Sistema de Plantio Direto

Sistema de Plantio DiretoQuer começar sua plantação? Conheça o sistema de plantio direto que tem trazido excelentes resultados no trato da terra.

Você trabalha ou pretende começar um negócio na área da agricultura? Esta atividade tem tudo para ser bem sucedida, mas é necessário saber administrá-la e, principalmente, tomar os devidos cuidados com a plantação e o solo, uma vez que ao longo do tempo eles podem apresentar uma redução de qualidade, prejudicando a colheita, o que é um indício de que algo não está sendo feito da maneira correta, sendo preciso identificar e corrigir o problema para evitar danos maiores.

Os danos no momento da plantação podem trazer prejuízos enormes, levando um agricultor à falência. Por isso, nos primeiros anos em que se está ingressando no setor é tão importante procurar estudar bem o funcionamento do plantio para evitar erros.

Geralmente, os agricultores sofrem perdas na qualidade das plantações devido a problemas no solo, que na maioria das vezes surge em decorrência das situações em que ele é submetido desde o início do plantio até a fase posterior a colheita, pois fatores como, por exemplo, queimadas e erosões podem danificá-los. Mas, é perfeitamente possível corrigir e até mesmo evitar estes danos tão prejudiciais à agricultura.

Atualmente, uma das formas mais utilizadas no setor da agricultura para sanar os problemas do solo e recobrar a qualidade das plantações é por meio do sistema de plantio direto, o qual pode ser definido como uma modalidade de plantar que tem como objetivo reduzir as agressões a terra, aplicando meios menos invasivos e sem adição de produtos químicos.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Para te ajudar a trabalhar corretamente a terra e aplicar o sistema de plantio direto criamos esse texto com diversas dicas e informações sobre o tema. Aproveite!

O Que é Plantio Direto

Ao decidir trabalhar na área da agricultura é de fundamental importância que você conheça todos os recursos que podem ser usados para melhorar a sua atividade. Nesta situação, um dos melhores métodos para se obter bons resultados na colheita é através do sistema de plantio direto, que é uma forma diferenciada do manejo do solo. Nesta técnica, o plantio é feito direto na terra, sem que haja a intervenção de tratamentos químicos e invasivos antes da semeadura.

Quando o agricultor decide recorrer ao sistema de plantio direto, automaticamente ele tem que deixar de lado as técnicas tradicionais dos cuidados com o solo como, por exemplo, o uso de tratores e demais ferramentas que sejam capazes de causar “lesões” graves na terra ou a adição de substâncias químicas. O sistema de plantio direto tem como base a utilização dos restos das últimas plantações como matéria orgânica natural para enriquecer o solo.

A adoção do método do plantio direto requer o abandono de técnicas tradicionais para preparar o solo como, por exemplo, o uso de trator, equipamentos que causem “lesões” profundas e acrescentar elementos químicos exteriores. Pelo contrário, este método de sistema de plantio direto estimula o uso dos resquícios de plantações anteriores como adubos naturais para enriquecer a terra.

Quais as Vantagens do Sistema de Plantio Direto?

Há algumas décadas o setor da agricultura se valia apenas dos processos tradicionais para preparar o solo, pois eles realmente são eficazes no que diz respeito à germinação das plantas, mas, por outro lado, eles também geram estragos que após anos seguidos de plantio podem se tornar irreparáveis. Com o intuito de ajudar os agricultores a reduzir as possibilidades de prejuízos posteriores foi inventado o sistema de plantio direto, que tem como meta amenizar os impactos causados pelos meios comuns de cultivo.

O sistema de plantio direto tem a vantagem de diminuir os danos gerados a terra no processo de preparo do solo que antecede a semeadura, criando condições para que as plantas nasçam viçosas e se desenvolvam de forma saudável. Este processo de tratamento do solo usa menos equipamentos e recursos, fazendo com que o produtor rural economize dinheiro que pode ser empregado em outra atividade.

O sistema de plantio direto não desestrutura o solo e nem reduz os seus nutrientes, fazendo com que ele tenha mais capacidade para absorver a água, pois há mais facilidade para que haja a infiltração do líquido. Esta condição evita possíveis erosões que promovem a perda de nutrientes por arrastos e prejudicam as plantas em larga escala.

Quais São as Desvantagens do Plantio Direto?

O sistema de plantio direto praticamente não tem desvantagens, tendo sido cada vez mais adotado pelos agricultores devido aos resultados bem sucedidos que oferece. Uma das únicas desvantagens do sistema do plantio direto é o tempo que é mais extenso para aplicar esta técnica, pois é preciso aguardar a decomposição dos resquícios da última plantação, enquanto que os meios tradicionais do preparo do solo são mais rápidos.

Como Aplicar o Sistema de Plantio Direto

A sua plantação não está apresentando as colheitas desejadas? Para acabar com este problema é recomendado aplicar o sistema de plantio direto. Mas, primeiramente, é preciso conhecer as condições do terreno e como aplicar este método da maneira certa. Portanto, acompanhe abaixo como aplicar o sistema de plantio direto:

1- Analise se o Terreno é Apropriado Para o Plantio Direto

Sem dúvidas, o sistema de plantio direto é uma forma de preparar o solo que agrega diversas vantagens para os cultivos. Porém, há que se ressaltar que infelizmente ele não é indicado para todos os tipos de terrenos e regiões, uma vez que o seu sucesso depende de algumas condições climáticas específicas.

O sistema de plantio direto é mais recomendado para os terrenos com uma geografia plana. Além disso, o método é mais eficiente em regiões secas, em localidades que apresentam temperaturas muito baixas ou elevadas, visto que estas condições evitam que os resquícios das plantações anteriores se decomponham rapidamente, o que causaria um tipo de impermeabilidade no solo, que prejudica o crescimento das plantadas fixadas no terreno.

2- Remova os Resquícios Aparentes da Última Safra

Uma das principais características do sistema de plantio direto é o uso dos restos da plantação anterior para reforçar e fazer a nutrição da terra. Porém, nem todos os resquícios são benéficos, pois alguns podem atrasar a fase de decomposição dos demais. Sendo assim, é recomendado remover os resquícios maiores como, por exemplo, as raízes e cascas mais espessas.

Neste caso, é indicado que a remoção dos restos maiores seja feita de forma manual, uma vez que a meta do sistema de plantio direto é interferir o menos possível nas condições naturais do solo, o que não ocorre quando há o uso de máquinas. Este processo é mais demorado, mas oferece resultados mais eficazes.

3- Faça o Arado do Solo Para Implantar o Sistema de Plantio Direto

Após retirar os resquícios maiores da plantação anterior, os restos menores ainda estarão presentes no solo, devendo ser utilizados na nutrição da terra. Por isso é preciso começar triturando os elementos para que eles sejam transformados em composto orgânico para adubar o solo e acelerar o processo de decomposição. O arado tem que ser feito com uma máquina de arar, que deve ser arrastada várias vezes por cima do solo.

4- Irrigue o Terreno do Sistema de Plantio Direto

Conforme já foi dito, o sistema de plantio direto é recomendado para as regiões que possuem clima seco, ou seja, que não recebem chuvas regulares. Para que a falta de água não prejudique o solo e, posteriormente a plantação, é recomendado irrigar o terreno, o que pode ser de maneira manual ou mecânica.

5- Deixe os Restos se Decomporem no Terreno

Após arar e irrigar o terreno que está sendo submetido ao sistema de plantio direto é necessário deixar os restos das plantas se decomporem no terreno, promovendo a sua nutrição de forma natural, aguarde entre um e três meses.

6- Use Uma Semeadeira e Colheitadeira Especiais no Plantio Direto

O sistema de plantio direto persiste até a semeadura e a colheita das plantas. As sementes devem ser fixadas no solo através de uma semeadeira que tem discos, que perfuram o solo sem causar danos. A colheitadeira também deve ser especial, que deve ter um picador de palhada com um conjunto de facas de aço para cortar os restos das plantas em tamanhos bem pequenos, deixando o solo preparado para a próxima plantação.

O sistema de plantio direto é uma ótima forma de preparar a terra com um gasto menor e ao mesmo tempo mantê-la com qualidade para os próximos plantios, sem danificar com produtos químicos.

Claro, devido ao fato de o processo ser mais trabalhoso, o agricultor terá um dispêndio de tempo e mão de obra maior, o que compensa em razão da melhor qualidade da terra para as plantações futuras, fornecendo plantas mais fortes e menos trabalho no trato, devido a terra estar melhor preparara e com mais nutrientes.

E Você, Que Tal Experimentar o sistema de plantio direto? Deixe suas dúvidas nos comentários.

5.00 avg. rating (89% score) - 1 vote

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma área suficientemente grande quero fazer uma represa e plantios diversos estou estudando bastante a respeito. A represa servirá para o sistema de irrigação da área. Gostei muito da forma de plantio direto pois não agride tanto a natureza já que prezo bastante o meio ambiente. Ficarei muito grato se me derem algumas orientações. Se quiserem entrar em contato meu email é: carlossilva24.cm@gmail.com

  2. Gostei muito do plantio direto,que não é estranho pois já conhecia este sistema.Pesquiso muito, assisto o globo rural,porem para o iniciante que tem a terra toda plana como eu e arenosa não poderia usar uma plantadeira e uma colheitadeira,pois para adquiri-la precisa de capital. Teria que pagar para semear e colher mas o plantio direto é o ideal.

DEIXE UMA RESPOSTA