Como Trabalhar em Casa Sem se Distrair

Como Trabalhar em Casa Sem se Distrair
Como Trabalhar em Casa Sem se Distrair

Como trabalhar em casa sem se distrair é o tema desse artigo.

O trabalho home office está em foco e um exemplo é a notícia sobre a CEO do Yahoo, Marissa Mayer, que convocou todos os funcionários que trabalhavam em casa a realizar o trabalho na empresa, alegando que seria mais produtivo, pelo menos nesta fase que a empresa atravessa. Veja aqui formas de ganhar dinheiro na internet.

Desde então, a polêmica foi notícia nos principais jornais do Brasil e no mundo com discussões sobre a efetividade do trabalho realizado em casa. Polêmicas a parte o trabalhar em casa é uma tendência inadiável e uma realidade para diversas empresas e profissionais, pois:

  • Diminui custos
  • Favorece a produtividade por tarefas
  • Cria qualidade de vida e horários flexíveis

Mas, para trabalhar em casa com empenho e produtividade é necessário organização, disciplina e trabalho árduo. Veja aqui negócios online.

Dicas Para Trabalhar em Casa Sem se Distrair

Apesar de a produtividade aumentar quando se trabalha em casa é possível também se distrair.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

O que acontece é que as fontes de distração estão relacionadas a outros motivos, tais como: se ausentar de casa, atender telefone, atender a porta, o barulho das crianças ou outros adultos e mesmo tumultos que são costumes nas famílias.

As fontes de distração podem ser muitas, mas não são tão frequentes e é possível contornar essa situação. Para trabalhar em casa sem se distrair, siga algumas orientações:

Defina um local específico – é importante definir um local que seja isolado do barulho e interrupções, mas que ao mesmo tempo seja um local agradável e que tenha todos os componentes necessários para o trabalho em casa.

Disciplina – esta é outra dica para que o trabalho em casa seja proveitoso e gere resultados.

Defina prioridades e organize-se – o trabalho em casa pela internet também requer uma agenda que pode ser uma agenda tradicional ou agenda no próprio computador. O importante é ter as tarefas separadas e organizadas de preferência por ordem de prioridades.

Organize papéis, se livrando da bagunça que pode resultar em perda de tempo e atrapalhar seu projeto. Portanto, a dica para desenvolver um trabalho melhor em um ambiente mais agradável é organizar, limpar, separar e colocar ao alcance documentos, pen drive e todos os instrumentos necessários para o trabalho.

Alimentação – outra dica é ter sempre em mãos uma jarra de água para beber água com frequência e não se descuidar da saúde, se alimentando adequadamente.

E para incentivar o hábito de caminhar, o cafezinho deve estar na copa ou cozinha, pois ficar muito tempo sentado (a) prejudica a saúde.

Horários – mesmo não tendo que bater cartão o trabalho exige horário, pois sem horários para realização das tarefas, nenhuma tarefa será cumprida nem será entregue no prazo. Sendo assim, é necessário estabelecer horários fixos e específicos para as atividades.

Converse com familiares – explique seu trabalho para a sua família, como o trabalho funciona e como será remunerado e como o trabalho em casa também é sério e importante.

Perseverança – quem estava acostumado a trabalhar em escritórios e grandes empresas, em um ambiente dinâmico e de muita comunicação, terá dificuldades para se acostumar a rotina do trabalho. Por isso, é necessário perseverar e não desistir.

Organize a semana – quem trabalha em casa e trabalha com entregas de projetos deve se organizar para que a semana seja estruturada para que as atividades sejam entregues em tempo hábil e com qualidade.

Isso envolve estabelecer prioridades, fazer com que as tarefas sejam entregues em dia e assim evitando-se trabalhar até tarde, além de separar tempo para as atividades necessárias como ir ao médico, fazer compras e etc.

Motivação – a motivação já é bastante difícil para profissionais que trabalham com o auxílio de uma equipe, ainda mais para trabalhadores que trabalham sozinhos e encontram poucas oportunidades de interação sobre o trabalho exercido. Por isso, encontre formas de se motivar, acredite no que faz e estabeleça metas.

Cuidado com o excesso de trabalho – sem horário fixo, o profissional corre o risco de estar sempre trabalhando. Isso pode sobrecarregar o profissional e acarretar problemas de saúde, afinal ninguém pode trabalhar igual uma máquina.

O Que Evitar no Trabalho em Casa

Hora de trabalhar é hora de trabalhar, portanto, evite atividades familiares com filhos e cônjuges, exceto quando há emergências.

Vista-se de forma adequada, pois os pijamas foram feitos para dormir e não para trabalhar.

Uma ótima dica é trabalhar com as portas fechadas e pendurar um aviso que diz: “trabalhando”.

Com o tempo, a família respeitará o trabalho exercido e saberá o quanto essa atividade é importante.

Cuidados Com a Saúde

O trabalho em casa também pode ser estressante, porque como toda atividade, o trabalho em casa também significa pressão com prazo e resultados, o que gera estresse.

Ergonomia – passar o dia inteiro sentado pode ser uma realidade para profissionais que trabalham em casa, por isso é importante investir em um escritório que seja confortável e mesmo em uma cadeira que seja ergonômica.

Caminhe – as caminhadas são um ótimo exercício, principalmente para profissionais que ficam em casa o dia inteiro, pois a própria casa é seu local de trabalho. Diante disso, é importante caminhar para se exercitar e respirar fora do ambiente de trabalho.

Lazer – o lazer é também essencial não somente para manter o equilíbrio do profissional que trabalha em casa, como também para manter a produtividade e a criatividade sempre em alta.

Comunique-se – o trabalho em casa pode ser bem solitário, pode gerar expectativas, ansiedades e a sensação de que outros profissionais não conhecem ou não se interessam pelo trabalho desenvolvido pelo profissional. Por isso, é recomendado que o profissional filie-se a associações profissionais ou mesmo faça parte de grupos virtuais de profissionais para trocar boas ideias e experiências; na internet existem diversos desses grupos. Veja mais em franquias para trabalhar em casa.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA