Dicas Para Transformar Sua Startup dos Sonhos Em Realidade

Startup dos SonhosVocê se deparou com uma ideia de negócio maravilhosa, planejou tudo, mas está com dificuldade de tirar do papel? É, eu sei que não é nada fácil. Por isso, elaboramos algumas dicas para transformar sua Startup dos sonhos em realidade. Pronto?

É realmente difícil conseguir montar um negócio do zero e conduzi-lo ao sucesso, somente quem já tentou sabe. São centenas de dicas e estudos que são feitos, tudo para tentar minimizar os riscos e, principalmente, permitir a condução do empreendimento pelo caminho certo.

Tirar um empreendimento dos seus “sonhos” e torna-lo realidade talvez seja a coisa mais difícil de fazer, por isso, dicas práticas e que realmente funcionam são a melhor solução para você conseguir chegar lá.

Caso esteja sem ideia de negócio mas quer algo diferente, uma boa opção é ler nosso texto sobre ideias inovadoras.

Quer as dicas que farão a diferença para sua Startup? Vamos ao que importa então.

1. Diferencie seu Produto

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Ter uma ideia, criar um produto ou desenvolver um serviço é relativamente simples, mas para saber se vale a pena é preciso diferenciá-lo.

Mas afinal, o que é diferenciar um produto?

Diferenciar um produto ou serviço é individualizá-lo, verificar se outros já não oferecem o mesmo produto ou até mesmo outra solução.

Perceba que quando falamos em uma ideia de negócio, não precisa, necessariamente, ser uma ideia inovadora e que ninguém teve, porém, é preciso que tenha algo que os outros não tenham pensado ou feito!

Vamos por na prática?

Supomos que você sonha com uma loja de roupas, mas não é qualquer loja de roupas, é uma voltada apenas para os “gordinhos”. Melhor que isso, oferecerá um serviço de entrega a domicilio mediante solicitação no site em 24 horas para a pessoa poder ver se gosta ou não, quase uma espécie de “condicional”. Como isso será feito? Utilizará motoboy? O site será como?

Perceba, é preciso que o produto esteja bem individualizado e que as pessoas consigam compreendê-lo perfeitamente, caso contrário pode causar uma espécie de “confusão mental” e inviabilizar que seu sonho de startup se concretize.

2. Ache o Problema e Necessidade

Você precisa entender uma coisa. A sua ideia de negócio tem que resolver um problema ou necessidade de uma pessoa, seja reduzir o tempo que ela gasta com algo, melhorar sua aparência, enfim, ela possui um problema/necessidade e a sua ideia resolve.

Nem sempre se encontra um problema ou até mesmo uma ideia perfeita, nesses casos, uma solução bem atraente é procurar por franquias baratas e lucrativas.

Outro aspecto importante é você considerar os concorrentes, verifique se a sua startup oferece produtos/serviços únicos e, caso não seja, o que seus concorrentes estão oferecendo, parcela de clientes que irão te tomar, bem como, não se esqueça de considerar os produtos similares que, embora não sejam iguais, suprem a necessidade dos seus clientes.

3. Utilize a Linguagem Certa é uma das Melhores Dicas Para Startup

Uma das melhores dicas para startup atingir o sucesso é utilizar uma linguagem clara e forte. Você quer saber se a ideia de negocio da sua startup é promissora? Veja se ao falar com as pessoas elas se empolgam. Só que o grande ponto aqui é, dependendo das palavras que você utilizar, por melhor que seja a ideia de negócio ela não surtirá inspiração.

Veja, sabendo isso, você pode perceber o seguinte: se para uma pessoa se sentir empolgada as palavras tem que ser claras e fortes, que tipo de linguagem você acha que precisa utilizar para convencer as pessoas de que seu produto/serviço é o que elas precisam? Claro, linguagem clara e forte.

Uma excelente maneira de conseguir atrair clientes é utilizando as Redes Sociais, acredite, realmente funciona. Quer saber mais? Veja nosso texto sobre como usar as redes sociais para divulgar o seu negócio.

Uma linguagem eficiente é aquela que faz o cliente ‘imaginar’ a situação. Por exemplo: Você que está com problemas de tirar o negócio do papel (a pessoa se imagina com um papel).

4. Faça a Lição de Casa

Está se perguntando qual é a lição de casa?

Você já pensou colocar sua ideia de negócio em prática, montar todo o seu negócio, estrutura, e depois descobrir que outra pessoa já fez exatamente a mesma coisa? Pense o dinheiro que você investiu, tempo e tudo mais.

Verifique se a sua concorrência já não fez o que você está desejando montar de startup, bem como lojas online que podem vir a atrapalhar, que ofereçam um produto até melhor que o seu.

Lembre-se de verificar também se outra pessoa que, embora não seja exatamente a sua ideia de negócio, não criou algo que supra a necessidade dos seus clientes.

5. Defina o Público-alvo da sua Startup

Às vezes encontro uns “projetos de empreendedores”, porque chega a ser ofensivo para a classe falar que aquela pessoa é um empreendedor.

Pergunta-se para ela, quem será seu público-alvo? Todos. Todo mundo pode adquirir meu produto. Vamos ser honestos, preguiça mata!

Você precisa encontrar as pessoas que realmente vão se interessar pelo seu produto, aquelas que estarão dispostas a pagar por ele. Claro, é preciso chegar a conclusão se o seu produto é aquele que a pessoa ‘ganha algo’, que vale a pena gastar o dinheiro que tem ou não.

Para facilitar, veja como fazer uma pesquisa de mercado eficiente.

6. Descubra os Recursos que Precisará Para Montar a Startup

Um negócio exige uma estrutura, isso é fato! Ela pode ser simples ou mais complexa, em um ponto comercial ou talvez na garagem de sua casa, mas uma estrutura ela terá que ter, concorda?

Descubra e anote exatamente o que é indispensável para tirar sua startup dos sonhos e tornar realidade, custos que você terá.

Uma dica importante e que irá ajudar bastante, principalmente em relação aos custos, é separar em duas colunas o que você precisa de indispensável com os referidos valores e em outra coluna o que seria interessante fazer, mas que pode esperar.

Verifique também no tocante aos funcionários, você precisará de uma equipe para montar sua startup ou você mesmo pode fazer tudo sozinho?

7. Construa um Protótipo

Se você estiver desenvolvendo um produto, ter um protótipo é mais do que aconselhável. Isso porque torna possível observar de forma mais concreta e plausível a confiabilidade, design e impacto que causará nas pessoas.

Quando se trata de serviços, costuma-se fazer um esquema de “mapa” que compreenda as fases e etc. Isso ajudará porque tornará visível para analise o seu empreendimento e serviço.

Como existem pessoas que não desejam gastar ou até mesmo não tem condição de fazer um protótipo, o que se pode fazer é criar o produto em visões 3D e imagens no computador, isso, por si só, já facilitará bastante a análise e demonstração.

Se possível, contrate um especialista no assunto, normalmente um programador ou um web designer.

8. Faça as Contas da sua Startup

Tirar um sonho do papel e por em prática exige, acima de tudo, uma análise de financeira.

Mas afinal, você já relacionou os custos do negócio no ponto ‘6’, certo? Mais ou menos. Na verdade, você apenas elencou o que precisará e obteve uma estimativa, contudo, o que estamos falando de análise financeira corresponde ao ‘balanço’, ou seja, o que você pode ganhar, o que gastará, quais serão seus custos mensais, custos do negócio, empréstimos, funcionários, as finanças propriamente ditas.

É muito comum a pessoa desejar se ‘iludir’ com a sua ideia de negócio, afinal, é um “sonho” que você quer realizar.

Não se apegue as ideias e sim no sucesso.

Quando você tiver uma ideia de negócio e for fazer o balanço e as contas, utilize dados reais e plausíveis, não imagine valores que não existirão ou clientes que provavelmente não terá.

Para lhe ajudar nas contas, uma boa dica é procurar um escritório de contabilidade.

9. Escreva seus Planos da Startup

Durante a caminhada quando estamos tentando iniciar uma empresa ou até mesmo no meio do caminho costumamos ter dificuldades em se ater ao que é importante e atingir o objetivo final.

Muitos empresários, às vezes até experientes, pecam em não ter um plano de negócio.

O que acontece é que quando você documenta as suas ideias, formas de agir, como irá se relacionar com clientes, canais de marketing, custos, balanço, enfim, tudo, isso irá lhe dar uma base do que precisa ou não ser feito desde o momento de iniciar o empreendimento até atingir o objetivo final (sucesso!!!).

Hoje em dia, com as planilhas, ficou mais fácil organizar e pontuar o que se precisa fazer. Caso você tenha dificuldades, pode procurar ainda um plano de negócios pronto.

Gostou? Hora de Transformar sua Startup dos Sonhos em Realidade!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA