Aceleradora de Startups

Aceleradora StartupsVeja o que uma aceleradora startups pode ajudar no seu negócio e como conseguir!

Você está procurando meios de abrir um negócio? Definitivamente, montar uma empresa própria não é uma das tarefas mais fáceis do Brasil, muito pelo contrário, um estudo realizado pela Bloomberg aponta que 8 em cada 10 negócios fracassam e fecham as suas portas em menos de 18 meses de atividades. Apesar de oferecer oportunidades, a área de empreendimento ainda é muito arriscada, principalmente para aquelas pessoa que entram no mercado despreparadas.

Se montar uma empresa comum já é difícil, imagine as Empresas Startup? As startups podem ser definidas como negócios de pequeno porte, com poucos recursos, mas que possuem um grande potencial de crescimento e rendimento financeiro. As dificuldades encontradas neste meio fazem com que muitos empreendedores com boas ideias acabem sucumbindo à falta de oportunidades, deixando de prestar serviços ou produtos inovadores.

Você não sabe exatamente o que é ou como funciona este tipo de negócio? Não tem problema, temos um texto específico tratando sobre o tema o que é uma startup, confira!

Para evitar que as startups falhem no mercado, foi desenvolvida a aceleradora startups, que é uma espécie de estratégia que tem o objetivo de fazer as pequenas empresas inovadoras crescerem rapidamente, colocando em prática todo o seu potencial através da captação de recursos. Para fazer o seu negócio deslanchar, nós montamos este artigo sobre como funciona a acelerador de startups, confira abaixo:

O Que é a Aceleradora Startups?

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

A Aceleradora Startup surgiu da dificuldade que as empresas que se enquadram na categoria de startup têm em captar recursos para investir no seu funcionamento. Estes negócios se diferenciam dos demais por possuírem uma ideia inovadora de produto ou serviço, que têm grande potencial de crescimento, mas operam as suas atividades com recursos reduzidos, o que pode ser um grande empecilho para a sua sobrevivência.

Contudo, uma startup é um “diamante a ser lapidado”, por ser algo inovador, muitos empresários e investidores anjos se interessam em apoiar este tipo de negócio, o que torna a possibilidade de captação de recursos e um “boom” bastante prováveis. Cabe frisar que a internet aumentou muito a existência de startups, já que abriu a possibilidade de abrir negócios inovadores com um baixo capital de investimento, sem contar que é possível tornar o negócio conhecido mundialmente.

As aceleradoras de startups são empresas que operam como incubadoras e ajudam no processo de estabilização e crescimento das startups. Estes negócios possuem uma estrutura extremamente organizada, controlando todas as áreas de uma pequena empresa, tendo como intuito errar o mínimo possível e aumentar as possibilidades de acertos em um espaço menor de tempo.

Geralmente, as aceleradoras de startups trabalham por categorias de startups, ou seja, elas se interessam por negócios que atuam em uma área específica, pois assim montam uma equipe de assessoria e buscam parcerias especializadas, de modo a fornecer todo o aparato que eles precisam, tanto no que diz respeito à realização das atividades quanto às questões administrativas.

Como Funciona a Aceleradora Startups

A aceleradora startups tem um funcionamento muito simples. Basicamente, as startups que estão começando as suas atividades no mercado fazem a sua inscrição nas aceleradoras de startups de categoria geral ou específica para o tipo de atividade realizada, posteriormente, elas passam por um processo de seleção para serem escolhidas e terem os seus projetos acelerados no mercado.

A seleção das startups acontecem de acordo com os critérios de cada aceleradora startups, que normalmente dão prioridade para as ideias mais inovadoras e com maior potencial de rendimento financeiro. Algumas aceleradoras fazem uma pré-seleção para estudar a fundo as opções mais interessantes e depois fazem a escolha definitiva. As startups selecionadas assinam um contrato de divisão de lucros com a aceleradora startups.

Talvez você estava se perguntando, mas por que as aceleradoras startups auxiliariam as empresas? Simples, elas recebem participação nos lucros, uma divisão, o que ficará registrado em contrato no momento que a sua empresa for selecionada para ser auxiliada pela aceleradora startups, justamente por isso tem preferência as empresas com ideias com maior potencial de lucratividade.

Após as startups serem escolhidas, a aceleradora startups as encaminha para profissionais qualificados que possuem conhecimentos nas respectivas atividades desenvolvidas, oferecem consultoria, treinamentos em diferentes áreas de gestão de empresas, participação em eventos da sua categoria de atuação, além da intermediação de negociação com parceiros investidores para a captação de recursos materiais ou financeiros. A startup fica na aceleradora por um prazo de 8 meses, que é considerado tempo suficiente para que o negócio se estabeleça ou deslanche no mercado.

Benefícios de Trabalhar Com a Aceleradora Startups

Ao trabalhar com a Aceleradora Startups o empreendedor pode ter bons resultados, pois ela oferece diversos benefícios. Em primeiro lugar, o principal ganho oferecido é o conhecimento, uma vez que o empreendedor terá a oportunidade de entrar em contato com os melhores profissionais que atuam na área em que o seu projeto está direcionado, podendo aprender métodos novos e aprimorar as suas habilidades para melhor a sua gestão e administração.

Os empreendedores também são inseridos em um ambiente com outras startups, tendo a possibilidade de trocar ideias e saber quais são as novidades que já estão ou irão entrar no mercado, criando um networking com os demais empreendedores. Além disso, as startups entram em contato com investidores, podendo captar recursos financeiros para colocar as suas atividades em prática.

Talvez este último seja o ponto chave da aceleradora startups e o motivo de existir tanta procura pelo auxílio. As aceleradoras startups colocam a startup em contato com empresários do setor, abrindo portas, com isso a possibilidade de a empresa conseguir deslanchar é muito maior.

Fases Para Participar da Aceleradora Startups

Você está montando uma startup e se deparou com inúmeras dificuldades? Uma das soluções para o seu problema é recorrer à Aceleradora Startups, sendo necessário passar por várias etapas até conquistar o apoio objetivado. Acompanhe abaixo as fases para participar da Aceleradora Startups:

1- Consciência das Startups

As startups que desejam ser amparadas por uma aceleradora startups passam pela etapa da consciência, em que elas fazem uma pesquisa para descobrir quais são as aceleradoras disponíveis no mercado. A partir daí, é importante fazer uma reunião com todas as pessoas que estão envolvidas no projeto, para conscientizá-las sobre a possibilidade de fazer uma parceria com uma aceleradora startups.

Este processo é importante para que todos os participantes do projeto fiquem conscientes dos benefícios que podem alcançar junto a uma aceleradora e também as coisas que provavelmente irão mudar se a parceria se concretizar. Todos os interessados devem estar de acordo para não haver quebras na administração do negócio.

2- Aplicação

O processo de aplicação é dividido em duas etapas. Depois de confirmar que vai buscar uma vaga em uma aceleradora, a startup faz um vídeo ou um relatório em formato de dossiê para apresentar todas as características do negócio, informando as questões relevantes como, por exemplo, os tipos de atividades desenvolvidas, o potencial de lucros, total de sócios, principais dificuldades encontradas, entre outras coisas. Esta apresentação é anexada na inscrição para a seletiva feita pela aceleradora startups.

A segunda etapa da aplicação se dá após a aceleradora ver a apresentação, chamando os representantes da startup para fazer uma entrevista pessoal, fazendo questionamentos mais aprofundados sobre o modo de operação do negócio, o que é essencial para decidir apoiar ou não o negócio.

3- Após Aceleradora Startups Aprovar o Apoio Ocorre o Programa

A fase do programa acontece depois que a aceleradora aprova o apoio à startup, em que o empreendedor é inserido no programa de aceleração, trabalhando  de forma contínua no desenvolvimento das atividades da startup, recebendo a orientação de uma equipe de profissionais especializados no seu tipo de negócio, o que lhes possibilita aprender na teoria e na prática.

Normalmente, a vigência do programa da aceleradora é de 8 meses, sendo que nos primeiros quatros meses o empreendedor trabalha com o auxílio dos mentores e nos outros quatros meses administra o negócio sozinho. Ao final é feita uma análise de como o empreendedor se saiu na gestão da startup.

4- Demo Day e Pós-Demo Day Pela Aceleradora Startups

O final do programa da aceleradora acontece com o Demo Day, que é o dia em que a startup faz uma apresentação demonstrativa das suas atividades para investidores em potencial, o que permite que eles avaliem o potencial de inovação, crescimento e lucros do negócio para tomar a decisão de injetar ou não dinheiro no negócio para fomentá-lo.

O Pós-Demo Day é o final do programa da Aceleradora Startups, em que o contrato é finalizado, sendo necessário arcar com a porcentagem de lucros da aceleradora, cujo valor depende do que foi estabelecido inicialmente. Feito isso, o empreendedor passa a trabalhar por conta própria.

Normalmente, quando o empreendedor termina o prazo com a aceleradora startups, o mesmo já possui toda a estrutura do seu negócio montada, inclusive funcionários e clientela, contudo, é comum se sentir um pouco “perdido” e desorientado no inicio, por isso, não se preocupe, mantenha-se firme e foque no seu plano de negócios. Veja um plano de negócios exemplo.

Procure Agora Mesmo Uma Aceleradora Startups Para o Seu Negócio!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

DEIXE UMA RESPOSTA