O Que é Uma Startup

StartupVocê já deve ter ouvido falar em startup, mas você sabe o que é uma startup? Como montar? Como atingir o sucesso? Confira aqui!

Um novo modelo de empresa surgiu e está dando muito o que falar, são as famosas startups. Essas formas de negócios estão se destacando por possuírem uma rápida expansão, desenvolvimento, bons lucros e, acima de tudo, uma estrutura relativamente pequena e barata.

Você já pensou quão bom poderia ser ter uma ideia de negócio, estabelecer uma pequena empresa, com custos baixíssimos e ainda ter a chance de ganhar realmente muito dinheiro? Parece um sonho? Talvez, mas é essa a “proposta” de uma startup.

Essa terminologia e tipo de negócio passou a se tornar comum com a expansão dos negócios online, os quais permitiram que ideias inovadoras pudessem ser tiradas do papel por um baixo custo e, através de trabalho duro, passassem a ser negócios gigantescos.

Bem, acho que está na hora de aprender o que é uma startup de verdade, levando em consideração não o meu entendimento ou o seu, mas sim de um aglomerado de especialistas que a determinam.

Startup – O Que Realmente É!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Alguns estudiosos afirmam que para ser uma startup basta que seja um negócio/ideia em fase de construção, bom, para a grande maioria não parece nenhum pouco correto.

Uma startup não é uma empresa banal, que mal está estruturada, pelo contrário, é uma empresa com uma excelente estrutura. Como assim?

Vamos entender o que é startup que irá ficar mais fácil.

Startup são negócios montados a partir de uma ideia inovadora, com grande propensão de “explodirem”, porém, além disso, une uma estrutura de qualidade e relativamente “pequena”, baixo investimento e poucos custos. Ou seja, é o negócio perfeito, uma ideia que pode render muito dinheiro, pouco investimento e custos ínfimos.

Está se perguntando se existe um ramo específico para ser Startup? Não, não existe, você pode montar, por exemplo, uma espécie de restaurante com comidas “especiais” e passar a entregar nas casas. Esse negócio (supondo que a ideia seja inovadora e que possa gerar muito dinheiro) será uma Startup, já que os custos são realmente baixos e o investimento é irrisório.

E por que as Startups tiveram sua expansão com a internet? Pergunta fácil de responder, concorda?

A internet possibilitou uma redução brusca dos custos e investimentos, além disso, permitiu que ideias “mirabolantes” pudessem ser tiradas do papel para mostrar ao “mundo”. Ora, com ela vieram todas as ferramentas necessárias para que fossem criados milhares de startups em todo mundo.

Como Encontrar Uma Ideia Inovadora Para Startup

Bom, o ponto chave para abrir uma startup é ter uma ideia inovadora, parte-se daí, concorda? Mas isso nem sempre é tão simples, já que existem 7 bilhões de pessoas no mundo, e conseguir achar algo de qualidade e que ainda não foi inventado não é fácil.

Você tem 2 formas de ter uma ideia inovadora e montar uma startup. Você pode ter uma ideia nova, realmente uma novidade, ou seja, um negócio que nunca ninguém pensou, seria quase como inventar a luz, já a outra forma é inovar em algum tributo do negócio, por exemplo, o atendimento, utilizando-se das vendas pela internet de uma forma diferenciada.

Está procurando uma ideia? Bom, não vamos entregar o negócio em suas mãos, mas vamos ensinar como fazer para ter boas ideias de negócios. Caso você deseje alguns exemplos, pode conferir nosso pdf 33 ideias de negócios.

Conseguindo Ideias e Estudando-as Para Ser Uma Startup

Retire durante 10 a 15 dias pelo menos 1 hora do seu tempo, relaxe, pegue um papel e uma caneta e prepare-se para ter uma “avalanche” de ideias.

Deixe vir à sua mente todas as ideias e transcreva no papel. As primeiras 50 com certeza já existem e, provavelmente, vem a mente de todo mundo que pensa em abrir um negócio, porém, as demais, estas podem ser exclusivas.

Durante estes 10 a 15 dias você reunirá, provavelmente, em torno de 300 a 400 ideias. Repasse-as para um documento do word ou excel. Selecione as 100 ideias que mais lhe parecem “com futuro”.

Serei sincero, provavelmente essas ideias de startup já existem, porém, você ainda tem o seu funcionamento para encontrar algo diferenciado, e é nesse ponto que você terá sucesso.

Coloque as características que VOCÊ pensou para cada uma das 100 ideias, bem como o valor que terá de ser investido, probabilidade de 0 a 100% de gerar lucro e o custo médio que terá para mantê-lo.

Agora analise os detalhes e veja se encontrou alguma coisa diferente no seu negócio para todos os outros. Você perceberá que conseguirá encontrar pelo menos 10 ideias de negócios que podem ser promissoras e inovadoras.

Nada impede que sua ideia de startup seja de trabalhar em casa, isso é extremamente normal, ainda mais quando se utiliza da internet.

Valores Financeiros da Startup

Os valores financeiros da startup são de suma importância, ou seja, o que você terá de investir, qual será seu custo para mantê-la e quanto de lucro ela poderá gerar?

Uma startup se caracteriza pelo fato da baixa necessidade de aplicação de recursos e por ser uma ideia tão diferenciada que permite um retorno muito elevado.

Assim, faça uma planilha de projeção contábil e transfira todos os dados estimados. Sugiro que faça uma pesquisa apurada sobre os valores, seja honesto consigo mesmo e não se esqueça do capital de giro.

Faça Com Que os Outros Comprem a Ideia da Sua Startup

Sabe quando se tem praticamente certeza que sua startup é realmente uma Startup? Quando outras pessoas/investidores “compram” sua ideia, eles também acham, realmente, que ela dará certo e até desejam fazer parte como sócios.

Procurar por investidores pode ser uma boa opção, mas não no inicio. Tente abrir sua startup sem qualquer tipo de “apoio financeiro”, deixe essa “carta na manga” para quando quiser expandir o seu negócio, porque acredite, você precisará.

Legalização

Essa é uma dúvida bastante comum que recebemos. A startup precisa ser legalizada?

Não sei porque passa na cabeça das pessoas que um negócio por ser “pequeno” ou estar no inicio não precisa ser legalizado. Meus amigos, toda empresa que vocês iniciarem, em tese, PRECISAM SER LEGALIZADAS.

O que acontece é que, devido ao retorno baixo nos primeiros meses, às vezes 1 ou 2 anos, costuma-se legalizar como MEI (micro empresário individual). A vantagem de legalizar como MEI é que o custo é baixo, além do fato de que o empresário proprietário da startup terá um CNPJ, o que confere uma confiabilidade maior, ainda mais se for trabalhar com negócios online.

A título de informação, pesquisas demonstram que o motivo principal de as pessoas não comprarem de determinada empresa virtual é o fato de não confiar nela, ter medo que o produto não chegue ou seja recebido com defeitos, ou até mesmo devido as dificuldades de troca.

Quer saber como legalizar a empresa? Sem problemas, temos um texto especifico que trata sobre legalização de empresa.

Pontos Importantes Ao Abrir Uma Startup

Vamos supor que você conseguiu passar todas as “etapas” e descobriu o negócio perfeito para sua startup, seja uma papelaria ou até mesmo uma loja qualquer, ainda existem alguns pontos que se precisa ter cuidado. Vamos trabalha-los?

Ponto físico x ponto virtual: Esse é um dos pontos mais complicados ao se abrir uma startup, afinal, o que eu faço? Monto um negócio físico ou crio um negócio online?

Bom, a verdade é que isso depende muito do segmento de negócio que você irá focar, ele pode ser trabalhado virtualmente sem perder nenhum tipo de atributo ou detalhes positivos? Caso a resposta seja sim, ótimo, pode trabalhar com um ponto virtual, porém, se for ao contrário, bom, é melhor tomar cuidado.

Segmento em alta x segmento do seu conhecimento: Particularmente, acho esse um dos pontos mais importantes ao abrir uma startup, porque é um dos principais erros cometidos por empreendedores de primeira viagem.

Veja da seguinte forma, qual foi a dificuldade em encontrar um negócio que você tenha chance de aplicar alguma espécie de inovação? Grande, concorda? Bom, então podemos dizer que a concorrência é elevada, concorda? Ótimo!

Você tem uma concorrência enorme e ainda cogita a ideia de abrir um negócio em uma área que não tem conhecimento? Na qual enfrentará empresas com especialistas, pós graduados, as vezes com PHD na área! Realmente acha que terá chance? Não faça essa burrice, procure montar uma startup com foco em algo que você tenha conhecimento.

Expansão da startup x dificuldades financeiras: Chegará um momento que você irá se deparar com essa realidade, ou terá a oportunidade de expandir sua startup a um nível excepcional e ganhar muito dinheiro porque sua ideia está sendo “comprada” por investidores, ou entrará em um período de dificuldades financeiras. Sabe o que, normalmente, diferencia uma da outra?

A expansão de uma startup está intimamente ligada com o quanto você correrá atrás de investidores que apostem na sua ideia, que investirão na expansão do seu negócio e, consequentemente, nos lucros incessantes. Por isso é importante esperar que seu negócio amadureça, assim será possível mostrar através de números e projeções futuras que a sua startup tem futuro e que os investidores não só podem, mas devem investir seus dinheiros, porque será duplicado, talvez até triplicado, tudo em um curto período de tempo.

E Você, Agora Que já Sabe Exatamente o Que é Uma Startup, Pronto Para Começar a Sua?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA