boca”, redes sociais e a divulgação em sites de negociações.  Também, não raras são às vezes de pessoas que desejam vender uma empresa deixam as informações em comentários de posts relacionados ao seu negócio ou comprar/vender uma empresa.

O interessante em divulgar a venda do seu negócio em sites na internet é que poucas pessoas da sua cidade ficarão sabendo, o que reduz os riscos de acharem que você está “quebrado” ou deixar de consumir seu produto/serviço por acreditar que a qualidade pode ser inferior ao esperado. Também, existem casos de consumidores que deixam de comprar de uma empresa por achar que não terá um serviço continuado ou poder exercer a garantia.

Vender a empresa através de redes sociais tem demonstrado bons resultados, sem contar que você não terá custos.

Busque entrar em contato com empresários do ramo e informe que você está vendendo a sua empresa. A propensão de um deles adquirir sua empresa é grande, pois os mesmos tem conhecimento do setor, conhecem o potencial da sua empresa e podem expandir seus negócios e, caso não tenham interesse, provavelmente se relacionam com pessoas que estão interessadas no setor.

Leve em consideração tudo que foi dito no post e lembre-se existem inúmeras Empresas a Venda No Brasil e para conseguir vender a sua é preciso se esforçar.

Que Tal Descobrir Outro Negócio Para Você Aqui no Site? Dúvidas de Como Vender Uma Empresa? Deixe nos Comentários!

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► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

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