Como Iniciar O Plantio de Quiabo

Plantio de QuiaboQuer trabalhar com a agricultura? Veja como começar um plantio de quiabo!

Quando se fala em quiabo, uma das primeiras coisas que vem à mente é o tradicional prato de frango com quiabo, que é uma receita típica de Minas Gerais. Porém, não é só isso, este alimento pode ser consumido de diferentes formas, como em saladas ou sopas. Este vegetal se caracteriza por ter propriedades nutritivas, vitaminas e minerais que fazem bem à saúde humana.

Mais do que uma opção saudável e saborosa para se alimentar, o quiabo também pode ser uma boa alternativa de negócio para quem deseja ingressar no ramo da agricultura por meio de uma atividade que não seja complexa e que ofereça um bom potencial de rendimento. O Cultivo Quiabo é uma prática muito recorrente, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, adaptando-se com facilidade às condições climáticas brasileiras.

Embora não seja um dos alimentos mais complexos de se fazer o plantio, é preciso tomar cuidados essenciais, caso contrário você poderá ter problemas. Quando se trata de agricultura você deve sempre estudar todos os passos a ser seguidos, afinal, o descuido pode levar a perda de toda a plantação e, consequentemente, prejuízos imensuráveis.

Para dar início ao plantio de quiabo é necessário tomar uma série de procedimentos como a escolha do terreno para o cultivo até a colheita, visto que o vegetal carece de acompanhamento para que possa crescer e oferecer o sabor esperado pelo produtor. Para te ajudar iremos trazer aqui mais informações e dicas sobre o plantio de quiabo. Confira abaixo!

Conheça Tudo Sobre O Quiabo

Sua Ideia de Negócio é Lucrativa?

Saiba quais são as 4 Perguntas Poderosas que podem salvar seu negócio antes mesmo dele ser criado. Evite cometer os ERROS COMUNS dos empreendedores de primeira viagem. Saiba mais...

PS: No final eu apresento uma ferramenta que pode triplicar suas chances de sucesso com um negócio próprio. Clique aqui!.

 

Antes de começar qualquer cultivo é de fundamental importância conhecer tudo sobre o item que será plantado, pois assim, o seu trato cultural se torna mais fácil. O quiabo tem o nome científico de Belmoschus Esculentus L. Moench, pertencendo à família da Malvácea, sendo considerado um vegetal, que tem um formato fino e alongado, na cor verde escuro.

O quiabo foi descoberto no continente africano, mas se espalhou pelo mundo, agradando principalmente o paladar dos indivíduos da América do Sul. Este vegetal é um alimento com baixo teor calórico, contando com uma grande quantidade de vitamina A e C, além dos sais minerais ferro, fósforo e cálcio.

O período de safra do quiabo dura durante todos os meses do ano, mas costuma ser mais intenso entre dezembro e março. O vegetal tem um manejo relativamente fácil, mas precisa de acompanhamento para evitar o aparecimento de pragas e demais males que possam atrapalhar o seu crescimento. O quiabo é tradicionalmente consumido pelos brasileiros em forma de ensopados, refogados e sopas. Quando cozinhado, o vegetal solta um líquido viscoso, que é conhecido como “baba”.

Por Que Investir no Plantio de Quiabo? 

O ramo da agricultura é um dos mais seguros para se investir no Brasil, o que se deve à variedade de produtos que podem ser cultivados. Há vários motivos que servem de incentivo para começar a plantar quiabo, primeiramente, trata-se de um produto bastante consumido nacionalmente e que também é exportado, o que faz com que a atividade seja estável e lucrativa.

Você tem pouco dinheiro para investir? Pois bem, isso não é problema, pois o cultivo de quiabo é bem simples, o vegetal se adapta facilmente às condições climáticas do país, carecendo de pouca manutenção, o que torna a atividade mais barata, visto que os maiores gastos ficam por conta dos cuidados com o terreno e a aquisição das sementes.

Mesmo assim não tem condições?

O Governo oferece uma série de subsídios para os agricultores com o intuito de fomentar esse setor da economia, alguns através do BNDES e outros por instituições financeiras conveniadas. Informe-se sobre o assunto, aqui no site mesmo você encontrará excelentes informações.

Confira outros negócios de baixo investimento.

Dicas Para o Plantio de Quiabo

Você vai começar o cultivo de quiabo? Para que seja possível obter um vegetal de qualidade é necessário aplicar uma série de tratos culturais na plantação, que vão desde os cuidados com o solo até o modo como a colheita é realizada.

Lembre-se que seguir os passos corretamente e buscar assimilar o maior número de informações, colocando-as em prática, fará do seu negócio um verdadeiro sucesso. Por isso, separe um tempo para estudar o assunto.

Acompanhe abaixo nossas dicas/passos para o plantio de quiabo.

1- Escolha do Local Para o Plantio de Quiabo

Tudo começa com a escolha de um local para o cultivo do quiabo. O ideal é que o terreno esteja situado em uma região que possua um clima quente, uma vez que o quiabo precisa de temperaturas acima de 20ºC, mas com períodos regulares de chuva para que possa se desenvolver adequadamente.

Com relação ao solo é necessário que ele seja rico em nutrientes e bem drenável, pois a planta não suporta o excesso de água, do contrário a sua raiz pode apodrecer e comprometer todo o desenvolvimento da planta, acarretando prejuízos para o produtor.

2- Cuidados Com o Solo Para o Cultivo de Quiabo

Por melhor que seja a escolha da região e do solo para o cultivo do quiabo, nem sempre ele apresentará as melhores condições, logo, é necessário prepará-lo com antecedência. Em primeiro lugar, é importante observar se o local já recebeu outro cultivo, se a resposta for positiva é preciso retirar os resíduos anteriores, visto que eles podem causar danos à próxima safra.

Por isso é indicado arar o solo. O processo de arar consiste em revirar a terra, de modo a moer todos os resquícios, acelerando o processo de decomposição e transformando-o em matéria orgânica. Essa matéria orgânica tem uma função importante, servir como adubo, tornando o solo mais fértil e macio para o desenvolvimento do quiabo.

Para evitar o aparecimento de pragas podem-se aplicar pesticidas, o que deve ser feito com, pelo menos, um mês de antecedência para não prejudicar a germinação das sementes.

Converse com o dono do estabelecimento ou um especialista para encontrar o veneno ideal para aplicar na sua plantação. Alguns pesticidas podem prejudicar a sua plantação e até mesmo impedir que a semente germine corretamente.

3- Semeadura da Plantação de Quiabo

O quiabo só pode ser plantado por meio de sementes, que devem ser adquiridas em casas de insumos para a agricultura. Depois de comprar as sementes é necessário deixá-las em um recipiente com água durante o período de 24 horas, o que serve para acelerar o processo de germinação do quiabo.

Na sequência, é necessário abrir as covas para o plantio de quiabo, que devem ter aproximadamente 10 cm de altura e de largura, sendo preciso depositar três sementes e posteriormente tampar com uma camada de terra. Os buracos precisam ser dispostos com uma distância de 30 cm para evitar que uma planta atrapalhe no crescimento da outra.

4- Irrigação do Plantio de Quiabo

Um dos processos mais importantes de qualquer cultivo é a irrigação, essencial para promover o crescimento saudável da planta. No período da germinação, as plantas devem ser molhadas diariamente no período da manhã e à noite, de modo a manter o solo sempre úmido.

Após dois meses de existência, a planta se torna mais resistente à escassez. Nesta etapa, os canteiros podem ser irrigados, pelo menos, quatro vezes por semana, mas com cautela para não encharcar a terra.

Conseguir atingir o ponto ideal de água é de suma importância, por isso, cuidado com esse fator, pois irá interferir diretamente no tempo de aguardo para que a plantação de quiabo chegue ao ponto ideal.

5- Manutenção do Plantio de Quiabo

Para que o plantio de quiabo seja mais bem sucedido é recomendado promover a sua manutenção, pois ele está sujeito ao aparecimento de pragas que podem atrapalhar o seu desenvolvimento. Portanto, é preciso fazer a remoção de ervas daninhas, tatuzinhos e demais insetos que possam trazer riscos. Os pés de quiabo podem atingir até dois metros de altura, sendo indicado podá-los para retirar os galhos secos e folhas machucadas, as quais impedem o nascimento de novos vegetais.

6- Colheita do Plantio de Quiabo

Depois de acompanhar o desenvolvimento dos pés de quiabo é necessário realizar a colheita de forma segura. Os vegetais ficam prontos para a colheita entre 60 e 80 dias depois da realização do plantio, mais tempo do que isso pode haver um comprometimento no sabor do vegetal, pois se torna fibroso e ruim para o consumo.

Caso o quiabo não esteja pronto para colher nesse período, preocupe-se para a próxima safra, algo você fez de errado durante o período de desenvolvimento.

Quando estão no ponto da colheita, os quiabos apresentam um comprimento longo, com uma tonalidade verde brilhante e textura tenra. Para retirar o vegetal da planta, basta desprendê-lo, deixando um cabo de aproximadamente cinco centímetros, que serve para preservar o seu amadurecimento por mais tempo e diminuir o risco de “apodrecimento” até que seja consumido.

Comece Agora Mesmo o Plantio de Quiabo! Dúvidas? Pergunte Nos Comentários!

3.80 avg. rating (76% score) - 5 votes

 

► Dica Importante!


Independente do tipo de negócio que você deseja montar é muito importante fazer um planejamento. Estude em livros, contrate uma consultoria, use o Kit Como Abrir Um Negócio, enfim, escolha a opção que mais lhe agrada, apenas NÃO ARRISQUE suas economias e o bem-estar da sua família em um chute!


 

3 COMENTÁRIOS

  1. Gostei de ver como cuidar, sou deficiente físico e não sou aposentada. Então quero plantar, o que tenho é uma terra que dá para fazer meu plantio, obrigado por vcs existirem para nos explicar como fazer.

  2. Achei excelente a explicação mas mostrar com imagens pra gente não podar errado, principalmente se souberem como podar com 20cm de h. Obrigada.

  3. Olá, boa noite, poderia me informar quanto quilos de semente de quiabo e possível plantar em uma hectare e quanto custa, obs. Aguardo a resposta no email:josepintooliveira@outlook.com

DEIXE UMA RESPOSTA