Investidor Anjo

Investidor AnjoProcurando por investidor anjo? Quer se tornar um? Confira tudo sobre o assunto aqui!

Todo sonhador que desenvolve uma ideia com potencial passa pela mesma dificuldade (salvo raríssimas exceções), são elas: escassez de recursos financeiros e inexperiência em administração/desenvolvimento de negócios.

Confira como administrar uma pequena empresa.

Não se culpe se este é o seu caso, isso é normal e para tudo têm soluções. É realmente frustrante ter uma ideia com grande potencial, desenvolver toda a estratégia em sua mente, criar seu plano de negócios, acordar todos os dias pela manhã pensando como tirá-la do papel e obter o sucesso que merece e, ao final, não ter recursos ou um auxílio de alguém que tenha “contatos” para decolar o seu negócio.

E é justamente neste momento que podemos destacar os Investidores Anjos. Eu disse que para tudo existe solução, está ai!

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Os investidores anjos são, normalmente, ex-empresários bem sucedidos que angariaram fundos e estão dispostos a investir em empresas com forte potencial de crescimento. Esses investidores costumam ter excelentes laços de relacionamentos empresariais e, além de proporcionar uma ajuda financeira, podem facilitar a “escalada” do seu negócio.

Quer saber mais sobre investidor anjo? Como se tornar um? Como conseguir investidores? Como encontrar um investidor anjo? Por que ser um investidor anjo? Por que procurar por um investidor anjo? Confira!

O Que é Investidor Anjo

Afinal, o que é exatamente investidor anjo? Essa é uma pergunta mais complexa do que parece. Normalmente as pessoas respondem: é um investidor que ficará com parte minoritária do seu negócio. Mas é diferente disso, bem diferente! O investidor anjo traz consigo outras características, justamente por isso é denominado investidor anjo.

O investidor anjo irá sim auxiliar no quesito financeiro, terá uma pequena participação no negócio, mas, o que diferencia esse dos demais investidores é o fato de que ele irá auxiliar de forma consultiva o empresário do novo negócio (sem qualquer relação de direção ou tomada de decisões).

É importante destacar que existem clubes e empresas que reúnem investidores anjos para que os mesmos se reúnam de forma organizada para investir em determinadas empresas que lhe interessem, além disso, diluem o patrimônio investido em diversas empresas.

Para que o risco seja menor, os investidores anjos investem, por exemplo, R$ 500 mil reais em 5 empresas diferentes, porém, reúnem-se em 5, o que faz com que cada empresa receba um investimento de R$ 500 mil (meramente exemplificativo). Com isso, os mesmos tem maior probabilidade de acertar alguma que chegue ao topo no sucesso.

Por Que um Empreendedor Busca Por Investidores Anjo

Nem sempre é interessante ter um investidor anjo apoiando a sua empresa, embora possa parecer meio “absurdo”, mas é a verdade.

Perceba, o investidor anjo desejará algo em troca por estar investindo e prestando seu auxílio, e este algo em troca significa um percentual minoritário dentro da empresa.

Agora pense da seguinte forma. Sua empresa tem um grande potencial, exige baixo investimento, você tem conhecimentos administrativos, contábeis e empresariais, além disso, conta com um vínculo de relações de empresários incríveis. Por que você procuraria por investidor anjo? É uma péssima ideia, você apenas estará se prejudicando, pois o percentual do investidor anjo irá lhe reduzir seus lucros e talvez, no momento que sua empresa decolar, a participação do investidor anjo será vendida para terceiro que pode vir a ter atrito na empresa.

Você deve procurar por investidor anjo quando seu negócio ou precisa de muitos recursos financeiros para se desenvolver ou quando você está procurando uma expansão que exigirá inúmeros recursos e contatos, como é o caso de levar a sua marca para outros países. Essas são as opções que costumam ser mais plausíveis para se buscar investidores anjos.

O Que o Investidor Anjo Proporciona

O investidor anjo irá fornecer recursos financeiros para a empresa em questão, irá auxiliar com conselhos e consultorias, caso seja preciso, além de facilitar contatos com empresários e pessoas que irão facilitar a expansão/desenvolvimento da empresa.

Perceba, o que um investidor anjo pode proporcionar é o que muitos negócios inovadores e com grande potencial necessitam: dinheiro, auxílio consultivo e os contatos certos.

Por isso está cada vez mais comum a interligação entre essas duas “classes”, investidores anjos e empreendedores.

Benefícios Para o Investidor Anjo

Nem tudo são “ônus” para o investidor anjo, pelo contrário, este apenas atua nessa “profissão” porque tem suas vantagens.

Imagine você com um capital financeiro significativo e ao investir na poupança tem uma margem de lucratividade inferior a 0,6% ao mês (abaixo da inflação) ou então, investe em títulos de renda fixa, ganhando menos de 1% ao mês. É investimento ou uma forma de tentar apenas escapar da inflação?

A verdade é que o investidor anjo está em busca de conseguir investir seu dinheiro em algo que realmente irá lhe trazer retorno ao invés de apenas deixar os recursos parados. Além disso, opta por trabalhar seu dinheiro em algo que está sob suas competências, já que, normalmente, é um ex-empresário. É comum os investidores anjos buscarem investir em segmentos de mercados semelhantes aos que atuou e que estão em expansão, justamente em razão de ter experiência e contatos.

Também, quando o investidor anjo consegue acertar o investimento e fazer parte, mesmo que de forma minoritária de uma empresa, o mesmo acaba por ter um retorno de investimento incrível, podendo vender sua parte da sociedade ou manter-se recebendo lucros.

Cuidados Para Quem Quer Ser Investidor Anjo

Ser investidor anjo é algo arriscado e que pode, facilmente, levar a falência de um empresário.

Atualmente, os investidores anjos investem apenas cerca de 5% a 10% dos seus recursos financeiros, justamente para se precaver de irem à falência por escolhas que não tiveram o potencial necessário.

Além disso, caso a empresa venha a decretar falência ou não atingir o potencial de sucesso esperado, o investidor anjo terá perdido o capital que investiu, já que, em nenhum momento, a legislação põe a salvo o patrimônio investido pelo investidor anjo, pelo contrário, a mesma determina que a empresa LTDA é responsável pelo valor do patrimônio integralizado.

Por isso, tomar cuidados com a diversificação do investimento, quantidade e, principalmente, quanto a probabilidade de sucesso de um negócio dar certo é fundamental para que um investidor anjo seja bem sucedido.

Como Funcionam As Empresas/Grupos de Investidores Anjos

Dificilmente encontra-se um investidor anjo “solitário”, normalmente os mesmos fazem parte de empresas ou grupos, os quais reúnem diversos investidores anjos, com isso, tem-se uma maior facilidade de diversificar as aplicações financeiras e encontrar projetos bem sucedidos.

Essas empresas/grupos costumam funcionar da seguinte forma: os empreendedores cadastram seus projetos, os mesmos são enviados para os investidores anjos que fazem parte do grupo, caso se interessem, estes entram em contato pedindo maiores informações e averiguando a possibilidade ou não de auxiliar.

O investimento anjo pode ser o que faltava para o seu negócio dar certo, não perca mais tempo!

E Você, o Que Acha de se Tornar um Investidor Anjo ou Procurar Por Algum? Deixe Suas Dúvidas Nos Comentários.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA