Como Fazer o Plantio de Soja

Plantio de SojaEstá pensando em começar o seu plantio de soja? Veja como fazer.

A soja está entre os grãos mais consumidos no Brasil, sendo processada e transformada em diferentes tipos de alimentos que estão presentes em todos os dias na alimentação dos brasileiros. Esta condição cria um cenário favorável na agricultura para os cultivadores de soja ou para quem deseja ingressar neste setor, uma vez que a atividade pode ser bastante rentável.

O Brasil está entre os maiores produtores de soja do mundo, sendo que os maiores produtores estão concentrados no Paraná e em São Paulo, que são as regiões que oferecem as melhores condições climáticas para o cultivo e manutenção do plantio de soja, oferecendo colheitas de qualidade.

Esta planta precisa de calor e frio moderados para se desenvolver de forma saudável, em climas secos ela tende a não se desenvolver de forma adequada, causando prejuízos ao produtor.

É comum em regiões mais secas a busca por sistemas de irrigação artificial, somente assim é possível conseguir desenvolver uma semente de qualidade e ter o resultado esperado, porém, pode custar caro e tornar difícil o plantio de soja.

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Assim como qualquer tipo de cultivo, o plantio de soja requer inúmeros cuidados para que seja viável obter uma colheita bem sucedida. Portanto, é necessário compreender todas as questões relacionadas a esta planta, desde o modo como devem ser plantadas até como a manutenção da plantação tem que ser feita.

Para te ajudar a começar o seu próprio plantio de soja nós iremos trazer aqui mais dicas e informações sobre o plantio de soja. Confira abaixo.

Conheça Mais Sobre o Plantio de Soja

Um dos princípios básicos para começar qualquer plantação é conhecer tudo sobre a planta. Portanto, comece sabendo que a soja é um grão que pertence à família Fabaceae, sendo uma leguminosa, semelhante à lentilha, ervilha e feijão. A soja é de origem asiática, mais especificamente da China e do Japão, tendo sido introduzida na Europa e, posteriormente, inserida nos países da América.

A soja é utilizada tanto na alimentação dos humanos quanto na dos animais, sendo considerado um grão rico em proteínas como, por exemplo, cálcio, potássio, magnésio, cobre e zinco. A soja também contém as vitaminas aniacina e riboflavina do complexo B e vitamina C, que são extremamente benéficas para a saúde.

Quais as Vantagens do Plantio de Soja?

A soja é a modalidade de grão mais cultivada no Brasil, e não é para menos, pois ela oferece uma série de vantagens para os seus produtores. Em primeiro lugar, conforme já foi dito, a soja é muito consumida no país, além de ser exportada principalmente para as regiões da Europa, sendo processada e transformada em outros alimentos, além de óleo, o que mantém este setor da agricultura estável.

Além disso, a soja é um grão de uso bastante democrático, visto que pode ser usado para diferentes finalidades. Tendo isso como base, o agricultor tem um amplo leque de consumidores para negociar os produtos, podendo atender a mais de uma demanda, consequentemente, aumentando os seus rendimentos financeiros.

Quais as Desvantagens do Plantio de Soja?

Apesar das vantagens, a soja também apresenta algumas desvantagens, as quais é necessário estar atento e conhecer antes de dar início ao seu plantio de soja. A soja não se desenvolve em qualquer lugar, tendo facilidade para desenvolver em regiões com calor e frio moderado e com chuvas regulares, ficando restrito ao Sul e Sudeste do país.

Também é importante ressaltar que o plantio de soja é um cultivo relativamente caro, necessitando de um investimento alto para que seja possível obter uma produção de qualidade, pois é necessário gastar com a preparação do solo, com adubos e com o processo de colheita que deve ser feito de maneira mecânica.

Um ponto interessante a se tratar quanto ao custo de investimento é os auxílios governamentais e programas de subsidiamento. Os agricultores possuem diversas facilidades para conseguir iniciar a sua plantação e até mesmo em casos de perdas por fatores de força maior. Dirigir-se aos famosos “banco da terra” é uma das formas mais simples de se conseguir recursos financeiros para iniciar o seu plantio de soja.

Também, cabe frisar que raramente os agricultores planam apenas soja, fazendo a mescla de plantios de acordo com as estações climáticas propícias.

Como Começar Um Plantio de Soja

O plantio de soja pode trazer bons rendimentos para o produtor, mas para que isso aconteça é de fundamental importância conhecer sobre a planta, como fazer a semeadura, a manutenção e a colheita, visando evitar o máximo possível de prejuízos. Acompanhe abaixo, dicas de como começar um plantio de soja:

1- Prepare o Solo Para o Plantio de Soja

Um dos principais pontos para que o plantio de soja seja um sucesso é a qualidade do solo em que as plantas serão fixadas. Sendo assim, a primeira coisa a se fazer é preparar a terra para o plantio de soja. Comece escolhendo um local adequado que seja espaçoso o suficiente para comportar a plantação.

O solo para plantar soja deve ser rico em nutrientes e não ser seco. Para preparar a terra é preciso retirar os resquícios das plantações anteriores, pois eles podem atrapalhar o desenvolvimento dos pés de soja. Na sequência, é recomendado arar o solo para moer os restos de outras plantas e convertê-los em matéria orgânica.

2- Enriqueça a Terra Com Adubos Para o Plantio de Soja

O processo de arado funciona como um adubo natural para o solo e o beneficia muito, mas só isso não é o suficiente, principalmente se o produtor irá plantar soja em larga escala. Por isso, é recomendado enriquecer o solo com outras substâncias para fertilizá-lo e potencializar os seus nutrientes, tendo como intuito fortalecer a plantação.

O ideal é revirar o solo e adicionar substâncias vitamínicas para renovar os seus nutrientes, além usar pesticidas que não sejam muito agressivos, mas que possuam capacidade o suficiente para manter a plantação de soja longe das pragas que possam atrapalhar o seu desenvolvimento.

3- Faça a Semeadura dos Grãos de Soja

Após cuidar do solo é preciso fazer a semeadura dos grãos de soja, entre dezembro e fevereiro, que é um dos principais processos para obter uma boa colheita. Comece fazendo as covas para armazenar os grãos de soja, sendo recomendado respeitar um espaçamento de 60 cm entre cada canteiro, enquanto que nos cultivares precoces, o espaçamento pode ser de 45 cm de distância.

As covas podem ser preenchidas com até três sementes de soja. Geralmente, o plantio de grande porte tem fileiras de trinta sementes por metro linear. O máximo que uma fileira pode comportar é de vinte e cinco plantas por metro linear. É essencial respeitar os espaçamentos indicados para que um pé de soja não interfira no crescimento do outro, o que pode gerar prejuízos.

4- Promova a Manutenção do Plantio de Soja

Não basta plantar os grãos de soja e aguardar que eles nasçam espontaneamente, também é necessário promover a manutenção do plantio para evitar eventuais problemas que prejudiquem o crescimento das plantas. Portanto, é recomendado acompanhar a plantação de soja todos os dias, cuidando para quem não haja a infestação de pragas e demais males.

5- Irrigue a Plantação de Soja

O plantio de soja é recomendado para as regiões que possuem períodos de chuvas regulares, mas apenas contar com este fator natural não é o suficiente, pois também é preciso investir na irrigação das plantas para mantê-las hidratadas. O processo de irrigação tem que ser feito de acordo com o tamanho da plantação.

Por exemplo, se a plantação é pequena, a irrigação pode ser feita de maneira manual. Agora, se o plantio está em um terreno extenso, o mais indicado é irrigar através de um método mecânico, que seja capaz de atingir todas as plantas, espalhando uma quantia igual de água, semelhante a pequenas chuvas.

6- Faça a Colheita do Plantio de Soja

A colheita de soja deve ser feita quando os grãos apresentarem um teor de 15% a 16% de água, que é o período em que contam com a textura ideal. Este processo deve ser feito por meio de colheitadeiras profissionais para evitar perdas. Após a colheita, os grãos de soja precisam ser secados de forma natural.

O armazenamento dos grãos também é importante. Devido aos cuidados especiais, muitos agricultores preferem deixar nas cooperativas para serem armazenados, recebendo um documento de “entrada” dos grãos, podendo retirá-los posteriormente, no momento da venda ou quando entenderem mais conveniente.

Vai Começar Seu Plantio de Soja? Deixe Suas Dúvidas nos Comentários!

2.00 avg. rating (45% score) - 6 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA