Como Vender Consultoria: Dicas e estratégias exclusivas

Você é expert no seu ramo profissional e está procurando uma nova colocação no mercado?

Uma alternativa interessante para dar uma guinada na sua vida é aprender como vender consultoria e se tornar um consultor em determinada atividade como, por exemplo, marketing de vendas, comunicação interna e externa, entre outras possibilidades.

Como Vender Consultoria
Dúvidas de como vender consultoria? Aprenda com estas dicas sobre venda de consultoria de serviços e produtos

Os serviços de consultoria geralmente são vendidas para empresas que precisam otimizar uma área que sofre certa carência.

Para ser um consultor bem sucedido não basta dominar todas as técnicas da sua área profissional, pois também é preciso saber como vender a consultoria para construir a sua cartela de clientes.  Aprenda agora mesmo com este conteúdo como vender consultoria.

Por Que Vender Consultoria

Trabalhar com a venda de consultoria é uma excelente opção de negócio para quem deseja atuar no mercado de forma independente e aumentar consideravelmente os seus lucros mensais.

No entanto, para ser um consultor é necessário ser especialista em sua área profissional, conhecendo profundamente como funciona o segmento, a sua dinâmica e como operá-lo.

Vender o seu trabalho na forma de consultoria é um bom negócio porque existem muitas empresas e pessoas físicas com dificuldades para executar atividades em determinadas áreas, o que cria uma alta demanda pelo serviço de consultoria.

Para iniciar no ramo de consultoria é preciso encontrar o melhor nicho e verificar se há demanda, ou seja, público interessado em pagar pelos seus serviços.

Vale destacar também que, tornar-se uma autoridade, é a forma mais lucrativa de conseguir clientes e poder cobrar caro pelo serviço de consultoria, por isso, foque seus esforços nisso.

Aprenda Como Vender Consultoria

Por melhor profissional e especialista que você seja na sua área, as empresas não irão saber da sua existência e não te contratarão se você não souber como vender os seus serviços.

Então, o que fazer? Separamos algumas dicas exclusivas para ensiná-lo como vender consultoria de serviços para seus potenciais clientes e aumentar suas chances de ter suas horas totalmente ocupadas com clientes, confira:

1- Foque em Oferecer Melhorias Para o Cliente

Quando uma empresa detecta um problema em suas atividades o que ela quer é resolvê-lo o mais rápido possível. Sendo assim, como consultor você deve saber que o cliente não está diretamente interessado no seu serviço, mas sim em resolver o seu problema.

Por exemplo, uma empresa que está com as vendas em queda, provavelmente quer uma consultoria para aumentar as vendas e obter mais lucros, diferentemente de descobrir se o seu sistema é ou não falho. Em outras palavras, o “importante” é o resultado!

Vai dar lucro?

Portanto, ao vender consultoria para o cliente é necessário focar em oferecer melhorias para ele, disponibilizando métodos e meios de otimizar os recursos que ele tem.

Por exemplo, se você é um consultor financeiro e a empresa está com problemas nesse setor, é possível propor o aumento das margens, ou seja, das diferenças entre receitas e custos, para melhorar a relação de benefício e custo, oferecendo a possibilidade de aumentar as receitas e diminuir os gastos.

2- Apresente-se Como Consultor

Um dos principais processos da relação entre o cliente e o consultor é a forma como este último se apresenta. Afinal de contas, se você falhar na apresentação, provavelmente não vai fechar negócio.

Para vender bem a sua consultoria, independente de você usar o próprio nome, ter adotado uma marca ou ser associado a terceiros, o ideal é se apresentar apenas como consultor.

Sim, para ser consultor é necessário ter qualificações e especializações, mas apresentar muitas características pode confundir o cliente.

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Além disso, passar muitas informações não solicitadas sobre as suas qualificações podem fazer com que o cliente perca o foco da sua necessidade específica, também pode ocorrer uma multiplicidade de interesse, fazendo com que você vire concorrente de si próprio.

Outro “sintoma” de fornecer informações demasiadas é o fato de que o cliente, inconscientemente, pode pressentir certo “estado de necessidade”, o que irá diminuir o valor do seu serviço e, consequentemente, reduzir as suas chances de conquistar um bom cliente.

Vai dar lucro?

3- Faça Bem Feito Para Ser Indicado

Uma das melhores formas de vender consultoria é fazendo o seu trabalho bem feito para ser indicado pelas pessoas que já o contrataram.

Um consultor ganha muito mais credibilidade no mercado quando é indicado por antigos clientes. Para que isso seja possível é necessário obter êxito no serviço de consultoria oferecido.

Para obter a indicação dos clientes você deve canalizar os testemunhos para criar uma imagem positiva. As indicações podem ser colhidas de diferentes formas, dentre elas, através de vídeos e relatos que podem ser postados na sua página virtual.

Também é recomendado construir e manter um bom network para que o maior número possível de pessoas conheça o seu trabalho de consultoria.

Vale lembrar, estudos já constataram que o grau de objeção de aquisição de produtos/serviços é menor quando se trata de indicações de conhecidos. Percebe a importância das indicações agora?

4- Saiba Onde Encontrar os Clientes

Lembre-se, é indicado examinar quais são as suas qualificações enquanto consultor e posteriormente encontrar o melhor nicho para atuar. A partir daí, você saberá onde encontrar os clientes.

Como Vender Consultoria
Aprenda a encontrar os clientes para vender consultoria

Por exemplo, se você quer oferecer consultoria financeira para pequenas empresas, o ideal é participar de eventos voltados para esta categoria de empreendimentos e apresentar os seus serviços. Também, pode-se fazer a sua própria pesquisa e posteriormente entrar em contato com o público-alvo.

É de suma importância oferecer o serviço no “ambiente correto”, de nada adianta tentar vender algo para pessoas desinteressadas ou que não sejam seu público-alvo, sua taxa de conversão será quase zero.

5- Chame a Atenção dos Clientes

Para que um cliente queira contratar os seus serviços de consultor é necessário que ele saiba da sua existência, logo, chamar a atenção dele é o passo principal.

Uma opção barata e muito funcional é se mostrar na internet, criando um site, blog e perfis nas redes sociais, tudo com o objetivo de divulgar os seus serviços de consultoria, evidenciando o que você oferece como solução para quem está com problemas.

Além disso, é recomendado que o consultor participe de congressos empresariais e demais eventos onde os seus clientes em potencial estejam.

Nestes locais, você pode mostrar toda a sua capacidade. Invista no marketing pessoal, mostre-se mesmo como um solucionador de problemas para os clientes.

6- Crie Landing Pages Eficazes

Para vender consultoria você pode focar seus esforços em trazer o cliente até você. Isso mesmo, captá-los de maneira “indireta”, reduzindo a objeção de oferecimento forçado de serviço.

Para que isso seja possível, o consultor deve criar landing pages eficazes que são consideradas ótimas ferramentas para começar a se relacionar com o seu público-alvo, pois são instalados nos sites para coletar e-mails e contatos para enviar informações relevantes.

Ao postar conteúdos de qualidade e interessantes sobre a sua consultoria no site, o público que assinou a landing page irá recebê-lo automaticamente.

A partir daí, o cliente em potencial pode conhecer mais do seu trabalho, ter uma pequena amostra das soluções que você oferece e posteriormente ganhar confiança para contratá-lo.

O que achou destas dicas de como vender consultoria? Comente com suas sugestões!

★ Dica Importante!

Para qualquer negócio que você for montar é importante fazer um planejamento. Para isso, estude em livros, contrate uma consultoria ou use o Kit Novo Negócio.

Enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


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Vinicius Gonçalves
Administrador de Empresas pela UEG, Personal e Business Coach, Consultor, Pai de Três, Marido e Empreendedor. Atuou na Algar Telecom, SEBRAE e em vários pequenos negócios. Aficionado por criação de negócios, gestão e mentalidade empreendedora. Criou o Kit Novo Negócio, por mais 13 mil empreendedores em diversos países para criar seus próprios negócios.

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