Como Vender Bem: 8 Dicas para Vendedores de Sucesso

Independente do nicho de atuação, a competitividade é muito acirrada no mercado, obrigando os vendedores a dominarem as técnicas de como vender bem para garantir o sucesso da sua empresa. Há uma grande quantidade de concorrentes em todos os setores comerciais, o que torna a briga por preço e condições de comércio mais benéficas, dificultando o trabalho do vendedor.

como vender bemO atendimento é um ponto cada vez mais deficitário no comércio brasileiro, o que o faz ser um diferencial competitivo entre as vendas. Sem falar que com as novas tecnologias os clientes pesquisam mais antes de realizar uma compra e se preparam mais para negociar com o vendedor. Quer melhorar o seu potencial como vendedor? Acompanhe abaixo 8 dicas de como vender bem:

Definição de Um Bom Vendedor

Ter uma “boa lábia” ao conversar com o cliente, saber tudo sobre os produtos, afinal, o que é ser um bom vendedor? Para o mercado, o que se considera um bom vendedor não é aquele que somente vende, mas sim aquele que faz um cliente se tornar seu amigo, de modo a fortalecer o relacionamento e aderindo-o em sua causa.

Basicamente, isso quer dizer que é preciso fazer com que o cliente seja um “vendedor”, ou seja, que ele crie o hábito de indicar os seus serviços para os seus amigos e familiares de forma espontânea.

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Quando se fala em vender mais e melhor, a ideia é ressaltar que vender já não é suficiente. Conseguir vender melhor, na verdade, significa entre diversas ações, trabalhar a mescla dos produtos que a sua empresa tem, não se sujeitar à margem de contribuição e se preocupar com a forma de pagamento e a inadimplência.

8 Dicas de Como Vender Bem

1- Esteja Sempre Sorrindo

Nós nos tornamos muito mais receptivos quando um vendedor se aproxima sorrindo, não é mesmo? Afinal, sorrir é capaz de transmitir elegância e simpatia. O que quer dizer que você vai transmitir aos seus clientes o prazer que está sentindo ao atender os seus clientes e de estar na companhia deles.

Dar um sorriso é o começo de um bom relacionamento e também contribui para quebrar a barreira que existe entre o comprador e o vendedor que ocorre na maior parte das negociações.

Essa dica pode ser aplicada nas vendas físicas e também por telefone, pois o vendedor consegue, igualmente, passar a sua mensagem de alegria para o seu cliente em potencial, mesmo que esteja à distância. Assim, além de efetuar uma venda, você também faz amigos.

2- Trate o Cliente Pelo Nome

Tratar o cliente pelo nome é uma ação básica para qualquer vendedor, mas há quem se esqueça dessas regras tão simples e funcionais, e nos piores casos pode até não se lembrar ou errar o nome do consumidor na hora de apresentar o seu produto. Por isso, ao entrar em contato com o cliente em potencial é necessário se apresentar e perguntar o nome dele, e grave para usar durante a conversa.

Chamar o cliente pelo nome deixa a relação entre o vendedor e o cliente mais próximo. Por isso, para não esquecer o nome do seu cliente é recomendado associá-lo a um amigo, alguém da família, personalidade ou famoso que você conheça. Além de usar o nome do cliente em cada apresentação, também é recomendado usar uma saudação de “bom dia” ou “boa tarde” para deixar o clima mais amistoso.

3- Faça Um Planejamento

como vender bem planejamentoAntes de se apresentar ao cliente é necessário fazer um planejamento. Primeiro, acredite que a sua venda começa antes do contato com o cliente, fazendo um estudo do que ele faz ou realmente deseja comprar.

Planeje como irá abordar o consumidor, como irá fazer a apresentação dos produtos, como deve se portar para conduzir a negociação e finalizar a compra. Assim, você trabalha com mais confiança e aumenta a sua credibilidade.

4- Faça Perguntas Abertas e Fechadas

Depois de se planejar, o vendedor deve conversar com o cliente e fazer perguntas abertas e fechadas nos momentos certos. No começo da apresentação, você deve fazer perguntas que exijam respostas completas e não apenas “sim” ou “não”, pois é necessário conhecer as necessidades do cliente para usá-las a seu favor.

No final da apresentação, o vendedor pode fazer perguntas com as respostas “sim” ou “não”, para evitar que o consumidor pense outras coisas e acabe desistindo da compra. Também é indicado que a resposta seja “sim” para trabalhar o subconsciente do cliente de forma positiva.

5- Não Foque No Dinheiro do Cliente, Mas Sim na Solução

Com o objetivo de atingir as metas da empresa, é comum que muitos vendedores acabem focando no dinheiro em vez de tentar solucionar o problema do cliente, o que é errado.

O recomendado é colocar a sua motivação em como identificar e solucionar os problemas que o cliente apresenta, visando deixá-lo satisfeito. Esta postura é correta comercialmente e mais ética, fazendo com que o vendedor mostre-se comprometido em satisfazer o seu público.

6- Esteja Sempre Se Atualizando

Um vendedor que não está antenado com as novidades sobre o seu segmento e os produtos que vende pode ser facilmente ultrapassado por um profissional mais bem preparado. Para aprender como vender bem, você deve criar o hábito de ler livros, revistas, blogs e todos os conteúdos possíveis que falem sobre a sua área e os produtos que comercializa.

Quando o vendedor está bem informado, a tendência é que tenha mais facilidade para desenvolver uma conversa proveitosa com o cliente, além de poder transmitir mais credibilidade no momento em que está negociando, uma vez que pode citar dados e informações reais para amparar as suas justificativas para que o cliente decida fechar a compra.

7- Utilize Benefícios Para Gerar Valor

Quando o vendedor focar apenas no preço do produto que está tentando vender ao cliente irá passar a seguinte mensagem: “Estou GASTANDO dinheiro para comprar determinado produto”. Ao optar por trabalhar os benefícios do produto apresentado, você mostra ao seu cliente que ele não está gastando, mas sim investindo, pois está gerando valor.

Mas, como gerar valor para os produtos? Basta fazer perguntas abertas e deixar o cliente falar sobre as suas necessidades. Procure desenvolver a sua apresentação em cima do que o cliente determinou como prioridade.

Os benefícios apresentados não precisam se relacionar somente ao produto, mas sim sobre como o consumidor enxerga esses pontos chaves. Ao falar sobre os benefícios e gerar valor, o vendedor torna o preço do produto menos relevante do que a sua finalidade, o que pode ser decisivo na hora de fechar a compra.

8- Faça Um Bom Atendimento

Vendedores que prestam um bom atendimento estão cada vez mais escassos no mercado, logo, ao fazer isso, você estará oferecendo um diferencial competitivo para a sua empresa. Para dar um bom atendimento ao cliente, você deve estar bem preparado, usar um vocabulário que condiz com o seu segmento, vestir-se de acordo com o nível da empresa e transmitir credibilidade ao cliente.

Além disso, o vendedor também deve demonstrar prazer em atender bem e ajudar o cliente a fazer a melhor escolha na hora da compra. Após apresentar todo o produto ao cliente, você tem que saber conduzir a negociação para a finalização da compra.

Nesta etapa, é necessário deixar que o cliente conclua que deve comprar, fazendo com que se sinta no comando. Assim, ele não vai se sentir “obrigado” a comprar, o que evita a desistência.

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Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

  1. Meus Parabéns Matheus! Gostei muito do artigo, me ajudou muito!
    Estou começando meu negócio agora e estava com algumas dificuldades nas vendas, mas o artigo me ajudou!
    É sempre bom saber que ainda tem pessoas assim como você que estão dispostas a dedicar seu tempo para ajudar as pessoas.
    Um grande abraço e tenho certeza de que com essas dicas eu vou me tornar também mas um dos Vendedores de Sucesso.

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