Como Vender Um Serviço: Aprenda Agora!

como vender um serviço
Aprenda como vender um serviço e aumentar a lucratividade na sua empresa

Aprender como vender um serviço é indispensável para quem já está ou pretende prestar atividades profissionais no mercado. Apesar de parecer semelhante, a venda de um serviço é bem diferente da venda de produtos, afinal, a empresa está oferecendo algo impalpável e imaterial, logo, requer estratégias específicas para que as ofertas atinjam o público-alvo de forma efetiva.

Você precisa aumentar as vendas do seu serviço? Existem algumas estratégias voltadas especificamente para promover a divulgação e a venda de serviços, focando em ressaltar os benefícios oferecidos por eles e em prestar um atendimento de boa qualidade para conquistar a preferência e fidelização dos clientes. Aprenda mais sobre como vender um serviço com este conteúdo exclusivo:

Qual é a Diferença de Vender Um Serviço e Um Produto

Além de o produto ser palpável e o serviço ser impalpável, também há outras diferenças entre a venda destes itens e que devem ser compreendidas detalhadamente para realizar vendas com sucesso.

O primeiro passo e compreender que a venda de um serviço exige um esforço muito maior por parte da empresa no sentido de fazer com que o cliente viva “o momento da prestação do serviço”, uma vez que na maioria das vezes o serviço não pode ser visto antes da adesão.

Portanto, as pessoas designadas para vender os produtos da empresa devem estar muito bem preparadas, além de estarem focadas no processo de fidelização do consumidor no ato da venda no momento da prestação do serviço.

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Os serviços podem ser definidos como experiências e principalmente momentos. Por isso, os serviços são chamados de “momento da verdade”, pois é quando o cliente irá acessar o que comprou, podendo ficar ou não satisfeito com a aquisição.

Como Aumentar as Vendas de Serviços

1- Coloque-se Como o Produto, Venda-se

Quando uma empresa vende um serviço, consequentemente, ela é o próprio produto. Por exemplo, se você é um advogado, um médico, um cabeleireiro, um agente imobiliário, um contador ou até mesmo um personal trainer, você está promovendo a venda do seu tempo com o objetivo de fornecer um resultado específico em oposição a um produto que é considerado palpável.

Por isso, quando for vender os seus serviços é imprescindível enaltecer as suas qualidades como profissional, associando-as às promessas que o serviço pretende cumprir. É importante evidenciar as suas qualificações durante a negociação com o cliente e como elas irão deixá-lo satisfeito.

Mas cuidado!

É preciso que este “enaltecer” seja crível, ou seja, não pode parecer algo forçado. O objetivo é transparecer confiança e demonstrar, realmente, que está apto a realizar aquele trabalho com qualidade e maestria.

2- Trabalhe Dentro do Seu Tempo

vender serviço tempo
Trabalhe dentro do seu tempo para vender um serviço

Lembre-se que você não está vendendo um produto, logo, ao oferecer um serviço não há a possibilidade de armazená-lo e transportá-lo por demanda, apenas se pode fornecê-lo de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Portanto, delimite o seu tempo para oferecer o serviço, que pode ser de 8 a 12 horas por dia.

3- Prove a Sua Capacidade de Entrega de Trabalho e Flexibilidade

Pelo fato de a venda de serviços ser algo intangível, certamente os clientes irão querer obter provas de que você ou a sua empresa possuem capacidade para entregar o trabalho prometido.

Pensando nisso, mostre quais os recursos que estão a sua disposição e que ajudam a entregar um trabalho de qualidade e, acima de tudo, dentro do prazo, além de apontar exemplos de resultados positivos atingidos anteriormente.

Também é comum que os clientes exijam flexibilidade do prestador do serviço. Nessa caso, é recomendado ter alguns planos de serviço que possam ser adaptados de acordo com as necessidades de cada cliente. Também é importante manter as informações dos consumidores em sigilo, ganhando a confiança deles.

4- Foque no Público-Alvo Local

O seu serviço só pode ser oferecido em esfera nacional e global se você tiver estrutura para atender a demanda. No entanto, o mais indicado é que a venda do serviço seja feita voltada para o público-alvo local.

Por exemplo, um paisagista não terá como atender os jardins de clientes em outros estados. Procure desenvolver serviços que sejam personalizados às características e necessidades dos clientes locais para fortalecer a sua marca na região. As páginas do serviço na internet também devem buscar atrair o tráfego de internautas locais.

O público local costuma ser suficiente para vender uma grande quantidade de serviço e faturar alto. O ideal é iniciar com o público local e, posteriormente, estudar formas e estratégias de expandir o seu serviço, pois é preciso operacionalizar.

5- Mostre Credibilidade

Ter credibilidade é essencial para vender qualquer serviço, especialmente porque o cliente só poderá saber se o seu serviço é de boa qualidade depois de comprá-lo. Ter uma boa reputação é essencial para vender os seus serviços.

Para atingir este objetivo você pode começar reforçando a sua imagem profissional no site do serviço ou em demais mídias, o que pode ser feito tanto pela construção de uma estética profissional quanto pela apresentação da sua qualificação profissional.

Não basta apenas falar sobre as suas qualificações na venda de serviços, também é importante deixar claro como elas podem acarretar benefícios para os clientes. Por fim, forneça provas da sua credibilidade, o que pode ser feito através de depoimentos reais de clientes que já adquiriram os serviços e ficaram satisfeitos, foque principalmente nos impactos positivos que eles tiverem em suas vidas por meio dos seus serviços.

Uma boa dica para aumentar a credibilidade é utilizar depoimentos em vídeos, inclusive, passando-os em um telão no seu empreendimento, para que as pessoas ao entrar consigam ver. Isso pode aumentar bastante à taxa de conversão de vendas.

6- Especifique o Serviço Que Você Oferece

especifique um serviço
Especifique um serviço que for vender

Ao contrário de um produto, a venda de serviços sempre exige mais explicações. Levando isso em consideração, é preciso especificar o serviço que você oferece.

Comece determinando qual é o serviço oferecido, quais os seus principais benefícios, quais são as qualificações, o que você tem de diferente em relação aos concorrentes, como o trabalho é prestado e entregue, quais são as garantias.

Ofereça o máximo possível de informações, pois assim o cliente em potencial ficará mais seguro e aumentará as chances de adquirir o serviço.

7- Facilite o Contato dos Clientes Com a Empresa

Para vender serviços também é importante fazer com que o público-alvo venha até você. Este objetivo pode ser alcançado através da inserção da empresa em redes sociais, sites e blogs, que forneçam claramente o número de telefone, e-mail e endereço para que as pessoas interessadas em seus serviços entrem em contato.

Não se esqueça de informar o horário de trabalho para que as pessoas saibam quando entrar em contato.

Também, manter um bom sistema de atendimento ao cliente, como é o caso de atendimento online no site responder rapidamente, isso pode aumentar as suas vendas de serviço.

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