Como Trabalhar Como Intérprete Freelancer

Como Trabalhar Como Intérprete Freelancer
Como Trabalhar Como Intérprete Freelancer

Atuar como intérprete freelancer pode ser uma boa pedida para quem tem conhecimento em idiomas e tem interesse em ser um profissional sem vínculo empregatício. Pode ser uma boa oportunidade de negócio para quem deseja ganhar dinheiro e abrir mão de alguns direitos trabalhistas, como férias, 13º salário, licença maternidade, entre outros. Entretanto, é possível ganhar bem mais neste formato de empreendimento, caso haja dedicação e planejamento.

Para ser um intérprete freelancer é preciso saber que a exigência do mercado aumenta dia após dia, pois os profissionais estão se preparando bastante para oferecer serviços de tradução de qualidade. Além disso, não ter horários rígidos nem patrão traz uma responsabilidade acrescida e um grande comprometimento para entregar os trabalhos aos clientes a tempo e de acordo com a demanda.

Trabalhar como intérprete freelancer necessita de bastante dedicação, uma vez que quando o trabalho é volumoso, a nossa primeira tendência é quebrar um pouco as regras e a qualidade do trabalho e a produtividade baixam, sem você dar conta disso.

Muitas pessoas procuram trabalhar como intérprete freelancer, porque pensam que não precisam atingir tantas metas, não têm que aturar o patrão todos os dias e nem precisam trabalhar tanto. Mas, a realidade não é bem assim. Para trabalhar como intérprete freelancer é preciso planejar as tarefas, organizar toda a papelada existente, definir objetivos e, sobretudo, ser responsável para executar o trabalho em horários definidos e assim, garantir o sucesso.

O Que é um Intérprete Freelancer?

O primeiro passo é entender as suas possibilidades. Um intérprete freelancer é um profissional que atua no mercado como tradutor, que pode ser em voz ou por escrito. Você pode apenas traduzir documentos, realizar tradução simultânea em palestras ou atuar recebendo estrangeiros em festas e eventos. Isso vai depender da sua capacidade e de qual meio quer atuar.

Local de Trabalho

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A melhor notícia para este profissional que está migrando para o setor é que para trabalhar como intérprete freelancer não precisa ter necessariamente um escritório. Basta um local limpo e arrumado em sua casa. Porém, o local não deve estar rodeado de coisas que nos desconcentrem o tempo todo, como a televisão ligada ou pessoas interferindo no trabalho. Reserve um escritório para realizar suas atividades.

Temos que saber distinguir as horas de lazer das horas de trabalho e ser disciplinados para executar as tarefas delineadas o mais breve possível e de forma eficaz. Lembre-se que trabalhar como intérprete freelancer não é a mesma coisa que ter um patrão, ou seja, quanto menos fizer, menos recebe. Como trabalhar em casa, veja aqui.

Como Planejar Suas Atividades de Intérprete

Pode achar que não, mas todos os patrões planejam em detalhes o que têm para fazer nos próximos meses. Em cada tarefa indicam os prazos, os seus objetivos e o lucro que podem vir a tirar em todas as situações previstas. Quem quer trabalhar como intérprete freelancer tem que fazer rigorosamente a mesma coisa.

A organização das atividades é fundamental e é tão fácil como criar planilhas simples no Excel com o nome dos clientes, os objetivos diários/mensais, os ganhos e as perdas, por exemplo. Dessa forma, o freelancer pode controlas suas tarefas e distribuir o trabalho pelas semanas, sem nunca correr o risco de falhar com os clientes. Assim, também é uma maneira de os seus clientes ficarem satisfeitos e quererem continuar a trabalhar com você em outros trabalhos.

Um dos problemas que se pode ter em trabalhar como intérprete freelancer é misturarmos as tarefas do lar com o nosso trabalho  home office. Fazer o almoço, lavar o banheiro, passar a roupa a ferro não devem atrapalhar o seu dia a dia. Parar de produzir, significará também parar de receber. Dar prioridades às coisas, estabelecer horários de trabalho e nunca ceder à preguiça são pontos importantes para garantir o bom rendimento do trabalho e sucesso no seu empreendimento.

Importância do Primeiro Feedback

A procura pelo seu primeiro cliente é sempre uma tarefa dura e a conquista fica marcada com a primeira impressão que o profissional transmitir aos clientes. Ganhar o seu primeiro feedback sobre o trabalho realizado e sobre a sua postura é de extrema importância, pois é a partir dele que outros clientes podem surgir e saber se você é de confiança e se o seu trabalho é de qualidade.

A disponibilidade, a maneira como encara o trabalho e a responsabilidade são fatores importantes na escolha de um intérprete freelancer. Dar a mesma energia a qualquer cliente, seja ele uma empresa ou um particular fará você atingir sucesso em sua empreitada de atuar como intérprete freelancer.

O tempo de resposta na realização dos trabalhos é um outro ponto-chave, uma vez que “tempo é dinheiro” e ninguém gosta de diminuir os seus lucros. Não deixe tudo para a última hora e procure soluções que consigam satisfazer os seus clientes. O ideal é se planejar para manter os prazos e sempre que não o conseguir realizar, tendo que mudar a data, informe o seu cliente por e-mail ou por telefone.

Qualidade do Trabalho de Intérprete Freelancer

Para trabalhar como intérprete freelancer tem que ter uma excelente qualidade para conseguir se fixar no mercado de trabalho. O seu trabalho aumenta a partir dos testemunhos de clientes com quem já trabalhou, garantindo que seu trabalho é realmente bom, aumentando a procura e, consequentemente, trazendo mais lucro.

Um intérprete tem a obrigação de se manter constantemente atualizado e de investir na sua formação. Só assim conseguirá chamar cada vez mais clientes e garantir um serviço de uma qualidade acima da média. Esteja atento aos temas mais procurados pelos clientes, dado que um cliente pode querer uma coisa de uma determinada forma e daqui a alguns meses pode querer de forma completamente diferente. A tendência da sociedade é a evolução constante.

Trabalhar como intérprete freelancer não é fácil e uma das maiores dores de cabeça é a constante evolução das áreas de tecnologia. Invista em formações específicas e aumente os seus conhecimentos em várias áreas, podendo aumentar o seu horizonte de clientes e o seu mercado de trabalho.

Como Cobrar Por Um Trabalho

Uma das maiores preocupações de um intérprete freelancer é o pagamento. Tal como o planejamento de suas tarefas, o profissional também deve planejar em um documento, detalhes do sistema de pagamento de todos os seus clientes, no qual deverá constar todos os serviços prestados e o valor dos mesmos. No entanto, para garantir o recebimento do seu pagamento, crie um contrato em que ambas as partes o assinem, garantindo o compromisso com o serviço de interpretação.

A maioria dos trabalhos como intérprete freelancer tem um problema: é feito usando apenas a Internet e os contratos não ficam com valor, a não ser que os envie assinados por correio, mas nem todos os clientes estão dispostos a ter tanto trabalho.

A melhor maneira é criar um sistema de pagamento em que o cliente pague 50% do valor total do projeto antes de começar o trabalho e os outros 50% depois da entrega. Deste modo, um intérprete freelancer consegue garantir um compromisso mútuo.

Contatos de Um Intérprete Freelancer

Numa fase inicial, o gestor de toda a sua rede de contatos é você. Na realidade terá que vender os seus serviços a alguém e terá que haver procura e interesse neles. Uma rede de contatos melhora o seu trabalho e até pode ser útil no aumento do número de clientes.

Manter relacionamentos com outros intérpretes freelancer pode ajudar nesse processo, pois poderá encaminhar você aos seus clientes em áreas que você esteja mais à vontade que ele. Além disso, também é uma excelente forma de trocar ideias inovadoras, recursos e até conhecimentos. Aposte na divulgação do seu trabalho em redes sociais como o Facebook e o Twitter e não se irá arrepender. Saiba como fazer marketing pessoal.

Ficou Interessado em Trabalhar Como Intérprete Freelancer? Fale Para a Gente!

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

11 COMENTÁRIOS

  1. GOSTEI MUITO E QUERO MAIS INFORMAÇÕES, FALO INGLÊS, ESPANHOL E HEBRAICO E HÁ MUITO TEMPO TENHO VONTADE DE TRABALHAR COMO INTÉRPRETE.

  2. Boa tarde,
    Interesso-me no trabalho como interprete freelancer. Tenho inglês intermediário/avançado e posso me desenvolver no ramo.
    Poderia me enviar mais informações?
    Grato
    Sergio

  3. Estou muito interessada em ser intérprete freelancer.Morei 6 anos nos EUA e venho trabalhando com aulas de inglês e creio que este trabalho me trará o complemento necessário ou mesmo pode vir a ser meu novo trabalho.Mais informações serão bem vindas, agradecida.

  4. Olà…Falo italiano fluente,pois morei na Itàlia por 10 anos e gostaria de saber como seria possìvel trabalhar como intérprete freelancer,visto que o italiano nao é um idioma muito requisitado neste campo. Agradeço desde jà a atençao.

DEIXE UMA RESPOSTA